SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado do IFRO 2023/1

Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Publicado em 

Autor: Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO

Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O Processo Seletivo Unificado (PSU 2023/1) oferta vagas para cursos técnicos nas modalidades integrado, subsequente e concomitante ao ensino médio e cursos de graduação. O período de inscrição é de 7 de novembro até, precisamente, às 23h59 do dia 16/12/2022, podendo ser realizada inclusive aos finais de semana e feriados. São ao todo 3.636 vagas para os 10 campi da instituição.

Foto: Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO

As novidades desta seleção são as ofertas da Engenharia Química pelo Campus Calama e do Técnico em Eletromecânica na modalidade subsequente no Campus Vilhena. Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos CPF e RG (ou outro documento de identificação previsto no edital), histórico escolar do ensino fundamental para quem vai concorrer aos cursos integrados ou concomitantes ou histórico escolar do ensino médio para quem se candidata aos cursos subsequentes ou superiores. A inscrição ocorre totalmente de forma on-line no endereço selecao.ifro.edu.br/unificado. O passo a passo está no próprio edital e também no manual.

Ofertando ensino público e gratuito, no IFRO não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, vagas reservadas às ações afirmativas/cotas sociais (pretos, pardos e indígenas), pessoas com deficiência e para o ensino superior há ainda reserva de vagas para egressos que concluíram o ensino médio na própria instituição.

"Chegou o momento de suma importância para o IFRO, o seu Processo Seletivo! Abrimos as portas desta instituição para que você, que quer fazer um curso técnico, um curso de graduação, tecnólogo, bacharelado e licenciatura, se inscreva e venha somar aos inúmeros alunos que estão conosco e aqueles que já tiveram uma formação no IFRO – nossos egressos – que são as testemunhas da qualidade do ensino que ofertamos para a sociedade rondoniense. No IFRO, você não faz apenas um curso, independente do nível, aqui você faz ensino, pesquisa, extensão e inovação, que te prepara para atuar em diferentes áreas do mundo do trabalho!", explica o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida.

De acordo com a Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO) é de inteira responsabilidade do candidato a leitura na íntegra dos documentos que norteiam a seleção. O resultado preliminar deve ser publicado após às 18 horas do dia 21/12/2022. E no dia 30 de dezembro sai a divulgação do resultado final e a convocação para matrícula em primeira chamada. Seguindo o cronograma, a matrícula da primeira chamada ocorrerá via ambiente on-line de 2 a 11 de janeiro de 2023, seguindo as quatro etapas da pré-matrícula até a confirmação da matrícula.

Cursos integrados

O PSU 2023/1 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, modalidade de ensino presencial, será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. Ao todo são 1.760 vagas, nos 8 campi: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena.

Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos integrados, acesse https://bit.ly/IFRO-int-2023

Cursos concomitantes

Os Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio serão ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD). A seleção no PSU 2023/1 ocorrerá em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Há 200 vagas divididas entre o Campus Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração e em Informática) e o Campus Avançado São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração).

Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos concomitantes, acesse https://bit.ly/IFRO-conc-2023

Cursos subsequentes

Para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio há duas modalidades de ensino, conforme curso/campus: presencial ou a distância (EaD). E o PSU 2023/1 também será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.

São 480 vagas, nos Campi Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem), Jaru (Técnico em Administração e em Segurança do Trabalho), Ji-Paraná (Técnico em Administração), Calama (Técnico em Edificações, em Eletrotécnica e em Manutenção e Suporte em Informática), Zona Norte (Técnico em Administração e em Finanças), São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração e em Agronegócio) e Vilhena (Técnico em Eletromecânica).

Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos subsequentes, acesse https://bit.ly/IFRO-sub-2023

Cursos de graduação

Com 1.196 vagas, o PSU 2023/1 dos Cursos de Graduação oferta vagas na modalidade de ensino presencial ou a distância (EaD). A seleção será realizada em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio,

Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos de graduação, acesse https://bit.ly/IFRO-grad-2023

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Encontro convida à reflexão sobre consciência e sentido da vida; instituição também abre inscrições para nova turma do curso Filosofia para Viver.
L
Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

O valor é utilizado no custeio de despesas básicas que garantem o funcionamento da casa de recuperação. Atualmente, a Abrace acolhe mais de 25 pessoas e tem capacidade para até 70 pacientes.
L
TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

Mais segurança, padronização e transparência aos gestores públicos no cumprimento de suas obrigações.
L
Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Reunião no Censipam aponta possibilidade de chuvas intensas e elevação do Rio Madeira
L
Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Ação realizada na quinta (26) substituiu manilhas de 60 cm por tubulações de 1 metro em pontos críticos para melhorar o escoamento da água
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, o Povoado Nerd entrevista Cledson Júnior Souza Pimentel para falar sobre sua trajetória na dança, passagens pela TV, publicidade e os novos rumos da carreira.
L
Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Camex restabelece alíquota de 16% para eletrônicos e zera impostos de 105 itens sem similar nacional após pressão política no Congresso.
L
MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

Nesta sexta-feira recebem estudantes nascidos em março e abril; valores premiam aprovação no ano letivo e participação no exame nacional.
L
Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Segundo moradores, o problema se arrasta há meses e, apesar de máquinas terem atuado recentemente no local, a situação piorou.
L
Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Programa Bora Ali recebe Saulo Giordane, fundador da Amazônia Adventure, para falar sobre 23 anos de atuação e novo projeto em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

Daniel Vorcaro deverá comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira; ministro proibiu uso de jatinho particular.
L

STF suspende desintrusão na TI Uru-Eu-Wau-Wau e gera alívio a famílias, diz Bagattoli

Decisão do STF suspende retirada de famílias em áreas de Monte Negro, Jaru e Alvorada do Oeste; senador Jaime Bagattoli afirma que medida evita expulsões imediatas.
L
Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Parceria com o prefeito Affonso Cândido garante recursos para saúde, agricultura e estradas vicinais, fortalecendo o desenvolvimento do município.
L
Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Atleta conquistou o primeiro ouro da história do Brasil em Jogos de Inverno na modalidade esqui alpino; governo assina decreto que retira necessidade de renovação periódica da LIE.
L
Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Gilmar Mendes anula quebra de sigilo de empresa ligada à família de Toffoli

Ministro do STF aponta desvio de finalidade em decisão da CPI do Crime Organizado; André Mendonça já havia desobrigado irmãos do magistrado de depor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Colisão transversal ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Uruguai após invasão de preferencial; danos materiais foram significativos.
14
PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

Minério sem comprovação de procedência foi localizado com o passageiro de um veículo de passeio durante fiscalização em Vilhena.
10
PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

Suspeitos foram detidos no condomínio Orgulho do Madeira
10
PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

Droga saiu de Rio Branco/AC e seria entregue na capital.
10
Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Colisão ocorreu no bairro Escola de Polícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO vistoria viveiros de mudas em municípios

Governo de RO vistoria viveiros de mudas em municípios

Inspeções ocorreram entre 23 e 27 de fevereiro e avaliam qualidade das mudas e estrutura dos viveiros do projeto ambiental em Rondônia.
L
Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública na Câmara confirmou resultado primário positivo e cumprimento das metas fiscais do município.
L
Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Cerca de 12 famílias receberam suporte direto nas primeiras horas do dia.
L
BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

Anúncio foi feito em São Paulo por Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin; total destinado à política industrial chegará a R$ 370 bilhões até o fim de 2026.
L
CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

Confederação tenta garantir participação de Tifanny Abreu na semifinal da Copa Brasil nesta sexta-feira; Justiça Estadual já concedeu liminar favorável.
L
Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Prefeitura e CIEE planejam capacitação nos Cras para preparar adolescentes e jovens para o primeiro emprego e o mercado de trabalho.
L
Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Grupo que atuou nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 viaja 500 km para auxiliar no resgate e limpeza em MG; estudantes locais também se mobilizam
L
Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Associação Brasileira de Desenvolvimento apresenta soluções para entraves fiscais que limitam o crédito a municípios; foco é infraestrutura contra enchentes.
L

Requerimento de Outorga: LEOMIRO SCHNAIDER

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.