Autor: Emerson Barbosa
Uma reportagem apurada pela Agência Reuters e divulgada este mês, mostra uma possível associação da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) com o garimpo ilegal de ouro na Floresta Amazônica.
“Distante dos olhos até mesmo do governo brasileiro”, os Estados Unidos emitiram o alerta em uma reunião entre Brian Nelson, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira dos Tesouro dos EUA com autoridades do Brasil.
De acordo com o relatório, existe a ligação da sigla criminosa PCC que comanda cartel de drogas no país com o garimpo ilegal de ouro na Amazônia.
Tal conexão, segundo o governo norte-americano interliga a corrente do tráfico com garimpeiros que atuam na região, que se tornou o epicentro do crime ambiental nos últimos anos.
Informações do governo norte-americano expõem a facção, criada em 1990 por Marcos Willians Herbas Camacho, ‘Marcola’, preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Porto Velho Rondônia como o garimpo de ouro que se alastra dentro da Amazônia brasileira.
Brian Nelson, revelou que os EUA receberam “informações importantes, e que atestam a ligação da organização criminosa” o garimpo de ouro. O governo de Joe Biden já havia imposto ‘sansões’ para frear a atuação do PCC, a maior ramificação criminosa brasileira em atuação dentro do país.