TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Política & Murupi: Ritual de passagem

Aqui o ritual de passagem para uma corte superior que bem poderia ter seu custo e tamanho compatíveis com a importância de guardar a Constituição.

Publicado em 

Política & Murupi: Ritual de passagem - News Rondônia

Autor: Leo Ladeia

Política & Murupi: Ritual de passagem - News Rondônia

15 de setembro dia da democracia! Ouvindo a juíza Rosa e procurador Aras fui catapultado para as exéquias da rainha Elizabeth e fiquei de cara com um rito de togados vivos e um ritual da morta. Lá um ritual esperado e planejado para homenagear uma lenda.

Aqui o ritual de passagem para uma corte superior que bem poderia ter seu custo e tamanho compatíveis com a importância de guardar a Constituição.

Não temos monarquia, mas sempre é possível improvisar. Para “especialistas” a pompa e a circunstância estão nas escolas de samba com rainhas e mestres salas num reino de três dias e no resto do ano os feudos públicos nos ministérios – 39 só com a Dilma – nas estatais a exemplo de Petrobrás, no congresso, assembleias e câmara de vereadores e nas cortes superiores – cinco no total – tudo pago religiosa e compulsoriamente pela plebe rude que assiste a tudo democraticamente calada.

Mas, de volta às falas, a ministra disse que a democracia é inegociável e que “vivemos tempos particularmente difíceis da vida institucional do País, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis”.

Achei que a ocasião seria propícia para um mea culpa da nova presidente pelo comportamento da casa, mas nada. Como Narciso o STF só vê seu reflexo e nesta linha de reclamar dos reclamos a suprema Rosa começou e encerrou.

Do Aras eu não esperava muito, mas ele saiu-se pior que o soneto e possíveis emendas: “O quanto para nós, como brasileiros, é gratificante saber que tivemos um 7 de Setembro pacífico e ordeiro, sem violência”. Aí tive a certeza que Stanislaw Ponte Preta permanece vivo e escrachando Brasília e que seu fantasma assombra a Ilha da Fantasia com seu “samba do crioulo doido”.

Política & Murupi: Ritual de passagem - News Rondônia

Não tenho a intenção de adivinhar o que se passou por dentro do reluzente cocuruto de um certo ministro do STF quando ordenou o baculejo contra um grupo de oito empresários que na falta do que fazer jogou conversa fora e pecado dos pecados, falou sobre política e pior, contra a esquerda brazuka. Deu no que deu: do Oiapoque ao Chuí o STF desagradou gregos, troianos cariocas e baianos, além de membros da própria Corte.

O processo sem pé e sem cabeça começou no STF sem a participação do Procurador Geral, do padre, do bispo ou sei lá mais quem e numa ação sem precedentes, houve o bloqueio das contas dos indigitados. Consta que a ideia era fechar o canal de abastecimento de grana para impedir possível golpe antidemocrático que poderia ou iria acontecer ali pelo dia 7 de setembro.

Não sei ao certo se o tal golpe não aconteceu por conta da ação preventiva ordenada pelo STF ou se, simplesmente como parece mais plausível, o golpe era só um achismo. Juro que não sei.

Não vou tentar adivinhar também porque depois de passados alguns dias da data em poderia haver o frustrado golpe, a grana foi desbloqueada. Claro que nesse clima de exacerbação da vida democrática – e viva la democracia – me ocorreu que se havia antes uma intenção dos oito, pode ser que ela ainda exista e aquí mora o perigo. O Vei da Havan e os sete cavaleiros do apocalipse podem pegar a grana e pah – Deus nos livre e guarde – dar um golpe na calada da noite. Certo é que a grana dos oito já pode ser usada e que o ministro deve estar careca de saber que o Brasil – aí inclusos velhinhos e novinhos do Whatsapp – querem mais é sossego como diria Tim Maia.

3- 07 de Setembro – Um 07 de Setembro do povão

À primeira vista seriam aproximadamente 10 candidatos brigando pela cadeira de governador de Rondonia, mas a política não é cartesiana. Passeando entre coordenadas e abscissas estão infinitos pontos desenhando as curvas das improbabilidades e verossimilhanças.

Política & Murupi: Ritual de passagem - News Rondônia

Acrescentando-se pontos fora das curvas, dados jogados aleatoriamente ou pior as sentenças condenatórias definitivas e o inferno está pronto, pintado e acabado. De início quem iria supor que PSDB, PT e PMDB ficariam fora? E quem iria supor que Cassol se lançaria candidato com aquele bitrem de votos? Ao saírem da disputa o MDB e o PSDB abriram a avenida para o desfile da Escola de Samba Unidos pelo Cassol. Sobraram os arranjos esperados: Marcos Rogério, Leo Moraes e Daniel Pereira que viu a possibilidade de trocar uma candidatura ao Senado pela vaga do Marcos Rocha. Ficaram sete nomes com os agregados Pimenta e Valclei, ambos com poucas chances. De repente e é bom que se diga que era sim esperado, a justiça emparedou Cassol que esperto renunciou à candidatura preservando-se para o futuro e agora Valclei do AGIR foi também apeado da refrega. Dos sete ficaram cinco e a pesquisa aponta para três com o favoritismo de Marcos Rocha. Como já disse, a política não é ciência exata, cartesiana. Um ponto fora da curva com o ex-deputado federal Carlos Magno vai impactar no resultado e caso ele se bandeie de mala e cuia para um lado deve alavancar a campanha do atual governador na ponta da pesquisa, ainda que saibamos que votos não se transferem, mas nomes fortes influenciam. E os votos do Cassol para onde irão? Faltam 16 dias para o primeiro turno, mas falta muita tinta e o quadro não foi pintado. Simples assim. É como penso.
 

Leo Ladeia – 16 09 2022 – BBMP!
Contato – leoladeia@hotmail.com

Política & Murupi: Ritual de passagem - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Programa SEJA PRO+ do SESI vai ampliar escolaridade e qualificação em Rondônia

Programa SEJA PRO+ do SESI vai ampliar escolaridade e qualificação em Rondônia

Parceria entre SESI, SENAI e SRTE busca reinserir jovens e adultos no ensino e no mercado de trabalho
L
Escritoras de Ariquemes lançam livros infantis

Escritoras de Ariquemes lançam livros infantis

As escritoras Edneia Santana e Jussara Lukachinski, de Ariquemes, lançam obras que celebram a cultura e a educação infantil.
L
Novo protocolo para vítimas de violência doméstica

Novo protocolo para vítimas de violência doméstica

Secretaria de Desenvolvimento Social e Ministério Público implementam Protocolo de Escuta Especializada para crianças e adolescentes em casos de violência familiar.
L

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L
Pesagem e atualização da caderneta de vacinação para beneficiários do Bolsa Família seguem até 20 de outubro em Jaru

Pesagem e atualização da caderneta de vacinação para beneficiários do Bolsa Família seguem até 20 de outubro em Jaru

Medida é obrigatória para garantir a continuidade do benefício
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L

POLÍTICA

Lula critica imaginário racista persistente no país

Lula critica imaginário racista persistente no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o racismo ainda é um problema diário e citou o caso de uma escritora acusada de furto em Paraty.
L
Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrões são filmados em loja, mas fogem em Rondônia

Ladrões são filmados em loja, mas fogem em Rondônia

Um trio de ladrões em Vilhena é flagrado por câmeras de segurança após arrombar um estabelecimento, fugindo antes da chegada da polícia.
14
Polícia Civil prende homem acusado de abusar enteada adolescente de 13 anos em Rondônia

Polícia Civil prende homem acusado de abusar enteada adolescente de 13 anos em Rondônia

Polícia Civil de Vilhena prende um homem de 58 anos acusado de estuprar a enteada, uma adolescente de 13, após a investigação ter início por denúncia anônima.
16
Motociclista sofre fratura exposta em acidente com van na Jorge Teixeira

Motociclista sofre fratura exposta em acidente com van na Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Jorge Teixeira em direção a 7 de Setembro, quando foi surpreendido por uma van que saía de uma casa de apoio, sendo atingido pela mesma e caindo no asfalto.
16
Polícia Civil deflagra mega operação e intensifica combate a furtos de cabos em Rondônia

Polícia Civil deflagra mega operação e intensifica combate a furtos de cabos em Rondônia

As investigações, identificaram a atuação de uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas, planejamento prévio e logística própria para transporte e revenda do material ilícito.
12
Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Homem é encontrado morto em beco perto de subestação de energia na capital

Alguns populares que passavam em frente do beco “Eliane Siqueira”, ao lado de uma subestação de energia, acionaram o 190 após encontrarem o rapaz aparentemente sem vida, posteriormente o Samu fez a constatação do óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura executa drenagem na avenida Raimundo Cantuária em Porto Velho

Prefeitura executa drenagem na avenida Raimundo Cantuária em Porto Velho

Obra na zona Leste busca acabar com alagamentos e garantir mais segurança para moradores e motoristas
L
MPRO garante manutenção do contrato emergencial de coleta de resíduos em Porto Velho

Tutela de Urgência – MPRO aciona Município de Alta Floresta do Oeste por falta de escuta especializada para crianças vítimas de violência

A medida busca garantir que esses jovens sejam ouvidos de forma segura, por profissionais capacitados, evitando a revitimização.
L
Mostra online exibe filmes sobre negritude, gênero e sexualidade

Mostra online exibe filmes sobre negritude, gênero e sexualidade

A mostra Rastros da Experimentação Negra Contemporânea exibe 14 filmes de diretores negros, com entrada gratuita, discutindo temas complexos.
L
Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza

Israel inicia ofensiva terrestre em Gaza

Gaza é alvo de ataque terrestre e bombardeios intensos, em uma grande ofensiva militar israelense com objetivo de neutralizar o Hamas.
L
Moraes permite visita de relator da anistia a Bolsonaro

Moraes permite visita de relator da anistia a Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou que o deputado Rodrigo Valadares, relator de projeto de anistia, visite Bolsonaro em sua residência.
L
Moraes autoriza visita de Tarcísio a Jair Bolsonaro

Moraes autoriza visita de Tarcísio a Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permitiu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visite Jair Bolsonaro em sua prisão domiciliar.
L
Governo busca aumentar em 40% atendimento em hospitais universitários

Governo busca aumentar em 40% atendimento em hospitais universitários

O governo federal, através da EBSERH, pretende ampliar o atendimento nos hospitais universitários e já realiza mutirões para reduzir a fila do SUS.
L
99 investe R$ 2 bilhões em delivery e eletrificação

99 investe R$ 2 bilhões em delivery e eletrificação

Empresa de aplicativo de transporte se reúne com o presidente Lula e anuncia investimento de R$ 2 bilhões no delivery de comida no Brasil.
L
Procurador pede condenação de nove réus por tentativa de golpe

Procurador pede condenação de nove réus por tentativa de golpe

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação de nove réus do terceiro núcleo da trama golpista, acusados de planejar ações táticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.