SÁBADO, 14/03/2026

Em destaque

TJRO lança livro de 40 anos, entrega de comendas e cria "cápsula" para o futuro

Solenidade reuniu autoridades no 5º andar da sede do Tribunal de Justiça, na capital

Publicado em 

Autor – TJRO

Uma cerimônia histórica marcou as comemorações dos 40 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nesta sexta-feira, 2 de dezembro, na sede do TJRO, em Porto Velho. O presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia recebeu representantes dos poderes e de outros órgãos públicos, magistrados(as) do PJRO e convidados especiais que acompanharam a outorga de homenagens e o lançamento do Livro dos 40 anos, registro de histórias e memórias do Poder Judiciário.

Foto – TJRO

Logo no início instituições parceiras do Judiciário foram agraciadas com a maior comenda da Justiça Estadual: o Colar do Mérito Judiciário. O presidente do TJRO e o presidente da Comissão dos 40 anos, desembargador Alexandre Miguel, fizeram a entrega aos representantes. A advogada Aline Silva, secretária-geral da Ordem, representou a seccional Rondônia da OAB e disse que "a cidadania rondoniense sai daqui hoje condecorada junto com a Ordem", afirmou, ao destacar, ainda, a excelência do Tribunal de Justiça, cujo reconhecimento é nacional.

Já o defensor público geral, Hans Immich, destacou os passos dados pelos primeiros defensores e profissionais que atuaram na Defensoria Pública. O defensor reforçou a disposição da instituição em continuar atuando em prol dos assistidos pelo acesso à Justiça e aos direitos. Hans recebeu a comenda em nome da DPE. Também representando a instituição da qual é membro, o procurador de Justiça Edimilson Fonseca destacou relatos dos primeiros tempos dele e de outros pioneiros da Justiça e do Ministério Público do Estado no, então, recém-criado Estado de Rondônia. Lembrou os primórdios do MP, suas primeiras gestões e o enfretamento e vitórias às adversidades do período.

Para o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Curi, o reconhecimento feito pelo TJRO à Corte de contas é a prova de que membros e colaboradores(as) estão no caminho certo, fazendo a diferença na vida dos cidadãos. Agradeceu pela honraria e parabenizou a Corte Estadual de Justiça pelas quatro décadas de serviços prestados ao povo de Rondônia.

A desembargadora federal Maria Cesarineide de Souza Lima, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, destacou o regozijo da homenagem que o Regional recebeu do Tribunal de Justiça, posto que ambas instituições mantêm, ao longo do tempo, sólidas parcerias. O sentimento de gratidão foi ressaltado pela magistrada trabalhista, assim como a "destacada atuação do TJRO em nível nacional".

Em nome da Magistratura Rondoniense, a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), juíza de Direito Euma Tourinho, enalteceu a qualidade dos juízes(as) e desembargadores(as) que atuam ou já atuaram pelo Judiciário de Rondônia. Ela evidenciou o trabalho dos pioneiros do PJRO, os quais legaram uma história viva e de valor. Encerrando a primeira parte da solenidade, o decano do Tribunal de Justiça, desembargador Roosevelt Queiroz Costa lembrou histórias dos primeiros anos da Justiça. Ele integrou a primeira turma de juízes aprovados num concurso para o TJRO, época em que as comarcas precisavam ser instaladas e as eleições realizadas, para que o Poder Legislativo, criado pela Lei Complementar 41/1981, fosse instalada com os primeiros deputados eleitos. O desembargador relatou passagens de sua trajetória, que se confunde com a da própria Justiça estadual. Falou dos percalços e desafios vencidos e de como essa caminhada pela construção da Justiça de Rondônia, resultou no reconhecimento nacional, por quatro vezes consecutivas, como um dos três melhores tribunais do país, segundo ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Livro dos 40 anos

O desembargador Alexandre Miguel, presidente da comissão responsável pelo projeto enalteceu a equipe que participou da concepção e execução do projeto, coordenada pelo juiz auxiliar da Presidência, Guilherme Ribeiro Baldan e composta por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social, Departamento do Conselho da Magistratura e Divisão Gráfica do TJRO.

Conforme destacou Alexandre Miguel, o livro foi produzido com base no rico arquivo de pesquisas feitas pela historiadora Nilza Menezes e equipes do Centro Cultural de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça. A trajetória do Judiciário na região foi dividida em cinco etapas: no prefácio, o período anterior à criação do Estado, ou seja, os primórdios das comarcas de Santo Antônio, Porto Velho e Guajará-Mirim. O lapso do território federal até a Lei Complementar 41, que criou nosso Estado de Rondônia e seus três poderes. Nos capítulos seguintes, os registros históricos e memórias foram agrupados em décadas, até os dias atuais. Foram utilizados os livros Memória Judiciária, de Nilza e outros artigos e publicações da historiadora relacionadas ao Judiciário, que foram complementados com a história oral colhida a partir dos depoimentos em vídeo de pessoas que fizeram parte dessa história, como os desembargadores Dimas Fonseca, Antônio Cândido e Gabriel Marques

Os presentes receberam exemplares da publicação, que foi impressa pelo próprio TJRO e tem 341 páginas. A versão digital do Livro dos 40 Anos será disponibilizada para amplo acesso a todo o público interessado.

"Cápsula do tempo"

Caneta e um papel datado foram entregues aos convidados da Solenidade de Lançamento do Livro dos 40 Anos e a todos os servidores(as) e magistrados(as) no edífico-sede. O convite é de uma mensagem para a posteridade. As mensagens escritas serão colocadas num baú, que funcionará como uma "Cápsula Do Tempo", que terá réplica do Certificado do 4° Selo Diamante,  Livro dos 40 Anos, foto da composição da Corte, número de magistrados, número de servidores, organogramas, ações desenvolvidas durante as comemorações da quarta década de instalação do Poder Judiciário de Rondônia. Essa cápsula será aberta apenas em 2062.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Mudança na defesa ocorre após STF manter prisão do banqueiro investigado por fraudes no Banco Master.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Prefeitura intensifica fiscalização contra outdoors irregulares em Porto Velho

Secretaria de Meio Ambiente alerta que estruturas instaladas sem autorização podem gerar transtornos ambientais, urbanos e no trânsito.
L
Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Pedágio Free Flow continua obrigatório na BR-364, esclarecem governo e ANTT

Proposta em análise no Contran trata apenas de ajustes tecnológicos no sistema e não prevê suspensão da cobrança da tarifa nas rodovias.
L
Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

Brasil participa de maior reunião da ONU sobre direitos das mulheres

A 70ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher ocorre em Nova York com foco no combate à violência de gênero e na preservação de avanços legais.
L
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e iguala patamar recorde

Segmento atinge nível 20,1% acima do período pré-pandemia; transporte e tecnologia impulsionam resultado, enquanto serviços às famílias recuam.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L

Sintonia 360 : Lena Assis fala sobre políticas públicas e defesa das mulheres

O público está convidado a acompanhar esse bate-papo especial no Sintonia 360, que trará informações, experiências e propostas que fortalecem a luta pelos direitos das mulheres.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (14): dia de descanso e equilíbrio

Previsões do horóscopo para 14 de março de 2026 indicam um dia favorável ao descanso, reflexões e conversas sinceras.
L

Povoado Nerd: Luciano Almeida, o Pavarotti, fala sobre capoeira, educação e inclusão social

A proposta mostra como a capoeira pode ir muito além da roda, alcançando famílias, incentivando a inclusão e criando oportunidades para quem precisa de acolhimento, orientação e motivação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L

Flávio Bolsonaro pede oração por Jair Bolsonaro após internação

Senador relata preocupação com o estado de saúde do ex-presidente, diz que encontrou o pai abatido e convoca apoiadores para jejum e oração pela recuperação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Jovem é preso com moto adulterada em pátio de supermercado na zona leste

Ele alegou aos policiais que realizou a compra através do Marketplace.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que deixará o cargo na próxima semana para se dedicar a projetos políticos.
L

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Escalada do conflito no Oriente Médio aumenta aversão ao risco e pressiona mercados financeiros.
L
Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Entidade defende Petrobras mais integrada e critica privatizações no setor de refino e distribuição.
L
Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Representação do município em agenda realizada em Brasília reforça orientação ao produtor rural e fortalecimento das políticas ambientais.
L
Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Educação ambiental chega às escolas municipais de Porto Velho

Ação leva atividades educativas sobre preservação e sustentabilidade para estudantes da rede municipal ao longo do mês de março.
L
Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Iniciativa prevê a produção de mais de 94 mil mudas que beneficiarão cerca de 85 produtores rurais e incentivarão a diversificação da produção no campo.
L
Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Chevrolet Onix Activ chega em 2026 como alternativa aos SUVs de entrada

Modelo ganha maior altura livre do solo e novos ângulos de ataque
L
Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Conab lança editais de cursos para agricultores familiares

Iniciativa oferece 90 vagas gratuitas em formação tecnológica e técnica voltadas às compras públicas da agricultura familiar.
L