TERÇA-FEIRA, 09/12/2025
Publicidade

Em destaque

Pessoas com rosto desfigurado ganham reabilitação gratuita

O Instituto Mais Identidade ajuda a reconstruir a face de pessoas que tiveram o rosto deformado por doenças, traumas ou acidentes desde 2015.

Publicado em 

Uma iniciativa brasileira está devolvendo autoestima e esperança a pessoas com o rosto desfigurado. Elas estão ganhando reabilitação bucomaxilofacial gratuita.

O trabalho lindo é feito pelo Instituto Mais Identidade em parceria com UNIP, a Universidade Paulista e ajuda a reconstruir a face de pessoas que tiveram o rosto deformado por doenças, traumas, ou acidentes.

“Na casa de um paciente mutilado, a primeira coisa que tiramos são os espelhos”, disse Denise Vicentin, de 55 anos, que reside em São Paulo e se escondeu por muito tempo ao ver o rosto desconfigurar, como consequência de uma série de tumores.

Após uma longa jornada de cirurgias, ela voltou a sorrir graças aos “anjos” que apareceram na sua vida, como ela mesma define, que a ajudaram na reconstrução facial e no resgate da alegria de viver. “O espelho voltou a ser um objeto que me encanta na minha casa”, contou.

Instituto Mais Identidade

Denise é uma das contempladas pelo projeto de reconstrução facial do Instituto Mais Identidade. E agora, 10 pacientes do Rio Grande do Norte também poderão ter suas vidas transformadas com a cirurgia.

Para angariar recursos e conseguir realizar os procedimentos, o Instituto lançou a campanha “Quem vê cara também vê coração”, que está com a meta de arrecadar R$316.100. (Veja como contribuir abaixo).

O valor será destinado a suprir os gastos com deslocamento da equipe com mais de 10 profissionais, de São Paulo até o Rio Grande do Norte, assim como equipamentos, materiais de insumo e demais necessidades descritas na página da campanha.

A intenção em buscar recursos através de financiamentos coletivos é poder ampliar a ação do projeto em outros estados, a exemplo do que está sendo feito agora no Rio Grande Norte.  Além destes beneficiados, o Instituto atende gratuitamente durante todo o ano pessoas que necessitem de reconstrução facial, independentemente da cidade onde residem.

Casos de câncer de boca e face atingem mais de 20 mil pessoas no Brasil a cada ano. Dentre as sequelas estão perda de porções da face como os olhos, orelhas e nariz, que podem causar severas desconfigurações no rosto.

A técnica da reconstrução

A técnica de construção de próteses faciais com recursos digitais foi desenvolvida como pesquisa no Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia da UNIP, em uma parceria entre o Instituto Mais Identidade e o designer digital Cícero de Moraes, reconhecido como um dos mais importantes pesquisadores na reconstituição forense.

Denominada Mais Identidade, a técnica utiliza a câmera fotográfica de um smartphone para tirar uma série de fotos padronizadas de um paciente com deformidade facial para captar a sua anatomia.

Assim, o rosto é digitalizado em 3D a partir de software gratuito e livre, para que seja realizada a reconstituição digital da porção afetada, que servirá como base para a construção da prótese facial que será impressa em 3D.

Esse protótipo é transformado com materiais específicos, como silicones ou resinas, para concluir a prótese facial com acabamento e estética próximos às características do paciente.

Formado em Odontologia, o pesquisador da UNIP responsável pelo projeto, Luciano Dib, sente um misto de realização e emoção por poder contribuir para a promoção da qualidade de vida das pessoas. Através da convivência e do aprendizado com professores do Brasil e do exterior, ele trouxe técnicas de implante e prótese, que puderam ser desenvolvidas aqui no Brasil no programa de pós-graduação da UNIP.

“Sinto que é a minha missão de vida fazer para o paciente tudo aquilo que está ao nosso alcance e um pouco mais. Aprendi desde cedo, e ensino aos meus alunos também, que a gente tem que pensar muito antes de dizer ‘não’ para o paciente. Sempre falo para meus alunos estudarem mais, pesquisarem mais, porque quando descobrimos algo, estamos abrindo uma portinha de esperança para que aquele paciente encontre perspectiva para seguir em frente”, ensina com sensibilidade o diretor do Instituto Mais Identidade, cujo projeto já ajudou a recuperar a autoestima de 30 pacientes.

Para Dib, a recompensa é o retorno de gratidão estampado na face de cada pessoa atendida por ele, como o caso bem-sucedido da Denise Vicentin. “Eu digo, até de forma emocionada, que isso é, sem dúvidas, a minha maior motivação. A chance de poder ajudar essas pessoas a ter um motivo para abrir os olhos e viver mais um dia”.

A descoberta do tumor de Denise

Denise tinha 22 anos quando foi diagnosticada com um tumor no palato, um Adenoma Preomorfico. Dez anos depois, por meio de uma nova biópsia, descobriu o segundo tumor. Mais uma década se passou e ela foi diagnosticada com um carcinoma, um tumor maligno.

Com uma nova suspeita de retorno do tumor, Denise foi submetida a sessões de radioterapia que acarretaram em problemas de visão e o rosto foi perdendo a identidade.

Tímida, enfrentava outra batalha quando precisava sair de casa: suportar os olhares de curiosidade e espanto nas ruas. “Eu evitava olhar para as pessoas, justamente, para não ver esses olhares que constrangem muito”, lembra a dona de casa, mãe de quatro filhos e avó de duas netas.

A reconstrução facial

Em 2017, Denise recebeu ajuda de uma pessoa que a apresentou ao cirurgião bucomaxilofacial Luciano Dib e ao Instituto Mais Identidade.

Acompanhada por uma equipe multidisciplinar, o tratamento começou de dentro para fora com apoio psicológico até chegar o tão esperado momento de se olhar no espelho, depois de anos evitando ver o próprio reflexo.

Nesse processo, Denise teve parte do seu rosto preenchido com prótese oferecida pelo Instituto Mais Identidade. Foi uma jornada de muita expectativa e medo. “Tinha a sentença de ficar na sala de cirurgia devido a tamanha gravidade. Graças a Deus, eu posso dizer que sou um milagre”, relembra.

O resultado tão esperado veio no final de 2019, com a colocação da prótese ocular e o sonhado reencontro com o espelho. “Quando olhamos nosso reflexo, a imagem fica no olhar e na nossa mente. Assim que paramos de nos olhar, essa imagem sai da visão e da mente. Depois do implante, a autoestima aumentou de forma que me surpreendeu. O espelho voltou a ser seu amigo”, revela.

O convívio social dos pacientes afetados por sequelas faciais fica prejudicado, bem como a empregabilidade e as funções básicas do dia a dia. Atividades rotineiras ficam restritas e a qualidade de vida diminui. Muitas vezes, pacientes com desconfiguração facial sentem que perderam a sua identidade

A tecnologia do procedimento

O Instituto Mais Identidade ajuda a reconstruir a face de pessoas que tiveram o rosto deformado por doenças, traumas ou acidentes desde 2015.

Aliando tecnologia à competência e vontade de ajudar o próximo, o instituto promove, gratuitamente, a recuperação estético-funcional e a reintegração social de indivíduos que apresentem alterações faciais e maxilares. Muito além da estética, recupera-se a dignidade para que essas pessoas voltem a viver de forma plena.

A reabilitação bucomaxilofacial é fruto da dedicação e competência de uma equipe multidisciplinar do Instituto Mais Identidade, composta por cirurgiões-dentistas, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, designer digital e administradores, totalizando 10 membros fixos além de diversos alunos de pós-graduação e graduação.

Juntos, os profissionais desenvolveram uma metodologia internacionalmente reconhecida para promover a escultura das próteses por meio de técnicas digitais de alta precisão.

O instituto recebe apoio da Universidade Paulista (UNIP), que cede laboratório de última geração, com impressoras 3D, para esculpir próteses para os pacientes.

A tecnologia funciona a partir de modelos obtidos com fotografias digitais feitas com smartphones, o que possibilita que pacientes possam ser atendidos em locais distantes da sede do Instituto, que está situado na cidade de São Paulo.

Quem vê cara também vê coração

Você pode ajudar o projeto Quem vê cara também vê coração!

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Cras Nova Mamoré é inaugurado como 15ª unidade entregue pelo Governo de Rondônia em 18 municípios

Novo Cras Nova Mamoré reforça política de Assistência Social e integra conjunto de 20 unidades construídas pelo Governo de Rondônia
L
CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

CONACI reúne líderes em Belém e fortalece ações de transparência com participação de Porto Velho

Reunião destaca sustentabilidade e reforça a transparência pública com presença da Controladoria de Porto Velho
L
Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores da Semad celebram confraternização com homenagens e projeções para 2026

Servidores participam de confraternização com homenagens e projeções para 2026, reforçando a valorização profissional e o compromisso com uma gestão pública eficiente.
L
Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Evento Vira Enfermagem 2025 é o maior da Região Norte

Encontro Vira Enfermagem será no Rondon Palace Hotel em dezembro para profissionais que buscam expansão de mentalidade na área.
L
União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

União Brasil decide pela expulsão do Ministro do Turismo, Celso Sabino

Comissão Executiva Nacional determinou o cancelamento da filiação do deputado após ele se recusar a deixar o cargo no governo federal, contrariando determinação do partido.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dr. Fernando Máximo destina emenda para implantação de Implanon em Cujubim

Emenda de R$ 200 mil viabiliza a implantação do Implanon pelo SUS em Cujubim, fortalecendo a saúde da mulher com apoio do vereador Professor Haroldo e acompanhamento de autoridades locais.
L
Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Minha Casa, Minha Vida projeta 3 milhões de moradias contratadas até 2026

Ministro das Cidades, Jader Filho, garante que não faltarão recursos para o programa e anuncia atualização das faixas de renda no início de 2026 para ampliar o acesso à moradia popular.
L
Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre modelo de tarifa zero

Ministro Jader Filho afirma que o atual modelo de financiamento do transporte público no Brasil está esgotado e que o debate sobre a gratuidade não pode mais ser adiado.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L

Ponto & Contraponto: Cesar Augusto Freitas Jacques no Debate Jurídico e Educacional

Com uma formação sólida e múltiplas graduações e pós-graduações, Cesar traz uma visão ampla que une prática jurídica, docência e políticas públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Em tom de campanha, Lula reforça discurso contra feminicídios em evento nacional

Presidente destaca responsabilidade dos homens e educação como caminhos para prevenção.
L
Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Flávio Dino, do STF, manda PF investigar R$ 72,3 milhões em novas irregularidades nas emendas Pix

Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou investigação de desvios em emendas individuais para 20 municípios após relatório da CGU apontar quadro generalizado de ilegalidades.
L
Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Vereador Dr. Gilber prestigia posse do Dr. Pedro Butriti como novo Diretor do SEST/SENAT em Rondônia

Cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, incluindo o Vereador Dr. Gilber e o Senador Marcos Rogério, destacando o papel da instituição na qualificação e saúde.
L
Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Com 99,36%, Assembleia recebe Selo Diamante de Transparência Pública

Transparência pública reforça reconhecimento nacional e garante à Assembleia de Rondônia a segunda certificação consecutiva do Selo Diamante
L
STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

STF julga ações sobre demarcações de Terras Indígenas na próxima quarta-feira (10)

Movimento indígena convoca mobilização para a mesma data.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

Operação Madeira Mamoré reúne PF, PMRO e IBAMA no combate a crimes ambientais em Rondônia

A Operação intensifica ações para combater crimes ambientais em Rondônia, com apreensão de madeira de lei e autuações em madeireiras irregulares.
10
Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Estudante de 17 anos é esfaqueada durante assalto no Centro de Porto Velho

Jovem foi atacada por três criminosos de bicicleta na Avenida Carlos Gomes; PM faz buscas pelos suspeitos do assalto na capital.
16
Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Casal fica ferido após bater com moto na traseira de carro de aplicativo em Porto Velho

Acidente grave ocorreu na Rua Fábia, no bairro Igarapé, na zona leste, na manhã desta segunda-feira; uma das vítimas chegou a ficar desacordada após a colisão.
14
Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Tiago A., de 43 anos, foi detido no Centro de Ji-Paraná após quebrar o vidro de uma Ford Ranger; o suspeito tentou agredir e subornar o delegado antes de ser contido com apoio da PM.
12
Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Kaléfe Miguel Conrat Barbosa, de 21 anos, foi assassinado na Avenida Rio Branco; Polícia Civil investiga o caso após a perícia encontrar drogas e objetos pessoais nas vestes da vítima.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

Ação de plantio no IFRO reforça compromisso ambiental da Prefeitura de Porto Velho

A ação de plantio reúne estudantes, voluntários, Ecoporé, Bloco Pirarucu do Madeira e Sema, fortalecendo a educação ambiental e a meta de cerca de 2 mil mudas.
L
Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

Praça Jonathas Pedroza vira novo point instagramável de Porto Velho

A Praça recebe iluminação natalina e revitalização completa, reforçando o charme do centro histórico e atraindo moradores para registros fotográficos.
L
Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

Copa Madeirão de Futsal encerra nesta terça-feira com premiação para três categorias

A Copa reúne cerca de 1.300 atletas e encerra nesta terça-feira com finais no Ginásio Dudu, destacando a força do esporte em Porto Velho.
L
Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

Locomotiva 18 recebe adorno de Natal e emociona visitantes na Madeira-Mamoré

A Locomotiva 18 ganha iluminação especial de Natal na Madeira-Mamoré, reunindo famílias e reforçando a preservação da memória histórica de Porto Velho.
L

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense LTDA

Licença de Operação Nº 198/2025/SEMMA/PMV
L
Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Alerj decide revogar a prisão preventiva do deputado Rodrigo Bacellar

Presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro é solto após votação extraordinária; parlamentar estava preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
L
Projeto de Transação Tributária deve ser votado na ALE/RO nesta terça-feira

Projeto de Transação Tributária deve ser votado na ALE/RO nesta terça-feira

Intensa articulação da AROM pressiona pela aprovação da proposta que recuperará grandes dívidas do Estado e repassará valores essenciais aos municípios rondonienses.
L

Jovem News: Fabio de Oliveira fala sobre Educação Emocional e Juventude

trazendo uma conversa profunda sobre educação emocional, identidade e protagonismo na vida profissional e pessoal.
L
Justiça da Itália questiona Moraes sobre condições prisionais para extradição de Zambelli

Justiça da Itália questiona Moraes sobre condições prisionais para extradição de Zambelli

Esclarecimentos sobre o sistema carcerário feminino e a prisão para onde será levada a deputada Carla Zambelli foram solicitados ao STF; julgamento de extradição será retomado em 18 de dezembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.