QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Sobre um novo trilho, Porto Velho chega aos 107 anos

Infraestrutura é a aposta de resgate da atual gestão

Publicado em 

Pedro Bentes

Fotos: Leandro Morais e Wesley Pontes

No dia 2 de outubro de 2021, Porto Velho chega aos seus 107 anos de criação. Uma verdadeira locomotiva com muitos desafios pela frente. A cidade, que surgiu a partir dos trilhos de uma ferrovia, hoje vive um novo tempo. E, assim como os desbravadores que atuaram na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), a Prefeitura aposta na infraestrutura para se tornar moderna.

“Nos últimos anos, o município viveu uma verdadeira revolução. Foram mais de 300 quilômetros de ruas pavimentadas, além de rede de drenagem que também chega aos moradores das localidades mais distantes da nossa capital”, afirma o prefeito Hildon Chaves.

Das cerca de mil pessoas que viviam aqui no início do século passado, a Porto Velho de hoje acomoda mais de meio milhão de moradores. Gente de todas as origens e etnias que aqui nasceram ou para cá vieram em busca de uma vida melhor.

O fluxo migratório e o aumento populacional resultaram em uma nova configuração da cidade que passou a registrar novos bairros, centros comerciais e habitacionais. Um cenário bem diferente do primeiro núcleo urbano da futura capital.

“Porto Velho é uma cidade que foi desenhada num escritório do Rio de Janeiro por Percival Farquhar. Ele cria uma planta baixa alinhada à primeira rua da cidade que hoje leva o seu nome”, explica o historiador e professor Aleks Palitot.

Ainda nos dias atuais, é possível observar a repercussão dos traçados idealizados por Farquhar na cidade. Da sede da Prefeitura, no Prédio do Relógio, até a avenida Mamoré, Porto Velho acumula ruas e bairros em forma de tabuleiro.

O empresário e engenheiro norte-americano aceitou o desafio de empreender a ferrovia numa quinta tentativa de desafiar as intempéries da Amazônia no período de 1907 a 1912.

Nas décadas seguintes, o projeto de cidade planejada, no entanto, encontrou entraves originados pelas ocupações desordenadas nas zonas Leste e Sul. As ditas invasões, sem a devida regularização fundiária, comprometeram os trabalhos dos futuros governos na expansão dos serviços básicos às novas regiões urbanas da capital.

MODERNIZAÇÃO NA INFRAESTRUTURA

Foi somente sob as duas últimas gestões que Porto Velho passou a viver uma revolução na infraestrutura. Na primeira gestão de Hildon Chaves, em torno de 250 quilômetros de ruas foram asfaltadas. Já no início do seu atual segundo mandato, mais de 50 quilômetros foram entregues até o momento.

As obras de drenagem profunda estão em andamento nos bairros São Francisco, Mariana e Lagoa, zona Leste de Porto Velho. Ainda na primeira metade deste ano, a Prefeitura concluiu a rede de drenagem, pavimentação, calçada, meio-fio e sarjeta do bairro Flamboyant, totalizando em torno de dez quilômetros de ruas beneficiadas.

No último mês, o bairro São Francisco e parte do bairro Mariana viram concluídas a pavimentação de 26 quilômetros de ruas, além de meio-fio e sarjeta que estão em andamento. Tudo com recursos do município e execução direta da Secretaria Municipal de Obras (Semob).

Outra obra chave é a construção da rede de drenagem do bairro Lagoa. Até o momento, cerca de 750 metros de galerias do tamanho 3×3, mais 220 metros de galerias 2,5×2,5, e outros 250 metros no tamanho de 1,5×1,5 foram instaladas com o objetivo de garantir o escoamento das águas pluviais e evitar alagações.

Ainda na zona Leste, os moradores do Ronaldo Aragão viram o bairro ficar totalmente pavimentado, após a finalização das obras de asfaltamento de dez ruas, que garantiram mais segurança, conforto e comodidade.

Na zona Sul, os bairros Jardim Eldorado, Cohab e Aeroclube, além de outros, também foram contemplados com a pavimentação de ruas.

Os serviços também chegaram na zona Norte da cidade, onde cerca de 30 quilômetros de ruas e avenidas foram recapeadas, dando uma nova cara à região central da cidade.

A Prefeitura segue com inúmeras frentes de trabalhos em todas as regiões.

De acordo com o titular da Semob, Diego Lage, além de levar serviços a todos os cantos de Porto Velho, é uma determinação do prefeito Hildon Chaves a execução de obras com qualidade. "A Secretaria de Obras busca, a cada dia, superar as metas, garantindo a qualidade dos serviços, em prol de uma cidade ainda melhor".

PASSADO E PRESENTE

“O desafio talvez seja tentar inspirar o passado no presente e a atual gestão tem muitas semelhanças com os primeiros anos de Farquhar. Estamos falando de dois períodos separados por mais de cem anos de diferença, mas com apostas muito fortes na infraestrutura”, afirma o historiador.

Para o prefeito Hildon Chaves, o município, atualmente, trabalha em frentes que melhoram as condições de vida das pessoas, igualmente como ocorreu no início do século XX.

“Porto Velho é uma cidade que surge dos trilhos, a partir de uma perspectiva de modernidade. Mais de cem anos depois temos o dever de manter esse mesmo ideal, agora através de um novo trilho que é a infraestrutura. Temos todas as condições econômicas e políticas para resgatar o sentimento de modernidade e oferecer uma cidade mais justa a todos”, finaliza o prefeito da capital.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz foi assassinado em emboscada durante operação de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa; ministra cobra investigação rigorosa.
L

Governo aprova novo Plano Clima e define metas até 2035

Plano Clima orienta ações para cumprir Acordo de Paris e reduzir emissões.
L
Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Monitor de Assédio Judicial da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo aponta alta de 19,87% nos casos contra jornalistas desde março de 2024; STF reconheceu a prática como ameaça democrática.
L

A nova era dos centros de desenvolvimento e o futuro do futebol na região norte

Expansão de centros de desenvolvimento no Norte fortalece a base do futebol brasileiro ao integrar formação técnica, educação, tecnologia e impacto comunitário de longo prazo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de Filipe Martins, Mário Fernandes, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques, todos envolvidos na trama golpista; julgamento será retomado com voto de Cristiano Zanin.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura anuncia suspensão de atividades em repartições públicas, mas serviços essenciais seguem normalmente.
L
Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Lula destaca avanços sociais e econômicos em entrevista ao SBT News

Presidente cita queda do desemprego, redução das desigualdades, reforma tributária e fortalecimento de políticas sociais como marcas do terceiro mandato.
L
STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

STF tem placar de 2 a 0 por condenação de réus do Núcleo 2 da Trama Golpista

Ministro Cristiano Zanin acompanha o relator Alexandre de Moraes e vota pela condenação de cinco acusados na trama golpista, incluindo Filipe Martins e Silvinei Vasques.
L
Coronel Chrisóstomo garante R$ 45 milhões para saúde, educação, esporte e defesa em Porto Velho em 2025

Coronel Chrisóstomo garante R$ 45 milhões para saúde, educação, esporte e defesa em Porto Velho em 2025

Emendas asseguram investimentos em áreas essenciais, infraestrutura pública e apoio a projetos sociais e militares.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

Grupo utilizava avionetas para transporte de entorpecentes no Norte; ação da PF, em cinco estados, combate o Tráfico Aéreo de Drogas e sequestra imóveis e aeronaves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e promoveu educação sobre energia sustentável e tecnologia interativa.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L

TikTok anuncia megacentro de dados no Ceará

TikTok confirma megacentro de dados na América Latina com investimento bilionário.
L
Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Vídeo que circula nas redes indica volta de Chris Evans e reacende debate sobre legado de Ultimato.
L

Ranking dos melhores hotéis da América do Sul tem vitória brasileira

Melhores hotéis da América do Sul ganham destaque com resort da Bahia no topo.
L

Melhores músicas de 2025 segundo a Rolling Stone

Abracadabra, de Lady Gaga, lidera ranking anual da revista.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.