QUINTA-FEIRA, 13/03/2025
Publicidade

Alemanha destrói floresta de 12 mil anos para produzir carvão, sob o silêncio de ONGS e ambientalistas

Normalmente, qualquer pesquisa sobre a atuação das ONGs, principalmente quando se questiona sobre a gritaria que elas fazem em relação à Amazônia, se tem algumas centenas de títulos.

Publicado em 

Autor: Sérgio Pires

Pesquise no Google: "protestos de ONGs internacionais contra a destruição de uma floresta de 12 mil anos na Alemanha". Normalmente, qualquer pesquisa sobre a atuação das ONGs, principalmente quando se questiona sobre a gritaria que elas fazem em relação à Amazônia, se tem algumas centenas de títulos. Milhares, dependendo do detalhamento do que se questiona, no mais completo site de pesquisas do mundo. Mas, não há uma única resposta quando se pergunta sobre um dos maiores crimes ambientais da atualidade, praticado num país entre os que mais financiam e exportam as tais "organizações não governamentais", para protestar contra o que eles chamam de crimes ambientais em outras terras, incluindo o nosso Brasil, é claro. Para quem não conhece o assunto, uma floresta localizada a menos de 50 quilômetros de Bonn, que durante o período da divisão da Alemanha em duas partes (ocidental, democrática e oriental, comunista) foi a capital do país, foi dizimada. Todas as árvores  e moradias sumiram. No local, se implantou uma usina de carvão (isso mesmo, carvão!), usado para geração de energia. A floresta que sumiu do mapa, tinha nada menos do que 12 mil anos. Ou seja, 120 séculos. Imagine-se, só por um segundo, se houvesse algo parecido no Brasil e na Amazônia. Só pela imaginação já seríamos tratados como escórias da Humanidade, destruidores do Planeta, merecedores de uma invasão internacional e tudo o que de pior se possa cogitar. Na Alemanha, ali não! Lá, todos os recursos à Justiça até agora foram rejeitados, porque continuam valendo as leis ambientais do fim do século 19 e lá não tem STF, como o temos, que determina mudanças até na Constituição, de acordo com a interpretação dos seus membros.

Ora, a destruição da floresta, que não era imensa, mas histórica para toda a Alemanha e importante para a região situada no estado da Renânia do Norte, na Vestfália, chocou muita gente. Alguns poucos ambientalistas se aventuraram a protestar, sem sucesso e, ao contrário do enorme barulho que fazem quando se infiltram em outros países (como o nosso), para urrar contra pretensas destruições ambientais, sempre abrigados na mídia partidária, no seu próprio país poucos lhe deram alguma atenção. A expansão da mina de Garzweilwe, que produz carvão marrom, também chamado de lignite, um dos combustíveis fósseis mais poluentes do mundo, teve uma mobilização, sem qualquer resultado prático, de alguns poucos ambientalistas. Nem uma só máquina destruidora parou de trabalhar. Tanto a floresta quanto o vilarejo que ela abrigava, sumiram do mapa. Nem na Alemanha, nem na França, nem nos Estados Unidos e muito menos entre os ambientalistas de ar condicionado, que vivem à beira mar, aqui no Brasil; nem na nossa gloriosa imprensa, houve quem levantasse sua voz para os tradicionais berros que estamos acostumados a ouvir, quando o assunto é nossa floresta. Aqui todos dão pitaco. Lá, o buraco é mais embaixo!

Alemanha destrói floresta de 12 mil anos para produzir carvão, sob o silêncio de ONGS e ambientalistas - News Rondônia

Foto: Sérgio Pires

GOVERNO COMEMORA SUCESSO DA RR SHOW: ANTES DA FEIRA TERMINAR, VENDAS JÁ CHEGARAM A 1 BILHÃO E 800 MILHÕES

Foi um estrondoso sucesso. Um espetáculo do agronegócio e de quem faz parte dele. Antes que a os números fechassem, a edição deste ano da Rondônia Rural Show já atingia patamares superlativos: mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais em negócios; mais de 240 mil visitantes. E os dados ainda não foram definitivamente fechados. Um dia antes da feira terminar, o governador Marcos Rocha postou um vídeo nas redes sociais, comemorando os resultados. Não conseguia esconder sua alegria. Rocha lembrou que na oitava edição, realizada em 2019 (em 2020 e 2021 a feira não foi realizada por causa da pandemia), os valores auferidos nos negócios bateram em pouco mais de 700 milhões de reais. Ao se projetar os negócios para esta nona edição, o governo e seus parceiros se contentavam em chegar a vendas de 1 bilhão, o que significaria um crescimento superior a 33 por cento, o que já seria um grande salto, ainda mais em tempos em que tanto o mercado nacional quando o internacional vivem momentos de risco e tensão. Mas a feira sediada em Ji-Paraná veio mesmo para surpreender e superar todas as expectativas. Já na quarta-feira, seu terceiro dia, a meta das vendas havia sido alcançada. Dois dias depois, os números saltaram para mais de 1 bilhão e 800 milhões de reais (segundo anunciou o próprio Governador, em postagem feita no Instagram), 2,4 vezes a mais do que a melhor das previsões. A Rondônia Rural Show, agora cada vez mais internacional, foi um daqueles sucessos que se tem dificuldade para adjetivar. O que resta agora é esperar pelo ano que vem, quando ela será ainda mais gigantesca, certamente!

TANTO QUANTO UMA GRANDE FEIRA DE NEGÓCIOS, A RONDÔNIA RURAL SHOW FOI TAMBÉM PASSARELA PARA POLÍTICOS

A Rondônia Rural Show não foi apenas uma feira comercial. Foi um grande palanque político. Por ela desfilaram as principais personalidades este mundo que, no final deste ano, certamente estarão entre os que assumirão o poder por quatro anos, seja em nível federal, no Congresso. Seja em nível estadual, no Governo do Estado e Assembleia Legislativa. O governador Marcos Rocha, candidato à reeleição, acompanhado de seu principal staff e de grande número de candidatos que o apoiam, (como o casal Hildon e Ieda Chaves) foi personagem presente em todos os dias e nos principais acontecimentos da feira. Não perdeu nada. Seu principal opositor, o senador Marcos Rogério, também andou por lá e quando não de corpo presente, foi representado por importantes nomes que o apoiam. O presidente da Assembleia Legislativa e um dos principais aliados de Rocha, o deputado Alex Redano, também foi importante participante da Rondônia Rural Show, inclusive levando uma sessão especial do parlamento rondoniense para dentro da feira. Entre os candidatos ao Senado, os que mais estiveram presentes foram a deputada federal Mariana Carvalho e o ex-senador Expedito Júnior, ambos aprovados no quesito popularidade. Destaque-se, ainda, a importante presença do senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, que esteve presente em várias ocasiões e em todas as partes da feira. Por lá também esteve Confúcio Moura, que acabou saindo irritado, conforme relato a seguir. Enfim, tanto quanto um evento histórico, a Rondônia Rural Show foi uma passarela importante para os candidatos de outubro…

ATÉ AGORA, A MAIORIA DOS RONDONIENSES AINDA ESTÁ LONGE DA DISPUTA E NÃO SE ENVOLVEU COM A ELEIÇÃO

Começaram a ser feitas pesquisas, por enquanto não oficiais e os primeiros números não apontam, ainda, algum nome que possa ser considerado disparado na corrida pelo governo. A legislação eleitoral não permite divulgação de dados sem seguir todas as exigências legais, mas o que se pode dizer é que a grande maioria do eleitorado ainda não se envolveu na disputa. A cinco meses da eleição, um percentual muito alto de rondonienses não estaria sequer pensando sobre o assunto. Quem está envolvido até o pescoço são os candidatos e seus grupos políticos, enquanto o povão se concentra apenas em suas necessidades imediatas, na tentativa de fugir da crise e ignora, ao menos até agora, os debates e os preparativos da sucessão estadual. Os candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa também percorrem suas bases, à cara do eleitor, alguns conseguindo mobilizar algum público, mas outros nem tanto. A verdade é que as convenções partidárias ainda estão distantes e, só depois delas é que o clima eleitoral deve esquentar mesmo, até porque todos os nomes que apareceram até agora são apenas pré-candidatos. Entre 20 de julho e 5 de agosto acontecerão as convenções. Daí sim é que a briga vai começar de verdade!

CONFÚCIO CONTESTA E DIZ QUE NÃO DEIXOU DÉFICIT NAS FINANÇAS, MAS ROCHA REAFIRMA ROMBO DE 426 MILHÕES DE REAIS

O senador e ex-governador Confúcio Moura, geralmente comedido, chutou o pau da barraca nesta semana, criticando seu sucessor, Marcos Rocha, até com palavreado incomum ao seu estilo, por um antigo assunto referente à situação financeira do Estado. Rocha sempre comentou que teria recebido o Governo com um rombo, quando assumiu, em janeiro de 2019. Mais uma vez, desta feita na abertura da vitoriosa Rondônia Rural Show, o atual Governador lembrou que recebeu o Estado "com sérios problemas financeiros e um déficit de 426 milhões de reais". Aliás, Marcos Rocha não fez, no evento que presidiu em Ji-Paraná, nada diferente do que já repetiu dezenas de vezes, , nestes três anos e meio, falando para diferentes públicos. Desta vez, porém, Confúcio reagiu. Negou o rombo. Lembrou, por exemplo, que em 5 de abril de 2018, deixou o cargo de Governador para concorrer ao Senado, assumindo em seu lugar o vice-governador Daniel Pereira, que, segundo o senador, deu sequência ao trabalho, "com pagamentos em dia e, algumas vezes, adiantando". Confúcio bateu pé e disse que "deixamos a Receita Estadual bem informatizada e dotada de todos os instrumentos (bancos de dados e alta tecnologia) e processos digitalizados e até obras para o nosso sucessor inaugurar até este fim de ano", disse. Confúcio fez várias análises, tentando provar que, ao contrário do que diz Rocha, ele deixou até dinheiro em caixa. O atual Governador contemporizou, dizendo que respeita muito Confúcio Moura e que o rombo (sobre o qual ele manteve suas afirmações), foi deixado pelo sucessor de Confúcio, sem citar o nome de Daniel Pereira. "Recebi o governo com um rombo de mais de 226 milhões de reais", repetiu, mas deixou claro que respeita muito Confúcio. 

SENADOR ABRE O JOGO, SE COLOCA COMO OPOSITOR AO GOVERNO BOLSONARO E SONHA COM A TERCEIRA VIA DE SIMONE TEBET

Outra declaração de Confúcio Moura, também surpreendeu, já que, ao menos até agora, ele não havia declarado publicamente sua oposição ao governo Bolsonaro. Numa publicação nas redes sociais, o senador do MDB rondoniense, que abriu mão de disputar o governo novamente, escreveu que "o Brasil precisa de um novo Presidente!". O senador rondoniense, que ainda tem mais quatro anos e meio de mandato no Congresso, enfim deixou clara sua postura, assumindo a oposição ao presidente Jair Bolsonaro e seu governo. Para Confúcio, o país precisa de "um Presidente que pense diferente e que encare as necessidades reais que o Brasil tanto precisa. A educação como fundamento. Nada de extremismos, nem de direita nem de esquerda. Porque não levam a nada, apenas a um populismo". Depois desse raciocínio, ficou clara a intenção do representante rondoniense no Senado: o apoio à candidatura do seu partido, o MDB, para a Presidência da República. Por isso, para ele, "Simone Tebet é a esperança do que o Brasil realmente precisa, para poder crescer, prosperar e fazer justiça para todos". Mesmo um político experiente, com uma longa vida pública, Confúcio continua, em alguns momentos, deixando claro seus créditos em sonhos. A candidata emedebista, escolhida por seu partido como uma terceira via, jamais conseguiu passar de 1,5 por cento nas intenções de voto. Na atual conjuntura da política brasileira, ela só teria chance se os dois candidatos que polarizam a eleição, Bolsonaro e Lula, renunciassem às suas candidaturas ou morressem….

NEGREIROS COMANDA A CÂMARA, ATUA NA POLÍTICA E COMEMORA AO VER PEDIDOS DO POVO ATENDIDOS

Tem o comando da Casa, que é função de extrema responsabilidade e que tem sido exercida com competência e dedicação. Tem ainda a questão política, onde há sempre a preocupação em compartilhar avanços com seus companheiros, demonstrar fidelidade e parceria e, ainda, liderar ações como, por exemplo, coordenar a campanha da primeira dama, Ieda Chaves, que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa. Em ambas atuações, o vereador Edwilson Negreiros, presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, tem tido resultados altamente positivos. Mas, o que ele gosta mesmo é ver seu gabinete cada vez mais cheio de gente do povo. "Sempre deixo claro que as portas do meu gabinete estão abertas à sociedade. Aqui recebemos as demandas diretamente do povo, e, na condição de fiscais do município de Porto Velho, repassamos os problemas e cobramos soluções aos órgãos responsáveis," informa Negreiros. Neste contexto, o presidente da Câmara comemora e agradece as providências tomadas através da Semob, atendendo pedidos de sua autoria, para resolver problemas de diferentes regiões da Capital. Primeiro, no bairro Nova Esperança, na zona norte, onde foram feitas várias obras. O mesmo ocorreu no bairro Militar, na Estrada de Santo Antônio, onde as reivindicações dos moradores, feitas através de Negreiros, foram atendidas. Por último, a Semob ainda realizou outras obras no bairro Nova Esperança, resolvendo problemas nas ruas, que estavam causando problemas à população daquela área. Negreiros, no final, agradeceu ao secretário Diego Lage e a todos os que trabalharam duro para atender as necessidades dos porto velhenses beneficiados com as obras.

O ASSASSINO "DIMENOR" EM BREVE ESTARÁ NAS RUAS. JÁ A FAMÍLIA DO POLICIAL FOI CONDENADA A UMA PENA ETERNA

Um menino. Pouco mais de 15 anos. É esse o assassino de um policial, que estava dentro da sua casa, com sua família, quando o assaltante invadiu a casa para roubar. O policial reagiu, houve troca de tiros e ele morreu. O menor, mesmo baleado na perna, conseguiu fugir, mas foi preso pouco depois. Está aí mais uma fotografia triste e dantesca do que está acontecendo em Porto Velho, quadro, aliás, que não é diferente do resto do Brasil. Os "dimenor", autorizados pela lei para assaltar, roubar e matar, porque inimputáveis (no máximo ficam algum guardados em centros de menores, também escolas do crime), saem de lá ilesos, inclusive sem ficha criminal. Se isso não é um convite ao crime, o que mais seria? Talvez o discurso do candidato Lula, que concorre novamente à Presidência e que diz não aceitar que um menor, "apenas por roubar um  celular", seja preso. O crime de Porto Velho, em breve, cairá no esquecimento. Ao "dimenor", um matador de 15 anos, nada acontecerá. Mas a família do policial, ela sim, cumprirá uma pena eterna, sem seu ente querido e mantenedor do lar. O matador, em breve, poderá estar nos palanques de políticos como Lula, se apresentando como vítima da sociedade. Estamos mesmo a caminho da destruição do nosso Brasil!

PERGUNTINHA

Você acha possível ou não dá crédito à última pesquisa do instituto DataFolha, que coloca o ex-presidente Lula com 54 por cento de intenções de votos, ou seja, eleito no primeiro turno e o presidente Jair Bolsonaro, que teria menos de 30 por cento?

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dr. Marcelo Almeida traz inovação para Rondônia com a cirurgia MIRELA

Procedimento robótico oferece recuperação mais rápida e resultados mais naturais
L

Agenda News: Queijos e sabores no Buba Burgers

Quatro hambúrgueres irresistíveis que destacam o queijo como protagonista.
L

Agenda News: Celebre o Saint Patrick’s Day e muito mais no Grego Original Pub

Um fim de semana imperdível com chopp verdes, cartolas Leprechaun, além da famosa Happy Friday e a badalada Feijuka com Rock.
L

Entrega de equipamentos para salas de recursos multifuncionais reforça inclusão digital na educação

As escolas contempladas estão localizadas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho.
L

Prazo final: Inscrições para Auxiliar de Ordem Pública encerram na sexta-feira (14)

Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsões do Horóscopo desta quinta (13/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quinta (13/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quinta-feira (13/3) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Privatização da BR-364 pode encarecer produtos em Rondônia e Acre

Privatização da BR-364 pode encarecer produtos em Rondônia e Acre

Carretas podem pagar R$ 2 mil em pedágios de ida e volta entre Porto Velho e Vilhena
L
Veja cronograma da declaração do Imposto de Renda 2025

Veja cronograma da declaração do Imposto de Renda 2025

Programa gerador estará liberado a partir desta quinta-feira (13)
L
Primeiro lote de restituição do IR será pago em 30 maio

Primeiro lote de restituição do IR será pago em 30 maio

Quem usar declaração pré-preenchida e optar pelo Pix terá prioridade
L

Grego Rock Dance: uma viagem no tempo com os maiores sucessos do Flashback

9ª edição da festa acontece no Grego Original Pub com Banda Projeto Retrô e DJ Gaguinho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa e Vice-Prefeito Ricardinho cobram agilidade do Iphan para revitalização do Museu de Guajará-Mirim

Obra faz parte das medidas compensatórias das usinas hidrelétricas em Rondônia e está em fase final de aprovação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende maternidades para Ji-Paraná e Porto Velho

Parlamentar esteve no Ministério da Saúde com o prefeito Léo Moraes e o Coronel Jefferson Rocha, Secretário de Estado da Saúde.
L

Se não tiver advogado, até Jesus Cristo é condenado, garante criminalista Samuel Costa

O advogado criminalista também alertou sobre os riscos de julgamentos baseados apenas na versão da acusação. “A história nos ensina que condenações sem defesa técnica adequada podem levar a erros irreparáveis.
L

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A inovação tecnológica é uma das marcas da nova fase desta operação, que ganhou reforço significativo com o uso de tecnologias avançadas.
L
Deputada Cristiane Lopes destina 450 mil para construção de pontos de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes destina 450 mil para construção de pontos de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Além desse investimento, a parlamentar já destinou mais de R$ 1 milhão para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender as demandas da assistência social e a compra de equipamentos hospitalares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é resgatada com vida após ficar seis dias presa nas ferragens de carro

Mulher é resgatada com vida após ficar seis dias presa nas ferragens de carro

A mulher, que havia dormido ao volante depois de visitar sua mãe perdeu o controle do veículo.
10
Cães rottweiler escapam de casa e atacam criança na rua

Cães rottweiler escapam de casa e atacam criança na rua

Guilherme sofreu ferimentos graves na perna, costela, braço, pescoço e veia.
12
PRF identifica veículo adulterado, em Cacoal

PRF identifica veículo adulterado, em Cacoal

O veículo foi interceptado na BR 364
10
Jovem é encontrada enterrada sob concreto após cobrar dívida de ex-colega de trabalho

Jovem é encontrada enterrada sob concreto após cobrar dívida de ex-colega de trabalho

A jovem estava desaparecida desde domingo (9), quando saiu da padaria onde trabalhava para se encontrar com o homem, Thiago S., que devia o valor há cerca de três meses.
14
Homem é preso após agredir namorada com socos em mercado

Homem é preso após agredir namorada com socos em mercado

As imagens, que rapidamente se espalharam pelas redes sociais, mostram o agressor, identificado como Italo K., atacando a vítima na manhã da segunda-feira (10).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ADMINISTRADORA DE BENS GAZIN LTDA

Licença Ambiental Prévia e de Instalação
L

Requerimento da Licença Ambiental: FRIGO VIOLA LTDA

Licença Prévia, Instalação e Operação – PROCESSO Nº. 1801/05503/2013
L
Motociclista vitima de acidente morre no hospital em Porto Velho

Motociclista vitima de acidente morre no hospital em Porto Velho

Na ocasião, o rapaz pilotava uma moto XRE300 pela Rua Constelação, quando teria invadido a preferencial e foi atingido por uma caminhonete.
18
Ambulante é morto após ser atingido por uma bala perdida enquanto saía de casa

Ambulante é morto após ser atingido por uma bala perdida enquanto saía de casa

De acordo com a família, a vítima, Marcelo Santos Martins, de 52 anos, foi atingido por uma bala perdida enquanto saía de casa para trabalhar e levar o almoço para sua esposa.
18

Cinco anos pós-pandemia; atuação do governo de RO no combate à covid-19 foi decisiva para salvar vidas

A covid-19 impôs desafios sem precedentes à humanidade, e desde os primeiros casos registrados, o governo de Rondônia mobilizou todos os esforços para estruturar a rede de atendimento.
L
'Lua de Sangue': Eclipse Total da Lua ocorrerá na madrugada de sexta-feira; Saiba Como Assistir

‘Lua de Sangue’: Eclipse Total da Lua ocorrerá na madrugada de sexta-feira; Saiba Como Assistir

O evento será visível em toda a América do Norte, Central e do Sul, e ao longo da noite, a Lua passará pela sombra da Terra, o que a fará desaparecer por um tempo.
L
Galinha põe ovo em formato de meia-lua

Galinha põe ovo em formato de meia-lua

Esse tipo de ovo, apesar de curioso, não é algo comum e pode indicar problemas com a postura da ave.
L
Literatura em destaque: Escritoras rondonienses participam do Fórum Internacional de Literatura e Arte (FILA) 2025

Literatura em destaque: Escritoras rondonienses participam do Fórum Internacional de Literatura e Arte (FILA) 2025

O evento contou com a presença de convidados nacionais e internacionais, além da participação ativa dos alunos da Escola Ministro Petrônio Portela.
L
Polícia prende homem suspeito de roubo e apreende simulacro de arma de fogo

Polícia prende homem suspeito de roubo e apreende simulacro de arma de fogo

O suspeito foi identificado durante patrulhamento e abordado enquanto circulava em uma bicicleta preta, veículo utilizado na fuga do crime.
14
PATAMO prende suspeito e apreende drogas após abordagem

PATAMO prende suspeito e apreende drogas após abordagem

O local da abordagem era um conhecido ponto de tráfico, onde também foram encontrados celulares de procedência duvidosa.
12