Autor – Redação News Rondônia
Na madrugada desta sexta-feira (22) o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou mais um monitoramento hidrológico, na qual, constou que o rio Madeira está com 4,4 metros, ou seja, está com um nível abaixo da média para esta época do ano. Foram observadas três zonas, sendo uma delas em Porto Velho.
Foto: Reprodução/Rede Amazônica/News Rondônia
De acordo com o CPRM, o nível do rio Madeira deve continuar abaixando, em vista, da seca forte e da falta de chuva que vem ocorrendo no estado de Rondônia. Entretanto, com a recessão do nível do rio da capital, a seca poderá retornar ou alcançar patamares semelhantes a que ocorreu em 2020.
Ainda segundo o Serviço Geológico do Brasil, só a previsão de chuvas somente daqui duas semanas, porém, não deverá ser chuvas que irá significativamente aumentar o nível do rio Madeira em Porto Velho.
Na quarta-feira (20) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a capital do estado de Rondônia, Porto Velho, registrou a umidade mais baixa do ano na cidade, sendo 11% da umidade relativa do ar. Por sinal, o dado registrado no dia foi a menor do país na quarta-feira. Devido as condições do ar, a umidade está em estado crítico.
A população da capital ainda deve sofrer com o calor e baixa umidade nos próximos dias, em vista, que o ar seco deve permanecer sobre Porto Velho nos próximos dias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o nível ideal de umidade do ar para o ser humano deve ser de 40% a 70%.