QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

Política & Murupi: Ritual de passagem

Aqui o ritual de passagem para uma corte superior que bem poderia ter seu custo e tamanho compatíveis com a importância de guardar a Constituição.

Publicado em 

Autor: Leo Ladeia

15 de setembro dia da democracia! Ouvindo a juíza Rosa e procurador Aras fui catapultado para as exéquias da rainha Elizabeth e fiquei de cara com um rito de togados vivos e um ritual da morta. Lá um ritual esperado e planejado para homenagear uma lenda.

Aqui o ritual de passagem para uma corte superior que bem poderia ter seu custo e tamanho compatíveis com a importância de guardar a Constituição.

Não temos monarquia, mas sempre é possível improvisar. Para “especialistas” a pompa e a circunstância estão nas escolas de samba com rainhas e mestres salas num reino de três dias e no resto do ano os feudos públicos nos ministérios – 39 só com a Dilma – nas estatais a exemplo de Petrobrás, no congresso, assembleias e câmara de vereadores e nas cortes superiores – cinco no total – tudo pago religiosa e compulsoriamente pela plebe rude que assiste a tudo democraticamente calada.

Mas, de volta às falas, a ministra disse que a democracia é inegociável e que “vivemos tempos particularmente difíceis da vida institucional do País, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis”.

Achei que a ocasião seria propícia para um mea culpa da nova presidente pelo comportamento da casa, mas nada. Como Narciso o STF só vê seu reflexo e nesta linha de reclamar dos reclamos a suprema Rosa começou e encerrou.

Do Aras eu não esperava muito, mas ele saiu-se pior que o soneto e possíveis emendas: “O quanto para nós, como brasileiros, é gratificante saber que tivemos um 7 de Setembro pacífico e ordeiro, sem violência”. Aí tive a certeza que Stanislaw Ponte Preta permanece vivo e escrachando Brasília e que seu fantasma assombra a Ilha da Fantasia com seu “samba do crioulo doido”.

Não tenho a intenção de adivinhar o que se passou por dentro do reluzente cocuruto de um certo ministro do STF quando ordenou o baculejo contra um grupo de oito empresários que na falta do que fazer jogou conversa fora e pecado dos pecados, falou sobre política e pior, contra a esquerda brazuka. Deu no que deu: do Oiapoque ao Chuí o STF desagradou gregos, troianos cariocas e baianos, além de membros da própria Corte.

O processo sem pé e sem cabeça começou no STF sem a participação do Procurador Geral, do padre, do bispo ou sei lá mais quem e numa ação sem precedentes, houve o bloqueio das contas dos indigitados. Consta que a ideia era fechar o canal de abastecimento de grana para impedir possível golpe antidemocrático que poderia ou iria acontecer ali pelo dia 7 de setembro.

Não sei ao certo se o tal golpe não aconteceu por conta da ação preventiva ordenada pelo STF ou se, simplesmente como parece mais plausível, o golpe era só um achismo. Juro que não sei.

Não vou tentar adivinhar também porque depois de passados alguns dias da data em poderia haver o frustrado golpe, a grana foi desbloqueada. Claro que nesse clima de exacerbação da vida democrática – e viva la democracia – me ocorreu que se havia antes uma intenção dos oito, pode ser que ela ainda exista e aquí mora o perigo. O Vei da Havan e os sete cavaleiros do apocalipse podem pegar a grana e pah – Deus nos livre e guarde – dar um golpe na calada da noite. Certo é que a grana dos oito já pode ser usada e que o ministro deve estar careca de saber que o Brasil – aí inclusos velhinhos e novinhos do Whatsapp – querem mais é sossego como diria Tim Maia.

3- 07 de Setembro – Um 07 de Setembro do povão

À primeira vista seriam aproximadamente 10 candidatos brigando pela cadeira de governador de Rondonia, mas a política não é cartesiana. Passeando entre coordenadas e abscissas estão infinitos pontos desenhando as curvas das improbabilidades e verossimilhanças.

Acrescentando-se pontos fora das curvas, dados jogados aleatoriamente ou pior as sentenças condenatórias definitivas e o inferno está pronto, pintado e acabado. De início quem iria supor que PSDB, PT e PMDB ficariam fora? E quem iria supor que Cassol se lançaria candidato com aquele bitrem de votos? Ao saírem da disputa o MDB e o PSDB abriram a avenida para o desfile da Escola de Samba Unidos pelo Cassol. Sobraram os arranjos esperados: Marcos Rogério, Leo Moraes e Daniel Pereira que viu a possibilidade de trocar uma candidatura ao Senado pela vaga do Marcos Rocha. Ficaram sete nomes com os agregados Pimenta e Valclei, ambos com poucas chances. De repente e é bom que se diga que era sim esperado, a justiça emparedou Cassol que esperto renunciou à candidatura preservando-se para o futuro e agora Valclei do AGIR foi também apeado da refrega. Dos sete ficaram cinco e a pesquisa aponta para três com o favoritismo de Marcos Rocha. Como já disse, a política não é ciência exata, cartesiana. Um ponto fora da curva com o ex-deputado federal Carlos Magno vai impactar no resultado e caso ele se bandeie de mala e cuia para um lado deve alavancar a campanha do atual governador na ponta da pesquisa, ainda que saibamos que votos não se transferem, mas nomes fortes influenciam. E os votos do Cassol para onde irão? Faltam 16 dias para o primeiro turno, mas falta muita tinta e o quadro não foi pintado. Simples assim. É como penso.
 

Leo Ladeia – 16 09 2022 – BBMP!
Contato – leoladeia@hotmail.com

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna do Simpi – Feliz 2026! Mas prepare-se, pois senão irá quebrar

Em meio a um ano difícil para os microempreendedores, o Simpi alerta que 2026 exigirá ainda mais organização, atenção às novas regras e preparo para evitar prejuízos e riscos à continuidade dos negócios.
L

News Rondônia 15 anos, Carlos Caldeira celebra história e legado do portal

Ao celebrar 15 anos, o News Rondônia recebe homenagem do jornalista Carlos Caldeira, que destaca trajetória, legado e agradecimentos.
L

News Rondônia 15 anos, André Henrico destaca ousadia, inovação e força em rede na trajetória

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador André Henrico ressalta a importância da ousadia, do trabalho em rede, das parcerias estratégicas e do compromisso em entregar valor, resultados e desenvolvimento empresarial.
L

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro pode ter alta na quinta-feira após procedimento médico.
L
Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Balanço anual da deputada Cláudia de Jesus destaca aprovação de leis para servidores, apoio à agricultura familiar e recorde de recursos para municípios.
L
Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

Dra. Taíssa Sousa ouve produtores rurais em distrito de Machadinho do Oeste

O distrito de Brinati para receber demandas sobre implementos agrícolas e infraestrutura para a agricultura familiar.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra Energisa por manutenção elétrica urgente no distrito de Surpresa

Dra. Taíssa Sousa cobra Energisa por manutenção elétrica urgente no distrito de Surpresa

Deputada formaliza pedido à concessionária para reparos em redes de alta e baixa tensão, visando proteger moradores, ribeirinhos e indígenas.
L
Cláudia de Jesus vota contra veto e defende acesso ao Implanon para adolescentes

Cláudia de Jesus vota contra veto e defende acesso ao Implanon para adolescentes

Deputada defende política estadual de contracepção para jovens em vulnerabilidade e critica veto do governo a projeto de saúde preventiva.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista intubado em acidente morre no hospital

Motociclista intubado em acidente morre no hospital

Vítima de 37 anos não resistiu aos ferimentos após acidente no bairro Três Marias.
18
Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Nota de pesar: Valdecir Martins da Silva

Falecimento de Valdecir Martins da Silva comove família e amigos em Porto Velho.
L
Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Nota de pesar: Maria Sônia Teles de Negreiros

Falecimento de Maria Sônia Teles de Negreiros marca despedida de Porto Velho.
L
Dra. Taíssa Sousa presta homenagem ao conselheiro emérito Valdivino Crispim

Dra. Taíssa Sousa presta homenagem ao conselheiro emérito Valdivino Crispim

Deputada lamenta o falecimento de Valdivino Crispim de Souza, primeiro servidor de carreira a se tornar conselheiro do TCE-RO.
L
Dra. Taíssa Sousa viabiliza georreferenciamento e cidadania no distrito de Iata

Dra. Taíssa Sousa viabiliza georreferenciamento e cidadania no distrito de Iata

Ação da Sepat atende pedido da deputada Dra. Taíssa Sousa e realiza 200 cadastros para garantir segurança jurídica a moradores de Guajará-Mirim.
L
Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.