QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

Em meio à pandemia, TJRO dá prosseguimento ao plano de obras para aperfeiçoar atendimento da Justiça

Plano busca garantir melhorias na prestação jurisdicional e levam consideração funcionalidade e economicidade

Publicado em 

O Tribunal de Justiça de Rondônia deu início aos trâmites para uma das obras prioritárias da administração, previstas no Plano de Obras 2020-2022, que procura oferecer melhores condições de trabalho aos servidores, servidoras, magistrados e magistradas e de atendimento para o cidadão e cidadã que buscam a Justiça. Para tanto, encaminhou à Assembleia Legislativa de Rondônia um projeto de Lei Complementar que visa garantir a manutenção da permuta do imóvel no Município de Colorado do Oeste, para que seja construída uma nova sede naquela localidade. Além dessa unidade, também estão em andamento o projeto de construção do novo fórum de Rolim de Moura, três intervenções para melhorar a estrutura física da instituição: a nova sede da Escola da Magistratura de Rondônia, em fase final; o novo Fórum de Pimenta Bueno, obra realizada por meio de construção sob demanda, e o novo fórum de Vilhena, que teve seu processo licitatório retomado. 

Localizado na Avenida Humaitá, em Colorado do Oeste, a sede da comarca foi inaugurada em 1982, e passou por algumas reformas. No entanto, o crescimento da demanda e os efeitos do tempo limitaram a estrutura física da unidade, exigindo da administração providências para manter a adequada prestação jurisdicional e segurança dos servidores. A comarca funciona em um prédio do Governo do Estado, em regime de permuta com o Judiciário, que cedeu ao Estado outro imóvel, onde funciona a Secretaria de Educação do Município, e que será o endereço da nova sede da comarca, na Avenida Paulo de Assis Ribeiro. A comarca é um importante polo de atendimento do Judiciário no Cone Sul do Estado.

O custo previsto para execução da obra é de 11 milhões de reais, estimativa baseada no custo por metro quadrado das últimas execuções de obras por este Poder, atribuindo um quadro de necessidades prévia da edificação, com as considerações de áreas mínimas pelo CNJ e quantidade de varas e demais ambientes comuns. Pelas  avaliações e levantamentos já realizados pela área técnica do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJRO, a conclusão é de que os níveis de intervenções civis necessárias e de recursos a serem investidos ultrapassam a abrangência e escopo de atuação do contrato de manutenção vigente, exigindo que seja implementada a contratação de empresa especializada para executar a construção de um novo Fórum.

Outras unidades entregues nos últimos anos pelo Judiciário rondoniense já proporcionam melhores condições de atendimento ao jurisdicionado. É o caso do Fórum César Montenegro, em Porto Velho, que reúne todo atendimento em primeiro grau em um único prédio e, no interior do Estado, nas comarcas de Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná.

O Plano de Obras do Poder Judiciário do Estado de Rondônia tem como finalidade estabelecer de forma objetiva os critérios e requisitos mínimos para o planejamento de construção e reforma das instalações físicas e estruturais para o período de 2020 a 2022. Observando sempre as diretrizes constantes na Resolução n. 114/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina no seu artigo 2º, os tribunais elaborarem o plano de obras, a partir de seu programa de necessidades, de seu planejamento estratégico e das diretrizes fixadas pelo CNJ.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TRT-14 alerta para prazo final de atualização do DJE

TRT-14 alerta para prazo final de atualização do DJE

Empresas e órgãos públicos têm até 31 de março para se adequar ao novo sistema e evitar perda de acesso às comunicações judiciais.
L
Pescador fisga pirarara de 1,40 metro no Rio Jaru e registra possível recorde

Pescador fisga pirarara de 1,40 metro no Rio Jaru e registra possível recorde

Exemplar de aproximadamente 44 quilos foi capturado nesta segunda-feira na zona rural de Theobroma; o pescador Josué Borges relatou grande esforço para retirar o peixe da água nas proximidades do Travessão 04 e desafia outros pescadores a comprovarem marcas maiores.
L
Festival de chocolate valoriza sabores de Rondônia

Festival de chocolate valoriza sabores de Rondônia

Evento no Porto Velho Shopping reúne produtores locais e destaca o cacau amazônico com foco em sustentabilidade e experiência ao público.
L
Detran-RO regulamenta instrutores autônomos

Detran-RO regulamenta instrutores autônomos

Nova portaria define regras para atuação de instrutores de trânsito em Rondônia, garantindo mais controle, segurança e padronização na formação de condutores.
L
Familiares recebem pertences de Tenório Júnior, pianista morto pela ditadura argentina

Familiares recebem pertences de Tenório Júnior, pianista morto pela ditadura argentina

Entrega de objetos pessoais ocorreu na sede do MPF no Rio de Janeiro, no dia em que o golpe militar na Argentina completa 50 anos; restos mortais do músico brasileiro foram identificados após décadas de desaparecimento em Buenos Aires.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entre o papel e a prática: reestruturação da UNIR gera críticas e incertezas na comunidade

Entre o papel e a prática: reestruturação da UNIR gera críticas e incertezas na comunidade

Transição na Universidade Federal de Rondônia é vista como positiva por parte da comunidade, mas enfrenta críticas por falta de planejamento e pela permanência de normas baseadas em uma estrutura já extinta.
L
SUS passa a oferecer teste rápido para diagnóstico da dengue

SUS passa a oferecer teste rápido para diagnóstico da dengue

Novo exame detecta a proteína do vírus logo no início da infecção e está disponível em postos de saúde e hospitais da rede pública; medida publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial visa acelerar o tratamento e monitorar a circulação viral no país.
L
Cine Escola em Porto Velho: nova sessão educativa

Cine Escola em Porto Velho: nova sessão educativa

Projeto da Semed leva alunos ao cinema com proposta pedagógica, unindo cultura, aprendizado e inclusão na rede municipal de ensino.
L
Caminhoneiros descartam paralisação nacional após novas medidas do governo

Caminhoneiros descartam paralisação nacional após novas medidas do governo

Publicação de Medida Provisória e resoluções da ANTT garantem cumprimento do piso mínimo do frete e proteção contra alta do diesel; categoria recua de greve anunciada em Santos após abertura de diálogo direto com o Palácio do Planalto.
L
Câmara aprova criação de "lista suja" do racismo para clubes esportivos

Câmara aprova criação de “lista suja” do racismo para clubes esportivos

Projeto de lei veda contratos e patrocínios públicos para entidades condenadas por atos racistas em eventos esportivos; proposta segue para o Senado e prevê exclusão automática do cadastro após dois anos ou mediante ações educativas comprovadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina convida para evento com Tereza Cristina em Vilhena

Sílvia Cristina convida para evento com Tereza Cristina em Vilhena

Encontro nesta sexta (27) reúne lideranças, debate avanços no agro e marca filiação de produtor rural ao Progressistas.
L
Dra. Taíssa entrega trator à bacia leiteira em RO

Dra. Taíssa entrega trator à bacia leiteira em RO

Equipamento viabilizado por emenda parlamentar será entregue em Nova Mamoré e deve impulsionar a produção rural e apoiar agricultores familiares.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde em hospital

Deputada Dra. Taíssa Sousa destaca avanços na saúde em hospital

Visita ao Hospital Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, evidencia melhorias no atendimento e reforça compromisso com transparência e valorização da saúde pública.
L
Pedro Fernandes: Fitha amplia repasses a municípios

Pedro Fernandes: Fitha amplia repasses a municípios

Mudança aprovada em Rondônia cria modelo de transferência fundo a fundo, acelera obras de infraestrutura e fortalece gestão dos recursos públicos no estado.
L
Ieda Chaves destina R$ 4,5 milhões a Espigão

Ieda Chaves destina R$ 4,5 milhões a Espigão

Investimentos fortalecem saúde, agricultura e infraestrutura em Espigão d’Oeste, com recursos para ambulâncias, cirurgias, apoio rural e construção de base do SAMU.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Ji-Paraná

Suspeito já era monitorado por câmeras de segurança devido a furtos anteriores no mesmo estabelecimento da T-4; Polícia Militar realizou a abordagem após flagrante de nova subtração de peça de carne nesta quinta-feira.
12
BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

BPTRAN da PM-RO aponta aumento de apreensões em 2026

Comparativo do 1º trimestre mostra alta nos casos envolvendo veículos adulterados e reforça alerta à população.
L
Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Família denuncia negligência após morte de bebê em hospital de Ji-Paraná

Caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25) na maternidade municipal; pai da criança relata espera de nove horas por atendimento e afirma que houve demora excessiva, enquanto a Secretaria de Saúde investiga se fatalidade foi causada por nó no cordão umbilical.
18
Justiça condena 14 pessoas por envolvimento em facção criminosa em Rondônia

Justiça condena 14 pessoas por envolvimento em facção criminosa em Rondônia

Decisão da 1ª Vara Criminal de Ouro Preto do Oeste atinge grupo com atuação nacional que operava no interior do estado; penas aplicadas pelo Poder Judiciário chegam a 18 anos de prisão em regime fechado após denúncia do Ministério Público.
14
PRF apreende 167 kg de skunk em rota de desvio na BR-174

PRF apreende 167 kg de skunk em rota de desvio na BR-174

Grupo de Patrulhamento Tático interceptou casal que tentava evitar fiscalização por estrada de difícil acesso durante período de chuvas; droga estava escondida em malas no compartimento superior de veículo de passeio.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Inclusão de Atividade: PORTO LIMPO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA-ME

Requerimento de Inclusão de Atividade na Licença Ambiental de Operação.
L

Requerimento da Licença e Outorga: Gildete Francisca da Silva

Licenciamento Simplificado – Termo de Outorga
L
Trump pressiona Irã por cessar-fogo e alerta para consequências graves

Trump pressiona Irã por cessar-fogo e alerta para consequências graves

Presidente dos EUA exige rapidez na aceitação de proposta de 15 pontos para encerrar guerra iniciada em fevereiro; Teerã nega negociações diretas enquanto ataques mútuos com Israel deixam vítimas e impactam o fornecimento global de combustível.
L
Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo acessível em Libras promove inclusão, pertencimento e reflexão social durante temporada gratuita na capital.
L
Leitor registra "milagre" no trânsito após colisão com picape em RO

Leitor registra “milagre” no trânsito após colisão com picape em RO

Acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira no bairro Jardim América; motoneta Honda Biz foi parar embaixo de uma caminhonete, mas a condutora sobreviveu sem ferimentos graves em trecho movimentado da Avenida Tancredo Neves.
12
Dra. Taíssa apoia motocross que movimenta economia

Dra. Taíssa apoia motocross que movimenta economia

Etapa do Regional Norte em Nova Mamoré reúne pilotos e visitantes, impulsiona o comércio local e fortalece o esporte na região.
L
Pimenteiras vira referência em turismo em RO

Pimenteiras vira referência em turismo em RO

Município conquista prêmio do Sebrae e se destaca no desenvolvimento do turismo com identidade local no Cone Sul de Rondônia.
L
Produção de café em RO deve atingir 2,7 milhões

Produção de café em RO deve atingir 2,7 milhões

Recuperação da produção de café em Rondônia marca retomada após perdas climáticas e aponta produtividade recorde, segundo dados da Conab.
L
Inadimplência atinge 42% e expõe ciclo no Brasil

Inadimplência atinge 42% e expõe ciclo no Brasil

Levantamento da Serasa mostra alta histórica da inadimplência, com milhões de brasileiros reincidentes e mudança no perfil dos endividados no país.
L
Publicidade