QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

Em homenagem à cidade-gêmea, Guajará-Mirim celebra feriado de 196 anos de independência boliviana

A Bolívia, hoje denominada Estado Plurinacional, é uma república democrática dividida em nove departamentos.

Publicado em 

Com 46,5 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guajará-Mirim é a única cidade de Rondônia com um feriado municipal único. Nesta sexta-feira (6), são comemorados os 196 anos da independência boliviana, cujas terras, em 1825, pertenciam à Espanha. Neste ano, o festejo, assim como em 2020, está suspenso para evitar a aglomeração popular, devido à legislação que estabelece cuidados máximos com a disseminação do coronavírus e suas variantes.

A Bolívia é um país multiétnico. São dez milhões de habitantes. Guayaramerín (40 mil habitantes), cidade-gêmea da brasileira Guajará-Mirim, possui um porto situado na margem esquerda do rio Mamoré. Situa-se a 93 quilômetros de Riberalta e 115 quilômetros de Trinidad.

Tradicionalmente, o festejo da independência sempre se sobressaiu desde os períodos territoriais na fronteira: Guajará-Mirim e Guayaramerín (Beni) são separadas pelo rio Mamoré, mas compartilham alegrias comuns, entre elas: o futebol, feiras de alimentos, o intercâmbio escolar e também a celebração do nosso tradicional 7 de Setembro, data da independência brasileira.

A Bolívia, hoje denominada Estado Plurinacional, é uma república democrática dividida em nove departamentos. Suas regiões são distintas: o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano.

Ali se fala o espanhol, embora o aimará e o quéchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais.

Considerado país em desenvolvimento, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é médio. A pobreza atinge cerca de 60% da população que se dedica à agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção: tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.

ERA MUITO ANIMADO

“Neste início de agosto, choramos a saudade de um tempo que certamente não será como antes”, lamenta a professora Olga Mejia Brasil, ex-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Simon Bolívar. A professora é filha do falecido boliviano Epifânio Mejia, natural de San Joaquim.

Segundo ela, os moradores de Guajará-Mirim estavam acostumados a vivenciar um feriado municipal “pra lá de animado e de verdadeira lição de civismo”.

“Vamos agora comemorar a independência da Pátria irmã, sentados em casa, só nos resta pedir por delivery uma boa, mas abrasileirada, saltenha e recordar de tempos tão bons”, diz.

A professora conta que os festejos começavam um dia antes da comemoração oficial: “No dia 5, já nos movimentávamos com entusiasmo, para tudo dar certo, principalmente com os estudantes. À noite havia bailes nos clubes sociais, à beira das calçadas, muita música típica boliviana e músicas brasileiras”, lembra Olga Mejia.

DOIS DIAS DE FESTA

O feriado da independência boliviana durava na verdade dois dias movidos a danças, bebidas, comida, bancas de jogos e muita gente reunida. “Bem cedo, no dia 6, Guayaramerin já estava novamente arrumada para seguir a festa, que iniciava na avenida principal com o desfile cívico; era o grande dia para todos os bolivianos e seus descendentes, e para nós, brasileiros vizinhos”, prossegue a professora.

Autoridades abriam os festejos cívicos, desfilando garbosamente, seguidos de convidados de honra, entre eles, diretores, professores e alunos de escolas brasileiras. As fanfarras também atravessavam o rio Mamoré e reforçavam o sentimento de fraternidade entre os povos, pela miscigenação das raças que formam a população local e pelo entusiasmo dos jovens em viver uma aventura internacional.

Segundo Olga Mejia, as escolas Simon Bolívar, Alkindar Brasil de Arouca, Durvalina Estilben de Oliveira (extinta em 2016) compareciam todos os anos.

“A Escola Simon Bolívar sempre gozou de um grande prestígio entre os bolivianos, porque o seu nome homenageia o líder da independência hispânica, o que rendia bons projetos de interdisciplinaridade e conexão entre escolas dos países irmãos, a exemplo dos desfiles de 6 de agosto e 7 de setembro”, relata a professora.

Segundo ela, os desfiles eram longos, mas ninguém arredava o pé, mesmo sob um sol de mais de 30 graus. Praticamente todas as associações, escolas, instituições comerciais e do poder público desfilavam.

“Nossos alunos queriam permanecer assistindo, e que trabalheira conseguir que retornassem ao Brasil antes do início da badalada tarde de festa que se arrastava até a noite do dia 6!”, conta.

Para a professora Olga Mejia e todas as direções, professores e alunos de Guajará-Mirim, as festas proporcionaram inesquecíveis aulas de patriotismo. “E como e excelente anfitrião que é o povo boliviano não economizava gentileza e atenção, o que nós retribuíamos quando recebíamos as escolas bolivianas para que participassem do desfile cívico nos festejos da Independência de nossa Pátria, Brasil; esperamos que essa memorável confraternização volte a acontecer depois que vencermos essa fase difícil da pandemia”, acrescenta.

As relações com a Bolívia são importantes para Rondônia e para o Brasil, acreditam autoridades estaduais rondonienses, entre as quais o gestor da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, e o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph), Fernando Cesar Ramos Parente.

Eles atestam a facilitação do escoamento de produtos bolivianos pela Hidrovia do Madeira e certificam que Rondônia faz parte da geoestratégica às relações com a Bolívia, país com o qual o compartilha sua maior fronteira (3.423 km) e a condição de país amazônico e platino.

SAIBA MAIS

► A Bolívia é um país com conjuntura macroeconômica estável e amplo potencial de crescimento econômico. A extensão de seu território é de aproximadamente 1,1 milhão de km² e sua população corresponde a cerca de 11,3 milhões de habitantes (2018). O FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da Bolívia alcançou US$ 40 bilhões em 2018.

► A cooperação energética tem grande importância para os dois países, constituindo insumo para a política energética brasileira e fonte de renda para a Bolívia. A parceria foi consolidada com a assinatura, em 1958, das Notas Reversais de Roboré – que suscitaram, pela primeira vez, o tema da compra de gás boliviano e da construção de um gasoduto.

► Em 1972, com o Acordo de Cooperação e Complementação Industrial, estabeleceu-se a compra pelo Brasil de gás natural boliviano e projetos voltados para o fortalecimento da economia da Bolívia.

► No final da década de 1980, o interesse brasileiro no gás boliviano foi retomado e imprimiu-se sentido de permanência e cooperação na parceria energética. Em 1999, as negociações resultaram na instalação do Gasoduto Bolívia-Brasil, que tem importante papel no aprofundamento das relações bilaterais e na criação de oportunidades de inserção econômica da Bolívia no Mercosul.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

Plataforma Não Me Perturbe registra 1,7 milhão de novas adesões

O serviço de bloqueio contra chamadas indesejadas de telemarketing e crédito consignado atingiu a marca de 14,2 milhões de números cadastrados ao final de 2025.
L
Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

Morre Vera Valdez aos 89 anos em São Paulo

A atriz e modelo, considerada a primeira supermodelo brasileira e musa de Coco Chanel, faleceu nesta quinta-feira deixando um legado marcado pela arte, moda e resistência política.
L

Coluna Social Marisa Linhares: aniversários, negócios e momentos especiais no interior de Rondônia

Juliano de Oliveira Linhares comemora aniversário, famílias empresariais em evidência, entregas de veículos GWM, homenagens e registros especiais movimentam Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes.
L
Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortudo na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
MPRO obtém condenação de 23 réus por organização criminosa na Operação Primavera

MPRO obtém condenação de 23 réus por organização criminosa na Operação Primavera

Sentença reconhece esquema estruturado de tráfico de drogas em Ji-Paraná e determina até perda de cargo público de policial militar envolvido.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Zé Veículos inicia campanha de férias com condições especiais de financiamento

Empresa em Porto Velho oferece carência de dois meses para o pagamento da primeira parcela e planos de crédito em parceria com o Banco BV.
L
Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Flávio Dino proíbe envio de emendas para entidades ligadas a parentes

Decisão do ministro do STF busca coibir o nepotismo e a improbidade administrativa ao vetar repasses para ONGs e empresas dirigidas por familiares de congressistas.
L
Receita Federal desmente boatos sobre taxação do Pix

Receita Federal desmente boatos sobre taxação do Pix

Órgão esclarece que não existe proposta de imposto sobre o Pix e explica novas regras de transparência que passam a valer para fintechs, visando o combate a fraudes e crimes financeiros.
L
Prefeitura entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Novas salas implantadas pela Semusa ampliam o acesso a procedimentos ambulatoriais e ajudam a reduzir demanda histórica na saúde municipal.
L
Fies 2025: prazo aberto para complementar inscrições postergadas

Fies 2025: prazo aberto para complementar inscrições postergadas

Estudantes com inscrições postergadas nos processos do Fies 2025 devem acessar o sistema Fies Seleção para concluir a etapa e garantir o financiamento estudantil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Deputada Lebrinha destina R$ 100 mil para medicamentos em Governador Jorge Teixeira

Recurso empenhado será usado para reforçar o abastecimento da rede municipal de saúde e garantir atendimento mais rápido à população.
L
Lula reúne cúpula dos Três Poderes para combater crime organizado

Lula reúne cúpula dos Três Poderes para combater crime organizado

O governo federal elevou o enfrentamento às facções criminosas ao status de ação de Estado com foco na integração entre inteligência financeira e segurança pública.
L
Cristiane Lopes garante R$ 350 mil para reforma de quadra escolar em Urupá

Cristiane Lopes garante R$ 350 mil para reforma de quadra escolar em Urupá

A obra é considerada um avanço importante para a comunidade escolar, beneficiando alunos, professores e famílias, além de fortalecer momentos de integração e convivência no ambiente educacional.
L
Alex Redano cobra obras urgentes em estrada de Nova Mamoré

Alex Redano cobra obras urgentes em estrada de Nova Mamoré

Deputado solicita patrolamento e encascalhamento da via que liga o município ao distrito de Nova Dimensão, destacando prejuízos à produção rural, transporte escolar e segurança da população.
L
Cássio Gois destina R$ 47 mil a projeto esportivo em Vilhena

Cássio Gois destina R$ 47 mil a projeto esportivo em Vilhena

Emenda parlamentar fortalece o projeto “Treinando Campeões”, que atende crianças e adolescentes por meio do karatê e promove inclusão social no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Incêndio atinge apartamento e mobiliza bombeiros na zona leste

Moradores do bairro Igarapé ficaram em alerta durante o combate às chamas em um condomínio residencial, onde vizinhos militares iniciaram o controle do fogo antes da chegada da equipe oficial.
12
Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Colisão entre moto e bicicleta elétrica deixa feridas na zona leste

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Mamoré com a rua Plácido de Castro no bairro JK envolvendo uma motociclista e uma idosa.
12
Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

Denarc incinera 450 quilos de drogas em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia destruiu 450 quilos de entorpecentes apreendidos em 2025 durante ação fiscalizada pelo Ministério Público e Vigilância Sanitária.
10
Foragido “Donga” é preso no bairro São Francisco

Foragido “Donga” é preso no bairro São Francisco

A prisão foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar do 5º Batalhão, durante patrulhamento de rotina na região.
10
Motociclista invade preferencial e fica ferida na Pinheiro Machado

Motociclista invade preferencial e fica ferida na Pinheiro Machado

O acidente ocorreu no cruzamento com a rua Elias Gorayeb, na região central de Porto Velho, após a condutora da moto atingir a lateral de um automóvel durante a manhã de quinta-feira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Giro News Entrevista Cledison Cerqueira: O Futuro do Consórcio no Brasil e em Rondônia

O Diretor Geral do Rovema Bank e CFO do Grupo Rovema analisa o avanço do consórcio no Brasil, o impacto em Rondônia e apresenta a nova solução financeira do banco.
L
Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Ka SE Plus 2020 Com Baixa Quilometragem na Zé Veículos

Compacto econômico e versátil, ideal para quem busca praticidade e ótimo consumo no dia a dia.
L
Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Jetta Comfortline 2012 Automático Com Motor 2.0 na Zé Veículos

Sedã espaçoso e confortável, ideal para quem busca desempenho, estabilidade e sofisticação ao dirigir.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP-LI-LO): OVERTECC RONDONIA LTDA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e a Licença de Operação – LO
L
FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

FIERO orienta empresas e viabiliza Certificado de Origem para exportações

Documento é essencial para acesso a benefícios tarifários do acordo Mercosul–União Europeia e para facilitar a entrada de produtos brasileiros no mercado europeu.
L
Anfavea projeta crescimento de 3,7% na produção de veículos para 2026

Anfavea projeta crescimento de 3,7% na produção de veículos para 2026

Associação estima alta impulsionada pelo segmento de automóveis leves, mas alerta para incertezas causadas pela reforma tributária e juros elevados.
L
MPRO acompanha incineração de mais de 450 kg de drogas em Porto Velho

MPRO acompanha incineração de mais de 450 kg de drogas em Porto Velho

Procedimento ocorreu em olaria da capital e deu destino final a entorpecentes apreendidos em operações da Polícia Civil contra o tráfico.
L
Justiça obriga Cerejeiras a cumprir Lei de Proteção de Dados

Justiça obriga Cerejeiras a cumprir Lei de Proteção de Dados

Decisão atende ação do MPRO e determina plano, prazos e medidas para adequação do município à LGPD, incluindo treinamentos e responsável pelos dados.
L
My Hero Academia segue vivo em 2026 e ganha novos projetos

My Hero Academia segue vivo em 2026 e ganha novos projetos

Mesmo após o episódio final, anime completa 10 anos com capítulo especial, turnê mundial, spin-offs e novos anúncios previstos pela TOHO Animation.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.