QUARTA-FEIRA, 21/01/2026

Em destaque

Lei Maria da Penha completa 16 anos

E o combate à violência de gênero ganha campanha “Agosto Lilás”.

Publicado em 

Autor – Alana Gandra

A Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha que criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher completa hoje (7) 16 anos. Para lembrar a data, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou a campanha Agosto Lilás. O objetivo é promover ações de conscientização para o fim da violência contra a mulher, além de divulgar o canal de denúncias Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher).


Marcelo Camargo

“A cada minuto, oito mulheres sofrem violência no Brasil. Não se omita. Denuncie”. Esse é o tema da campanha Agosto Lilás, de alcance nacional.

Veiculação

De alcance nacional, a campanha será veiculada nos meios digitais e na TV aberta. Em Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Acre, estados com maiores taxas de feminicídios, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as ações também serão divulgadas em rádios, ônibus e outdoor social. Em três grandes metrópoles – São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – os conteúdos abrangerão ainda relógios digitais sincronizados com o mobile, outdoor social, elevadores de edifícios residenciais e mídias externas voltadas a passageiros de metrôs e trens, além de mobiliários urbanos.

A ministra Cristiane Britto chamou a atenção que todas as formas de violências devem ser denunciadas, sejam físicas, psicológicas, morais, patrimoniais, sexuais ou políticas. “A campanha enfatiza que enquanto você está no elevador, oito mulheres são agredidas no Brasil. Toda a população deve ficar atenta aos sinais, escutar, acolher, denunciar. O ministério disponibiliza o canal gratuito Ligue 180, que pode ser acionado por qualquer pessoa para salvar uma mulher”, advertiu a ministra.

O Ligue 180 recebe denúncias de violências, inclusive de cunho político contra a mulher, além de compartilhar informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher e orientar sobre direitos e legislação vigente. O canal pode ser acionado por meio de ligação gratuita, ‘site’ da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Lei Maria da Penha

Sobre a Lei Maria da Penha, que está completando 16 anos neste domingo (7), a ministra Cristiane Britto destacou a importância da lei para a proteção integral da mulher. “A Lei Maria da Penha é um grande marco no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres no país. Ela é considerada uma das leis mais avançadas do mundo nessa temática, além de ser uma das mais conhecidas entre os brasileiros, sendo a base para o desenvolvimento de políticas públicas”, disse a ministra.

De acordo com o ministério, violência doméstica e familiar é aquela que mata, agride ou lesa física, psicológica, sexual, moral ou financeiramente a mulher. É cometida por qualquer pessoa, inclusive mulher, que tenha uma relação familiar ou afetiva com a vítima, ou seja, more na mesma casa (pai, mãe, tia, filho, marido) ou tenha algum outro tipo de relacionamento. Nem sempre é o marido ou companheiro, observou, contudo, o MMFDH .

Formulário

Ao longo desses 16 anos, a Lei Maria da Penha passou por alterações que serviram para seu fortalecimento. Uma delas foi a Lei nº 14.149/21, que instituiu o Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Segundo a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM/MMFDH), Ana Muñoz Reis, a ferramenta é essencial para prevenir feminicídios e orientar a atuação da órgãos de segurança pública. O formulário, informou, engloba 27 questões que mapeiam a situação da mulher em situação de violência, do agressor e o histórico de violência na relação entre os dois. “O objetivo da aplicação do formulário é unificar a avaliação de casos com potencial risco de violência nas relações domésticas”, explicou a secretária.

O formulário deve ser aplicado, preferencialmente, pela Polícia Civil no momento de registro da ocorrência ou, em sua impossibilidade, pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário, por ocasião do primeiro atendimento à mulher vítima de violência doméstica e familiar. Nesse questionário, o risco é classificado como baixo, médio e elevado, a partir da avaliação das condições das vítimas. O formulário indica também o risco de nova agressão ou de feminicídio, além de ajudar na elaboração de um plano de segurança e de apoio.

Tipos de violência

O MMFDH esclareceu sobre os tipos de violências praticadas contra a mulher: a violência física, por exemplo, é qualquer ação que ofenda a integridade ou a saúde do corpo, como bater ou espancar; empurrar, atirar objetos na direção da mulher; sacudir, chutar, apertar; queimar, cortar, ferir. Já as violações sexuais consistem em qualquer ação que force a mulher a fazer, manter ou presenciar ato sexual sem que ela queira, por meio de força, ameaça ou constrangimento físico ou moral. Entre os exemplos estão obrigar a fazer sexo com outras pessoas; forçar a ver imagens pornográficas; induzir ou obrigar o aborto, o matrimônio ou a prostituição.

Já a violência psicológica, conforme informa a Lei nº 13.772/18, é “qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir, ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”.

As violações psicológicas também incluem xingar; humilhar; ameaçar e amedrontar; tirar liberdade de escolha ou ação; controlar o que faz; vigiar e inspecionar celular e computador da mulher ou seus e-mails e redes sociais; isolar de amigos e de familiares; impedir que trabalhe, estude ou saia de casa; fazer com que acredite que está louca.

No âmbito patrimonial, a violência consiste em qualquer ação que envolva retirar o dinheiro conquistado pela mulher com seu próprio trabalho, assim como destruir qualquer patrimônio, bem pessoal ou instrumento profissional. Entre as ações, estão incluidos destruir material profissional para impedir que a mulher trabalhe; controlar o dinheiro gasto, obrigando-a a fazer prestação de contas, mesmo quando ela trabalhe fora; queimar, rasgar fotos ou documentos pessoais.

Caracteriza a violência moral qualquer ação que desonre a mulher diante da sociedade com mentiras ou ofensas. É também acusá-la publicamente de ter praticado crime. Os exemplos incluem xingar diante dos amigos; acusar de algo que não fez; falar coisas que não são verdadeiras sobre ela para os outros.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

A autoridade monetária encerrou as atividades da financeira controlada pelo Banco Master após a instituição falhar em pagamentos à Mastercard e confirmar estado de insolvência.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 55 milhões de reais

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para 55 milhões de reais

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.962 realizado nesta terça-feira e o valor principal será sorteado novamente no próximo concurso da Caixa.
L
Governo e MP recomendam que X impeça conteúdos sexuais no Grok

Governo e MP recomendam que X impeça conteúdos sexuais no Grok

A ANPD, a Senacom e o Ministério Público Federal estabeleceram prazo de 30 dias para que a plataforma de inteligência artificial pare de gerar imagens íntimas sem autorização.
L
Prefeitura realiza troca de manilhas e reforça drenagem na Sete de Setembro para evitar alagamentos

Prefeitura realiza troca de manilhas e reforça drenagem na Sete de Setembro para evitar alagamentos

Obra preventiva substitui estruturas antigas e reduz pontos críticos de alagamento na região central; motoristas devem redobrar atenção no trânsito.
L
Petrobras triplicará capacidade de transporte com novas embarcações

Petrobras triplicará capacidade de transporte com novas embarcações

Investimento de 2,9 bilhões de reais em navios gaseiros e barcaças visa reduzir dependência de terceiros e aumentar eficiência logística no abastecimento nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial: Artur Quintela Junior fala sobre tradição, parcerias e 15 anos no ramo vidreiro

A edição desta quarta-feira, dia 21, às 09h, do Momento Empresarial destaca a história de quem construiu uma marca sólida apostando em confiança, relacionamento e qualidade.
L
Presidente do Inep nega erro em resultado final do Enamed

Presidente do Inep nega erro em resultado final do Enamed

Manuel Palacios afirmou que inconsistências apontadas por universidades ocorreram apenas em comunicações prévias e não afetaram os indicadores oficiais de qualidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 3

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 3

O cronograma de pagamentos de janeiro continua nesta quarta-feira com valor médio de 697,77 reais e inclui adicionais para gestantes e crianças de até seis anos.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da Educação

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da Educação

Candidatos podem consultar a lista e acompanhar prazos para recursos no site oficial; 3.858 inscrições registradas para contratação temporária de professores.
L
Horóscopo de terça-feira (20/1): clareza orienta decisões

Horóscopo de quarta-feira (21/1): organização e equilíbrio emocional

Previsões para quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, indicam um dia propício para alinhar expectativas, reorganizar a rotina e decidir com mais consciência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois leva lazer e dignidade ao bairro Jardim Vitória com construção de nova praça

Cássio Gois leva lazer e dignidade ao bairro Jardim Vitória com construção de nova praça

Graças a uma parceria entre o deputado estadual Cássio Gois, a Prefeitura de Cacoal e lideranças comunitárias, o bairro está 100% asfaltado, conta com calçadas, meio-fio, iluminação em LED e água tratada.
L
Associação de Chupinguaia recebe R$ 120 mil para implementos agrícolas por meio de deputada Lebrinha

Associação de Chupinguaia recebe R$ 120 mil para implementos agrícolas por meio de deputada Lebrinha

Recurso atende produtores da Associação Nossa Aparecida a pedido do vereador Gardell Vinicius.
L
Ieda Chaves destina recurso para veículo da Associação Vaso de Alabastro em Porto Velho

Ieda Chaves destina recurso para veículo da Associação Vaso de Alabastro em Porto Velho

Emenda parlamentar de R$ 47 mil fortalece a ressocialização de egressos e o projeto de reciclagem Cidade Limpa.
L
Toffoli marca depoimentos do caso Master para os dias 26 e 27 de janeiro

Toffoli marca depoimentos do caso Master para os dias 26 e 27 de janeiro

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, concentrou as oitivas de oito investigados em apenas dois dias para apurar suspeitas de fraudes na venda de carteiras de crédito ao Banco de Brasília.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Fundo Partidário e Reeleição: O desafio dos novatos nas eleições de 2026

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Fundo Partidário e Reeleição: O desafio dos novatos nas eleições de 2026

Análise aponta disparidade financeira entre detentores de mandato e novos candidatos; bastidores políticos em Rondônia fervem com indefinições sobre partidos e apoios majoritários.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM recupera roupas furtadas após perseguição no bairro Cai N’água

PM recupera roupas furtadas após perseguição no bairro Cai N’água

O suspeito conseguiu fugir por uma área de mata após cair em um esgoto, mas abandonou a sacola com as mercadorias que foram encaminhadas à delegacia.
14
Dentista é presa após atropelar marido na zona leste

Dentista é presa após atropelar marido na zona leste

A mulher utilizou o próprio carro para atingir a motocicleta do companheiro durante uma perseguição no bairro Tiradentes e ambos foram autuados por embriaguez.
14
Jovem é presa após furtar óculos em shopping de Porto Velho

Jovem é presa após furtar óculos em shopping de Porto Velho

Seguranças do centro comercial localizado na avenida Rio Madeira detiveram a mulher de 20 anos que aproveitou a distração de uma vendedora para realizar o crime.
12
Motorista foge após bater em poste na avenida Pinheiro Machado

Motorista foge após bater em poste na avenida Pinheiro Machado

Um veículo modelo Voyage foi abandonado na madrugada desta quarta-feira em Porto Velho após o condutor colidir contra a estrutura de iluminação pública e fugir.
10
Casal é preso após perseguição e atropelamento em Porto Velho

Casal é preso após perseguição e atropelamento em Porto Velho

Uma odontóloga e o marido foram detidos por embriaguez no bairro Tiradentes após a mulher perseguir e derrubar o companheiro, que fugia de moto, em via pública.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Militares dos Estados Unidos apreendem outro petroleiro ligado à Venezuela

Militares dos Estados Unidos apreendem outro petroleiro ligado à Venezuela

A interceptação do navio Sagitta no Caribe é a sétima ação desse tipo em um mês, como parte da estratégia do governo Donald Trump para controlar os recursos petrolíferos venezuelanos.
L
Parlamento Europeu aprova moção para contestar acordo UE-Mercosul

Parlamento Europeu aprova moção para contestar acordo UE-Mercosul

A decisão de enviar o tratado para análise do tribunal superior do bloco pode atrasar a implementação em até dois anos e atende a pressões de produtores rurais franceses.
L
Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas por falta de segurança

Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas por falta de segurança

A agência reguladora proibiu a venda e determinou o recolhimento de produtos da Cycles Nutrition e da Mushin devido ao uso de ingredientes não avaliados.
L
Anvisa registra primeiro genérico do medicamento Dexilant

Anvisa registra primeiro genérico do medicamento Dexilant

A liberação do dexlansoprazol deve ampliar o acesso ao tratamento de refluxo gastroesofágico e esofagite erosiva com preços mais acessíveis para adultos e adolescentes.
L
Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

O presidente dos Estados Unidos anunciou que deseja a participação do líder brasileiro em um colegiado internacional focado na reconstrução da Faixa de Gaza.
L
Deputada Dra. Taíssa propõe emenda de R$ 30 milhões para nomeação de novos policiais civis

Deputada Dra. Taíssa propõe emenda de R$ 30 milhões para nomeação de novos policiais civis

Proposta apresentada à LOA 2026 busca reforçar a Polícia Civil e viabilizar a convocação de aprovados em concurso público.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.