DOMINGO, 28/12/2025

Em destaque

A história dos 30 anos da SIC TV contada pelo seu proprietário Everton Leoni

Quando ganhamos a outorga da TV Candelária, agradecemos a confiança do grupo da Coca-Cola passamos a ser Record e encerramos as atividades da agência para justamente, não entrar em conflito com nossos amigos donos de outras agências.

Publicado em 

Neste sábado dia 31, o Grupo SIC TV festeja 30 anos de existência. Tudo começou com a TV Candelária após o jornalista/radialista e empreendedor Everton Leoni conseguir praticamente sem querer, o aval do Bispo Edi Macedo. "Um dia fui levar uma PI na TV Allamanda e o seu Mota, pai do Paulinho Mota que hoje trabalha conosco, me perguntou: 'Tu queres uma Televisão pra ti'? Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, quero sim! Ele disse, então liga para esse número, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília". Foi assim que tudo começou".

Essa e outras histórias vividas ao longo desses trinta anos da Sic TV que começou como TV Candelária, você vai ficar sabendo nessa entrevista, que por sinal, começa hoje (31) e só termina amanhã domingo (01) e me foi passada pelo seu proprietário Everton Leoni.

Zk – Vamos falar sobre os 30 anos da Sic TV! Esse tempo conta desde a TV Manchete?

Everton – Não, eu já ia começar por aí mesmo. Muita gente imagina que nós mexemos com televisão há trinta anos, não é verdade! Mexemos com TV há pelo menos 36 anos.

Zk – Como foi o início?

Everton – Em 1983 começamos com a Imagem Propaganda aí era eu e o Jaburu. Depois, em 1985 começamos um trabalho maior, aí já tínhamos como cliente a Prefeitura de Porto Velho, Assembleia, Governo do Estado, já fazíamos grandes campanhas políticas e foi então que arrendamos a Rádio Caiari e a Rádio Parecis e logo arrendamos depois a Rádio 96 e o Canal RBN de Televisão que pertenciam ao Grupo Coca-Cola de Manaus e aí administramos pra eles alguns anos, até o advento da TV Candelária.

Zk – No tempo da Manchete quem era o permissionário da concessão?

Everton – Na realidade era a RBN que nós arrendávamos que tinha o sinal da Manchete inclusive você fazia parte da equipe lembra? Ali era arrendada a Televisão com a programação da Manchete que pertencia ao Grupo Simões de Manaus.

Zk – E quando surge a TV Candelária?

Everton – Quando ganhamos a outorga da TV Candelária, agradecemos a confiança do grupo da Coca-Cola passamos a ser Record e encerramos as atividades da agência para justamente, não entrar em conflito com nossos amigos donos de outras agências.

Zk – Nesse pacote tinha também o jornal (imprenso) O Guaporé?

Everton – Isso foi paralelo também. Aí nós tínhamos o jornal O Guaporé que, aliás foi o primeiro jornal de Rondônia a imprimir algo a cores, nós fizemos a primeira capa a cores nesse estado, foi uma edição histórica. Foi nessa época que trouxe o Sérgio Pires para administrar o jornal como Editor. Depois passamos o jornal para um grupo de Goiânia que tinha o governador Jerônimo Santana como integrante.

Zk – Como surgiu a TV Candelária?

Everton – Um dia fui levar uma PI, na TV Allamanda e o seu Mota pai do Paulinho Mota que hoje trabalha conosco, me perguntou: "Tu queres uma Televisão pra ti"? Nunca esqueço dessa pergunta que ele me fez! Respondi, eu quero sim! Ele disse, então liga para esse número aqui, me entregou um cartão com o número do telefone que era justamente do representante da Record em Brasília. Eles estavam trabalhando essa coisa da ampliação da Rede, porque o Edi Macedo recém tinha comprado a Record e eles tinham que arrumar parceiros no Brasil inteiro e havia uma grande rejeição.

Zk – Qual o motivo da rejeição?

Everton – Primeiro que não se admitia que um Bispo de uma igreja evangélica queria fazer uma grande Rede de Televisão no País, imaginavam que ia ser uma TV eminentemente religiosa e que não teria habilidade para tocar um negócio tão complexo. Então liguei para esse pessoal e eles me passaram o telefone do superintendente da Rede Record Demerval Gonçalves que é um cara que está em páginas inteiras de citações dedicadas a ele quando se fala na história do Sílvio Santos, ele trabalhava com o Sílvio.

Durante muitos anos Demerval Gonçalves ficou à frente da Record e virou meu grande amigo. Sessenta dias depois, recebi um telefonema dizendo: "Olha, o canal já é teu, pode colocar a TV no ar". Foi aí que começou, graças ao seu Paulo Mota.

Zk – E a equipe escalada para colocar no ar a TV Candelária?

Everton – Foi basicamente o pessoal da Rádio lembro que tinha o Sérgio Melo, tu participaste, Miguel Silva, o Elton já estava aqui nesse tempo e foi fundamental nesse processo todo e o pessoal da área técnica da Imagem Propaganda que também passou a trabalhar na Televisão. Não podemos esquecer do Beni Andrade e o Volney Alonso que eram meus colegas, foi quando fomos para a Duque de Caxias, ali começou a TV Candelária. A RBN e a Manchete funcionava na José Bonifácio.

Zk – Quais os grandes momentos da TV Candelária, os programas com maior audiência, essas coisas?

Everton – Entre tantas coisas, lembro que fizemos a primeira transmissão de um desfile de carnaval aqui no Estado, fizemos a transmissão da 1ª corrida de Kart também. Tínhamos uma agência de pesquisa de opinião e fazíamos um programa que discutia essas pesquisas, éramos associados a uma grande empresa de São Paulo que fazia pesquisa para a "Isto É". As pesquisas eram todas com equipamento eletrônico, nós digitávamos aqui e a resposta do entrevistado já saia em São Paulo e lá eles tabulavam e poucas horas depois mandavam o resultado. Fazíamos programa de auditório e eu apresentava esse programa que por sinal, fez muito sucesso. Eu encontro até hoje, senhores que eram então garotos e participavam dos programas. Tínhamos um ônibus que transportava as crianças da escola para o programa que era produzido pela Elizete Canova esposa do Sérgio Pires e pelo Bolota que até hoje está conosco, ela só não está conosco, por problemas de saúde, aliás, nós fizemos na época, estou falando dos anos 1990 início dos anos 2000, programas de debate como o "Candelária Debate" que também contava com o Beni Andrade, levávamos convidados que participavam ao vivo. Programas diários ao vivo, tinham muito pouco na época. A Rede Amazônica tinha também, mas, nunca com espaços generosos como o nosso.

Zk – A SIC TV desde o tempo da Candelária sempre primou por apresentar programas locais. Tem uma explicação para isso?

Everton – Isso também se deve muito a Record. Claro que isso está no nosso DNA, porque eu como fundador da Empresa, não sou um empresário que virou dono de Televisão. Sou um jornalista que virou dono de Televisão. Eu com 17 anos comecei a trabalhar em rádio, eu não sou dono de um outro grande negócio que comprei uma TV para poder conseguir apoio para um outro negócio, coisa que você sabe que funciona. Sou eminentemente um homem de comunicação, eu praticamente, só sei fazer isso. Hoje que estou no ramo de sorveteria (Everton é dono da Frutos de Goiás), mas, basicamente o meu negócio é comunicação. Eu já deixei de faturar para a empresa, em nome do jornalismo, tem coisa que são inegociáveis para nós, isso é que nos dar essa diferença.

Zk – Tem um detalhe que observamos. Você é o único dono de Televisão que reside em Porto Velho (RO). O que você tem a dizer sobre esse fato?

Everton – Agora tem o Zezinho ex Maria Fumaça. Felipe Daou é de Manaus, seu Assis Gurgacz mora no Paraná, seu Rômulo em Brasília. Quem sempre morou aqui fui eu.

Zk – Outra coisa que considero pioneirismo do Grupo SIC TV, é a transmissão do Arraial Flor do Maracujá. Tem mais alguma coisa?

Everton – O Flor do Maracujá foi algo que nos envolvemos durante muitos anos, as mais longas transmissões foram feitas por nós e diárias; os concorrentes só transmitiam aos finais de semana; nós transmitíamos os 10, 11 dias do Arraial inclusive, trazendo pra cá a Record News pra transmissão internacional da festa. Outro feito: a EXPOVEL que transmitíamos todas as noites da Feira Agropecuária, lembrei também de outros programas que tivemos. Fomos a primeira TV Digital do Estado, aliás, a primeira e a segunda. A Record foi a primeira e alguns dias depois foi a Record News. A terceira foi a Rede Amazônica Dois Anos e Meio depois, isso não aconteceu em nenhum lugar do Brasil, só aqui!  

Zk – Quantas SIC TV existem no estado de Rondônia?

Everton – Hoje somos a maior Rede de Televisão que mais atinge a população estadual, 87 pra 88 por cento da população é atingida pela SIC TV. Com as 9 emissoras que temos para colocar no ar, outorgas que já estão conosco, vamos chegar a 93%. Já com esses 88% podemos afirmar que somos a maior Rede de Televisão do estado de Rondônia.

Zk – Você lembra os locais?

Everton – Estamos em: Guajará Mirim, Nova Mamoré, Jaci Paraná, Porto Velho que abrange Candeias do Jamari e também Itapuã, Ariquemes, Alto Paraíso, Jaru, Ouro Preto, Buritis, Ji Paraná, Alvorada do Oeste, Presidente Médici, Cacoal, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim de Moura que atinge Santa Luzia e Nova Brasilândia. Já temos Alta Floresta, Colorado, Urupá, São Francisco, Ministro Andreasa, Monte Negro, Machadinho e mais uma que não lembro. Com essas nove fechamos 93% da população do Estado.

Zk – Hoje, qual o programa carro chefe da audiência?

Everton – Quem vai responder é o IBOPE que chegou semana passada: É o SIC NEWS a maior audiência dos programas locais.

Zk – Como será o festejo?

Everton – Na verdade eu não participo da comissão, mas, vai ter a live do Cesar & Paulinho neste sábado 31 às 16 horas. Isso se deve muito ao Clevis Serafim.

O Clevis tem uma penetração muito grande no meio artístico sertanejo. Os artistas vêm graciosamente. A live será voltada para arrecadar Recursos para Associação dos Pais de Autistas – AMA que precisa urgentemente de uma sede. Aproveito essa oportunidade, para divulgar isso, para que as pessoas ajudem a AMA a atingir seu objetivo, que é comprar um terreno para construir sua sede. Infelizmente, em função da Pandemia o show será via live e só pode ser assistido pelo canal SIC News do Youtube, a Rádio Parecis também vai transmitir. Isso vai acontecer neste sábado dia 31. Prestigie! 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Universidades engajam favelas em estudo climático

Universidades engajam favelas em estudo climático

Pesquisa sobre crise climática envolve moradores de favelas até 2027.
L

Alerta para descargas elétricas na região de Porto Velho devido a chuvas intensas

Projeções do CPTEC confirmam a ocorrência de numerosos pontos de raios em áreas dentro do município de Porto Velho e, em particular, na capital.
L
Corpo de piloto é encontrado após queda de ultraleve em Copacabana

Corpo de piloto é encontrado após queda de ultraleve em Copacabana

Piloto de ultraleve é a única vítima confirmada do acidente.
L
Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve cai no mar de Copacabana no RJ

Ultraleve desaparece na água e equipes fazem buscas no litoral.
L
Brigitte Bardot, estrela mundial do cinema, morre aos 91 anos

Brigitte Bardot se despede do mundo, mas permanece eterna na memória do cinema e da causa animal

Ícone francês que marcou gerações com coragem, beleza e irreverência, a atriz deixou as telas para defender os animais e encerrou sua vida cercada de admiração, polêmicas e um legado impossível de apagar.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cirurgia de Bolsonaro é realizada para tratar soluço persistente

Cirurgia de Bolsonaro é realizada para tratar soluço persistente

Cirurgia de Bolsonaro busca aliviar sintomas após meses de crises.
L
Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia é marcada para presos por trama golpista

Audiência de custódia será realizada por videoconferência neste sábado.
L
Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Moraes ordena prisão domiciliar de réus por trama golpista

Trama golpista leva STF a restringir liberdade de militares e ex-assessor.
L

Nota de pesar: Juvino Moura Filho

Familiares e amigos se despedem de Juvino Moura Filho, ex-vereador de Costa Marques e militar reformado do Exército Brasileiro, lembrado por sua alegria, simplicidade, amor à família e dedicação à comunidade.
L

Senador Bagattoli finaliza o ano com mais de R$ 230 milhões investidos nos 52 municípios de Rondônia

Recursos incluem grandes obras na saúde e infraestrutura e apoio ao pequeno produtor e assistência social
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista prisões são mantidas após custódia

Trama golpista tem prisões domiciliares confirmadas após audiências.
L
Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli mantém diretor do BC em acareação do Master

Toffoli nega recurso do BC e reforça relevância de participação.
L
Instituto Voto Legal tem presidente considerado foragido pela PF

Instituto Voto Legal tem presidente considerado foragido pela PF

Instituto Voto Legal entra no foco após mandado não ser cumprido.
L
Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Chrisóstomo lamenta morte do pai e exalta legado

Coronel Chrisóstomo destaca fé e valores do ex-militar aos 91 anos.
L
Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro passa por cirurgia após crise de soluço

Bolsonaro deve fazer novo procedimento na segunda-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Cadáver em decomposição é achado em casa no Três Marias

Cadáver em decomposição é achado em casa no Três Marias

Vizinhos encontraram corpo em decomposição após três dias sem contato.
18
SEMA resgata cães e prende tutor por maus-tratos em Porto Velho

SEMA resgata cães e prende tutor por maus-tratos em Porto Velho

Denúncias levaram à prisão por maus-tratos a animais na zona norte.
12
Polícia fecha ponto de drogas e prende casal em Porto Velho

Polícia fecha ponto de drogas e prende casal em Porto Velho

Ação do 5º BPM captura suspeitos de tráfico de drogas no Socialista.
14
Casal é preso com drogas durante ação no bairro Socialista

Casal é preso com drogas durante ação no bairro Socialista

Tráfico de drogas é alvo de operação do 5º Batalhão neste domingo.
12
Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica em Porto Velho termina com prisões e resistência

Violência doméstica relatada em ocorrência policial envolve agressões e tentativa de impedir ação da PM.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esporte olímpico brasileiro fecha 2025 em alta

Esporte olímpico brasileiro fecha 2025 em alta

Retrospectiva esportiva destaca desempenho internacional do Brasil em 2025.
L
Evite infecções e intoxicação nas férias na praia

Evite infecções e intoxicação nas férias na praia

Praia exige cuidados com alimentos e higiene no calor.
L
Dormir bem alivia sintomas, mas não resolve tudo

Dormir bem alivia sintomas, mas não resolve tudo

Sono como pilar da saúde integral.
L
Araguaína vence Tocantinópolis na final do Tocantinense

Araguaína vence Tocantinópolis na final do Tocantinense

Tocantinense tem primeiro jogo da decisão com vitória do Araguaína.
L
DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

DOU publica empréstimo de R$ 12 bi para os Correios

Correios receberão aporte bilionário para reestruturação financeira.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

complexidade política e econômica marcará 2026.
L
Incêndio destrói centro automotivo no centro de Porto Velho

Incêndio destrói centro automotivo no centro de Porto Velho

Incêndio atinge centro automotivo e causa destruição total.
12
Acidente grave deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Acidente grave deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Acidente envolve Ford Ka e Onix na zona Leste.
12
Adolescente se entrega com medo do CV na Central de Flagrantes

Adolescente se entrega com medo do CV na Central de Flagrantes

Adolescente afirma temer o CV e prefere prisão.
14
Rosângela é referência como mentora de desenvolvimento imagem e carreira

Rosângela é referência como mentora de desenvolvimento imagem e carreira

Especialista Rosângela Cidade utiliza 20 anos de experiência para transformar o posicionamento executivo e a mentora de desenvolvimento imagem e carreira eleva perfis profissionais
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.