QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Tem que ter coragem! Uma vídeo/carta é enviada ao "xerife" Alexandre de Moraes – o poderoso do STF

Militantes ofendem o Presidente da República, em artigos grotescos e virulentos, alguns sugerindo até o assassinato dele ou que se esfregue a cara dele no asfalto ou que se jogue futebol com a cabeça dele.

Publicado em 

Autor: Sérgio Pires

TEM QUE TER CORAGEM! UMA VÍDEO/CARTA É ENVIADA AO "XERIFE" ALEXANDRE DE MORAES, O PODEROSO DO STF

Há momentos em que ainda dá uma imensa tristeza de se ver o que parte do jornalismo tem feito contra a isenção e a verdade. Mas, de vez em quando, embora em casos raros, ainda dá orgulho de ser jornalista! De se saber que ainda há gente com talento e coragem suficientes para dizer, com todos os cuidados, até porque vivemos sob o risco da censura e de virulentas decisões que podem aplicar punições a granel, dependendo de quem opina, escreve ou fala, tanto em grupos fechados, quando nas redes sociais abertas. Infelizmente, porque nossa Constituição anda sendo maltratada, em alguns dos seus principais artigos. Militantes ofendem o Presidente da República, em artigos grotescos e virulentos, alguns sugerindo até o assassinato dele ou que se esfregue a cara dele no asfalto ou que se jogue futebol com a cabeça dele. Tudo aceito como normal, pela democracia que uma parte de lideranças e da sociedade, que sonha com uma Brasil-Cubano ou um Brasil-Maduro defende. Mas coitados dos que pensam o contrário e exaltam, por vezes com ideário duro e até radical (como o faz tranquilamente, sob a proteção das leis, o outro lado do pensamento)! Pobres dos que ofendem, ameaçam, desabafam, mesmo sem nunca ter passado de palavras ou comentários, jamais com qualquer ação prática, alguma autoridade, por exemplo, do Supremo Tribunal Federal. Ou que sejam denunciados por partidos de esquerda, nanicos ou não. Nestes casos, o risco é iminente de que caia sobre essa gente, o pesadíssimo braço da lei, mesmo que isso signifique ultrapassar os limites seguros da nossa sagrada Constituição. Até os idiotas que hoje aplaudem medidas ditatoriais contra seus adversários, vão acabar sabendo o que é injustiça, quando forem eles as vítimas.

Por isso, é de grande valia para os princípios democráticos, se ouvir e assistir uma lição de opinião corajosa e jornalismo desafiador. Dita com palavreado escolhido a dedo, eivada de ironia, mas, acima de tudo, uma prova concreta de que nem tudo está perdido neste Brasil, mesmo sob o domínio de uma minoria ideológica. Dessa minoria que se adonou de algumas das mais importantes instituições do nosso país, através de décadas de aparelhamentos e verdade única, impostas de cima para baixo, nos colégios e nas universidades e, daí, para a vida da Nação. Antes que ele e quem divulga sua opinião sejam punidos com o mesmo rigor dos que pensam diferentes e são tratados como criminosos; antes que o vídeo seja retirado do ar, vale a pena assistir ao depoimento de Caio Copolla, com o título "Carta ao Xerife Alexandre de Moraes". É uma espécie de desabafo que milhões de brasileiros gostariam de fazer, mas não o fazem por medo. E todos sabemos o porquê do medo. Assista, desfrute e depois pense profundamente sobre o que está acontecendo na nossa Nação. Claro, sempre com um pé atrás, pelo perigo que se corre de reproduzir um conteúdo como este". Veja no link.

HORÁRIO ELEITORAL COMEÇA SOFT, COM APRESENTAÇÕES E NENHUM ATAQUE ENTRE OS CANDIDATOS

O horário eleitoral gratuito, para cinco principais candidatos ao Governo, começou soft, com produções de qualidade, no geral, muito uso de efeitos especiais e tecnologia de ponta na produção dos vídeos e com depoimentos dos candidatos inicialmente apresentando algo de suas vidas na política e falando nos primeiros planos de ação, caso eleitos.

Marcos Rocha, com maior tempo, começou com uma gravação externa, falando sobre seu governo, o combate à corrupção e defendendo a continuidade da sua administração, destacando a preocupação, desde o início do seu governo, em combater a corrupção, para que não houvesse desvio de recursos para investir em todos os setores de governo.

Daniel Pereira, o segundo com maior tempo, apresentou-se ao eleitorado, defendeu a candidatura do presidente Lula, quem, segundo ele, foi o Presidente que mais investiu e mais fez por Rondônia e, ainda, disse que espera uma campanha de alto nível, com propostas e sem baixarias.

Marcos Rogério começou seu programa se apresentando, se dizendo um homem de palavra e defendendo investimentos do Estado em áreas vitais, como a saúde, a educaão e as estradas. Se apresentou como o candidato do presidente Bolsonaro e disse que quer trazer um novo rumo para a administração estadual.

Ivo Cassol começou falando na família, afirmou que entrou para a política para fazer a diferença, porque já não aguentava mais ver que os políticos não resolviam as coisas e destacou que vai ampliar muito mais o que já fez como prefeito de Rolim de Moura, governador por dois mandatos e senador, disse que é possível fazer muito mais, "nas mãos de quem sabe administrar e governar".

Léo Moraes começou se apresentando como candidato, contando sua história e dizendo porque quer governar Rondônia. O hoje deputado federal avisa que sentiu que chegou o momento de enfrentar um novo desafio e fazer um governo que goste de gente. É hora de acelerar, destacou o candidato do Podemos, no programa inaugural da propaganda gratuita.

CASO CASSOL NO STF TEM EMPATE E A DECISÃO SERÁ ANUNCIADA ATÉ NO MÁXIMO A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Não se pode falar sobre a eleição ao Governo em Rondônia, sem se passar pelo caso do candidato Ivo Cassol, o ex-governador e ex-senador, um dos mais poderosos políticos da nossa terra e que, na primeira pesquisa feita depois de iniciada a campanha, já aparece tecnicamente empatado com o governador Marcos Rocha. Cassol concorre sub judice e depende ainda de uma decisão do pleno do STF para poder se manter na disputa. Ele já tem o voto favorável do ministro Nunes Marques, que lhe concedeu liminar que habilitou a autorização para manter sua candidatura e que, nesta sexta, reiterou sua posição, favorável ao rondoniense. Na mesma madrugada de sexta, o ministro Alexandre de Moraes emitiu seu voto, contrário à manutenção da liminar. Nesta segunda-feira, a votação deve prosseguir. Faltam ainda nove votos e qualquer tentativa de se tentar alguma previsão, é absolutamente fora da realidade. Os advogados de Cassol continuam otimistas, considerando que a tese de que ele já cumpriu com tudo o que devia para a Justiça, o habilita à disputa. Já os adversários torcem para que ele não consiga disputar. Obviamente que nenhum deles fala isso abertamente, até porque, caso fique fora da corrida, o apoio de Cassol será considerado praticamente vital, para o lado que ele pender. Só resta esperar, portanto.

PRESIDENTE DIZ QUE AUTORIZA USO DO SEU NOME EM IMAGEM A TODOS QUE O QUISEREM E FAZ CRÍTICA VELADA A MARCOS ROGÉRIO

Não há como não comentar a crítica, embora velada e sem citar nomes, de Jair Bolsonaro ao senador Marcos Rogério, por ter o candidato do PL em Rondônia ingressado na Justiça para impedir que outro concorrente, o governador Marcos Rocha, usasse o nome do Presidente da República em sua campanha. O TRE de Rondônia acatou a ação, por questões da legislalçaio eleitoral, determinando que Rocha não utilizasse sua ligação com o Presidente em sua propaganda eleitoral. O primeiro passo de Bolsonaro para não concordar com Rogério foi num vídeo divulgado logo depois da decisão do TRE, em que ele avisava que qualquer candidato a qualquer cargo eletivo, seja Governo, Senado, Câmara Federal ou Assembleias Legislativas que quiserem usar sua imagem na propaganda eleitoral, podem fazê-lo, sem restrições. Nesta sexta-feira, numa entrevista que bateu todos os recordes de audiência do programa Pânico, na Jovem Pan, Bolsonaro voltou a criticar a ação na Justiça. Afirmou que "num Estado, alguém do meu partido ingressou com ação na Justiça impedindo que se use meu nome" e reiterou que não aceita esta medida. Bolsonaro voltou a avisar: permite o uso de sua imagem a todos os que assim o quiserem, independente de acordos entre legendas. Até o final de semana, o senador Marcos Rogério não se prenunciou sobre o assunto. Marcos Rocha continha proibido de usar o nome do Presidente na sua campanha…

VERGONHA: QUEIMADAS E FUMAÇA TOMAM CONTA DAS CIDADES, SEM QUE NINGUÉM SEJA PRESO E RESPONDA POR ESTA CRIME

Não tem lei, não tem autoridade, não tem bom senso, não tem respeito por nada e por ninguém. Quem faz queimadas, mesmo sabendo do perigo que elas representam, inclusive para a saúde principalmente de velhos e crianças, está se lixando para a floresta, para sua cidade, para seus vizinhos, para a coletividade. Mesmo com todas as orientações, os pedidos, os apelos, o clamor pela civilidade, os que desrespeitam todas as normas de convivência e de respeito para com a natureza e seus semelhantes, só vão parar com suas ações criminosas quando forem tratados como criminosos que são. Não adianta colocar panos quentes, dizendo que no geral são pobres agricultores que precisam fazer a queimada para o reaproveitamento da terra. Todos sabemos que há muitas outras formas de fazer a mesma coisa, sem a destruição e os danos que as queimadas causam. Porto Velho – apenas para dar o exemplo de uma cidade do Estado que está sofrendo novamente com o problema – teve, nos últimos tempos, nada menos do que 204 focos de incêndio, tornando-a a quinta cidade do país com mais fumaça e fogo. Nos últimos dias, há momentos em que o sol desaparece, sob uma fumaça perigosa. O que mais entristece é se saber que, mesmo com milhares e milhares de pessoas sendo prejudicadas, ninguém é preso, ninguém responde por este crime, tudo continua como se essa agressão fosse normal. Que inferno que estamos vivendo!

SALÁRIOS RIGOROSAMENTE EM DIA: DESDE 2003 JAMAIS ATRASARAM E, NESTE MÊS, PAGAMENTO CAIU ADIANTADO

A sexta-feira amanheceu com uma boa notícia não só para o funcionalismo, mas também para o comércio e para todos os setores que formam a economia do Estado e que dependem dos salários dos servidores, para terem sua parte nessa riqueza mensal que os milhões de reais colocados no mercado representam. Desta vez, o total do salário do funcionalismo superou os 275 milhões, caídos na conta dos cerca de 60 mil trabalhadores. A liberação do dinheiro nos caixas dos bancos, aliás, foi uma surpresa. O pagamento deste mês foi antecipado em alguns dias, trazendo ao funcionalismo uma boa notícia em pleno final de semana. A questão do pagamento rigorosamente em dia para todo o corpo de servidores do Estado, vai completar 20 anos em 2023. O registro de não atrasar um só dia, depois de longos períodos em que os salários não chegavam ao bolso do funcionário por até seis meses (incluindo-se aí o 13º atrasado), começou em fevereiro de 2023, quando do início do primeiro governo de Ivo Cassol. Durante seus dois mandatos (incluindo-se aí os meses em que João Cahulla comandou o Estado); durante os mandatos de Confúcio Moura, mais os meses em que Daniel Pereira esteve à frente do governo e nos três anos e oito meses do governo Marcos Rocha, jamais houve atraso novamente. Há, pois, que se comemorar.

DEPOIS DE MUITOS PROBLEMAS E VÁRIOS FECHAMENTO, PARQUE DA CIDADE SERÁ PRATICAMENTE RECONSTRUÍDO

Será mais que uma revitalização. Porto Velho vai ganhar, não se sabe se ainda este ano, mas vai ganhar sim, um novo Parque da Cidade. A Prefeitura estava planejando, a princípio, implantar algumas melhorias e fazer obras estruturais aqui e ali, mas devido à situação em que o parque se encontra, não houve outro jeito senão reprogramar tudo e praticamente reconstruir o Parque. Um erro de projeto determinou que praticamente todo o planejamento fosse refeito, unindo esforços de trabalhadores servidores da Emdur e funcionários de uma empresa terceirizada, que estão realizando um profundo serviço de mudança praticamente geral no Parque, que foi doado à cidade como compensação, pelo Porto Velho Shopping e que, desde sua abertura, em 2014, tem sofrido vários problemas, sendo fechado durante longos períodos. Nesta semana, o prefeito Hildon Chaves e o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame e outros assessores, foram visitar a obra, quando anunciaram que o novo Parque receberá inúmeras melhorias, como mudança em toda a área de ajardinamento, iluminação a LED e pista de caminhada asfaltada, entre várias outras melhorias. Nem o Prefeito e nem Beltrame falaram sobre datas ou prazo de entrega, mas ambos garantiram que a obra estará pronta em alguns meses e o Parque da Cidade voltará a ser um ponto de encontro dos porto-velhenses. Aqui mesmo, nos próximos dias, mais detalhes da gigantesca obra…

JN: PARA UM, A RAIVA LATENTE; PARA OUTROS, O TAPETE VERMELHO E A BOLA LEVANTADA NO PÊNALTI

A semana que marcou o fim das entrevistas do Jornal Nacional, o maior jornalístico da mídia brasileira, embora já tenha perdido muito da sua audiência e quase tudo do seu respeito, deixou um rastro de lamento e tristeza, entre aqueles que ainda acreditam no bom e imparcial jornalismo. Tomado pela parcialidade, a maior emissora do país tentou, através dos seus mais importantes nomes da área, parecer isenta, mas, claro, apenas conseguiu um arremedo disso. O tratamento dado a Jair Bolsonaro foi de inimigo. O tratamento dado ao ex-presidente Lula, a Ciro Gomes, e à candidata Simone Tebet, os principais adversários do atual Presidente, foi de amiguinhos. No caso de Lula, então, qualquer brasileiro que se prestou a assistir à pantomima, deve ter ficado ruborizado com a colocada da bola na marca do pênalti, para que o ex-presidente candidato fizesse gol. Bolsonaro mal conseguiu balbuciar respostas, antes de ser interrompido, de forma quase raivosa (e com mentiras, como quando a apresentadora Renata Vasconcelos disse que a campanha de trancar a população em casa, durante a pandemia, era apenas "para quem pudesse"), enquanto a Ciro, Lula e Simone foram dados todo o tempo do mundo, sem interrupções e sem contestações. Foram momentos lúgubres para a imprensa brasileira, infelizmente!

PERGUNTINHA

Você já está participando da campanha eleitoral, tem ouvido os candidatos, se envolve nos debates ou acha que não tem nada a ver com tudo isso que está acontecendo no seu país? 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova 364 registra 2,3 mil ocorrências na Operação Feriado

Ação educativa abordou mais de 10 mil usuários com informações sobre direção segura
L
Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Operação Viagem Segura orienta mais de 10 mil motoristas na BR-364 durante férias

Ação educativa da concessionária Nova 364 reforçou direção segura e combate a acidentes em 11 pontos da rodovia durante o período de festas.
L

Nova 364: Sorteio premia usuário com scooter elétrica

A concessionária Nova 364 realizou nesta terça-feira (06) o sorteio de uma Scooter M4 1000W em Porto Velho
L
Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Contribuintes já podem emitir boletos do IPTU 2026 online ou presencialmente

Prefeitura de Porto Velho libera emissão digital e presencial dos boletos do IPTU 2026, TRSD 2025 e Cosip, com descontos para pagamento à vista.
L
Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Natal de Luz 2025 encerra nesta terça-feira no Palácio Rio Madeira

Evento do governo de Rondônia chega ao fim, após mais de dois meses de visitação e mais de 1,3 milhão de pontos de luz em LED.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Inscrições da Chamada Escolar começam nesta quinta-feira (8)

Prazo segue até 15 de janeiro, com inscrições online pelo site da Prefeitura para vagas na rede municipal de ensino de Porto Velho.
L
BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

BVQQ anuncia programação oficial do Carnaval 2026 em Rondônia

Banda do Vai Quem Quer celebra 46 anos com desfile, ações sociais e ambientais; festa começa em 14 de janeiro e o grande desfile será em 14 de fevereiro.
L
Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira (7) em Rondônia

Governo de Rondônia abre inscrições para concursos da Seduc com mais de 4,3 mil vagas para professor e técnico educacional até 9 de fevereiro.
L

Nota de pesar: João Adaildo do Nascimento

João Adaildo do Nascimento faleceu aos 96 anos. Soldado da Borracha, era reconhecido pela fé, simplicidade, amor à família e dedicação à música religiosa.
L

Planejando 2026: o caminho para investir com inteligência e equilíbrio

Entenda como montar uma estratégia vencedora unindo a segurança da renda fixa ao potencial das ações para investir com equilíbrio em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital após queda e exige laudo médico

Ex-presidente sofreu queda em cela da PF; ministro do STF determina exames específicos mediante comprovação
L
Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Neidinha Suruí se consolida como nome forte para o Senado por Rondônia em 2026

Pré-candidata da REDE e PSB destaca-se por baixa rejeição, trajetória socioambiental e articulação política ampla
L
Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Brasil classifica sequestro de Maduro como “afronta gravíssima” na OEA

Embaixador Benoni Belli afirmou que ação militar dos EUA viola soberania venezuelana e cria precedente perigoso para a comunidade internacional.
L
Trump afirma que ataque à Venezuela deixou "muitos mortos"

Trump afirma que ataque à Venezuela deixou “muitos mortos”

Presidente dos EUA disse que operação contra Maduro matou principalmente cubanos e elogiou ação militar, criticando opositores e manifestantes contrários à intervenção.
L
EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

EUA defendem controle do petróleo venezuelano em reunião da OEA

Em reunião de emergência, diplomata norte-americano afirma que petróleo da Venezuela não deve ficar nas mãos de adversários do Hemisfério Ocidental e reforça ações contra Maduro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão na Avenida Recife deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente envolvendo carro e motocicleta terminou com veículo colidindo contra árvore; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
10
Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Rapaz sobrevive a tentativa de homicídio em Comodoro

Jovem de 24 anos foi baleado na perna por trio armado que se passou por policiais; vítima conseguiu fugir e pediu ajuda à mãe.
16
Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Venezuelano é preso em Vilhena após tentar enforcar mulher grávida

Homem de 29 anos ameaçou matar a companheira de 29 anos no bairro Cidade Verde 2; vítima estava no quinto mês de gestação e conseguiu escapar.
16
Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Mulher em surto invade BR-435 e é socorrida em Cerejeiras

Paciente de 27 anos, enfrentando quadro depressivo, mobilizou Polícia Militar e Corpo de Bombeiros após cortar os pulsos e invadir rodovia.
16
Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Sobrevivente de acidente na BR-364 é transferido para Ji-Paraná

Motorista de 43 anos, único ferido com gravidade em colisão na BR-364 próximo a Vilhena, passa por cirurgias e segue tratamento em hospital de Ji-Paraná.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (PT 06): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 05): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-03): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT-02): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação
L

Recebimento da Licença Ambiental (PT 01B): AGROPECUÁRIA MAGGI LTDA

Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença Operação
L
Semed entrega 145 bicicletas a alunos da Escola Antônio Ferreira

Semed entrega 145 bicicletas a alunos da Escola Antônio Ferreira

Iniciativa da Prefeitura premia estudantes com melhor desempenho no Avalia Porto Velho e busca fortalecer a educação municipal.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Prefeitura de Jaru divulga resultado definitivo de teste seletivo para diversas funções

Processo seletivo nº 004 contemplou cargos como médico psiquiatra, cozinheiro, eletricista e vigilante
L
Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Tarifaço de Trump derruba exportações brasileiras aos EUA em 2025

Vendas ao mercado norte-americano caem 6,6%, mas alta nas exportações para China e União Europeia compensa recuo
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.