DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

Em homenagem à cidade-gêmea, Guajará-Mirim celebra feriado de 196 anos de independência boliviana

A Bolívia, hoje denominada Estado Plurinacional, é uma república democrática dividida em nove departamentos.

Publicado em 

Com 46,5 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guajará-Mirim é a única cidade de Rondônia com um feriado municipal único. Nesta sexta-feira (6), são comemorados os 196 anos da independência boliviana, cujas terras, em 1825, pertenciam à Espanha. Neste ano, o festejo, assim como em 2020, está suspenso para evitar a aglomeração popular, devido à legislação que estabelece cuidados máximos com a disseminação do coronavírus e suas variantes.

A Bolívia é um país multiétnico. São dez milhões de habitantes. Guayaramerín (40 mil habitantes), cidade-gêmea da brasileira Guajará-Mirim, possui um porto situado na margem esquerda do rio Mamoré. Situa-se a 93 quilômetros de Riberalta e 115 quilômetros de Trinidad.

Tradicionalmente, o festejo da independência sempre se sobressaiu desde os períodos territoriais na fronteira: Guajará-Mirim e Guayaramerín (Beni) são separadas pelo rio Mamoré, mas compartilham alegrias comuns, entre elas: o futebol, feiras de alimentos, o intercâmbio escolar e também a celebração do nosso tradicional 7 de Setembro, data da independência brasileira.

A Bolívia, hoje denominada Estado Plurinacional, é uma república democrática dividida em nove departamentos. Suas regiões são distintas: o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano.

Ali se fala o espanhol, embora o aimará e o quéchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais.

Considerado país em desenvolvimento, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é médio. A pobreza atinge cerca de 60% da população que se dedica à agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção: tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.

ERA MUITO ANIMADO

“Neste início de agosto, choramos a saudade de um tempo que certamente não será como antes”, lamenta a professora Olga Mejia Brasil, ex-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Simon Bolívar. A professora é filha do falecido boliviano Epifânio Mejia, natural de San Joaquim.

Segundo ela, os moradores de Guajará-Mirim estavam acostumados a vivenciar um feriado municipal “pra lá de animado e de verdadeira lição de civismo”.

“Vamos agora comemorar a independência da Pátria irmã, sentados em casa, só nos resta pedir por delivery uma boa, mas abrasileirada, saltenha e recordar de tempos tão bons”, diz.

A professora conta que os festejos começavam um dia antes da comemoração oficial: “No dia 5, já nos movimentávamos com entusiasmo, para tudo dar certo, principalmente com os estudantes. À noite havia bailes nos clubes sociais, à beira das calçadas, muita música típica boliviana e músicas brasileiras”, lembra Olga Mejia.

DOIS DIAS DE FESTA

O feriado da independência boliviana durava na verdade dois dias movidos a danças, bebidas, comida, bancas de jogos e muita gente reunida. “Bem cedo, no dia 6, Guayaramerin já estava novamente arrumada para seguir a festa, que iniciava na avenida principal com o desfile cívico; era o grande dia para todos os bolivianos e seus descendentes, e para nós, brasileiros vizinhos”, prossegue a professora.

Autoridades abriam os festejos cívicos, desfilando garbosamente, seguidos de convidados de honra, entre eles, diretores, professores e alunos de escolas brasileiras. As fanfarras também atravessavam o rio Mamoré e reforçavam o sentimento de fraternidade entre os povos, pela miscigenação das raças que formam a população local e pelo entusiasmo dos jovens em viver uma aventura internacional.

Segundo Olga Mejia, as escolas Simon Bolívar, Alkindar Brasil de Arouca, Durvalina Estilben de Oliveira (extinta em 2016) compareciam todos os anos.

“A Escola Simon Bolívar sempre gozou de um grande prestígio entre os bolivianos, porque o seu nome homenageia o líder da independência hispânica, o que rendia bons projetos de interdisciplinaridade e conexão entre escolas dos países irmãos, a exemplo dos desfiles de 6 de agosto e 7 de setembro”, relata a professora.

Segundo ela, os desfiles eram longos, mas ninguém arredava o pé, mesmo sob um sol de mais de 30 graus. Praticamente todas as associações, escolas, instituições comerciais e do poder público desfilavam.

“Nossos alunos queriam permanecer assistindo, e que trabalheira conseguir que retornassem ao Brasil antes do início da badalada tarde de festa que se arrastava até a noite do dia 6!”, conta.

Para a professora Olga Mejia e todas as direções, professores e alunos de Guajará-Mirim, as festas proporcionaram inesquecíveis aulas de patriotismo. “E como e excelente anfitrião que é o povo boliviano não economizava gentileza e atenção, o que nós retribuíamos quando recebíamos as escolas bolivianas para que participassem do desfile cívico nos festejos da Independência de nossa Pátria, Brasil; esperamos que essa memorável confraternização volte a acontecer depois que vencermos essa fase difícil da pandemia”, acrescenta.

As relações com a Bolívia são importantes para Rondônia e para o Brasil, acreditam autoridades estaduais rondonienses, entre as quais o gestor da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, e o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph), Fernando Cesar Ramos Parente.

Eles atestam a facilitação do escoamento de produtos bolivianos pela Hidrovia do Madeira e certificam que Rondônia faz parte da geoestratégica às relações com a Bolívia, país com o qual o compartilha sua maior fronteira (3.423 km) e a condição de país amazônico e platino.

SAIBA MAIS

► A Bolívia é um país com conjuntura macroeconômica estável e amplo potencial de crescimento econômico. A extensão de seu território é de aproximadamente 1,1 milhão de km² e sua população corresponde a cerca de 11,3 milhões de habitantes (2018). O FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da Bolívia alcançou US$ 40 bilhões em 2018.

► A cooperação energética tem grande importância para os dois países, constituindo insumo para a política energética brasileira e fonte de renda para a Bolívia. A parceria foi consolidada com a assinatura, em 1958, das Notas Reversais de Roboré – que suscitaram, pela primeira vez, o tema da compra de gás boliviano e da construção de um gasoduto.

► Em 1972, com o Acordo de Cooperação e Complementação Industrial, estabeleceu-se a compra pelo Brasil de gás natural boliviano e projetos voltados para o fortalecimento da economia da Bolívia.

► No final da década de 1980, o interesse brasileiro no gás boliviano foi retomado e imprimiu-se sentido de permanência e cooperação na parceria energética. Em 1999, as negociações resultaram na instalação do Gasoduto Bolívia-Brasil, que tem importante papel no aprofundamento das relações bilaterais e na criação de oportunidades de inserção econômica da Bolívia no Mercosul.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ilhado em rio, homem tenta salvar cães enquanto correnteza ameaça arrastá-los na Bolívia

Vídeo mostra boliviano a ponto de ser arrastado pelas chuvas que arrasam Santa Cruz.
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Artista teve carreira de 35 anos em Hollywood e marcou o cinema dos anos 1990.
L
AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Avanço da doença afeta principalmente mulheres jovens e gestantes, elevando riscos para bebês.
L
Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames adequados no parreiral asseguram produtividade e regularidade da uva. 
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Da Linha Eletrônica, em Cacoal, para o mundo: Colheita semi mecanizada do café robusta desperta interesse internacional

Produção rural próxima à Linha 21 ganha projeção fora do país após vídeo mostrar a realidade da lavoura, a produtividade e o trabalho de famílias e vizinhos, chamando a atenção de empresas do Vietnã e da China
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Espaço centraliza serviços públicos e amplia acesso da população a atendimentos essenciais.
L
Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Ações abrangem educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano no município.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

Cenário político de Rondônia projeta 2026 com movimentações intensas.
L
Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade denuncia perseguições internas em audiência na ALE-RO. 
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Suspeita foi presa em flagrante após ataque que deixou vítima com ferimentos graves no rosto. 
14
Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas foi identificado após crime no bairro Nova Porto Velho. 
18
Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja ocorreu durante a madrugada na Avenida Calama. 
14
Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio ocorreu após nova briga entre vizinhos durante a madrugada. 
16
Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas tentou fugir da PM durante patrulhamento no bairro Escola de Polícia. 
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Evento reconhece a gastronomia afro-brasileira como patrimônio cultural, espiritual e fonte de renda.
L
Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Corinthians enfrenta o Cruzeiro em Itaquera, enquanto Fluminense e Vasco decidem vaga no Maracanã.
L
Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Disputa coloca frente a frente a extrema direita e a candidata governista.
L
Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Italianas impõem favoritismo e fazem final europeia no ginásio do Pacaembu. 
L
São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

Paciente não vacinado havia viajado ao exterior e não há registro de transmissão local do vírus. 
L
Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Equipes brasileiras têm início positivo na Champions League das Américas, que reúne os principais clubes do continente.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo supera rival egípcio no Catar e enfrentará o PSG na decisão. 
L
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Ação pioneira utiliza técnica sem inseticidas para reduzir casos de dengue, zika e chikungunya. 
L
Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Mais de 417 mil moradores ainda enfrentam falta de luz após passagem de ciclone extratropical. 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.