SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

Mais de 330 mil atendimentos em propriedades da agricultura familiar foram executados pela Emater na gestão do coronel Marcos Rocha

Em agosto completou 51 anos de atendimento direcionado à comunidade rural rondoniense, em especial a agricultura familiar em diversos setores da cadeia produtiva.

Publicado em 

Autor: Assessoria

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater é uma das instituições mais antigas de Rondônia. Em agosto completou 51 anos de atendimento direcionado à comunidade rural rondoniense, em especial a agricultura familiar em diversos setores da cadeia produtiva. O candidato ao governo e Rondônia, coronel Marcos Rocha, do União Brasil (44) quer continuar fortalecendo as atividades de assistência técnica e extensão rural nos 52 municípios. “Nos últimos três anos e meio foram entregues à Emater mais de 200 veículos entre utilitários e traçados e 1.200 computadores, tablets e notebooks para facilitar o trabalho dos extensionistas rurais, que estão na linha de frente fortalecendo a agricultura familiar que é a base da agricultura do nosso Estado, com mais de 40 mil propriedades atendidas por ano”, ressaltou o coronel Marcos Rocha.

Foto: Assessoria

A Emater tem uma das maiores estruturas do Governo de Rondônia e está presente nos 52 municípios e em praticamente todos os distritos do Estado. Na gestão do coronel Marcos Rocha foram reformados 17 escritórios locais da Emater e 9 estão em processo, todas as unidades foram climatizadas, e além disso foi feita a troca do mobiliário de 81 unidades espalhadas por Rondônia. A Emater presta diversos tipos de atendimento em especial ao agricultor familiar nas diversos metodologias de extensão rural com resgate da cidadania, igualdade, fortalecendo a transformação da unidade familiar, por isso de acordo com Rocha a agricultura familiar  tem sido fortalecida, chegando a todos os municípios para melhorar a produção agrícola familiar. “Na minha gestão investimos muito, seja recursos próprios ou buscando em outros locais como parceiros federais".

NO CAMPO

O resultado dos investimentos pode ser visto diretamente no campo. O produtor de café de Nova Brasilândia, Júnior César Vieira Neves, destaca a importância do trabalho que vem sendo feito pela Emater e os investimentos feitos pelo coronel Marcos Rocha no setor do agronegócio, em especial na agricultura familiar. “Nós fomos beneficiados com calcário, mudas de café selecionadas pelo programa ‘Plante Mais’ e que aumentou a nossa produtividade e queremos que Rondônia continue crescendo e no rumo certo do jeito que estamos agora”, garante o agricultor.

O investimento em materiais e em veículos para alcançar os produtores rurais também é reconhecido pelos servidores da Emater que atuam no dia-a-dia da instituição. De acordo com a extensionista Helena Silva Sena, que trabalha no escritório da Emater de Porto Velho, “as entregas que foram feitas na gestão do governador Marcos Rocha, tem feito a diferença no trabalho dos servidores no desenvolvimento dos projetos que estão em andamento, para ajudar no fortalecimento da cadeia produtiva em todo o Estado. “Nós prestamos assistência técnica nas linhas e distritos terrestres ou ribeirinhos nas áreas social, econômica e ambiental. Temos conseguido desenvolver nosso trabalho com excelência e atender a demanda que é bem grande. O agricultor fica satisfeito porque desenvolvemos um plano de trabalho para resolver os gargalos de uma forma específica visando potencializar a produção da propriedade e alcançar os canais de comercialização”, destaca a servidora.

O extensionista rural, Hilton Uchoa das Neves trabalha há 40 anos na Emater e hoje, atua como gerente regional do território Madeira-Mamoré na região de Porto Velho. Ele reforça a transformação que tem acontecido na Emater, graças ao esforço de todos os servidores envolvidos e do Governo de Rondônia, que tem dado total apoio à pasta nesta atual gestão do coronel Marcos Rocha. “Eu passei por várias gestões dentro da Emater e nunca fomos tão valorizados, enquanto servidores e tivemos total apoio para desenvolver nossas atividades. Hoje a Emater está estruturada, trabalhando com carros novos, cada extensionista tem notebook e tablet. Nós agora vamos ao campo fazer a visita e temos todas as informações online. Sem contar que sem a Emater a agricultura familiar não existiria”, destacou o servidor.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

MPRO ajuíza ação para garantir educação especial em Guajará-Mirim

Ação civil pública busca assegurar atendimento educacional especializado a crianças e adolescentes da rede municipal, com profissionais qualificados e estrutura adequada.
L
CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

CNJ lança cartilha sobre entrega voluntária para adoção

Publicação apresenta protocolos humanizados e diretrizes legais para o atendimento de gestantes e parturientes, reforçando a proteção integral da mulher e da criança.
L
VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

VII Concurso de Cartórios: aprovados na 1ª fase em Rondônia

CGJ-RO divulga lista final da prova objetiva e confirma prova escrita e prática para fevereiro, avançando mais uma etapa do certame para serventias extrajudiciais no estado.
L
Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Nova 364 recupera em tempo recorde cabeceira de ponte na BR-364

Ação emergencial restabeleceu a segurança viária e evitou o agravamento da erosão entre Cacoal e Pimenta Bueno.
L
Conselho Municipal de Assistência Social empossa novos membros para o biênio 2026–2028

Conselho Municipal de Assistência Social empossa novos membros para o biênio 2026–2028

Novos conselheiros do CMAS assumem mandato até 2028 e serão responsáveis por fiscalizar as ações da política de assistência social em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Moraes solicita relatório sobre rotina de Bolsonaro na prisão

Direção da Papudinha deve enviar ao Supremo Tribunal Federal informações detalhadas sobre visitas, atendimentos médicos e leitura de livros em até cinco dias.
L
Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Pagamentos do INSS referentes ao mês de janeiro começam nesta segunda-feira

Calendário segue o número final do cartão de benefício e os depósitos para quem recebe acima de um salário mínimo iniciam na próxima semana.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Prouni 2026 começam nesta segunda-feira

O processo seletivo para o primeiro semestre oferece bolsas de estudo em instituições privadas e exige que os candidatos tenham participado das edições recentes do Enem.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Lula sugere assento para Palestina em conselho criado por Trump

Durante conversa telefônica nesta segunda-feira, presidente brasileiro defendeu reforma na ONU e propôs cooperação no combate ao crime organizado internacional.
L
Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Ieda Chaves reforça ações sociais em agenda em Vilhena

Deputada estadual destacou diálogo com lideranças locais e conheceu projetos voltados à proteção de mulheres e à inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte.
L
Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Eyder Brasil leva Janeiro Branco às ruas de Porto Velho

Deputado promove pit stop de conscientização sobre saúde mental e reforça a importância do cuidado emocional, do diálogo e da prevenção junto à população.
L
Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Dra. Taissa reafirma compromisso com Vila Samuel: diálogo e escuta

Em visita ao distrito de Candeias do Jamari, deputada ouviu moradores e produtores rurais, reforçando a defesa por melhorias em infraestrutura, serviços básicos e fortalecimento da produção local.
L
Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Saúde pública: Cláudia de Jesus defende CDI em Cacoal

Deputada estadual apresentou indicação ao Governo de Rondônia para implantação de um Centro de Diagnóstico de Imagem, ampliando exames do SUS e reduzindo filas no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

Mulher com mandado de prisão é detida por tráfico de drogas em RO

A suspeita, conhecida como “Mandraca”, foi flagrada com dezenas de papelotes de cocaína na rua T-15; ela alegou que vendia o entorpecente para pagar dívidas com uma facção criminosa.
12
Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

Corpo com indícios de violência é encontrado em córrego no bairro Jotão

O cadáver foi localizado no final da Rua Santos Dumont, em Ji-Paraná, em uma área de difícil acesso; a Polícia Civil investiga o caso como possível homicídio.
18
Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

Polícia Militar impede tentativa de suicídio e apreende arma no bairro Urupá

A intervenção rápida de uma guarnição em Ji-Paraná evitou que um homem disparasse contra a própria cabeça neste domingo; ele foi conduzido à delegacia por posse ilegal de arma.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Casos de câncer de pele aumentam 17 vezes em dez anos no Brasil

Levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra que diagnósticos saltaram de 4 mil para 72 mil, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Hospital Regional de Guajará-Mirim conquista selo da ONA de qualidade e segurança

Unidade recebeu certificação da Organização Nacional de Acreditação, que reconhece padrões de qualidade e segurança no atendimento em saúde.
L
RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

RO-418 recebe melhorias em trecho entre Cacoal e Rondolândia para reforçar a segurança viária

DER-RO executa encascalhamento em 38 quilômetros da RO-418, melhorando a trafegabilidade especialmente no período chuvoso.
L
Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Prefeitura sorteia ambulantes para atuar no Baile Municipal e Curumim Folia

Sorteio define ambulantes credenciados para eventos que abrem o Carnaval 2026 em Porto Velho e será realizado nesta terça-feira (27), na Seinfra.
L
Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

Governo de Rondônia institui Política de Segurança da Informação no Iperon

A nova política foi aprovada pelo Conselho do Iperon e estabelece diretrizes para proteção de dados e sistemas previdenciários.
L
Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Efetivação de direitos sociais melhora a qualidade de vida de famílias vulneráveis em Rondônia

Programas sociais do governo ampliaram atendimentos, fortaleceram a assistência social e impactaram positivamente famílias desde 2019.
L
Energisa realiza Ideathon para reduzir acidentes com rede elétrica

Energisa realiza Ideathon para reduzir acidentes com rede elétrica

Maratona online de ideias busca soluções inovadoras para aumentar a segurança da população e vai premiar os melhores projetos com R$ 10 mil.
L
Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação no estado

Startup Day 2026: Sebrae RO mobiliza ecossistema de inovação no estado

Evento chega à 12ª edição com programação simultânea em todas as regionais de Rondônia e reforça a cultura empreendedora, a inovação e o fortalecimento das startups.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.