QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Em homenagem à cidade-gêmea, Guajará-Mirim celebra feriado de 196 anos de independência boliviana

A Bolívia, hoje denominada Estado Plurinacional, é uma república democrática dividida em nove departamentos.

Publicado em 

Com 46,5 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guajará-Mirim é a única cidade de Rondônia com um feriado municipal único. Nesta sexta-feira (6), são comemorados os 196 anos da independência boliviana, cujas terras, em 1825, pertenciam à Espanha. Neste ano, o festejo, assim como em 2020, está suspenso para evitar a aglomeração popular, devido à legislação que estabelece cuidados máximos com a disseminação do coronavírus e suas variantes.

A Bolívia é um país multiétnico. São dez milhões de habitantes. Guayaramerín (40 mil habitantes), cidade-gêmea da brasileira Guajará-Mirim, possui um porto situado na margem esquerda do rio Mamoré. Situa-se a 93 quilômetros de Riberalta e 115 quilômetros de Trinidad.

Tradicionalmente, o festejo da independência sempre se sobressaiu desde os períodos territoriais na fronteira: Guajará-Mirim e Guayaramerín (Beni) são separadas pelo rio Mamoré, mas compartilham alegrias comuns, entre elas: o futebol, feiras de alimentos, o intercâmbio escolar e também a celebração do nosso tradicional 7 de Setembro, data da independência brasileira.

A Bolívia, hoje denominada Estado Plurinacional, é uma república democrática dividida em nove departamentos. Suas regiões são distintas: o altiplano a oeste e as planícies do leste, cuja parte norte pertence à bacia Amazônica e a parte sul à Bacia do rio da Prata, da qual faz parte o Chaco boliviano.

Ali se fala o espanhol, embora o aimará e o quéchua também sejam comuns. Além delas, outras 34 línguas indígenas são oficiais.

Considerado país em desenvolvimento, seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é médio. A pobreza atinge cerca de 60% da população que se dedica à agricultura, silvicultura, pesca, mineração, e bens de produção: tecidos, vestimentas, metais refinados e petróleo refinado. A Bolívia é muito rica em minerais, especialmente em estanho.

ERA MUITO ANIMADO

“Neste início de agosto, choramos a saudade de um tempo que certamente não será como antes”, lamenta a professora Olga Mejia Brasil, ex-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Simon Bolívar. A professora é filha do falecido boliviano Epifânio Mejia, natural de San Joaquim.

Segundo ela, os moradores de Guajará-Mirim estavam acostumados a vivenciar um feriado municipal “pra lá de animado e de verdadeira lição de civismo”.

“Vamos agora comemorar a independência da Pátria irmã, sentados em casa, só nos resta pedir por delivery uma boa, mas abrasileirada, saltenha e recordar de tempos tão bons”, diz.

A professora conta que os festejos começavam um dia antes da comemoração oficial: “No dia 5, já nos movimentávamos com entusiasmo, para tudo dar certo, principalmente com os estudantes. À noite havia bailes nos clubes sociais, à beira das calçadas, muita música típica boliviana e músicas brasileiras”, lembra Olga Mejia.

DOIS DIAS DE FESTA

O feriado da independência boliviana durava na verdade dois dias movidos a danças, bebidas, comida, bancas de jogos e muita gente reunida. “Bem cedo, no dia 6, Guayaramerin já estava novamente arrumada para seguir a festa, que iniciava na avenida principal com o desfile cívico; era o grande dia para todos os bolivianos e seus descendentes, e para nós, brasileiros vizinhos”, prossegue a professora.

Autoridades abriam os festejos cívicos, desfilando garbosamente, seguidos de convidados de honra, entre eles, diretores, professores e alunos de escolas brasileiras. As fanfarras também atravessavam o rio Mamoré e reforçavam o sentimento de fraternidade entre os povos, pela miscigenação das raças que formam a população local e pelo entusiasmo dos jovens em viver uma aventura internacional.

Segundo Olga Mejia, as escolas Simon Bolívar, Alkindar Brasil de Arouca, Durvalina Estilben de Oliveira (extinta em 2016) compareciam todos os anos.

“A Escola Simon Bolívar sempre gozou de um grande prestígio entre os bolivianos, porque o seu nome homenageia o líder da independência hispânica, o que rendia bons projetos de interdisciplinaridade e conexão entre escolas dos países irmãos, a exemplo dos desfiles de 6 de agosto e 7 de setembro”, relata a professora.

Segundo ela, os desfiles eram longos, mas ninguém arredava o pé, mesmo sob um sol de mais de 30 graus. Praticamente todas as associações, escolas, instituições comerciais e do poder público desfilavam.

“Nossos alunos queriam permanecer assistindo, e que trabalheira conseguir que retornassem ao Brasil antes do início da badalada tarde de festa que se arrastava até a noite do dia 6!”, conta.

Para a professora Olga Mejia e todas as direções, professores e alunos de Guajará-Mirim, as festas proporcionaram inesquecíveis aulas de patriotismo. “E como e excelente anfitrião que é o povo boliviano não economizava gentileza e atenção, o que nós retribuíamos quando recebíamos as escolas bolivianas para que participassem do desfile cívico nos festejos da Independência de nossa Pátria, Brasil; esperamos que essa memorável confraternização volte a acontecer depois que vencermos essa fase difícil da pandemia”, acrescenta.

As relações com a Bolívia são importantes para Rondônia e para o Brasil, acreditam autoridades estaduais rondonienses, entre as quais o gestor da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, e o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph), Fernando Cesar Ramos Parente.

Eles atestam a facilitação do escoamento de produtos bolivianos pela Hidrovia do Madeira e certificam que Rondônia faz parte da geoestratégica às relações com a Bolívia, país com o qual o compartilha sua maior fronteira (3.423 km) e a condição de país amazônico e platino.

SAIBA MAIS

► A Bolívia é um país com conjuntura macroeconômica estável e amplo potencial de crescimento econômico. A extensão de seu território é de aproximadamente 1,1 milhão de km² e sua população corresponde a cerca de 11,3 milhões de habitantes (2018). O FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da Bolívia alcançou US$ 40 bilhões em 2018.

► A cooperação energética tem grande importância para os dois países, constituindo insumo para a política energética brasileira e fonte de renda para a Bolívia. A parceria foi consolidada com a assinatura, em 1958, das Notas Reversais de Roboré – que suscitaram, pela primeira vez, o tema da compra de gás boliviano e da construção de um gasoduto.

► Em 1972, com o Acordo de Cooperação e Complementação Industrial, estabeleceu-se a compra pelo Brasil de gás natural boliviano e projetos voltados para o fortalecimento da economia da Bolívia.

► No final da década de 1980, o interesse brasileiro no gás boliviano foi retomado e imprimiu-se sentido de permanência e cooperação na parceria energética. Em 1999, as negociações resultaram na instalação do Gasoduto Bolívia-Brasil, que tem importante papel no aprofundamento das relações bilaterais e na criação de oportunidades de inserção econômica da Bolívia no Mercosul.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.