QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Política & Murupi: deputado Arthur Oliveira Maia

Os direitos adquiridos pela casta que ri da pobreza permanecerão hígidos.

Publicado em 

De há muito o Brasil carece, torce e pede por uma reforma administrativa para que o país possa caminhar de preferência dentro do que preceituam as teorias de Taylor e Fayol. Uma reforma que possa rever os protocolos interinstitucionais, as carreiras de estado, as divisões e segregações de funções e principalmente que vise a organicidade, economicidade e transparência. Nada impossível de se fazer. Deveria sair agora um esboço para votação, mas o relator, deputado Arthur Oliveira Maia – só o nome me fez pensar que não ia dar certo – fez algo tão ruim, tão imprestável, que agora viu que terá de fazer outro relatório, na verdade será a terceira versão. Por trás disso está a pressão da esquerda que sempre dominou a cena do peleguismo nacional com seus gigolôs do serviço público. E olha que a reforma prometida irá mudar pouca coisa e afetar apenas as novas contratações. Os direitos adquiridos pela casta que ri da pobreza permanecerão hígidos. Ficam como estão. Salários, regalias, licenças e claro o sonho de todo concursado que é a estabilidade no emprego estão mantidos “ad eternum” e mais três dias e apenas para variar, pagos pelo cidadão comum. Ocorre que para a oposição era preciso mais e as críticas exacerbadas para as contratações temporárias e a utilização de instrumentos de cooperação com a iniciativa privada subiram no telhado e o tal do relatório mal feito foi para a casa do crica. Melou e não tem jeito.

Não sei o que vai acontecer com a próxima versão do relator, mas é bom ninguém se animar com a possibilidade de que sejam implantados critérios para avaliação de desempenho ou pior, algo que é uma espécie de palavrão no serviço público, o prêmio ao mérito, a tal meritocracia tão comum e desejada pelos empregados da iniciativa privada e que em última instância é premiar o bom. Quem produz mais ganha mais. Para a “república sindicalista brazuka”, a ideia é passar a régua e nivelar por baixo. Aquele bom servidor, interessado que tem interesse no que faz e busca o crescimento pessoal e profissional é tratado de igual forma com aquele relapso e improdutivo. 

Entre as mudanças, o parecer fulminado pelo relator Artur Maia – credo – acabava com a possibilidade de reduzir a jornada e o salário de servidores e facilitava a abertura de processos administrativos para perda de cargo de servidores com avaliação de desempenho insatisfatória, o que no mundo real é positivo, e também definir novos parâmetros para decidir quem perde a vaga caso haja uma extinção parcial de cargos obsoletos, e como exemplo cito os ascensoristas de elevadores do congresso e a inclusão de guardas municipais e agentes socioeducativos entre as “carreiras exclusivas de estado”, deixando de fora o policial militar e o bombeiro militar. Falha gritante.

O relator também havia mudado seu parecer para rejeitar a admissão de emendas que permitem acabar com benefícios a juízes e promotores, como férias de 60 dias igualando-os ao mortais comuns que têm direito a 30 dias. Foi aqui que a porca torceu o próprio rabo. Quem vai cutucar o cão com vara curta? Numa casa legislativa onde grande parte dos parlamentares têm passivos e problemas com a justiça quem vai mexer na magistratura? Artur Lira, presidente da casa e um dos pendurados na justiça, explicou de forma hilária: “não seria viável, ante a distribuição de competências estabelecida na constituição, interferir no regime de magistrados e de membros do ministério público por meio de proposta de emenda à constituição apresentada pelo poder executivo. Para lembrar, cabe a ele, Artur Lira mexer no queijo. A Câmara dos Deputados tem o poder e por óbvio, a obrigação de fazer. Mas como me Zé de Nana, o filósofo de plantão da sexta, “quem aluga o rabo não escolhe onde senta.”

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

CCJ: relator vota pela manutenção do mandato de Carla Zambelli no STF

O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) apresentou parecer contrário à cassação de Carla Zambelli, condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão do sistema do CNJ.
L
MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

MPF recorre da soltura de Daniel Vorcaro e sócios do Banco Master

A decisão da desembargadora do TRF1 concedeu habeas corpus aos banqueiros acusados, mas o Ministério Público Federal (MPF) questiona a medida.
L
Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Agenda News: Amazô Sabores lança “Bora Cozinhar?” com desafio gastronômico

Reality culinário estreia com convidados, jurados especiais e receitas que valorizam os sabores da Amazônia com produtos da Amazô Sabores.
L
Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae e Governo de RO debatem gestão de indicadores e reforma tributária

Sebrae promove workshop em Rondônia com representantes da SEPOG, SEDEC e SEFIN, destacando o papel das métricas estratégicas no alinhamento institucional e na preparação para o novo cenário tributário.
L

BR-364 tem equipes operacionais em fase de treinamento prático

Atendimento parcial é parte do processo de implementação dos serviços da Nova 364
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L

Agricultura do Acre garimpa ideais na Agrotec para fortalecer feiras rurais em 2026

Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
L

Agenda News: Josiene Rodrigues celebra 8 anos da Depile-se em Porto Velho

A conversa vai destacar o empreendedorismo feminino, os desafios da gestão, a consolidação da marca e a comemoração dos 8 anos de sucesso na capital.
L

Giro News: Carlos Caldeira e os bastidores da COP 30

Nesta terça-feira, às 16h, o Giro News recebe o jornalista Carlos Caldeira para uma entrevista especial sobre a COP 30, que vai colocar o Brasil e a Amazônia no centro das decisões globais sobre clima e sustentabilidade.
L

Comunidade News: Dulia do Nascimento Passos no Encontro de Lideranças

presidente da Cristal da Calama, para uma entrevista especial sobre o Encontro de Lideranças Comunitárias e a organização social nos bairros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Votação do parecer sobre mandato de Zambelli é adiada na CCJ

Um pedido de vista coletivo suspendeu a análise do relatório do deputado Diego Garcia, que se manifestou contrário à cassação de Carla Zambelli.
L
Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

Alcolumbre cancela sabatina de Jorge Messias por falha do Executivo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, suspendeu o calendário no Legislativo após o governo não enviar a mensagem escrita da indicação de Jorge Messias ao STF.
L
Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

Coronel Chrisóstomo garante recurso para ampliar especialidades médicas em Teixeirópolis

O deputado federal Coronel Chrisóstomo destinou R$ 235.605,00 para a Secretaria Municipal de Saúde de Teixeirópolis, atendendo a um pedido de moradores.
L
Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

Toffoli eleva sigilo de pedido da defesa de Daniel Vorcaro no STF

O ministro do Supremo atendeu à solicitação do sócio do Banco Master, investigado por fraude de R$ 17 bilhões, em petição que cita um deputado federal.
L
STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

STF arquiva ação contra Igor Cariús por manipulação em jogo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu trancar o processo aberto pela Justiça de Goiás, que acusava o jogador de forçar um cartão amarelo no Campeonato Brasileiro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Fio Engatado na Moto Causa Queda e Fratura no Punho

Segundo as informações, o fio engatou subitamente na motocicleta. Isso fez com que o condutor perdesse o controle e caísse ao chão.
10
Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

Homem é executado a tiros no distrito de União Bandeirantes

De acordo com informações coletadas no local, os suspeitos bloquearam a passagem da motocicleta e obrigaram Dimas a descer do veículo.
18
PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em "escritório do crime"

PM prende quadrilha e encontra droga enterrada em “escritório do crime”

Ação do 5º Batalhão, comandada pelo sgt Marivaldo, resultou na prisão de quatro pessoas por tráfico de drogas em Candeias do Jamari, no bairro Palheiral.
14
Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

Homem é agredido com facão durante briga na zona sul

De acordo com testemunhas, durante uma briga, o suspeito teria atingido a vítima com vários golpes e depois deixou o local.
16
Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Adolescente ferido em colisão entre carro elétrico e moto em Porto Velho

Jovem de 14 anos foi levado ao Hospital João Paulo II com suspeita de fratura no nariz, após acidente com veículo elétrico no Residencial Bairro Novo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CÉZAR LEON NETO

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e a LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO
L
Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Presidente do Inep nega vazamento de questões do Enem 2025

Manuel Palacios garantiu que a anulação de três questões após a prova foi preventiva, negando vazamento e citando a divulgação de itens memorizados em pré-testes.
L

Requerimento de Alteração de Titularidade: DHEYNE CARLA DA SILVA – EPP

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1026/00569/1995
L
ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

ChatGPT fica fora do ar após problemas de servidor nesta terça-feira

Usuários do ChatGPT relatam instabilidade no aplicativo e no site do chatbot de Inteligência Artificial (IA), com problemas de login e falhas no servidor da OpenAI.
L

Requerimento da Licença Ambiental: Conrado & Silva Ltda – ME

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Instabilidade no Cloudflare afeta acesso ao Gemini, ChatGPT e outros sites

Serviços de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Gemini, registraram instabilidade nesta terça-feira (2) devido a problemas no Cloudflare, principal rede de distribuição de conteúdo.
L
Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

Lenovo investe em fabricação nacional de workstations e lança minicomputador para IA

A Lenovo iniciou a produção local de workstations em São Paulo e anunciou a importação do minicomputador ThinkStation PGX, que usa o superchip Nvidia Grace Blackwell focado em Inteligência Artificial (IA).
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.