QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Pessoas com rosto desfigurado ganham reabilitação gratuita

O Instituto Mais Identidade ajuda a reconstruir a face de pessoas que tiveram o rosto deformado por doenças, traumas ou acidentes desde 2015.

Publicado em 

Uma iniciativa brasileira está devolvendo autoestima e esperança a pessoas com o rosto desfigurado. Elas estão ganhando reabilitação bucomaxilofacial gratuita.

O trabalho lindo é feito pelo Instituto Mais Identidade em parceria com UNIP, a Universidade Paulista e ajuda a reconstruir a face de pessoas que tiveram o rosto deformado por doenças, traumas, ou acidentes.

“Na casa de um paciente mutilado, a primeira coisa que tiramos são os espelhos”, disse Denise Vicentin, de 55 anos, que reside em São Paulo e se escondeu por muito tempo ao ver o rosto desconfigurar, como consequência de uma série de tumores.

Após uma longa jornada de cirurgias, ela voltou a sorrir graças aos “anjos” que apareceram na sua vida, como ela mesma define, que a ajudaram na reconstrução facial e no resgate da alegria de viver. “O espelho voltou a ser um objeto que me encanta na minha casa”, contou.

Instituto Mais Identidade

Denise é uma das contempladas pelo projeto de reconstrução facial do Instituto Mais Identidade. E agora, 10 pacientes do Rio Grande do Norte também poderão ter suas vidas transformadas com a cirurgia.

Para angariar recursos e conseguir realizar os procedimentos, o Instituto lançou a campanha “Quem vê cara também vê coração”, que está com a meta de arrecadar R$316.100. (Veja como contribuir abaixo).

O valor será destinado a suprir os gastos com deslocamento da equipe com mais de 10 profissionais, de São Paulo até o Rio Grande do Norte, assim como equipamentos, materiais de insumo e demais necessidades descritas na página da campanha.

A intenção em buscar recursos através de financiamentos coletivos é poder ampliar a ação do projeto em outros estados, a exemplo do que está sendo feito agora no Rio Grande Norte.  Além destes beneficiados, o Instituto atende gratuitamente durante todo o ano pessoas que necessitem de reconstrução facial, independentemente da cidade onde residem.

Casos de câncer de boca e face atingem mais de 20 mil pessoas no Brasil a cada ano. Dentre as sequelas estão perda de porções da face como os olhos, orelhas e nariz, que podem causar severas desconfigurações no rosto.

A técnica da reconstrução

A técnica de construção de próteses faciais com recursos digitais foi desenvolvida como pesquisa no Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP, em uma parceria entre o Instituto Mais Identidade e o designer digital Cícero de Moraes, reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores na reconstituição forense.

Denominada Mais Identidade, a técnica utiliza a câmera fotográfica de um smartphone para tirar uma série de fotos padronizadas de um paciente com deformidade facial para captar a sua anatomia.

Assim, o rosto é digitalizado em 3D a partir de software gratuito e livre, para que seja realizada a reconstituição digital da porção afetada, que servirá como base para a construção da prótese facial que será impressa em 3D.

Esse protótipo é transformado com materiais específicos, como silicones ou resinas, para concluir a prótese facial com acabamento e estética próximos às características do paciente.

Formado em Odontologia, o pesquisador da UNIP responsável pelo projeto, Luciano Dib, sente um misto de realização e emoção por poder contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Através da convivência e do aprendizado com professores do Brasil e do exterior, ele trouxe técnicas de implante e prótese, que puderam ser desenvolvidas aqui no Brasil no programa de pós-graduação da UNIP.

“Sinto que é a minha missão de vida fazer para o paciente tudo aquilo que está ao nosso alcance e um pouco mais. Aprendi desde cedo, e ensino aos meus alunos também, que a gente tem que pensar muito antes de dizer ‘não’ para o paciente. Sempre falo para meus alunos estudarem mais, pesquisarem mais, porque quando descobrimos algo, estamos abrindo uma portinha de esperança para que aquele paciente encontre perspectiva para seguir em frente”, ensina com sensibilidade o diretor do Instituto Mais Identidade, cujo projeto já ajudou a recuperar a autoestima de 30 pacientes.

Para Dib, a recompensa é o retorno de gratidão estampado na face de cada pessoa atendida por ele, como o caso bem-sucedido da Denise Vicentin. “Eu digo, até de forma emocionada, que isso é, sem dúvidas, a minha maior motivação. A chance de poder ajudar essas pessoas a ter um motivo para abrir os olhos e viver mais um dia”.

A descoberta do tumor de Denise

Denise tinha 22 anos quando foi diagnosticada com um tumor no palato, um Adenoma Preomorfico. Dez anos depois, por meio de uma nova biópsia, descobriu o segundo tumor. Mais uma década se passou e ela foi diagnosticada com um carcinoma, um tumor maligno.

Com uma nova suspeita de retorno do tumor, Denise foi submetida a sessões de radioterapia que acarretaram em problemas de visão e o rosto foi perdendo a identidade.

Tímida, enfrentava outra batalha quando precisava sair de casa: suportar os olhares de curiosidade e espanto nas ruas. “Eu evitava olhar para as pessoas, justamente, para não ver esses olhares que constrangem muito”, lembra a dona de casa, mãe de quatro filhos e avó de duas netas.

A reconstrução facial

Em 2017, Denise recebeu ajuda de uma pessoa que a apresentou ao cirurgião bucomaxilofacial Luciano Dib e ao Instituto Mais Identidade.

Acompanhada por uma equipe multidisciplinar, o tratamento começou de dentro para fora com apoio psicológico até chegar o tão esperado momento de se olhar no espelho, depois de anos evitando ver o próprio reflexo.

Nesse processo, Denise teve parte do seu rosto preenchido com prótese oferecida pelo Instituto Mais Identidade. Foi uma jornada de muita expectativa e medo. “Tinha a sentença de ficar na sala de cirurgia devido a tamanha gravidade. Graças a Deus, eu posso dizer que sou um milagre”, relembra.

O resultado tão esperado veio no final de 2019, com a colocação da prótese ocular e o sonhado reencontro com o espelho. “Quando olhamos nosso reflexo, a imagem fica no olhar e na nossa mente. Assim que paramos de nos olhar, essa imagem sai da visão e da mente. Depois do implante, a autoestima aumentou de forma que me surpreendeu. O espelho voltou a ser seu amigo”, revela.

O convívio social dos pacientes afetados por sequelas faciais fica prejudicado, bem como a empregabilidade e as funções básicas do dia a dia. Atividades rotineiras ficam restritas e a qualidade de vida diminui. Muitas vezes, pacientes com desconfiguração facial sentem que perderam a sua identidade

A tecnologia do procedimento

O Instituto Mais Identidade ajuda a reconstruir a face de pessoas que tiveram o rosto deformado por doenças, traumas ou acidentes desde 2015.

Aliando tecnologia à competência e vontade de ajudar o próximo, o instituto promove, gratuitamente, a recuperação estético-funcional e a reintegração social de indivíduos que apresentem alterações faciais e maxilares. Muito além da estética, recupera-se a dignidade para que essas pessoas voltem a viver de forma plena.

A reabilitação bucomaxilofacial é fruto da dedicação e competência de uma equipe multidisciplinar do Instituto Mais Identidade, composta por cirurgiões-dentistas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, designer digital e administradores, totalizando 10 membros fixos além de diversos alunos de pós-graduação e graduação.

Juntos, os profissionais desenvolveram uma metodologia internacionalmente reconhecida para promover a escultura das próteses por meio de técnicas digitais de alta precisão.

O instituto recebe apoio da Universidade Paulista (UNIP), que cede laboratório de última geração, com impressoras 3D, para esculpir próteses para os pacientes.

A tecnologia funciona a partir de modelos obtidos com fotografias digitais feitas com smartphones, o que possibilita que pacientes possam ser atendidos em locais distantes da sede do Instituto, que está situado na cidade de São Paulo.

Quem vê cara também vê coração

Você pode ajudar o projeto Quem vê cara também vê coração!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz foi assassinado em emboscada durante operação de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa; ministra cobra investigação rigorosa.
L

Governo aprova novo Plano Clima e define metas até 2035

Plano Clima orienta ações para cumprir Acordo de Paris e reduzir emissões.
L
Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Monitor de Assédio Judicial da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo aponta alta de 19,87% nos casos contra jornalistas desde março de 2024; STF reconheceu a prática como ameaça democrática.
L

A nova era dos centros de desenvolvimento e o futuro do futebol na região norte

Expansão de centros de desenvolvimento no Norte fortalece a base do futebol brasileiro ao integrar formação técnica, educação, tecnologia e impacto comunitário de longo prazo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Moraes vota pela condenação de cinco réus da trama golpista e absolve um

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de Filipe Martins, Mário Fernandes, Marcelo Câmara e Silvinei Vasques, todos envolvidos na trama golpista; julgamento será retomado com voto de Cristiano Zanin.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Entre os principais pontos do projeto está a definição de que a logística reversa e os custos do processo serão de responsabilidade integral de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
L
Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

O projeto prevê que o credenciamento da rede privada seja utilizado exclusivamente em situações de indisponibilidade temporária ou interrupção de estoque de medicamentos na rede estadual.
L
Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

O deputado apoio à cafeicultura em Primavera de Rondônia com mudas de café e calcário para produtores rurais.
L
Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura anuncia suspensão de atividades em repartições públicas, mas serviços essenciais seguem normalmente.
L
Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

PF prende 7 e mira bens de luxo contra Tráfico Aéreo de Drogas em Porto Velho

Grupo utilizava avionetas para transporte de entorpecentes no Norte; ação da PF, em cinco estados, combate o Tráfico Aéreo de Drogas e sequestra imóveis e aeronaves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daniel Moraes é eliminado do paredão do Rondônia Reality Show

Com 21.869 votos, o equivalente a 73,74% da votação, Daniel Moraes é eliminado e a casa passa a contar com apenas cinco participantes.
L
Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e promoveu educação sobre energia sustentável e tecnologia interativa.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L

TikTok anuncia megacentro de dados no Ceará

TikTok confirma megacentro de dados na América Latina com investimento bilionário.
L
Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Avengers Doomsday: Steve Rogers pode retornar como Capitão América em trailer supostamente vazado

Vídeo que circula nas redes indica volta de Chris Evans e reacende debate sobre legado de Ultimato.
L

Ranking dos melhores hotéis da América do Sul tem vitória brasileira

Melhores hotéis da América do Sul ganham destaque com resort da Bahia no topo.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.