TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Governo de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras

Operação Rondônia terá duração de 90 dias com apoio da PF, PRF, FNSP

Publicado em 

O governo de Rondônia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciaram, hoje (15), uma ação conjunta para combater a invasão de propriedades rurais no estado. Batizada de Operação Rondônia, a iniciativa durará ao menos 90 dias e contará com a participação de reforços das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além da Força Nacional de Segurança Pública.

A ação integrada para conter as ocupações de terras particulares no estado foi anunciada na sede do ministério, em Brasília, na manhã de hoje (15) – um dia após as forças de segurança pública de Rondônia investirem contra o que classificaram como uma “organização criminosa” que vem atuando no Vale do Guaporé, na região central do estado.

Foi o governador de Rondônia, Marcos Rocha, quem pediu apoio federal ao ministro Anderson Torres. “Temos vivido uma situação bastante crítica no tocante à criminalidade no campo”, disse Rocha durante entrevista coletiva, em Brasília.

“Nossos produtores rurais têm sofrido bastante com os crimes que vêm ocorrendo. Homicídios, roubos, enfim, crimes dos mais variados tipos, os quais temos que combater”, acrescentou o governador, revelando que as forças de segurança pública do estado já reúnem provas contra várias pessoas. “Mesmo assim, achei por bem solicitar a ajuda [federal]. E, de pronto, o ministro [Anderson Torres] identificou a necessidade de apoiar o estado”, declarou o governador.

Operação Canaã

Ontem (14), policiais civis e militares de Rondônia cumpriram a 17 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Seringueira, Mirante da Serra e São Miguel do Guaporé. Na mesma operação, batizada de Canaã, também foi cumprido um mandado judicial em Várzea Grande, no Mato Grosso.

Segundo o governo de Rondônia, os alvos da ação deflagrada ontem são suspeitos de integrar uma organização criminosa que invade terras privadas, as loteia e as oferece a camponeses com a promessa de que, posteriormente, a posse da área será regularizada. Os investigados também são suspeitos de crimes ambientais, roubo de gado, extorsão e de participação na morte de agentes de segurança pública.

Hoje, o secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, disse, em Brasília, que as forças de segurança estaduais já vêm identificando, prendendo e desarticulando integrantes de “organizações criminosas que agem sob o manto de movimentos sociais”.

Uma das organizações que atuam no estado é a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), uma organização que afirma lutar pela reforma agrária e está à frente de várias ocupações de propriedades rurais no estado. Entre elas, o Acampamento Tiago dos Santos, no distrito de Nova Mutum Paraná, a cerca de 30 quilômetros do local onde, no início de outubro de 2020, dois policiais militares (o tenente da reserva José Figueiredo Sobrinho e o sargento Márcio Rodrigues da Silva) foram assassinados. As investigações ainda não foram concluídas. Na época, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), vinculada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota pedindo uma investigação imparcial dos fatos, frisando que as mortes ocorreram em uma área grilada e estavam sendo usadas para “criminalizar a luta pela terra, estigmatizando como terroristas e criminosos os movimentos sociais”.

Em maio deste ano, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, Alexandre Luís de Freitas Almeida, disse a membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa estadual que as ações recorrentes de “pessoas que se intitulam membro da LCP”, tem levado “terror ao campo”, sobretudo na região do cone sul do estado. Segundo o comandante, ao menos 14 crimes violentos registrados na região envolvem integrantes do movimento e ocorreram no âmbito da disputas por terras.

Agência Brasil não conseguiu contato com representantes da LCP.

Integração

De acordo com o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo, o governo federal acompanha já há algum tempo a situação em Rondônia.

“Não estamos de olhos fechados para o que está acontecendo no estado. O ministério vai promover a integração entre agências de segurança federais e do estado, tanto na área operacional, quanto na área de inteligência. Este esforço do governo federal é para atender a um estado que precisa de ajuda neste momento”, comentou Carrijo ao explicar que os agentes federais atuarão em apoio às forças estaduais, responsáveis pelo planejamento das operações.

“Isto não é, de maneira alguma, uma intervenção federal. O estado manterá o controle operacional, e a União vai prover recursos humanos, logísticos, financeiros e de inteligência. Não deixaremos estes criminosos atuarem de maneira impune”, complementou Carrijo.

A autorização para o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para Rondônia foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo o texto da Portaria nº 235, o efetivo da tropa federativa formada por policias militares e civis cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal atuará apoiando aos órgãos de segurança pública estaduais no policiamento ostensivo e judiciário, e também em ações de perícia forense e nos “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

A previsão é que a Força Nacional atue no estado por 90 dias, mas o prazo pode ser estendido a pedido do governo estadual, conforme a necessidade. Por razões de segurança, o ministério não informa o número de agentes que atuarão na operação, que será sediada na capital, Porto Velho.

De acordo com o ministério, a Polícia Rodoviária Federal reforçará o efetivo empregado em ações que visem a combater o crime organizado. Já o trabalho de investigação de inteligência e possíveis crimes transnacionais ficará a cargo da Polícia Federal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bloco das Kaxorras retorna com força em 2026

Bloco das Kaxorras retorna com força em 2026

Felipe Lopes revela bastidores e novidades no Agenda News Folia; Três Marias terá maior estrutura já vista no carnaval de rua.
L

EUA derrubam drone iraniano que se aproximou de porta-aviões; Irã fala em ‘missão de vigilância’

Um caça F-35 decolou do USS Abraham Lincoln para abater a aeronave não tripulada no Mar Arábico.
L
Maioria dos imigrantes presos nos EUA não tem histórico criminal

Maioria dos imigrantes presos nos EUA não tem histórico criminal

Levantamento aponta que 73% dos detidos pelo serviço de imigração não possuem antecedentes, enquanto governo Trump amplia operações e prevê chegar a 100 mil prisões.
L
Prefeitura de Jaru publica novos editais de convocação para aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru publica novos editais de convocação para aprovados em concurso e seletivo

Convocados devem se apresentar dentro dos prazos estabelecidos para posse; chamadas incluem cargos na saúde, educação e serviços gerais.
L
BRB aponta indícios relevantes em apuração sobre o Banco Master

BRB aponta indícios relevantes em apuração sobre o Banco Master

Banco público informou que relatório preliminar de auditoria identificou elementos que podem contribuir com investigações já em curso na Polícia Federal e no Banco Central.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News Folia 2026: Siça Andrade fala sobre a Banda do Vai Quem Quer

A escolha mostra que o Carnaval também pode ser espaço de conscientização e posicionamento.
L
Curta-metragem O Diabo do Bar da Esquina estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

Curta-metragem ‘O Diabo do Bar da Esquina’ estreia domingo no Cinelaser do IG Shopping

O projeto une elementos do folclore local, suspense sobrenatural e identidade amazônica.
L

GIRO NEWS: Geandeson Mosini apresenta o filme O Diabo do Papo de Esquina

Ao longo dos anos, acumulou trabalhos relevantes e hoje atua também como representante de grandes marcas em nível nacional
L

Comunidade News: Vanderlei Oriane fala sobre o papel da Associação Comercial de Porto Velho

A conversa também deve destacar as principais demandas do comércio local, os impactos da economia no dia a dia das empresas e as perspectivas para os próximos meses.
L
Governo prepara projeto para pôr fim à escala 6x1 no trabalho

Governo prepara projeto para pôr fim à escala 6×1 no trabalho

Segundo o líder do PT na Câmara, proposta deve chegar ao Congresso após o carnaval com pedido de urgência, enquanto partido também declara apoio a CPIs sobre o Banco Master.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

MP Militar pede ao STM perda de postos e patentes de Bolsonaro, Heleno, Braga Netto e outros generais

O Ministério Público Militar formalizou o pedido de expulsão dos oficiais condenados pelo STF na trama golpista.
L
Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

Lula alerta sobre riscos da IA nas Eleições 2026: cuidado com manipulações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o uso de inteligência artificial pode gerar conteúdos falsos e manipular a opinião pública, pedindo atenção especial da Justiça Eleitoral para as Eleições 2026.
L
Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Atuação da deputada Lebrinha garante R$ 4 milhões para a saúde em São Miguel do Guaporé

Recursos serão aplicados no custeio da atenção primária e fortalecem atendimento à população.
L
STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

STM analisa pedidos para retirada de patentes de Bolsonaro e oficiais

Ministério Público Militar acionou a Justiça Militar após condenações definitivas por participação na trama golpista julgada pelo Supremo.
L
Deputada Lebrinha garante R$ 700 mil para obras em Alvorada d’Oeste

Deputada Lebrinha garante R$ 700 mil para obras em Alvorada d’Oeste

Recurso já está na conta do município e será aplicado na compra de peças para manutenção urbana e continuidade dos serviços da Secretaria Municipal de Obras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motorista abre a porta do carro e causa grave acidente com motoboy na zona sul

Motoboy sofreu fratura exposta após colisão com porta de veículo na avenida Jatuarana, no bairro Eldorado
14
Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Acidente entre veículo da Semusa e carro de passeio em Porto Velho

Colisão ocorreu após avanço de preferencial na avenida Rio de Janeiro e resultou apenas em danos materiais, sem registro de feridos.
12
Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Colisão entre caminhonete e motocicleta deixa motociclista ferido em Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento das avenidas Imigrantes e Lauro Sodré, no bairro Costa e Silva
12
Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Briga em frente a danceteria deixa homem em estado grave em RO

Vítima sofreu ferimento na cabeça após agressão com objeto contundente e precisou ser intubada no hospital.
16
Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Briga entre familiares termina com homem esfaqueado em RO

Vítima sofreu cerca de cinco perfurações e agressor confessou o ataque à Polícia Militar
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Henrique Marques conquista prêmio de melhor do mundo no taekwondo

Lutador é o primeiro brasileiro a receber a honraria da Federação Internacional após temporada histórica com quatro medalhas de ouro e título mundial.
L
Portabilidade de crédito digital já está disponível

Portabilidade de crédito digital já está disponível

Nova função do open finance permite transferir empréstimos pelo celular e promete aumentar a competição entre bancos para reduzir juros.
L
Nota de pesar: Raimunda da Silva Mendanha

Nota de pesar: Raimunda da Silva Mendanha

Raimunda da Silva Mendanha faleceu aos 87 anos em Porto Velho/RO, deixando uma trajetória marcada pelo cuidado familiar, fé e dedicação aos seus 10 filhos e extensa descendência.
L
Crunchyroll aumenta preços no Brasil: confira os novos valores

Crunchyroll aumenta preços no Brasil: confira os novos valores

O streaming Crunchyroll anunciou reajuste de até 33% em seus planos no Brasil, que passam a custar a partir de R$ 19,90, com mudanças valendo a partir de março e novos recursos inclusos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.