SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

Mais de 100 cafeicultores de Rondônia superam pontuação de cafés especiais durante 6º Concafé

Em Rondônia, o investimento na melhoria da cultura cafeeira incentivou os produtores rurais a implantarem os cafezais, por mudas de café clonais.

Publicado em 

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), organizado pelo Governo Estadual, deste ano foi além das expectativas esperadas. Em sua sexta edição, com 237 concorrentes de alto nível, mostrou que o Estado está muito à frente quando o assunto é café robusta (Coffea Canephora), popularmente conhecido pela variedade conilon. Dentre os participantes, mais de cem cafeicultores ultrapassaram a marca de 80 pontos que classificam o café considerado especial.

O Coffea Canephora é um café originário da África Ocidental, cultivado na África e no Brasil. Diferente do café arábica, o mais comum dentre os cafés brasileiros, não precisa ser cultivado necessariamente em regiões de alta altitude, sendo muito bem tolerado nas terras rondonienses. De característica mais amarga e marcante e por ter boa solubilidade, o café robusta sempre foi muito utilizado na produção de café solúvel, mas nos últimos anos, sua bebida vem se destacando e agradando os consumidores.

CAFÉ TECNIFICADO

Em Rondônia, o investimento na melhoria da cultura cafeeira incentivou os produtores rurais a implantarem os cafezais, por mudas de café clonais. O governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), distribuiu as mudas aos interessados e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) orientou acerca de plantio e manejo, colheita e pós-colheita para uma produção mais eficiente.

Para retomar a lavoura cafeeira, as políticas públicas de governo introduziram o uso de novas tecnologias como: técnicas de clonagem, irrigação localizada e a recuperação de solos através da calagem e adubação. O resultado apresentou um crescente aumento da produtividade e qualidade do café de Rondônia.

Segundo o gerente técnico da Emater-RO, Raphael Cidade, com a introdução dessas novas tecnologias, apesar de ter havido uma redução do parque cafeeiro, houve um aumento na produção com mudas clonais de maior potencial produtivo. “Essa redução não significa menos café em Rondônia, mas sim uma maior produção em menor área, proporcionando ainda, ao cafeicultor, a recuperação de áreas em degradação e diminuindo o desmatamento”, diz Cidade, salientando que com a introdução das mudas clonais a produtividade média das lavouras ultrapassa as 70 sacas por hectare.

INVESTIMENTO

Ao longo dos últimos anos, o governo de Rondônia tem priorizado ações que incentivam o produtor rural a produzir mais, com qualidade e sustentabilidade, e com o café não foi diferente. A Câmara Setorial do Café, instituída pela Portaria nº 42/Seagri-RO/2013, reativada em 2017, e o dia do início da colheita do café, criado pela Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015, foram essenciais para que a cafeicultura rondoniense tomasse novos rumos, mas o fortalecimento do café de Rondônia veio somente após a realização do primeiro concurso de café, em 2016.

O primeiro Concafé já contou com 184 amostras e surpreendeu revelando a superioridade do café rondoniense e abriu caminhos para aprimorar a excelência da produção de café no estado. De lá para cá, a cafeicultura rondoniense foi ganhando status significativo entre os principais incrementos econômicos, sendo um dos que mais arrecada Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A evolução da cafeicultura de Rondônia é notória e pode ser observada na realização de cada concurso nesses últimos seis anos. A partir de 2015, a discussão sobre o Programa Café Sustentável do IDH e a assinatura da Carta de Cooperação dos Serviços de Extensão do Brasil, garantiu ao estado de Rondônia nortear ações para melhoria da sustentabilidade da cafeicultura.

Soma-se a isso, a parceria feita com a Plataforma Global do Café, já em 2016, que contribuiu para que o estado chegasse ao atual patamar. De lá para cá, os projetos voltados à promoção da sustentabilidade trabalhados com os pequenos e médios produtores de café foram intensificados e o resultado é o que se vê com a realização do 6º Concafé que, dos 237 participantes, apresentou 103 cafeicultores com índices acima de 80 pontos, que classifica o café especial.

Outra superação desta sexta edição do concurso de qualidade e sustentabilidade do café foi a adesão de patrocinadores. Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, através de chamamento público, conseguiu-se uma soma de mais de 400 mil reais em premiação patrocinada, “a maior premiação para um concurso de sustentabilidade e qualidade da cafeicultura em nível de Brasil e em nível mundial”.

Brandão diz ainda que a assistência técnica da Emater foi primordial para que os produtores rurais, principalmente os da agricultura familiar, pudessem elevar a qualidade do café de Rondônia e para que o 6º Concafé, “que é o maior concurso de sustentabilidade e qualidade do café robusta amazônico, atendesse a sua expectativa e seu objetivo que é produzir com qualidade”.

Na oportunidade, Brandão agradeceu ao empenho de todos, principalmente das equipes, formadas por técnicos e colaboradores da Emater-RO, da Seagri e da Idaron que não mediram esforços para que o Concafé se consolide como o maior concurso de café robusta do país, reconhecendo que sem a colaboração da Prefeitura de Cacoal, que sediou todos os eventos realizados desde 2016, não seria possível uma festa tão pujante como essa realizada neste ano.

O evento também não seria possível se não fosse a participação dos parceiros, que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização do 6º Concafé, e principalmente dos 237 produtores participantes, sem os quais não seria possível a realização do evento.

Conheça os sete cafeicultores classificados e premiados na sexta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia.

Vencedores do 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (2021)

1º. Ronieli Hel (86,67 pontos)

Município: Novo Horizonte do Oeste

Premiação: trator cafeeiro (230 mil reais)

2º. Valdir Ferreira Aruá (86,17 pontos)

Município: Alta Floresta do Oeste

Premiação: secador de café (130 mil reais)

3º. João Alves da Luz (85,17 pontos)

Município: Cacoal

Premiação: torrador de café (22 mil reais)

4º. Onofre Teixeira (84,77 pontos)

Município: Novo Horizonte do Oeste

Premiação: 15 mil em dinheiro

5º. Ronaldo da Silva Bento (84,58 pontos)

Município: Cacoal

Premiação: 10 mil em dinheiro

6º. Alessandra Inácio Lopes Frez (84,5 pontos)

Município: Novo Horizonte do Oeste

Premiação: 50 toneladas de calcário

7º. Aldair Zimermann (84 pontos)

Município: Cacoal

Premiação: 50 toneladas de calcário

Texto: Wania Ressutti

Fotos: Saincler Rebouças e Frank Nery

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

Radialista Jota Junior retorna com programa Jogo Aberto na Rádio SGC FM

O profissional com 36 anos de carreira estreia na Rede SGC FM com transmissão para 35 municípios em Rondônia e Comodoro, no Mato Grosso.
L
Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Investimentos na BR 364 devem reduzir custos de transporte da safra

Obras antecipadas pela concessionária Nova 364 visam diminuir o impacto logístico negativo que atualmente gera um gasto extra médio de 38% para os transportadores de grãos.
L
Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Jaru conquista Selo Ouro do MEC pela alfabetização na idade certa

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Rondônia recebe a certificação máxima do Ministério da Educação por atingir metas de aprendizagem no ensino fundamental.
L
Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Hospital de Jaru realiza mais de 100 atendimentos infantis em três dias

Nova unidade especializada atende crianças de até 12 anos em regime de plantão 24 horas com estrutura lúdica e equipes de pediatria desde a última terça-feira.
L
Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Sistema de consórcios deve crescer cerca de 11% em 2026

Setor encerrou o último ano com desempenho histórico e projeta avanço sustentado pela mudança no comportamento do consumidor brasileiro e busca por planejamento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Entrevista com Tatiana Sadeck, Sebrae Rondônia

Sexta-feira, dia 23, às 16h, o Bora Ali recebe Tatiana Sadeck para falar sobre o papel do Sebrae em Rondônia, apoio aos pequenos negócios, inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Agência reguladora barrou comercialização de produtos por origem desconhecida, falta de iodo e irregularidades em conservantes após fiscalização nacional.
L
Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina hoje

Gestores escolares têm até o fim desta sexta-feira para solicitar a revisão da pontuação preliminar no programa que reconhece políticas de ensino fundamental.
L
O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado.

O CPTEC e o Inpe preveem um fim de semana chuvoso para a maior parte do estado

As precipitações serão classificadas entre os níveis 1 e 2, com a possibilidade de chuvas do grupo 3 em áreas pontuais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Deputado Edevaldo Neves destina recursos para reforma em Rio Crespo

Investimento de 200 mil reais será aplicado na revitalização da Associação Rancho da Amizade para garantir melhorias estruturais e fortalecer atividades comunitárias na região.
L
Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Senador Bagattoli pedirá a suspensão da cobrança de pedágio na BR-364 à ANTT

Parlamentar anuncia ação junto à agência reguladora para suspender pedágio até que melhorias previstas sejam entregues; alerta sobre impacto nos preços de alimentos
L
Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Marcos Rocha: um líder de aparência – Por Ayel Muniz

Análise política aponta padrão de rupturas sucessivas e isolamento de antigos aliados como marca do governo estadual; ex-vice e principais nomes da base foram descartados ao longo do caminho
L
Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Lula critica defesa de dono do Master e compara desfalque à pobreza

Presidente afirmou que falta vergonha a quem apoia o banqueiro Daniel Vorcaro após desvio bilionário e destacou entregas de moradias populares em Alagoas.
L
Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Lula participa de fórum econômico e visita canal no Panamá

Presidente viaja na próxima semana como convidado de honra para debater infraestrutura, segurança e comércio regional com líderes da América Latina e Caribe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Executivos do Rioprevidência são alvos de busca na Operação Barco de Papel

Presidente da autarquia e ex-diretores de investimento tiveram bens apreendidos pela Polícia Federal em investigação sobre aplicações suspeitas de quase 1 bilhão de reais.
L
Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Foragido de Rondônia é capturado no estado de Santa Catarina

Polícia Civil de Cacoal localizou investigado por furtos de motocicletas em Camboriú com o apoio de equipes catarinenses após descumprimento de medidas judiciais.
12
Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Polícia Civil resgata vítima e impede execuções em Rondônia

Equipes da Delegacia de Guajará-Mirim desarticularam um grupo criminoso que mantinha cativeiros intermunicipais e planejava o assassinato de duas pessoas na região.
12
PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

PRF apreende anfetaminas e maconha com motorista em Vilhena

Polícia Rodoviária Federal encontrou drogas na cabine de um caminhoneiro que dirigiu quase 60 horas sem o descanso obrigatório durante fiscalização na BR 364 em Rondônia.
10
Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Jovem é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Suspeita foi flagrada por raio-x com entorpecentes escondidos nas partes íntimas ao tentar visitar apenado no presídio 603
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento da Licença Ambiental: ANDRADE & HASSEM LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Estudantes da rede estadual de Ariquemes se destacam na redação do Enem 2025

Alunos de escolas estaduais alcançaram notas de até 940 na redação; resultados refletem ações pedagógicas e projeto Trilhando Rumo ao Enem
L
Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Nota de pesar: Manuel Marques de Souza

Aposentado e guardião de histórias, Bodo deixa legado de sabedoria e bom humor entre amigos e familiares da capital rondoniense
L
TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

TCE garante transferência de pacientes e desafoga UPA em Porto Velho

Ação do Tribunal de Contas em conjunto com a Secretaria de Saúde garantiu que todos os pacientes que aguardavam vagas em corredores fossem levados para hospital.
L
Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Estudo revela que Manaus se consolidou como epicentro logístico do tráfico de drogas na Região Norte

Por sua vez, Rondônia, especialmente com a possível reabertura da BR-319, pode tornar-se mais um corredor estratégico na disputa entre as facções criminosas. No Amazonas, o Comando Vermelho (CV) já acua moradores e toma até mesmo municípios na região.
L
Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Forte chuva em Buritis causa alagamentos e assusta moradores

Temporal registrado na última quinta-feira provocou o transbordamento de canais e inundou ruas em diversos bairros da cidade, mobilizando equipes de limpeza e defesa civil.
L

O papel do branding estratégico na valorização do equity da sua empresa

Branding estratégico fortalece a autoridade da marca, aumenta margens de lucro e transforma reputação em ativo financeiro, impulsionando o equity e o valor de mercado das empresas.
L
FPT lidera desempenho técnico no Dakar e amplia histórico de vitórias

FPT lidera desempenho técnico no Dakar e amplia histórico de vitórias

CURSOR 13 sustenta desempenho das equipes e consolida presença no rally
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.