QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

VILHENA: Treinamento em aplicativos do governo federal é parte fundamental no processo de regularização

A emissão de títulos para a zona rural, feita pelo Incra, passa pelo Núcleo, composto por servidores da Prefeitura de Vilhena, atualmente em capacitação.

Publicado em 

Responsável pela análise da documentação, vistoria das áreas, orientação dos produtores e encaminhamento do processo ao Governo Federal, o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária de Vilhena recebeu treinamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Candeias do Jamari na última semana. A emissão de títulos para a zona rural, feita pelo Incra, passa pelo Núcleo, composto por servidores da Prefeitura de Vilhena, atualmente em capacitação.

"Para que a emissão de títulos para os produtores rurais aconteça de forma mais ágil, o Núcleo vai utilizar dois aplicativos do Incra, um para assentamentos e outro para áreas de ocupação. Nossa responsabilidade nesse processo de regularização é vistoriar as propriedades, cadastrar os produtores, organizar e analisar a documentação deles, bem como encaminhar para o Incra fazer, ou não, a liberação do título. Portanto, os produtores, a Prefeitura e o Incra têm, cada um, seu papel nesse processo", explica Vivian Bacaro, secretária municipal de Terras. 

O treinamento aconteceu entre os dias 27 e 29 de julho, com servidores do Incra em Rondônia, Acre, Amazonas e Distrito Federal bem como das prefeituras de 13 municípios rondonienses. O superintendente do Incra/RO, Mário Moacir de Almeida, as prefeituras vão desempenhar um importante papel na regularização, por meio dessa parceria com o Incra e com o governo federal. "Estaremos próximos dos municípios para auxiliar nesse processo. Nosso empenho é para que o Titula Brasil em Rondônia seja exemplo a todas as superintendências regionais do Incra e assim possamos dar uma resposta plausível a quem necessita", afirma. 

O termo de cooperação para adesão da Prefeitura ao programa "Titula Brasil" foi assinado pelo prefeito Eduardo Japonês em maio junto ao Incra e o núcleo instituído com publicação no Diário Oficial em junho. Atualmente a equipe do núcleo passa por capacitação, com estudo de leis, normas e regras para os procedimentos de liberação dos documentos de imóveis rurais em assentamentos e áreas de ocupação.

De posse dos aplicativos, com tablets ou celulares, os servidores irão visitar cada propriedade que deseja ser beneficiada para realizar o cadastro e vistoriar o local, etapa necessária para aprovação do requerimento junto ao Incra. 

O engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Gustavo Nóbrega Lisboa, destaca que nos próximos dias haverá um número exclusivo para dúvidas a respeito do tema. "Temos já um espaço físico na Semagri, que os produtores podem buscar para tirar eventuais dúvidas, mas, além disso, criaremos um número de telefone específico para isso na próxima semana, a fim de facilitar o acesso de todos a este serviço. Com o núcleo fazendo esse trabalho, certamente vamos desafogar a equipe do Incra, que ficará responsável pela análise burocrática dos documentos, aumentando a velocidade na emissão dos títulos a todos", completa. 

O próximo passo é a apresentação do Plano de Trabalho pelo Incra, com a definição de quais áreas serão contempladas e em qual sequência. Nas primeiras vistorias, inclusive, está prevista a participação do órgão junto ao Núcleo nas propriedades rurais do município.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L
Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

Promoção “Bora Cozinhar” com Amazô Sabores tem ganhadora anunciada no Agenda News

O Natal da Cristiane de Jesus vai ser ainda mais saboroso este ano!
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

Câmara aprova redução de benefícios fiscais e novos tributos

O projeto que segue para o Senado corta incentivos em 10% e aumenta a carga tributária para casas de apostas e fintechs visando equilíbrio orçamentário.
L
Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

Mendonça vota para validar mínimo existencial de R$ 600

O julgamento no STF foi interrompido por um pedido de vista, adiando a decisão sobre o valor que deve ser protegido de bancos em casos de superendividamento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Tartaruga-da-Amazônia tem filhotes soltos no Vale do Guaporé apesar dos desafios ambientais

Tartaruga-da-Amazônia tem filhotes soltos no Vale do Guaporé apesar dos desafios ambientais

Soltura de filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Vale do Guaporé marca ciclo natural da espécie e reforça ações de preservação e educação ambiental.
L
Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de moto aplicativo morre em colisão com porta de Fiat Uno na zona leste

Passageira de moto aplicativo morre em colisão com porta de Fiat Uno na zona leste

Com o impacto, o condutor da motocicleta sofreu apenas lesões leves.
18
Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-364, em Porto Velho

Motociclista morre após ser atropelado por carreta na BR-364, em Porto Velho

Acidente ocorreu próximo à entrada da Fimca, no sentido Candeias.
18
Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mudanças no Imposto de Renda beneficiarão 73,5% dos professores da educação básica

Mudanças no Imposto de Renda beneficiarão 73,5% dos professores da educação básica

Metade da categoria ficará isenta do tributo a partir de 2026.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

PSG vence o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Rubro-negro desperdiça quatro cobranças e franceses garantem o primeiro título mundial de sua história nesta quarta-feira.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.