SEXTA-FEIRA, 28/11/2025

Em destaque

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

Quando ganhamos a outorga da TV Candelária, agradecemos a confiança do grupo da Coca-Cola passamos a ser Record e encerramos as atividades da agência para justamente, não entrar em conflito com nossos amigos donos de outras agências.

Publicado em 

Neste sábado dia 31, o Grupo SIC TV festeja 30 anos de existência. Tudo começou com a TV Candelária após o jornalista/radialista e empreendedor Everton Leoni conseguir praticamente sem querer, o aval do Bispo Edi Macedo. "Um dia fui levar uma PI na TV Allamanda e o seu Mota, pai do Paulinho Mota que hoje trabalha conosco, me perguntou: 'Tu queres uma Televisão pra ti'? Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, quero sim! Ele disse, então liga para esse número, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília". Foi assim que tudo começou".

Essa e outras histórias vividas ao longo desses trinta anos da Sic TV que começou como TV Candelária, você vai ficar sabendo nessa entrevista, que por sinal, começa hoje (31) e só termina amanhã domingo (01) e me foi passada pelo seu proprietário Everton Leoni.

Zk – Vamos falar sobre os 30 anos da Sic TV! Esse tempo conta desde a TV Manchete?

Everton – Não, eu já ia começar por aí mesmo. Muita gente imagina que nós mexemos com televisão há trinta anos, não é verdade! Mexemos com TV há pelo menos 36 anos.

Zk – Como foi o início?

Everton – Em 1983 começamos com a Imagem Propaganda aí era eu e o Jaburu. Depois, em 1985 começamos um trabalho maior, aí já tínhamos como cliente a Prefeitura de Porto Velho, Assembleia, Governo do Estado, já fazíamos grandes campanhas políticas e foi então que arrendamos a Rádio Caiari e a Rádio Parecis e logo arrendamos depois a Rádio 96 e o Canal RBN de Televisão que pertenciam ao Grupo Coca-Cola de Manaus e aí administramos pra eles alguns anos, até o advento da TV Candelária.

Zk – No tempo da Manchete quem era o permissionário da concessão?

Everton – Na realidade era a RBN que nós arrendávamos que tinha o sinal da Manchete inclusive você fazia parte da equipe lembra? Ali era arrendada a Televisão com a programação da Manchete que pertencia ao Grupo Simões de Manaus.

Zk – E quando surge a TV Candelária?

Everton – Quando ganhamos a outorga da TV Candelária, agradecemos a confiança do grupo da Coca-Cola passamos a ser Record e encerramos as atividades da agência para justamente, não entrar em conflito com nossos amigos donos de outras agências.

Zk – Nesse pacote tinha também o jornal (imprenso) O Guaporé?

Everton – Isso foi paralelo também. Aí nós tínhamos o jornal O Guaporé que, aliás foi o primeiro jornal de Rondônia a imprimir algo a cores, nós fizemos a primeira capa a cores nesse estado, foi uma edição histórica. Foi nessa época que trouxe o Sérgio Pires para administrar o jornal como Editor. Depois passamos o jornal para um grupo de Goiânia que tinha o governador Jerônimo Santana como integrante.

Zk – Como surgiu a TV Candelária?

Everton – Um dia fui levar uma PI, na TV Allamanda e o seu Mota pai do Paulinho Mota que hoje trabalha conosco, me perguntou: "Tu queres uma Televisão pra ti"? Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, eu quero sim! Ele disse, então liga para esse número aqui, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília. Eles estavam trabalhando essa coisa da ampliação da Rede, porque o Edi Macedo recém tinha comprado a Record e eles tinham que arrumar parceiros no Brasil inteiro e havia uma grande rejeição.

Zk – Qual o motivo da rejeição?

Everton – Primeiro que não se admitia que um Bispo de uma igreja evangélica queria fazer uma grande Rede de Televisão no País, imaginavam que ia ser uma TV eminentemente religiosa e que não teria habilidade para tocar um negócio tão complexo. Então liguei para esse pessoal e eles me passaram o telefone do superintendente da Rede Record Demerval Gonçalves que é um cara que está em páginas inteiras de citações dedicadas a ele quando se fala na história do Sílvio Santos, ele trabalhava com o Sílvio.

Durante muitos anos Demerval Gonçalves ficou à frente da Record e virou meu grande amigo. Sessenta dias depois, recebi um telefonema dizendo: "Olha, o canal já é teu, pode colocar a TV no ar". Foi aí que começou, graças ao seu Paulo Mota.

Zk – E a equipe escalada para colocar no ar a TV Candelária?

Everton – Foi basicamente o pessoal da Rádio lembro que tinha o Sérgio Melo, tu participaste, Miguel Silva, o Elton já estava aqui nesse tempo e foi fundamental nesse processo todo e o pessoal da área técnica da Imagem Propaganda que também passou a trabalhar na Televisão. Não podemos esquecer do Beni Andrade e o Volney Alonso que eram meus colegas, foi quando fomos para a Duque de Caxias, ali começou a TV Candelária. A RBN e a Manchete funcionava na José Bonifácio.

Zk – Quais os grandes momentos da TV Candelária, os programas com maior audiência, essas coisas?

Everton – Entre tantas coisas, lembro que fizemos a primeira transmissão de um desfile de carnaval aqui no Estado, fizemos a transmissão da 1ª corrida de Kart também. Tínhamos uma agência de pesquisa de opinião e fazíamos um programa que discutia essas pesquisas, éramos associados a uma grande empresa de São Paulo que fazia pesquisa para a "Isto É". As pesquisas eram todas com equipamento eletrônico, nós digitávamos aqui e a resposta do entrevistado já saia em São Paulo e lá eles tabulavam e poucas horas depois mandavam o resultado. Fazíamos programa de auditório e eu apresentava esse programa que por sinal, fez muito sucesso. Eu encontro até hoje, senhores que eram então garotos e participavam dos programas. Tínhamos um ônibus que transportava as crianças da escola para o programa que era produzido pela Elizete Canova esposa do Sérgio Pires e pelo Bolota que até hoje está conosco, ela só não está conosco, por problemas de saúde, aliás, nós fizemos na época, estou falando dos anos 1990 início dos anos 2000, programas de debate como o "Candelária Debate" que também contava com o Beni Andrade, levávamos convidados que participavam ao vivo. Programas diários ao vivo, tinham muito pouco na época. A Rede Amazônica tinha também, mas, nunca com espaços generosos como o nosso.

Zk – A SIC TV desde o tempo da Candelária sempre primou por apresentar programas locais. Tem uma explicação para isso?

Everton – Isso também se deve muito a Record. Claro que isso está no nosso DNA, porque eu como fundador da Empresa, não sou um empresário que virou dono de Televisão. Sou um jornalista que virou dono de Televisão. Eu com 17 anos comecei a trabalhar em rádio, eu não sou dono de um outro grande negócio que comprei uma TV para poder conseguir apoio para um outro negócio, coisa que você sabe que funciona. Sou eminentemente um homem de comunicação, eu praticamente, só sei fazer isso. Hoje que estou no ramo de sorveteria (Everton é dono da Frutos de Goiás), mas, basicamente o meu negócio é comunicação. Eu já deixei de faturar para a empresa, em nome do jornalismo, tem coisa que são inegociáveis para nós, isso é que nos dar essa diferença.

Zk – Tem um detalhe que observamos. Você é o único dono de Televisão que reside em Porto Velho (RO). O que você tem a dizer sobre esse fato?

Everton – Agora tem o Zezinho ex Maria Fumaça. Felipe Daou é de Manaus, seu Assis Gurgacz mora no Paraná, seu Rômulo em Brasília. Quem sempre morou aqui fui eu.

Zk – Outra coisa que considero pioneirismo do Grupo SIC TV, é a transmissão do Arraial Flor do Maracujá. Tem mais alguma coisa?

Everton – O Flor do Maracujá foi algo que nos envolvemos durante muitos anos, as mais longas transmissões foram feitas por nós e diárias; os concorrentes só transmitiam aos finais de semana; nós transmitíamos os 10, 11 dias do Arraial inclusive, trazendo pra cá a Record News pra transmissão internacional da festa. Outro feito: a EXPOVEL que transmitíamos todas as noites da Feira Agropecuária, lembrei também de outros programas que tivemos. Fomos a primeira TV Digital do Estado, aliás, a primeira e a segunda. A Record foi a primeira e alguns dias depois foi a Record News. A terceira foi a Rede Amazônica Dois Anos e Meio depois, isso não aconteceu em nenhum lugar do Brasil, só aqui!  

Zk – Quantas SIC TV existem no estado de Rondônia?

Everton – Hoje somos a maior Rede de Televisão que mais atinge a população estadual, 87 pra 88 por cento da população é atingida pela SIC TV. Com as 9 emissoras que temos para colocar no ar, outorgas que já estão conosco, vamos chegar a 93%. Já com esses 88% podemos afirmar que somos a maior Rede de Televisão do estado de Rondônia.

Zk – Você lembra os locais?

Everton – Estamos em: Guajará Mirim, Nova Mamoré, Jaci Paraná, Porto Velho que abrange Candeias do Jamari e também Itapuã, Ariquemes, Alto Paraíso, Jaru, Ouro Preto, Buritis, Ji Paraná, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura que atinge Santa Luzia e Nova Brasilândia. Já temos Alta Floresta, Colorado, Urupá, São Francisco, Ministro Andreasa, Monte Negro, Machadinho e mais uma que não lembro. Com essas nove fechamos 93% da população do Estado.

Zk – Hoje, qual o programa carro chefe da audiência?

Everton – Quem vai responder é o IBOPE que chegou semana passada: É o SIC NEWS a maior audiência dos programas locais.

Zk – Como será o festejo?

Everton – Na verdade eu não participo da comissão, mas, vai ter a live do Cesar & Paulinho neste sábado 31 às 16 horas. Isso se deve muito ao Clevis Serafim.

O Clevis tem uma penetração muito grande no meio artístico sertanejo. Os artistas vêm graciosamente. A live será voltada para arrecadar Recursos para Associação dos Pais de Autistas – AMA que precisa urgentemente de uma sede. Aproveito essa oportunidade, para divulgar isso, para que as pessoas ajudem a AMA a atingir seu objetivo, que é comprar um terreno para construir sua sede. Infelizmente, em função da Pandemia o show será via live e só pode ser assistido pelo canal SIC News do Youtube, a Rádio Parecis também vai transmitir. Isso vai acontecer neste sábado dia 31. Prestigie! 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Concurso ALE-RO oferece 200 vagas e salários de até R$ 24 mil

São 200 vagas imediatas e 225 em cadastro reserva, os candidatos têm até o dia 4 de dezembro para se candidatarem
L
Camex autoriza Fundo de Exportação para baratear querosene de aviação

Camex autoriza Fundo de Exportação para baratear querosene de aviação

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Camex aprovou o uso do Fundo de Garantia às Exportações (FGE) para garantir até R$ 2 bilhões em crédito para a compra de querosene de aviação (QAV). A medida visa reduzir custos operacionais das companhias aéreas e estimular a transição para o combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil.
L
Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

Mulheres fora do trabalho têm risco 3 vezes maior de sofrer violência doméstica

A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher revela que 69% das vítimas tiveram sua rotina alterada após as agressões. O estudo destaca que mulheres fora da força de trabalho correm um risco três vezes maior de sofrer violência, evidenciando a autonomia econômica como fator de proteção.
L
Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Escritora Rondoniense lança obras em Encontro Inclusivo de Dança em Brasília

Eva da Silva Alves, escritora de Rondônia, foi a convidada especial do Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea em Brasília, onde lançou poemas do seu livro Arte, Amor e Desventuras e destacou seu compromisso com a acessibilidade, incluindo obras em Braille, Libras e outros idiomas.
L
Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

Eva Potiguara celebra roteiro de natureza e cultura em Candeias do Jamari

A líder indígena e escritora Eva Potiguara visitou Candeias do Jamari em um roteiro cultural e turístico que valorizou a identidade amazônica, a gastronomia local e a conexão com a natureza, destacando o potencial do município no turismo de experiências.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Falaê Podcast: Manoela Lisboa é a convidada desta quinta-feira

Um bate-papo especial que promete aproximar o público de uma jovem multifacetada, talentosa e comprometida com seu propósito.
L

Cine Araújo Porto Velho: Black Promo com ingressos a R$ 8 neste dia 28

Promoção válida somente no dia 28 de novembro, com ingressos por apenas R$ 8 em salas convencional, premium ou VIP, exceto lançamentos e shows.
L

Giro News: Denise Torquato fala sobre superação, direitos e educação jurídica

ela também traz sua vivência pessoal como sobrevivente do câncer de mama, unindo conhecimento, superação e acolhimento.
L
Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

Derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental ameaça 297 terras indígenas

A Funai alerta que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental desprotege mais de 40% dos territórios indígenas do país, impedindo a participação do órgão em áreas que ainda não foram homologadas.
L
Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

Congresso aprova crédito de R$ 42 bilhões para Previdência e Bolsa Família

O Congresso Nacional aprovou dois projetos de lei (PLNs) do Executivo: um abre crédito suplementar de R$ 42,2 bilhões para a Seguridade Social e o Bolsa Família, e o outro cria 8,6 mil cargos no MEC e prevê reajustes salariais para servidores do DF.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

CNU 1: Governo convoca 3,9 mil aprovados em vagas adicionais e remanescentes

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocou 3.910 aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1).
L
Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Concurso ALE-RO abre 200 vagas com salários de até R$ 24 mil

Inscrições seguem até 4 de dezembro para cargos de níveis médio e superior.
L
Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Mais de 130 vagas ao mercado de trabalho são ofertadas pelo Sine Municipal de Porto Velho

Órgão amplia oferta de vagas de emprego em Porto Velho e reforça serviços de orientação e preparação profissional
L
Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Rondônia abre mais de 3 mil vagas; Rolim de Moura oferta 54 para auxiliar de produção

Estado registra 3.011 oportunidades ativas no Sine-RO, com destaque para setor industrial.
L
Publicidade

POLÍTICA

Almirante Garnier é preso em academia de ginástica após condenação pelo STF

Almirante Garnier é preso em academia de ginástica após condenação pelo STF

O STF divulgou as atas das audiências de custódia dos condenados pela trama golpista, revelando que o Almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, foi preso em uma academia de ginástica em Brasília para cumprir sua pena de 24 anos. As audiências confirmaram que não houve irregularidades nos mandados de prisão.
L
Gleisi Hoffmann critica derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental: "Perde o Brasil"

Gleisi Hoffmann critica derrubada de vetos do Licenciamento Ambiental: “Perde o Brasil”

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a derrubada de 56 vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental representa uma perda para o Brasil, pois contradiz os compromissos ambientais assumidos pelo país na COP30, afetando biomas, segurança alimentar e povos tradicionais.
L
Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

Contador de empresas suspeitas de fraude no INSS depõe na CPMI

A CPMI do INSS ouviu o contador Mauro Palombo Concílio, que abriu e geriu a contabilidade de empresas que receberam depósitos milionários de descontos indevidos de benefícios do INSS.
L
CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

CPMI do INSS aprova prisão preventiva de dois investigados

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou 393 requerimentos, incluindo dois pedidos de prisão preventiva: um contra Cecília Rodrigues Mota, presidente da AAPB, e outro contra o empresário João Carlos Camargo Júnior, o “alfaiate dos famosos”.
L
Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

Bolsonaro recebe atendimento médico na prisão após crise de soluço

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu atendimento médico na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde está preso, devido a uma nova crise de soluços que começou na noite de ontem e persistiu durante esta quinta-feira (27).
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Homem que morreu após espancamento estava com documento do irmão

Ele chegou a ser socorrido à Policlínica Ana Adelaide, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois.
18

Foram encontrados mortos os três brasileiros que estavam desaparecidos há onze dias em Santa Cruz

Jovens de Pontes de Lacerda, Mato Grosso, partiram alegando que venderiam o carro em que viajavam na Bolívia. Em 17 de novembro, um deles comunicou a conclusão da venda, mas, desde então, não houve mais contato.
10
Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

Polícia prende homem por tráfico de drogas em sucataria na Zona Leste

David foi detido por tráfico de drogas e resistência em um estabelecimento na Rua do Linhão, onde o cão farejador do Batalhão de Choque indicou drogas e apetrechos escondidos em uma gaveta; o suspeito assumiu a propriedade do material na delegacia.
12

Polícia busca por três brasileiros desaparecidos há dez dias na vizinha Santa Cruz

O veículo ocupado pelo trio foi localizado em uma área de mata no município de San Ignacio de Velasco. A região é conhecida por ser uma das rotas de narcotráfico mais perigosas e utilizadas para o trânsito de drogas na fronteira com o Brasil.
10
Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Equipe do sargento Machado prende foragido e suspeitos com drogas em distribuidora de fachada

Ação da guarnição reforço 01 resulta na prisão de quatro suspeitos e na captura de um foragido durante operação contra o tráfico de drogas no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo é realizada por Dra. Taíssa na Assembleia

Deputada destaca homenagem ao deputado Dr. Fernando Máximo, reconhecendo sua atuação na saúde pública de Rondônia e sua contribuição ao estado.
L
Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Crédito adicional suplementar é aprovado pela Alero para garantir serviços da Defensoria Pública

Parlamento autoriza crédito adicional suplementar de R$ 2,38 milhões para pagamento de despesas indenizatórias da DPE e manutenção dos serviços essenciais.
L
Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Crédito suplementar é aprovado pela Assembleia para Tribunal de Justiça e Fuju

Parlamento autoriza crédito suplementar que reforça salários, modernização tecnológica e investimentos na estrutura do Judiciário.
L
DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

DRF Porto Velho Alerta sobre Golpes de CPF no WhatsApp

A Delegacia da Receita Federal (DRF) em Porto Velho alerta a população sobre o aumento de golpes por WhatsApp que enviam links fraudulentos para suposta regularização de pendências no CPF, e reforça que a Receita Federal não utiliza esse canal para contato.
L
Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Sociedade civil vê retrocesso grave na flexibilização do Licenciamento Ambiental

Organizações não governamentais alertam para o risco de colapso de ecossistemas e desrespeito a povos tradicionais após a derrubada de 56 vetos presidenciais ao PL do Licenciamento Ambiental, criticado como “PL da Devastação”.
L
STF forma maioria para reconhecer racismo estrutural no Brasil

STF forma maioria para reconhecer racismo estrutural no Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) obteve maioria de votos para reconhecer a existência do racismo estrutural no país e determinar a criação de um plano nacional de enfrentamento, mas o julgamento foi suspenso, sem consenso sobre o reconhecimento de estado de coisas inconstitucional.
L
Lebrinha solicita reforma em escola de Ariquemes

Lebrinha solicita reforma em escola de Ariquemes

Deputada pede à SEDUC melhorias nas salas da Escola Jorge Teixeira para garantir segurança e aprendizado.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 200 mil para saúde de Rio Crespo

Gislaine Lebrinha garante R$ 200 mil para saúde de Rio Crespo

Deputada atende pedido de lideranças e reforça estrutura e atendimentos no município.
L
Isenção do IR até R$ 5 mil é comemorada por Cláudia de Jesus como vitória do governo Lula

Isenção do IR até R$ 5 mil é comemorada por Cláudia de Jesus como vitória do governo Lula

Nova lei que amplia a isenção do IR reforça justiça social, aumenta a renda de trabalhadores e é celebrada por Cláudia de Jesus como avanço do governo Lula
L
Gislaine Lebrinha acompanha uso de escavadeira em Rio Crespo

Gislaine Lebrinha acompanha uso de escavadeira em Rio Crespo

Deputada reforça apoio a produtores rurais com equipamento adquirido por emenda parlamentar.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.