QUARTA-FEIRA, 12/11/2025

Em destaque

Vacina contra covid: como serão feitos os estudos da ButanVac

Anunciada no final de março como mais uma candidata a vacina contra a covid-19, a ButanVac deve começar a ser testada em seres humanos nas próximas semanas.

Publicado em 

Os estudos clínicos com o imunizante receberam a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 11 de junho.

Os detalhes de como isso será realizado na prática foram divulgados na quarta-feira (16/6) em uma coletiva de imprensa do Butantan e do governo de São Paulo, ao qual o instituto é ligado.

"Lançamos o programa com orientações e pré-cadastro para voluntários com mais de 18 anos que desejam participar dos testes", informou o governador de São Paulo, João Dória (PSDB).

A estimativa inicial era que a ButanVac já estivesse testada e aprovada pelas agências regulatórias em julho de 2021, mas o prazo era realmente apertado e foi impactado por uma série de entraves burocráticos.

Agora, a expectativa é concluir as três etapas de pesquisa necessárias em cerca de 17 semanas, pouco mais de quatro meses.

"É preciso destacar que as fases de estudo são progressivas e, portanto, o avanço depende dos resultados que tivermos em cada uma delas", destacou Dimas Covas, diretor do Butantan, que ficou responsável por parte do desenvolvimento da vacina e de sua fabricação no Brasil.

Embora o anúncio não tenha apresentado todas as minúcias de como vão ocorrer os testes, já é possível ter uma boa ideia de como eles se desenvolverão a partir das próximas semanas.

Primeiros passos

Com o sinal verde da Anvisa, o Butantan e os centros de pesquisa parceiros estão quase liberados para iniciar as fases 1 e 2 da pesquisa com a ButanVac.

Há ainda um último entrave para que tudo comece para valer: o estudo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A expectativa o Butantan é que isso aconteça nos próximos dias.

Nesse estágio inicial, a meta definir se a vacina é segura e não provoca efeitos colaterais preocupantes.

Outro objetivo aqui é determinar a dosagem ideal. Será que precisa de uma ou duas doses? Quantos mililitros do produto devem ser aplicados nas pessoas? Se for necessário fazer duas aplicações, qual o intervalo mínimo entre elas?

De acordo com as informações divulgadas hoje, a fase 1 da ButanVac envolverá um total de 418 voluntários.

O trabalho do Butantan neste momento é fornecer as doses para os estudos. O instituto não é responsável pela pesquisa em si: quem faz todo o processo são os centros parceiros.

"Esse ensaio clínico será realizado pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto", detalhou Doria.

Quem pode participar?

Nesse primeiro momento, a ButanVac será testada em voluntários com mais de 18 anos.

Diferentemente do que ocorreu com a CoronaVac, outra vacina contra covid-19 estudada no país com apoio do Butantan, os candidatos não precisarão ser profissionais de saúde para participarem.

O governo de São Paulo lançou hoje um site em que as pessoas interessadas em se voluntariar podem realizar um pré-cadastro.

Esses dados serão direcionados para os responsáveis diretos pela pesquisa para que eles façam o recrutamento posteriormente.

Sem entrar em detalhes, Covas adiantou que a fase 3 do estudo deve incluir grupos com perfis específicos.

A taxa de eficácia do imunizante só será determinada justamente nessa etapa, que costuma envolver milhares de indivíduos.

"A progressão do estudo prevê a inclusão não apenas de pessoas que ainda não foram vacinadas, mas também de indivíduos já imunizados e aqueles que tiveram covid-19 anteriormente", detalhou.

"O objetivo é comparar a resposta imune em diferentes perfis e situações."

Prazos, resultados e perspectivas

Ainda segundo Covas, a tendência é que o estudo inteiro, que engloba as fases 1, 2 e 3, demore ao redor de 17 semanas.

Na prática, isso significa que, se tudo correr conforme o planejado, os resultados de eficácia estarão disponíveis a partir do final de novembro.

"Quando tivermos essas informações, poderemos submeter o pedido de aprovação para uso da ButanVac na Anvisa", explicou o diretor do Butantan.

Essa futura aprovação regulatória depende, claro, do desempenho do imunizante na pesquisa: para ser aceito, o produto deverá apresentar uma eficácia mínima de 50%, como preconizado pela Organização Mundial da Saúde. Até o momento, essa taxa foi superada por todas as vacinas disponíveis hoje no país.

O cronograma estipulado hoje na coletiva de imprensa parece ser um pouco mais realista do que os prazos anteriores, quando a ButanVac foi anunciada.

No dia 26 de março, Doria assegurou que seria possível entregar ao Programa Nacional de Imunizações um total de "40 milhões de doses, se possível, em julho".

À época, especialistas em imunização ouvidos pela BBC News Brasil destacaram que a estimativa era irreal.

O imunologista Gustavo Cabral, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), calculou que era possível terminar as fases 1 e 2 até julho, mas o estudo completo demoraria um pouco mais para ficar pronto.

O que a ButanVac traz de novo?

Um dos principais pontos fortes dessa vacina é o fato de ela não depender da importação de insumos para ficar pronta.

O Butantan possui toda a tecnologia e o equipamento necessários para produzi-la 100% em território nacional.

O aparato é o mesmo utilizado pelo instituto na fabricação das 80 milhões de doses do imunizante contra a gripe, que são entregues todos os anos ao Ministério da Saúde.

Tanto a vacina contra o vírus influenza como essa nova, que promete barrar o coronavírus, são fabricadas a partir de ovos de galinha embrionados.

A técnica é bastante conhecida e garante uma produção rápida e barata — Doria estimou que cada dose da Butanvac sairá por R$ 10, um valor de cinco a sete vezes mais baixo que os imunizantes importados.

A candidata a vacina se baseia na tecnologia do vetor viral: os cientistas pegam o vírus da doença de Newcastle (que não provoca nenhum problema em seres humanos) e usam a engenharia genética para colocar dentro dele a proteína S.

O "S" vem de spike, ou espícula em português: essa é a parte do coronavírus responsável por se conectar aos receptores na superfície de nossas células para dar início à infecção.

A ideia é que, após a vacinação, nosso sistema imune reconheça a proteína S e passe a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19. Esse mecanismo será testado e validado nos estudos clínicos.

Um novo nível de exigências

Há ainda um detalhe interessante em relação à fase 3 do estudo da Butanvac: ao contrário das outras vacinas testadas até agora, ela não será comparada com placebo.

Como não existiam opções de imunizantes contra o coronavírus, a primeira geração de imunizantes foi confrontada com essas substâncias inertes, sem nenhum efeito no nosso organismo.

Nesses estudos, metade dos voluntários recebia a vacina de verdade, enquanto a outra parcela tomava o placebo. Depois de algum tempo, os cientistas avaliaram quantos participantes de cada grupo tinham covid-19. A partir daí, era possível definir a taxa de eficácia de cada produto.

Só que a barra de exigências subiu um pouquinho: não é considerado justo (e nem ético) dar placebo a uma parte dos voluntários quando se sabe que há imunizantes testados e aprovados no mercado.

A ButanVac, portanto, será avaliada diante das melhores alternativas que temos até o momento.

"Nós faremos agora um estudo de comparação da resposta imune. Vamos avaliar a ação desta vacina em relação às outras já disponíveis", assegurou Covas.

Outro desafio que os testes clínicos terão que responder é o poderio desta candidata a vacina contra as variantes do coronavírus.

Por ser um produto novo, é importante que ela seja capaz de conter as linhagens mais preocupantes, que mostram uma maior taxa de transmissibilidade ou a capacidade de "driblar" uma resposta imune prévia.

A vacina é brasileira?

Outro detalhe bastante evidente na coletiva de quarta-feira foi a origem da Butanvac: nos anúncios de março, o governo paulista e o Butantan reforçaram a ideia de que ela seria uma vacina 100% brasileira.

Mas reportagens publicadas naquele mesmo dia apontaram que o desenvolvimento da fórmula aconteceu no exterior, mais especificamente na Icahn School of Medicine de Mount Sinai e na Universidade do Texas em Austin, ambas nos Estados Unidos.

Após a criação "molecular" da vacina, ela foi oferecida pelo Centro Path de Inovação e Acesso à Vacina a potenciais parceiros internacionais.

Foi aí que o Butantan entrou na história e se tornou um dos responsáveis por realizar os estudos clínicos e, caso dê tudo certo, pela futura fabricação e distribuição em larga escala.

Além do centro brasileiro, o imunizante também será testado e desenvolvido pelo Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e pela Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia.

"A ButanVac é produto do desenvolvimento de um consórcio internacional, que pode fornecer um grande quantitativo de vacinas 2.0 contra a covid-19", esclareceu Covas.

Por que testar mais candidatas?

Outro ponto reforçado durante a coletiva foi a necessidade de criar novos imunizantes contra o coronavírus, mesmo que o Brasil já tenha uma gama deles à disposição.

Se os testes apresentarem bons resultados e a Anvisa aprovar, a ButanVac será mais uma opção para o Programa Nacional de Imunizações, que hoje depende das remessas ou insumos que vêm do exterior.

Com um produto fabricado inteiramente em território nacional, essa dependência é bem menor e fica mais fácil planejar e dar previsibilidade aos esforços brasileiros contra o coronavírus.

Covas ainda antecipa um possível problema a ser enfrentado a partir de 2022: a necessidade de aplicar doses de reforço nas pessoas que já foram imunizadas nesses últimos meses.

"Tudo indica que precisaremos fazer campanhas de vacinação contra a covid-19 de tempos em tempos, então vamos necessitar de mais doses no futuro", adianta.

De acordo com Doria, o Butantan já terá fabricado 40 milhões de doses da Butanvac até outubro deste ano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Pedreiro viraliza em vídeo ao improvisar ventilador em andaime no meio da rua em RO

Um trabalhador na construção civil chamou a atenção em Ji-Paraná ao usar um ventilador em cima do andaime para amenizar o forte calor, e o vídeo da cena já alcançou mais de 100 mil visualizações nas redes sociais.
L
Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Cobra é flagrada dentro de ar-condicionado de rádio em RO

Uma cobra-cipó não venenosa foi encontrada por funcionários de uma rádio em Ji-Paraná. O biólogo explicou que o animal provavelmente estava em busca de alimento, e não se “refrescando”.
L
Asfalto chega à rua Ivan Marrocos e transforma realidade de moradores do Castanheira

Asfalto chega à rua Ivan Marrocos e transforma realidade de moradores do Castanheira

Foram aplicadas 413 toneladas de massa asfáltica na via, encerrando anos de espera por infraestrutura no bairro.
L
Manifestantes confrontam segurança ao tentar invadir Zona Azul da COP30

Manifestantes confrontam segurança ao tentar invadir Zona Azul da COP30

A área de negociações da COP30 em Belém teve entradas e saídas fechadas após grupo de ativistas tentar forçar a entrada, resultando no confronto que deixou pelo menos um segurança ferido.
L
COP30 em Belém reúne 3 mil indígenas em articulação inédita

COP30 em Belém reúne 3 mil indígenas em articulação inédita

Conferência no Pará viabiliza representação recorde de povos tradicionais em espaços oficiais e instala uma AldeiaCOP que mobiliza indígenas de toda a América Latina e outras regiões.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Robótica Educacional transforma horta escolar em Rio Pardo e inspira economia de água com inovação sustentável

Projeto “Rega Inteligente”, desenvolvido na Escola Fernando de Souza Gomes, une ciência, tecnologia e sustentabilidade para otimizar o uso da água e incentivar o pensamento computacional entre estudantes da zona rural de Rondônia.
L
Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

Moraes diz que militares não usarão farda em interrogatório no STF

O ministro Alexandre de Moraes esclareceu na terça-feira (11), durante o julgamento dos réus do golpe, que há incompatibilidade entre o uso do uniforme e o direito constitucional do investigado ao silêncio.
L

Momento Empresarial: Cassuli Advogados e as Soluções Jurídicas do Agronegócio

O público poderá compreender como a assessoria jurídica pode ser uma aliada fundamental para reduzir riscos e promover o desenvolvimento econômico da região amazônica.
L
Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Governo de Rondônia promove Feirão da Empregabilidade com foco em inclusão

Evento nesta quinta-feira, 13, no Tudo Aqui, em Porto Velho, oferece 51 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e diversos serviços gratuitos.
L
Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

Horóscopo de quarta-feira, 12/11/2025: previsões para cada signo

A quarta-feira, 12 de novembro de 2025, chega com movimentos astrais que favorecem diálogos, organização e decisões importantes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Sine Municipal orienta gratuitamente jovens em busca do primeiro emprego

Serviço da Prefeitura de Porto Velho auxilia na elaboração de currículos e prepara candidatos para entrevistas.
L
Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

POLÍTICA

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH após mais de 400 denúncias

Fiscalização da Seinfra é intensificada e multa pode chegar a R$ 750 mil por falhas na coleta de lixo.
L
Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

Derrite recua de alterações no PL Antifacção e garante manter competências da PF

O relator Guilherme Derrite negou que seu texto enfraqueça a atuação da Polícia Federal ou equipare facções a terrorismo, e prometeu a votação do novo “marco legal do combate ao crime organizado” nesta quarta-feira (12) em Brasília.
L
Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

Jader Filho defende que novo Conselho Climático da ONU inclua cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, apoiou a criação de um Conselho Climático nas Nações Unidas para garantir que líderes subnacionais, como prefeitos e governadores, tenham voz e contribuam nas negociações globais de implementação de ações climáticas.
L
Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe lei para combater a obesidade em Rondônia

Projeto cria a Política “Vida Saudável Rondônia” e define ações de prevenção e promoção da saúde em todas as faixas etárias.
L
Boulos critica relatório antifacção e o chama de “PEC da Blindagem 2.0”

Boulos critica relatório antifacção e o chama de “PEC da Blindagem 2.0”

O ministro Guilherme Boulos manifestou em Belém que o texto do relator Guilherme Derrite, no PL Antifacção, visa proteger o crime organizado ao dificultar investigações independentes da Polícia Federal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Comerciante fica gravemente ferido após disparo de arma de fogo na zona rural

Um homem de 67 anos foi encontrado com um ferimento grave na cabeça após efetuar um disparo em uma propriedade na Linha 94. A vítima foi socorrida pelo SAMU em estado crítico.
16
Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Homem é preso por furtar chocolate e shampoo em supermercado

Alexandre Moreira de Miranda foi flagrado pelas câmeras de segurança e contido por seguranças após tentar deixar um atacadista com produtos escondidos em uma mochila.
10
Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável em Rondônia é preso pela PRF em Santa Catarina

Um homem procurado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itapema (SC) durante uma fiscalização de rotina.
12
Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Entregador de delivery bêbado atropela senhora na Avenida JK

Uma senhora foi atingida por um motociclista que fazia entregas em Ji-Paraná. A vítima sofreu traumatismo craniano e foi transferida, intubada, para a UTI de Porto Velho.
14
Mulher morre e marido é preso por suspeita de feminicídio

Mulher morre e marido é preso por suspeita de feminicídio

Ana Paula Gomes da Silva, de 33 anos, foi encontrada inconsciente com uma corda enrolada no pescoço. O marido da vítima foi autuado em flagrante pela Polícia Civil.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Ducati apresenta a sétima geração da Panigale V4 no Brasil

Superesportiva italiana chega ao País com avanços técnicos e eletrônicos derivados da MotoGP.
L
Idoso morre com queimaduras ao tentar conter incêndio em chácara de Presidente Médici

Idoso morre com queimaduras ao tentar conter incêndio em chácara de Presidente Médici

Salomão Vicente Bonfim, de 86 anos, foi encontrado com ferimentos graves após tentar impedir que o fogo se alastrasse em sua propriedade na zona rural.
18
Policial penal é encontrada morta e marido é principal suspeito

Policial penal é encontrada morta e marido é principal suspeito

Edvânia Vieira da Silva, de 44 anos, foi achada fardada em sua casa na Paraíba. Pichações no muro com as expressões “X9” e “CV” são investigadas pela polícia como tentativa de simular uma execução.
18
Mulher grávida é morta pelo companheiro em caso de feminicídio seguido de suicídio

Mulher grávida é morta pelo companheiro em caso de feminicídio seguido de suicídio

Denise Tizo Oliveira, de 27 anos e grávida de oito meses, foi encontrada morta em sua residência. O companheiro, Vinícius Franco de Freitas, de 29 anos, tirou a própria vida no local.
18
Mãe é responsabilizada por permitir filha menor conduzir ciclomotor elétrico em RO

Mãe é responsabilizada por permitir filha menor conduzir ciclomotor elétrico em RO

A genitora foi autuada por infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) após a adolescente ser flagrada sem habilitação e conduzindo um veículo não registrado.
10
Motociclista sofre traumatismo craniano e é intubado após colisão em RO

Motociclista sofre traumatismo craniano e é intubado após colisão em RO

Wladimir Siqueira foi socorrido em estado grave pelo Corpo de Bombeiros após sua moto colidir transversalmente com um carro na tarde desta terça-feira em Rolim de Moura.
16
Corpo de empresário sequestrado é encontrado em São Francisco do Guaporé

Corpo de empresário sequestrado é encontrado em São Francisco do Guaporé

Tiago Nascimento do Espírito Santo foi localizado sem vida em uma área rural após ter sido levado da própria residência por cinco homens encapuzados que se identificaram como policiais civis.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.