QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

Decreto 26.134 determina criação de normativas de enfrentamento à pandemia conforme realidade de cada município de Rondônia

A medida deve assegurar equilíbrio entre os cuidados necessários para deter o avanço da covid-19 e o funcionamento de serviços em cada cidade.

Publicado em 

Decreto 26.134, publicado no Diário Oficial , nesta quinta-feira (17), pelo Governo de Rondônia estabelece que os prefeitos terão o prazo de dez dias corridos para publicar ato normativo local disciplinando o controle das atividades econômicas em decorrência da pandemia. A medida deve assegurar equilíbrio entre os cuidados necessários para deter o avanço da covid-19 e o funcionamento de serviços em cada cidade.

A base de cada município para criação da normativa será a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a quantidade de casos ativos na Macrorregião de Saúde a qual a cidade pertence, conforme dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O Ato Normativo de responsabilidade das prefeituras necessitará conter critérios para controle sanitário dos ambientes. Dessa forma, se um determinado município possui poucos leitos de UTI ocupados e número reduzido de pessoas com a covid-19 ativa, terá condições de ampliar as atividades econômicas permitidas e flexibilizar o funcionamento das mesmas.

O critério é diferente para uma cidade que estiver com a maioria dos leitos de UTI ocupados e muitos moradores contaminados pelo vírus, pois terá que reduzir as atividades econômicas permitidas e estabelecer normas necessárias para o funcionamento das mesmas.

Enquanto não houver a publicação do Ato Normativo Municipal, no período de dez dias corridos após a publicação do decreto estadual, o município obedecerá ao Decreto n° 25.859, de 6 de março de 2021. Após o prazo determinado, o Decreto n° 25.859, de 2021 será revogado e terá seus efeitos sustados.

VACINAÇÃO COM AGILIDADE

Além de personalizar o enfrentamento à pandemia para que aconteça de forma mais coerente com a realidade local, o decreto estimula a agilidade quanto a vacinação dos rondonienses. As prefeituras terão que administrar a 1ª dose de vacina após 72 horas do recebimento e aplicar a 2ª dose até a data agendada na 1ª dose.

O decreto ainda busca superar outro desafio, a prestação de informação dos vacinados sem morosidade no sistema, missão de responsabilidade das prefeituras. Dessa forma, fica estabelecido que imediatamente após a aplicação do imunizante, os registros dos imunizantes aplicados devem ser inseridos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

No caso de dificuldade técnica como a ausência de internet, devem ser feitos os registros de dados nominais e individualizados em formulários, para posterior registro no Sistema de Informação em até 24 horas. Desta forma, pertence aos prefeitos a responsabilidade de que a aplicação dos imunizantes disponíveis seja feita consoante ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

RETORNO DE SERVIÇOS

CIRURGIAS – Fica autorizado o retorno gradual, seguro e programado das cirurgias e consultas eletivas no Estado de Rondônia, na rede pública e privada, obedecendo aos critérios estabelecidos pelos órgãos sanitários.

Sendo que nos hospitais privados fica liberada a realização de cirurgias eletivas sob a responsabilidade e supervisão do diretor técnico das respectivas unidades hospitalares, os quais devem considerar a taxa de ocupação da UTI, estoque de medicamentos do “kit de intubação”, observando ainda os seguintes parâmetros: Epidemiológicos, Disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Teste covid-19 para o paciente no dia da cirurgia (Exceto para as cirurgias com anestesia local), priorização e agendamento de casos e adequações das etapas do tratamento cirúrgico.

Aos hospitais da rede pública Estadual é permitido o retorno imediato das cirurgias eletivas que não necessitem de reserva de leito de UTI para o pós-operatório, procedimentos que não utilizem anestesia geral e/ou materiais e medicamentos inclusos no “kit de intubação”. Já o retorno das demais cirurgias está condicionado à apresentação do Plano Estadual de Retomada das Cirurgias Eletivas que deverá ser apresentado no prazo máximo de 30 dias pela Sesau.

O ato normativo diz ainda que ‘‘a suspensão das cirurgias eletivas poderá ser readmitida, caso seja verificada a insuficiência dos recursos necessários ao enfrentamento da pandemia ou situação devidamente justificada pela autoridade sanitária’’.

EDUCAÇÃO – As atividades educacionais presenciais regulares na rede pública estadual ficam suspensas até 31 de julho do ano em curso, devendo retornar de forma gradual, conforme Plano de retomada de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), somado ao início da vacinação dos professores e profissionais da Educação que atuam perante a sua rede. Já nas escolas municipais e nas instituições privadas ficará a critério de cada prefeito determinar como será feita a retomada, seguindo as diretrizes estabelecidas pelas notas técnicas da Agência Estadual de Vigilância Sanitária em Saúde (Agevisa).

SERVIÇO PÚBLICO – Nos órgãos estaduais, fica estabelecido o retorno do trabalho presencial para os servidores, empregados e estagiários. Os servidores enquadrados no Grupo de Risco e/ou com comorbidades devem retornar ao trabalho presencial, após a aplicação da 2ª dose ou da dose única da vacinação contra a covid-19. Ficam obrigados a retornarem ao trabalho presencial, os servidores de Grupo de Risco e/ou com comorbidades que se recusarem a tomar vacina.

PRESÍDIOS – Ficam autorizadas visitas em estabelecimentos penais estaduais após a vacinação dos policiais penais.

ESPORTE – Atividades esportivas estão autorizadas, das quais devem seguir os controles sanitários pertinentes com fiscalização dos órgãos municipais.

EVENTOS

ATÉ 150 PESSOAS– Fica liberada a realização de eventos como jantares, casamentos e reuniões com a participação de até 150 pessoas, com  distanciamento social, onde os organizadores deverão dispor as mesas por família (pessoas em convivência habitual) e com distanciamento de 1.20 centímetros entre cada mesa; uso obrigatório de máscara de proteção facial; disponibilização de álcool 70%; verificação de temperatura na entrada dos eventos, onde não será permitida a participação de pessoas com temperatura superior 37,8°C e com sintomas gripais.

ATÉ 999 PESSOAS – De acordo com o novo decreto, fica liberada a realização de eventos com até 999 pessoas, com distribuição de bebidas alcoólicas, em bares, boates e casas de shows, condicionados ao atendimento dos seguintes critérios: os participantes devem utilizar máscara de proteção, bem como realizar teste para a covid-19 em laboratório aprovado pela Agevisa, com no máximo 48 horas anterior à realização do mesmo, onde os resultados devem ser disponibilizados pelo laboratório à Agência Municipal de Vigilância Sanitária para constatação do exame negativo que possibilitará a participação do indivíduo no evento.

Os responsáveis pela realização do evento devem acordar com a Agência Municipal de Vigilância Sanitária a fiscalização na recepção do evento, onde os fiscais pertencentes ao órgão só permitirão a entrada de pessoas que estiverem em lista enviada pelo laboratório e com exame negativo para covid-19; fica proibida a entrada de pessoas com sintomas gripais.

Eventos com mais de 999 pessoas estão proibidos no Estado. A fiscalização do decreto será realizada conjuntamente por órgãos do Estado e do município.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

MPRO denuncia 34 investigados da Operação Escudo de Rondônia

Gaeco e Nufac apontam participação de facção criminosa em ataques violentos ocorridos em janeiro no estado.
L
Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Sorteio Depile-se revela vencedora do Combo Verão

Agenda News e News Rondônia anunciam ganhadora da sessão de Flash Depilação com axilas, virilha cavada e buço em parceria com a clínica Depile-se
L
Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Promoção entrega almoço especial no Peixinn Restaurante

Agenda News e News Rondônia premiam participante com experiência gastronômica em restaurante referência na culinária amazônica há 15 anos
L
Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Agenda News: Porto do Espeto agora serve almoço com novos sabores

Espetaria amplia cardápio com vatapá de frango e almoço prático, mantendo os espetinhos que conquistaram o público em Porto Velho.
L
Paulinho da Força é relator do PL da anistia

Paulinho da Força é relator do PL da anistia

O presidente da Câmara, Hugo Motta, escolheu o deputado Paulinho da Força como relator do projeto de anistia. O texto, que busca dar perdão a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, pode ser votado a qualquer momento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

O Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento orienta que o teste para identificar sinais de autismo seja realizado em crianças a partir dos 16 meses.
L

Giro News: Samanta Lia Medina e Karina Galindo, My Robot School / Store

Elas vão contar como a empresa transforma o aprendizado em experiência prática e inovadora.
L
Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Base do governo vai ao STF contra a PEC da Blindagem

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para suspender a tramitação da PEC que restringe a investigação de deputados e senadores.
L
Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Gratuidade na conta de luz vai à sanção presidencial

Aprovada na Câmara e no Senado, a medida provisória garantirá a gratuidade na conta de luz para 4,5 milhões de famílias de baixa renda, que consomem até 80 kWh por mês.
L

COMUNIDADE NEWS – Entrevista com Francisco Aroldo Vasconcelos de Oliveira

Ele vai apresentar os destaques do seu novo livro “12 Projetos de Pequenos Negócios para abrir em Porto Velho no ano de 2025”.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

Alckmin sobre anistia: Judiciário tem a última palavra

O vice-presidente Geraldo Alckmin comentou a aprovação do regime de urgência do projeto de anistia e destacou a importância da harmonia entre os poderes.
L
Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Alero aprova projeto que restabelece contagem de tempo de serviço a magistrados e servidores do TJRO

Medida garante direitos e vantagens funcionais a profissionais que atuaram durante a pandemia da covid-19
L
Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Mutirão emergencial de RG é solicitado por Cláudia de Jesus para famílias do Morar Melhor II em Ji-Paraná

Ação busca garantir acesso à moradia para 1.456 famílias com documentação regularizada
L
Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota sim à urgência do PL da Anistia

Projeto segue direto para votação no plenário e visa reparar condenações desproporcionais de manifestantes políticos.
L
Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com apoio decisivo do deputado Coronel Chrisóstomo

Com 311 votos favoráveis, texto poderá ser votado diretamente no Plenário. Parlamentar de Rondônia celebrou como passo histórico pela pacificação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Uma mulher suspeita de transportar o fuzil usado no crime foi detida. A morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, em Praia Grande, ainda tem outros dois suspeitos foragidos.
10
Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Acidente em Porto Velho na Guaporé com a Rua Tucunaré deixa motocicleta e carro danificados após colisão.
12
Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Motociclista passa mal e morre após grave acidente na zona leste

Testemunhas disseram que o rapaz pilotava uma moto Honda Biz, usava uma bombinha contra asma, e depois de passar mal, perdeu o controle e bateu contra o muro de um comércio.
18
PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

PF deflagra operação contra exploração ilegal de madeira da Terra Indígena Roosevelt

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste/RO, Ministro Andreazza/RO e Novo Horizonte do Oeste/RO
10
Motociclista passa mal e bate contra parede de comércio na zona leste

Motociclista morre após grave acidente na zona leste de Porto Velho

Equipes do Samu foram acionadas imediatamente e tentaram reanimar a vítima com massagem cardíaca, mas o homem não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

Produção de carne suína e de frango deve ter recorde

O Brasil projeta uma produção recorde de proteínas em 2026. A carne suína e de frango devem alcançar seus maiores volumes, compensando a queda na produção de carne bovina.
L
Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

Nasa busca vida em outros mundos com missões espaciais

A Nasa aposta em novas missões espaciais para procurar vida em luas e planetas, com destaque para a astrônoma brasileira Rosaly Lopes, que falou sobre os desafios e as próximas expedições.
L
Volvo Trucks alcança 1 milhão de caminhões conectados no mundo

Volvo Trucks alcança 1 milhão de caminhões conectados no mundo

Marca sueca investe em soluções digitais que ampliam eficiência e reduzem tempo de inatividade das frotas.
L
Flávio Dino manda PF investigar Bolsonaro na pandemia

Flávio Dino manda PF investigar Bolsonaro na pandemia

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito na Polícia Federal para apurar as conclusões do relatório da CPI da Covid, que cita nove crimes do ex-presidente Jair Bolsonaro.
L
Brasil deve ter nova safra recorde de grãos

Brasil deve ter nova safra recorde de grãos

A produção de grãos no Brasil pode atingir 353,8 milhões de toneladas na próxima safra 2025/26, superando o recorde histórico anterior, de acordo com as projeções da Conab.
L
CPMI do INSS convida ministros da CGU, AGU e diretor da PF

CPMI do INSS convida ministros da CGU, AGU e diretor da PF

Comissão que investiga fraudes no INSS aprovou cerca de 170 requerimentos para ouvir autoridades e investigados, como os ministros Vinícius Marques e Jorge Messias.
L
Pente-fino em créditos consignados do INSS

Pente-fino em créditos consignados do INSS

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, anunciou que uma força-tarefa está investigando supostas irregularidades e fraudes na concessão de créditos consignados a aposentados e pensionistas.
L
Flávio Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão

Flávio Dino mantém cassação de Chiquinho Brazão

O ministro Flávio Dino, do STF, negou pedido da defesa e manteve a cassação do mandato do ex-deputado federal Chiquinho Brazão, réu pelo assassinato de Marielle Franco.
L
Semana de Trânsito debate redução de velocidade

Semana de Trânsito debate redução de velocidade

Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, a Semana Nacional de Trânsito 2025 foca na conscientização para a redução da velocidade nas vias e em atitudes mais responsáveis.
L
GWM lança Poer P30 no Brasil com motor diesel e garantia de dez anos

GWM lança Poer P30 no Brasil com motor diesel e garantia de dez anos

Fabricante aposta em recursos exclusivos e preços promocionais para conquistar o mercado nacional.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.