SEXTA-FEIRA, 27/02/2026

Em destaque

Mais de 100 cafeicultores de Rondônia superam pontuação de cafés especiais durante 6º Concafé

Em Rondônia, o investimento na melhoria da cultura cafeeira incentivou os produtores rurais a implantarem os cafezais, por mudas de café clonais.

Publicado em 

O Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), organizado pelo Governo Estadual, deste ano foi além das expectativas esperadas. Em sua sexta edição, com 237 concorrentes de alto nível, mostrou que o Estado está muito à frente quando o assunto é café robusta (Coffea Canephora), popularmente conhecido pela variedade conilon. Dentre os participantes, mais de cem cafeicultores ultrapassaram a marca de 80 pontos que classificam o café considerado especial.

O Coffea Canephora é um café originário da África Ocidental, cultivado na África e no Brasil. Diferente do café arábica, o mais comum dentre os cafés brasileiros, não precisa ser cultivado necessariamente em regiões de alta altitude, sendo muito bem tolerado nas terras rondonienses. De característica mais amarga e marcante e por ter boa solubilidade, o café robusta sempre foi muito utilizado na produção de café solúvel, mas nos últimos anos, sua bebida vem se destacando e agradando os consumidores.

CAFÉ TECNIFICADO

Em Rondônia, o investimento na melhoria da cultura cafeeira incentivou os produtores rurais a implantarem os cafezais, por mudas de café clonais. O governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), distribuiu as mudas aos interessados e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) orientou acerca de plantio e manejo, colheita e pós-colheita para uma produção mais eficiente.

Para retomar a lavoura cafeeira, as políticas públicas de governo introduziram o uso de novas tecnologias como: técnicas de clonagem, irrigação localizada e a recuperação de solos através da calagem e adubação. O resultado apresentou um crescente aumento da produtividade e qualidade do café de Rondônia.

Segundo o gerente técnico da Emater-RO, Raphael Cidade, com a introdução dessas novas tecnologias, apesar de ter havido uma redução do parque cafeeiro, houve um aumento na produção com mudas clonais de maior potencial produtivo. “Essa redução não significa menos café em Rondônia, mas sim uma maior produção em menor área, proporcionando ainda, ao cafeicultor, a recuperação de áreas em degradação e diminuindo o desmatamento”, diz Cidade, salientando que com a introdução das mudas clonais a produtividade média das lavouras ultrapassa as 70 sacas por hectare.

INVESTIMENTO

Ao longo dos últimos anos, o governo de Rondônia tem priorizado ações que incentivam o produtor rural a produzir mais, com qualidade e sustentabilidade, e com o café não foi diferente. A Câmara Setorial do Café, instituída pela Portaria nº 42/Seagri-RO/2013, reativada em 2017, e o dia do início da colheita do café, criado pela Lei nº 3.516, de 17 de março de 2015, foram essenciais para que a cafeicultura rondoniense tomasse novos rumos, mas o fortalecimento do café de Rondônia veio somente após a realização do primeiro concurso de café, em 2016.

O primeiro Concafé já contou com 184 amostras e surpreendeu revelando a superioridade do café rondoniense e abriu caminhos para aprimorar a excelência da produção de café no estado. De lá para cá, a cafeicultura rondoniense foi ganhando status significativo entre os principais incrementos econômicos, sendo um dos que mais arrecada Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A evolução da cafeicultura de Rondônia é notória e pode ser observada na realização de cada concurso nesses últimos seis anos. A partir de 2015, a discussão sobre o Programa Café Sustentável do IDH e a assinatura da Carta de Cooperação dos Serviços de Extensão do Brasil, garantiu ao estado de Rondônia nortear ações para melhoria da sustentabilidade da cafeicultura.

Soma-se a isso, a parceria feita com a Plataforma Global do Café, já em 2016, que contribuiu para que o estado chegasse ao atual patamar. De lá para cá, os projetos voltados à promoção da sustentabilidade trabalhados com os pequenos e médios produtores de café foram intensificados e o resultado é o que se vê com a realização do 6º Concafé que, dos 237 participantes, apresentou 103 cafeicultores com índices acima de 80 pontos, que classifica o café especial.

Outra superação desta sexta edição do concurso de qualidade e sustentabilidade do café foi a adesão de patrocinadores. Segundo o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, através de chamamento público, conseguiu-se uma soma de mais de 400 mil reais em premiação patrocinada, “a maior premiação para um concurso de sustentabilidade e qualidade da cafeicultura em nível de Brasil e em nível mundial”.

Brandão diz ainda que a assistência técnica da Emater foi primordial para que os produtores rurais, principalmente os da agricultura familiar, pudessem elevar a qualidade do café de Rondônia e para que o 6º Concafé, “que é o maior concurso de sustentabilidade e qualidade do café robusta amazônico, atendesse a sua expectativa e seu objetivo que é produzir com qualidade”.

Na oportunidade, Brandão agradeceu ao empenho de todos, principalmente das equipes, formadas por técnicos e colaboradores da Emater-RO, da Seagri e da Idaron que não mediram esforços para que o Concafé se consolide como o maior concurso de café robusta do país, reconhecendo que sem a colaboração da Prefeitura de Cacoal, que sediou todos os eventos realizados desde 2016, não seria possível uma festa tão pujante como essa realizada neste ano.

O evento também não seria possível se não fosse a participação dos parceiros, que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização do 6º Concafé, e principalmente dos 237 produtores participantes, sem os quais não seria possível a realização do evento.

Conheça os sete cafeicultores classificados e premiados na sexta edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia.

Vencedores do 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (2021)

1º. Ronieli Hel (86,67 pontos)

Município: Novo Horizonte do Oeste

Premiação: trator cafeeiro (230 mil reais)

2º. Valdir Ferreira Aruá (86,17 pontos)

Município: Alta Floresta do Oeste

Premiação: secador de café (130 mil reais)

3º. João Alves da Luz (85,17 pontos)

Município: Cacoal

Premiação: torrador de café (22 mil reais)

4º. Onofre Teixeira (84,77 pontos)

Município: Novo Horizonte do Oeste

Premiação: 15 mil em dinheiro

5º. Ronaldo da Silva Bento (84,58 pontos)

Município: Cacoal

Premiação: 10 mil em dinheiro

6º. Alessandra Inácio Lopes Frez (84,5 pontos)

Município: Novo Horizonte do Oeste

Premiação: 50 toneladas de calcário

7º. Aldair Zimermann (84 pontos)

Município: Cacoal

Premiação: 50 toneladas de calcário

Texto: Wania Ressutti

Fotos: Saincler Rebouças e Frank Nery

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Mito da Caverna inspira aula aberta sobre despertar humano em Porto Velho

Encontro convida à reflexão sobre consciência e sentido da vida; instituição também abre inscrições para nova turma do curso Filosofia para Viver.
L
Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

Prefeitura de Jaru renova convênio com a Associação Abrace e garante recurso de R$ 240 mil para tratamento de dependentes químicos

O valor é utilizado no custeio de despesas básicas que garantem o funcionamento da casa de recuperação. Atualmente, a Abrace acolhe mais de 25 pessoas e tem capacidade para até 70 pacientes.
L
TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

TCE-RO lança Manual de orientação das prestações de contas anuais 2025

Mais segurança, padronização e transparência aos gestores públicos no cumprimento de suas obrigações.
L
Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Chuvas acionam plano de ação da Prefeitura em PVH

Reunião no Censipam aponta possibilidade de chuvas intensas e elevação do Rio Madeira
L
Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Prefeitura amplia drenagem e reduz alagamentos em Porto Velho

Ação realizada na quinta (26) substituiu manilhas de 60 cm por tubulações de 1 metro em pontos críticos para melhorar o escoamento da água
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Povoado Nerd: Cledson Júnior Souza Pimentel e a dança que abriu caminhos

Nesta sexta-feira, dia 27, às 17h, o Povoado Nerd entrevista Cledson Júnior Souza Pimentel para falar sobre sua trajetória na dança, passagens pela TV, publicidade e os novos rumos da carreira.
L
Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Governo recua e anula aumento de imposto para smartphones e eletrônicos

Camex restabelece alíquota de 16% para eletrônicos e zera impostos de 105 itens sem similar nacional após pressão política no Congresso.
L
MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

MEC inicia pagamento dos incentivos de conclusão e Enem do programa Pé-de-Meia

Nesta sexta-feira recebem estudantes nascidos em março e abril; valores premiam aprovação no ano letivo e participação no exame nacional.
L
Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Moradores denunciam que Estrada 28 de Novembro segue em situação crítica mesmo após novo serviço

Segundo moradores, o problema se arrasta há meses e, apesar de máquinas terem atuado recentemente no local, a situação piorou.
L
Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Bora Ali: Saulo Giordane revela bastidores da Amazônia Adventure e novo empreendimento

Programa Bora Ali recebe Saulo Giordane, fundador da Amazônia Adventure, para falar sobre 23 anos de atuação e novo projeto em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes destina R$ 230 mil para medicamentos em Cacaulândia

Recurso de R$ 230 mil anunciado pelo deputado Pedro Fernandes vai reforçar estoque da farmácia municipal e garantir abastecimento regular em Cacaulândia.
L
André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

André Mendonça autoriza PF a transportar dono do Banco Master para depoimento

Daniel Vorcaro deverá comparecer à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na próxima terça-feira; ministro proibiu uso de jatinho particular.
L

STF suspende desintrusão na TI Uru-Eu-Wau-Wau e gera alívio a famílias, diz Bagattoli

Decisão do STF suspende retirada de famílias em áreas de Monte Negro, Jaru e Alvorada do Oeste; senador Jaime Bagattoli afirma que medida evita expulsões imediatas.
L
Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Ribeiro do Sinpol amplia investimentos para Ji-Paraná

Parceria com o prefeito Affonso Cândido garante recursos para saúde, agricultura e estradas vicinais, fortalecendo o desenvolvimento do município.
L
Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Lula recebe campeão olímpico Lucas Pinheiro e torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Atleta conquistou o primeiro ouro da história do Brasil em Jogos de Inverno na modalidade esqui alpino; governo assina decreto que retira necessidade de renovação periódica da LIE.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Carro de autoescola se envolve em acidente no bairro Nova Porto Velho

Colisão transversal ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Uruguai após invasão de preferencial; danos materiais foram significativos.
14
PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

PRF em Rondônia apreende ouro ilegal na BR-364

Minério sem comprovação de procedência foi localizado com o passageiro de um veículo de passeio durante fiscalização em Vilhena.
10
PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

PM prende trio após roubo e apreende drogas na zona Leste

Suspeitos foram detidos no condomínio Orgulho do Madeira
10
PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

PF prende homem com 261 kg de skunk na BR-364

Droga saiu de Rio Branco/AC e seria entregue na capital.
10
Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Grave acidente entre motos deixa três feridos na Avenida Amazonas

Colisão ocorreu no bairro Escola de Polícia
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO vistoria viveiros de mudas em municípios

Governo de RO vistoria viveiros de mudas em municípios

Inspeções ocorreram entre 23 e 27 de fevereiro e avaliam qualidade das mudas e estrutura dos viveiros do projeto ambiental em Rondônia.
L
Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Prefeitura apresenta contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública na Câmara confirmou resultado primário positivo e cumprimento das metas fiscais do município.
L
Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Defesa Civil apoia famílias após 70 mm de chuva

Cerca de 12 famílias receberam suporte direto nas primeiras horas do dia.
L
BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

BNDES amplia em R$ 70 bilhões os recursos para o programa Nova Indústria Brasil

Anúncio foi feito em São Paulo por Aloizio Mercadante e Geraldo Alckmin; total destinado à política industrial chegará a R$ 370 bilhões até o fim de 2026.
L
CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

CBV recorre ao STF contra lei de Londrina que barra atletas trans no vôlei

Confederação tenta garantir participação de Tifanny Abreu na semifinal da Copa Brasil nesta sexta-feira; Justiça Estadual já concedeu liminar favorável.
L
Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Mercado de trabalho terá oficinas gratuitas para jovens

Prefeitura e CIEE planejam capacitação nos Cras para preparar adolescentes e jovens para o primeiro emprego e o mercado de trabalho.
L
Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Voluntários cruzam estados para apoiar vítimas das chuvas em Juiz de Fora

Grupo que atuou nas enchentes do Rio Grande do Sul em 2024 viaja 500 km para auxiliar no resgate e limpeza em MG; estudantes locais também se mobilizam
L
Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Estudo propõe destravar R$ 27 bilhões para obras de prevenção climática

Associação Brasileira de Desenvolvimento apresenta soluções para entraves fiscais que limitam o crédito a municípios; foco é infraestrutura contra enchentes.
L

Requerimento de Outorga: LEOMIRO SCHNAIDER

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.