TERÇA-FEIRA, 10/03/2026

Em destaque

Disputa pelo governo: nesta sexta, na SICTV, repete-se o debate que já decidiu várias eleições

Pois este fato novo pode ocorrer nesta sexta-feira, no final da tarde. É praticamente certo que não haverá outra oportunidade como esta, ao menos até o 2 de outubro.

Publicado em 

Autor: Sérgio Pires

O que pode acontecer ainda, a dez dias da eleição, para mudar o quadro da disputa pelo Governo de Rondônia? Alguém que tem alguma experiência em campanhas, diria que, numa condição normal, só um fato novo, relevante, gritante, poderia ainda mudar o voto de quem já decidiu e, ainda, cooptar o dos indecisos. Pois este fato novo pode ocorrer nesta sexta-feira, no final da tarde. É praticamente certo que não haverá outra oportunidade como esta, ao menos até o 2 de outubro. Adequando-se à programação nacional, a SICTV/Record promove, a partir das 17 horas e por cerca de duas horas, o mais decisivo dos debates entre os concorrentes que querem ocupar a cadeira de Governador, a partir de janeiro do ano que vem. Mais de uma centena de convidados especiais farão parte do público que acompanhará, no estúdio/auditório da emissora, todo o desenrolar do confronto. Tradicional na mídia rondoniense, o debate da SICTV já foi considerado, pelos próprios participantes, como de vital importância no que trouxeram às urnas, depois que ele foi realizado. Foi nos debates que prefeitos como Mauro Nazif e Hildon Chaves se destacaram, saindo dali para a vitória. Foi neles que Confúcio Moura e Marcos Rocha, apenas para citar alguns exemplos, consolidaram seus nomes para a corrida pelo Palácio Rio Madeira/CPA. Embora haja necessidade de se destacar, também, que debates promovidos por outras emissoras (como Band, SBT e RedeTV!) tenham importância no contexto da disputa, é nesta iniciativa da SICTV, até pela história que tem representado há anos, que se concentram as atenções dos telespectadores/eleitores.

Desde meados desta semana, todos os candidatos começaram a se preparar para o encontro. Munindo-se de informações, números, fortalezas e fraquezas dos seus adversários, treinam para o grande evento. Marcos Rocha o faz para tentar consolidar sua posição de liderança nas pesquisas, querendo vencer o pleito no primeiro turno. Já Marcos Rogério quer aproveitar o evento para demonstrar ao rondoniense que é ele o melhor nome para governar. A mesma intenção tem Léo Moraes, que sonha em chegar no segundo turno. Ambos, Rogério e Léo, vão disputar por qual dos dois se colocará como maior adversário de Rocha. O quarto nome, Daniel Pereira, vem para o debate com sua experiência nas tribunas políticas e representando os partidos de esquerda, representados pelo candidato Lula, à presidência da República. O quinto elemento é Pimenta de Rondônia, do PSOL, que sempre vai bem nos debates, mas não consegue transformar em votos suas participações. O Comendador Valcleir Queiroz não está confirmado no debate. Ele não teve sua candidatura autorizada pelo TRE e seus recursos até agora foram recusados pela Corte. O final de tarde em Rondônia vai ferver, com o debate da SICTV e que será transmitido, simultaneamente, pelas emissoras da Rádio Parecis FM no Estado.

ESTADO E CAPITAL: O ELEITORADO FEMININO JÁ É MAIORIA, COMO O É EM TODAS AS REGIÕES

Começa a mobilização para a eleição. O TRE ultima as questões preparatórias, incluindo-se testes com urnas e preparação dos locais de votação. Neste ano, 1 milhão 230 mil e 987 rondonienses estão aptos a comparecerem às urnas, dois por cento a mais do que a eleição anterior. O eleitorado masculino, seguindo o mesmo que está acontecendo em várias regiões do país, perdeu a maioria no Estado. Elas já são 629.438 e eles 601.549, representando 4,6 por cento a mais que o total de homens e, em números absolutos, elas são 27.889 a mais. São, dos quase 1 milhão e 200 mil pessoas aptas a votar, 51 por cento de mulheres e 49 por cento de homens. O eleitorado feminino em Porto Velho também supera o masculino, mas daí com percentual bem maior. Os números oficiais do TRE apontam que a Capital tem 183.756 eleitoras e 166.820 eleitores. Ou seja, do total de 350.576 eleitores registrados, há 16.936, 10 por cento a mais de mulheres. Na região norte, a maioria dos Estados também tem mais mulheres. No Amazonas, dos mais de 2 milhões e 320 mil eleitores, também 51,5 por cento são do sexo feminino. Elas são maioria, há muitas candIdatas mulheres, mas fica a pergunta: elas votarão em mulheres ou continuarão, em grande maioria, preferindo dar seu voto aos homens?

GOLPE CONTRA ICMS, COM DANOS DE 25 MILHÕES AOS COFRES PÚBLICOS, PÕE MAIS GENTE NA CADEIA

Desde 2015 as autoridades do fisco, junto com Ministério Público e polícia civil investigação uma organização especializada em sonegação de ICMS, principalmente falsificando compras, em nome de empresas fantasmas, da área de Livre Comércio de Guajará Mirim. Basicamente os produtos eram comprados com isenção de tributos naquela cidade da fronteira e depois e revendidos pelo preço do mercado local, gerando grande lucro para os envolvidos e prejuízos avaliados, até agora, em 25 milhões de reais, contra o fisco rondoniense. Sete anos depois dos primeiros levantamentos, nova operação, realizada nesta quinta, comandada pelo Ministério Público (à frente da ação, o promotor Átila Sales), com a participação de dezenas de policiais e agentes do Fisco, prendeu pelo menos quatro líderes da quadrilha, além de apreender, por decisão da Justiça, vários carros, lanchas, joias e muita mercadoria estocada.  O caso ainda está ampliando as investigações e o longo braço da lei pode atingir muito mais gente, em breve.

CANDIDATURAS À CÂMARA FEDERAL: NOMES CONHECIDOS NA BATALHA PELO VOTO DO RONDONIENSE

A disputa pelas vagas à Câmara Federal continua acirradíssima. Há dezenas de bons nomes para apenas oito vagas, a começar por alguns que concorrem à reeleição, como Lúcio Mosquini, Silvia Cristina e Expedito Netto, entre outros. Em Porto Velho, crescem candidaturas como as de Fernando Máximo, Cristiane Lopes e Breno Mendes. Mas, também se destaca, com adesões cada vez maiores, a campanha do atual vice-prefeito, Maurício Carvalho, com o apoio de vários grupos e, claro, do seu companheiro de Prefeitura, Hildon Chaves. Mas tem mais gente. O agora secretário da Fazenda, Evandro Padovani, é um deles. Depois de percorrer várias regiões do Estado, ele concentrou sua campanha na Capital, trazendo suas propostas em defesa da agricultura. Outra candidatura de peso é a do empresário e ex-deputado estadual, Tiziu Jidalias. A partir de Ariquemes, ele tem percorrido todas as regiões do Estado e tem sentido um grande apoio, por onde passa. Nesta semana o Tiziu percorreu os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Distrito de Jacy Paraná e União Bandeirantes, onde participou de diversas reuniões com lideranças políticas e comunitárias, além de caminhadas pelas ruas e bairros. Todos estes rondonienses têm história e boas chances de chegar ao Congresso. O eleitor fará sua escolha.

JAQUELINE É SABATINADA PELOS DINOSSAUROS E FALA DE SEUS PLANOS PARA O SENADO

Depois dos candidatos ao Governo, os que guerreiam pela única vaga ao Senado. Começou nesta quinta, com Jaqueline Cassol, a série de sabatinas com os postulantes ao cargo, no programa de maior audiência do rádio rondoniense, o Papo de Redação, na Parecis FM, em rede estadual. Durante 30 minutos, a candidata do PP respondeu perguntas dos Dinossauros Everton Leoni, Jorge Peixoto e Sérgio Pires, dizendo dos motivos pelos quais considera que é a melhor opção ao eleitorado, como, aliás, certamente vão dizer todos os demais concorrentes que passarão pelo programa. Jaqueline abordou vários temas, destacou suas ações como deputada federal, reafirmou seu apoio ao presidente Bolsonaro e criticou o que chamou de "covardia do Senado" não confrontar medidas que alguns ministros do STF têm tomado, fora das suas atribuições. Temas como a BR 319 e a duplicação da BR 364 também foram abordados pela candidata, que destacou que tem o que chamou de "melhor cabo eleitoral de Rondônia", ao se referir ao seu irmão, o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol. Lembrou o apoio de toda a família, sublinhando o nome de outro irmão, o grande empresário César Cassol. Nesta sexta, a entrevistada será a candidata ao Senado pelo Agir, a advogada Rosângela Lázaro.

SENADOR E DEPUTADO PEDEM IMPEACHMENT DE MORAES. NÃO VAI DAR EM NADA…

Por falar em Senado, a quinta-feira trouxe uma novidade sobre a questão dos ministros do STF e, principalmente, do ministro Alexandre de Moraes, hoje tido como o mais poderoso da Corte e, em praticamente todas as suas decisões, contrariando medidas do atual governo. O senador gaúcho Lasier Martins e o deputado mato-grossense José Medeiros, apresentaram, nesta quinta, dois pedidos de impeachment contra Moraes. O motivo, dessa vez, seria o fato do ministro do Supremo ter autorizado uma operação contra empresários que estariam defendendo um golpe de Estado, caso Bolsonaro não fosse eleito. Os parlamentares dizem que Moraes cometeu crime de responsabilidade e abuso de autoridade ao ordenar que a Polícia Federal cumprisse mandados de busca e apreensão, bloqueasse perfis nas redes sociais e quebrasse o sigilo bancário dos empresários. Os dois se queixam de que o ministro autorizou a operação tendo, segundo eles, como única base matérias jornalísticas e sem pedir a manifestação da Procuradoria-Geral da República. A chance de que o assunto ande no Congresso é perto do zero. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem engavetado todos os pedidos de impeachment contra ministros do STF. Um deles, aliás, com mais de 2 milhões de assinaturas, dorme nas gavetas da Câmara Alta há mais de dois anos.

DEMOCRACIA EM ALTA COM INICIATIVA DA FIERO EM PROPOR DIÁLOGO DOS CANDIDATOS COM O EMPRESARIADO

Foi um grande evento, com tons fortes de democracia, onde todos os candidatos tiveram o mesmo tempo para apresentar suas propostas a um público selete e importante. A iniciativa da Federação das Indústrias de Rondônia – Fiero – de reunir os candidatos ao Senado (na segunda-feira) e ao Governo (na quarta), serviu para que os representantes do mundo empresarial e autoridades convidadas pudessem ouvir a explanação de cada um dos postulantes, principalmente em temas relacionados com a economia e com o desenvolvimento empresarial. No primeiro dia do diálogo proposto pela Fiero com os candidatos, foi a vez dos concorrentes ao Senado. Participaram Jaqueline Cassol, Expedito Junior, Acir Gurgacz, Rosângela Lázaro e Pastor Josinélio. Mariana Carvalho e Jaime Bagattoli não estiveram no encontro por terem agendas repletas, confirmadas bem antes do evento desta semana. Já na quarta, a única e importante ausência foi a do governador Marcos Rocha, que, em visita à Fiero no dia anterior, lamentando que já tinha compromisso agendado. Participaram os candidatos Marcos Rogério, Léo Moraes, Daniel Pereira, Pimenta de Rondônia e  Comendador Queiroz. Ao final dos encontros, o presidente Marcelo Thomé afirmou que "reforçamos que esta casa está sempre de portas abertas, para dialogar sobre os melhores caminhos para tornar o ambiente favorável ao setor industrial e sobre a agenda do desenvolvimento econômico do Estado". disse.

REPÚDIO AO ATAQUE EIVADO DE PRECONCEITO CONTRA LOJA MAÇÔNICA DE VILHENA

Um ataque covarde, eivado de preconceito religioso, preocupou a Maçonaria rondoniense nesta semana. O caso aconteceu em Vilhena, na Loja Maçônica da cidade, uma das mais antigas e tradicionais de Rondônia. Não se sabe ainda se foi apenas um criminoso solitário o responsável por um ato grave de vandalismo, destruindo parte do patrimônio da Loja e atacando símbolos religiosos, inclusive rasgando e queimando uma Bíblia, entre outros atos que merecem o repúdio da sociedade como um todo. O repúdio, aliás, sintetizou uma nota emitida pela Maçonaria e assinada pelo Grão Mestre estadual, Roberto Scalercio Pires. Além de pedir ampla investigação e a punição dos responsáveis pelo ataque sem nexo, Pires que "os atos praticados", segundo ele, "visaram tão somente destruir o patrimônio da Loja, caracterizando intolerância contra a instituição maçônica", que, lembra o Grão Mestre, "é essencialmente iniciática, filosófica, progressista e evolucionista, cujos fins supremos são: Liberdade, Igualdade, Fraternidade". Em sua Constituição, acentua, "o sectarismo político, religioso e racial são incompatíveis com a universidade do espírito maçônico". A polícia de Vilhena já teria pelo menos um suspeito de ter praticado o crime.

PERGUNTINHA

Você acha que a queda forte na inflação, nos últimos três meses, já chegou aos preços dos alimentos nos supermercados?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população

Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população

Iniciativas incluem orientações e serviços de saúde para caminhoneiros e participação em atividades da campanha Março Lilás voltadas à saúde da mulher.
L
Hospital de Amor Amazônia inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

Hospital de Amor Amazônia inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

O projeto visa contribuir com o impulsionamento da ciência na região Norte do Brasil.
L
Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

A Prefeitura de Jaru sinalizou as duas avenidas para que a população se adapte ao novo fluxo.
L
Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Levantamento revela que 80% dos perfis mapeados monetizam discursos de ódio e inferiorização das mulheres.
L
custo-de-vida-porto-velho-aluguel-gasolina

Gasolina cara e aluguel nas alturas: custo de vida dispara em Porto Velho

Com gasolina acima de R$ 7 e imóveis cada vez mais caros, Porto Velho enfrenta aumento no custo de vida, com valores que já se aproximam de grandes capitais brasileiras.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Melissa Barbosa apresenta o Ballet Fitness para todos

O Agenda News desta terça-feira promete ser uma oportunidade para quem deseja conhecer uma nova forma de atividade física e entender como o Ballet Fitness pode transformar a relação das pessoas com o próprio corpo.
L

Giro News : Dr. Célio Lopes debate fraudes no INSS

A entrevista promete trazer esclarecimentos importantes sobre direitos, legislação e políticas públicas que influenciam diretamente a vida dos cidadãos.
L
gasolina-posto-porto-velho-rondonia

Gasolina dispara em Porto Velho e já chega a R$ 7,39

Postos de Porto Velho iniciam a semana com reajuste na gasolina, que varia entre R$ 7,09 e R$ 7,39. Alta pressiona motoristas em uma capital que ainda enfrenta desafios de desenvolvimento.
L
Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Relator descarta valor mínimo para corridas de passageiros; taxa para entregadores segue como principal impasse.
L
Atividade física é peça-chave para autonomia e saúde cognitiva no envelhecimento

Atividade física é peça-chave para autonomia e saúde cognitiva no envelhecimento

No Dia de Consciência e Combate ao Sedentarismo, especialistas alertam para riscos da inatividade e benefícios da constância.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

Julgamento envolve os deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, além do suplente Bosco Costa; sessão será retomada no dia 17.
L
Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Cerimônia ocorre nesta quarta-feira em Valparaíso; Palácio do Planalto não divulgou os motivos da alteração na agenda presidencial.
L
Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Darren Beattie, responsável por assuntos brasileiros no governo dos EUA, planeja visita oficial ao ex-presidente na Papudinha.
L
Lula e presidente da Namíbia discutem ampliação de investimentos em energia

Lula e presidente da Namíbia discutem ampliação de investimentos em energia

Em conversa telefônica, líderes reforçam cooperação Sul-Sul e planejam visitas oficiais entre Brasília e Windhoek.
L
STF proíbe gravação de diálogos entre Daniel Vorcaro e defesa em presídio federal

STF proíbe gravação de diálogos entre Daniel Vorcaro e defesa em presídio federal

Ministro André Mendonça autoriza visitas sem agendamento e anotações escritas para advogados do controlador do Banco Master.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Servidor público é afastado após suspeita de direcionar R$ 9,5 milhões para plataformas de apostas online.
16
BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

Dois homens foram presos em flagrante transportando entorpecentes que teriam Porto Velho como destino final.
12
Polícia Federal investiga "trend" no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Polícia Federal investiga “trend” no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Advocacia-Geral da União acionou a corporação após vídeos simulando agressões e feminicídio viralizarem na plataforma.
L
Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

A suspeita é de que a condutora do veículo tenha avançado a preferencial.
16
Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Testemunhas contaram que o jovem seguia de bicicleta em direção à Rua da Beira, quando teria sido derrubado por um caminhão e atropelado pela caçamba que passava ao lado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: R. R. ELER – EIRELI

Licença de Operação Nº 043/2026/SEMMA/PMV
L
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Cenobamato é indicado para adultos farmacorresistentes e demonstrou redução significativa na frequência de crises em estudos clínicos.
L
Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Nova ferramenta inteligente Maria Rosa, apelidada de assistente virtual Rô, oferece atendimento 24 horas e reduz filas presenciais no Portal do Cidadão.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Países da América do Sul se reúnem para discutir soluções as mudanças do clima na agricultura e no abastecimento alimentar

Representantes de nove países debatem cooperação regional e políticas públicas para enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
L
Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d'Oeste

Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d’Oeste

Seminário do Sebrae, realizado em parceria com a Prefeitura, reúne produtores selecionados por edital da Secretaria de Agricultura em cinco dias de imersão empreendedora voltada ao campo.
L
Resistência do Irã impõe impasse estratégico e pressiona governo Trump por cessar-fogo

Resistência do Irã impõe impasse estratégico e pressiona governo Trump por cessar-fogo

Degradação de sistemas de radares e ameaças ao fluxo de petróleo no Estreito de Ormuz inviabilizam meta de “mudança de regime”.
L
INTERNACIONAL: União entre Rondônia e Itália celebra história da imigração italiana

INTERNACIONAL: União entre Rondônia e Itália celebra história da imigração italiana

Sessão especial homenageia embaixador e cônsul-geral, destacando a herança da imigração italiana no Vale do Guaporé
L
Alexandre de Moraes determina arquivamento de inquérito contra Elon Musk

Alexandre de Moraes determina arquivamento de inquérito contra Elon Musk

Decisão segue parecer da PGR e encerra investigação de dois anos sobre suposto uso da rede social X para ataques ao STF.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.