Autora: Renata Camurça
Já tomou um porre de um livro? Normalmente isso ocorre quando encontramos uma história muito marcante, que mexe com os sentimentos, quando o livro termina e continuamos presos aos personagens do livro e ficamos dias pensando na última leitura.
Algumas pessoas chamam ressaca literária ou período de hiato, o processo longo e intenso de se desligar do último livro. Os principais sintomas são desinteresse em começar um novo livro, falta de ânimo na hora da leitura, nenhuma história parece ser envolvente, dificuldade de se concentrar na leitura e falta de conexão com os personagens.
Calma! É um ótimo sinal que estamos tendo acesso à livros impactantes. Sentir Ressaca literária é normal, acontece com a maioria dos leitores e tem cura. E, a boa notícia é que não sou médica, mas tenho a receita para superar a terrível ressaca literária. Basta seguir as minhas dicas!
1.Converse sobre o livro com outro leitor – às vezes é necessário colocar para fora os sentimentos sobre a leitura, contar sobra a história e falar sobre o que te marcou para poder dar adeus ao livro.
2.Escreva resenha do livro – registrar as impressões da história é uma forma de manter o livro um pouco mais na vida e funciona como terapia da despedia.
3.Indique o livro – use a redes social para recomendar a leitura do livro e incentive outros leitores a mergulharem na história que tanto te comoveu. É como passar o livro para frente e dizer bem-vindo ao próximo.
4.Espere um tempo – tudo na vida precisa de um tempo para ser superado e com o livro não difere, fazer uma pausa é preciso para absorver a história. Alguns dias costumam ser o suficiente. Aproveite para assistir filmes, séries ou ouvir uma boa música.
5.Pratique a releitura – procure um comfort book, aquele livro que você lembra da história e sabe que é uma leitura leve e agradável, sem grandes picos de emoção, afinal você já conhece o final e se sente em casa. Use a releitura para se prepara para um novo livro.
6.Diversifique o tipo de leitura – ocasionalmente ler sempre o mesmo gênero pode ser cansativo e se tornar mais um livro com o mesmo tipo de história. Sair da zona de conforte é legal para descobrir novos caminhos na literatura.
7.Leia livros de contos – talvez você ainda não esteja pronto para encarar um livro enorme e que exija muito do intelecto. Geralmente os livros de contos são leituras rápidas e descomplicadas.
8.Visite uma livraria – observe as novidades, peça sugestões ao vendedor, nessa busca pode acontecer um encontro surpreendente, entre você e um livro inusitado.
9.Compre o livro tão sonhado – O livro que está há tempos na lista de “próximas leituras” e que até hoje você não comprou por o valor é um pouco salgado pode ser a resposta imediata para o desinteresse na leitura.
Sei que para um leitor voraz é difícil terminar um livro e não conseguir engatar imediatamente em outra leitura, mas saiba que na hora certa, o livro perfeito aparecerá e será o fim da ressaca literária.
Se você seguiu todas as dicas e nada resolveu, é importante olhar para dentro e entender o verdadeiro motivo de não estar conseguindo ler. Pode ser emocional, resultado de uma rotina corrida… é bom respirar fundo e resolver os problemas internos.
Não tenha pressa e nem force a leitura, ler antes de tudo é um passatempo, uma atividade prazerosa. Tudo bem você se reconectar com o universo literário quando estiver se sentindo melhor. Não se cobre, uma hora sua mente voltará ao equilíbrio. É só uma fase e vai passar, uma vez leitor, sempre leitor!
Boa leitura!