SÁBADO, 07/03/2026

Em destaque

Governo de Rondônia e MJ anunciam ação contra invasão de terras

Operação Rondônia terá duração de 90 dias com apoio da PF, PRF, FNSP

Publicado em 

O governo de Rondônia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciaram, hoje (15), uma ação conjunta para combater a invasão de propriedades rurais no estado. Batizada de Operação Rondônia, a iniciativa durará ao menos 90 dias e contará com a participação de reforços das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), além da Força Nacional de Segurança Pública.

A ação integrada para conter as ocupações de terras particulares no estado foi anunciada na sede do ministério, em Brasília, na manhã de hoje (15) – um dia após as forças de segurança pública de Rondônia investirem contra o que classificaram como uma “organização criminosa” que vem atuando no Vale do Guaporé, na região central do estado.

Foi o governador de Rondônia, Marcos Rocha, quem pediu apoio federal ao ministro Anderson Torres. “Temos vivido uma situação bastante crítica no tocante à criminalidade no campo”, disse Rocha durante entrevista coletiva, em Brasília.

“Nossos produtores rurais têm sofrido bastante com os crimes que vêm ocorrendo. Homicídios, roubos, enfim, crimes dos mais variados tipos, os quais temos que combater”, acrescentou o governador, revelando que as forças de segurança pública do estado já reúnem provas contra várias pessoas. “Mesmo assim, achei por bem solicitar a ajuda [federal]. E, de pronto, o ministro [Anderson Torres] identificou a necessidade de apoiar o estado”, declarou o governador.

Operação Canaã

Ontem (14), policiais civis e militares de Rondônia cumpriram a 17 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Seringueira, Mirante da Serra e São Miguel do Guaporé. Na mesma operação, batizada de Canaã, também foi cumprido um mandado judicial em Várzea Grande, no Mato Grosso.

Segundo o governo de Rondônia, os alvos da ação deflagrada ontem são suspeitos de integrar uma organização criminosa que invade terras privadas, as loteia e as oferece a camponeses com a promessa de que, posteriormente, a posse da área será regularizada. Os investigados também são suspeitos de crimes ambientais, roubo de gado, extorsão e de participação na morte de agentes de segurança pública.

Hoje, o secretário de Segurança Pública de Rondônia, José Hélio Cysneiros Pachá, disse, em Brasília, que as forças de segurança estaduais já vêm identificando, prendendo e desarticulando integrantes de “organizações criminosas que agem sob o manto de movimentos sociais”.

Uma das organizações que atuam no estado é a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), uma organização que afirma lutar pela reforma agrária e está à frente de várias ocupações de propriedades rurais no estado. Entre elas, o Acampamento Tiago dos Santos, no distrito de Nova Mutum Paraná, a cerca de 30 quilômetros do local onde, no início de outubro de 2020, dois policiais militares (o tenente da reserva José Figueiredo Sobrinho e o sargento Márcio Rodrigues da Silva) foram assassinados. As investigações ainda não foram concluídas. Na época, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), vinculada à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgou nota pedindo uma investigação imparcial dos fatos, frisando que as mortes ocorreram em uma área grilada e estavam sendo usadas para “criminalizar a luta pela terra, estigmatizando como terroristas e criminosos os movimentos sociais”.

Em maio deste ano, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, Alexandre Luís de Freitas Almeida, disse a membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa estadual que as ações recorrentes de “pessoas que se intitulam membro da LCP”, tem levado “terror ao campo”, sobretudo na região do cone sul do estado. Segundo o comandante, ao menos 14 crimes violentos registrados na região envolvem integrantes do movimento e ocorreram no âmbito da disputas por terras.

Agência Brasil não conseguiu contato com representantes da LCP.

Integração

De acordo com o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo, o governo federal acompanha já há algum tempo a situação em Rondônia.

“Não estamos de olhos fechados para o que está acontecendo no estado. O ministério vai promover a integração entre agências de segurança federais e do estado, tanto na área operacional, quanto na área de inteligência. Este esforço do governo federal é para atender a um estado que precisa de ajuda neste momento”, comentou Carrijo ao explicar que os agentes federais atuarão em apoio às forças estaduais, responsáveis pelo planejamento das operações.

“Isto não é, de maneira alguma, uma intervenção federal. O estado manterá o controle operacional, e a União vai prover recursos humanos, logísticos, financeiros e de inteligência. Não deixaremos estes criminosos atuarem de maneira impune”, complementou Carrijo.

A autorização para o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para Rondônia foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. Segundo o texto da Portaria nº 235, o efetivo da tropa federativa formada por policias militares e civis cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal atuará apoiando aos órgãos de segurança pública estaduais no policiamento ostensivo e judiciário, e também em ações de perícia forense e nos “serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

A previsão é que a Força Nacional atue no estado por 90 dias, mas o prazo pode ser estendido a pedido do governo estadual, conforme a necessidade. Por razões de segurança, o ministério não informa o número de agentes que atuarão na operação, que será sediada na capital, Porto Velho.

De acordo com o ministério, a Polícia Rodoviária Federal reforçará o efetivo empregado em ações que visem a combater o crime organizado. Já o trabalho de investigação de inteligência e possíveis crimes transnacionais ficará a cargo da Polícia Federal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

São Felipe do Oeste completa seis meses sem registro de furto

São Felipe do Oeste completa seis meses sem registro de furto

Município da área do 4º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia não registra furtos desde julho de 2025, resultado atribuído ao policiamento preventivo.
L
Piquenique no Parque Natural terá ônibus gratuito para mulheres

Piquenique no Parque Natural terá ônibus gratuito para mulheres

Evento “Piquenique Raízes”, da Prefeitura acontece sábado às 8h no Parque Natural e terá transporte gratuito com saída da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
L
Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Petrobras descarta riscos para exportação apesar de conflito no Irã

Companhia monitora volatilidade do petróleo, mas garante que rotas para Ásia não são afetadas pela guerra no Oriente Médio.
L
SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

SGB publica novos dados sobre geologia e recursos minerais de Rondônia

Mapas geológicos detalhados das regiões de Cacoal e Serra Azul ampliam conhecimento científico e destacam o potencial mineral do estado.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd desta sexta-feira recebe Wesley Gois Martins Cardoso

O Povoado Nerd promete trazer um bate-papo cheio de curiosidades sobre cultura geek, tecnologia e criatividade, mostrando como a paixão por animes e games pode se transformar em oportunidade profissional.
L

Bora Ali: Marta Helena compartilha sua trajetória como artesã e empreendedora

Será um encontro para quem acredita no poder do trabalho manual, na força do empreendedorismo feminino e na riqueza cultural do Norte.
L
Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Beauty Fair 2026: Sebrae abre missão para empreendedores

Empresários do setor de beleza em Rondônia poderão participar da maior feira do segmento nas Américas, em São Paulo, com apoio do Sebrae.
L
Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Banco do Brasil lança pagamento via Pix na Argentina

Correntistas e usuários do sistema brasileiro agora podem realizar compras em lojas físicas no país vizinho utilizando QR Code e conversão automática de moeda.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Alero debate feminicídio e reforça ações contra violência de gênero

Especialistas, vítimas e parlamentares discutem feminicídio e políticas de proteção às mulheres em Rondônia no mês dedicado à luta por direitos.
L
André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

André Mendonça abre inquérito para apurar vazamento de dados de Daniel Vorcaro

Ministro do STF atende pedido da defesa após exposição de informações sigilosas compartilhadas com a CPMI do INSS.
L
STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

STF e o equilíbrio democrático: limites entre Poderes

Reflexão do jurista Ives Gandra aponta preocupação com o protagonismo institucional do Supremo e seus impactos na relação entre Judiciário, Legislativo e Executivo.
L
Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Daniel Vorcaro é transferido para Presídio Federal de Brasília

Polícia Federal solicitou a mudança para segurança máxima citando o alto poder de influência do banqueiro nas investigações.
L
Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

Toffoli afirma que não teve acesso a dados sigilosos de Daniel Vorcaro

O ministro declarou que as quebras de sigilo do celular do banqueiro chegaram ao Supremo apenas após a mudança de relatoria do caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Denarc prende suspeito de distribuir drogas na zona Leste

Denarc prende suspeito de distribuir drogas na zona Leste

Homem foi preso no bairro Lagoinha durante operação do Denarc dentro da Operação Protetor das Fronteiras; cocaína e um HB20 foram apreendidos.
10
PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

PF realiza prisões em flagrante contra abuso sexual infantojuvenil em Ji-Paraná

Foram apreendidos equipamentos eletrônicos pertencentes aos investigados.
10
Operação "Último Disparo" prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Operação “Último Disparo” prende suposto matador de aluguel e apreende arsenal em Abunã

Ação da Polícia Civil em Porto Velho desarticula grupo criminoso responsável por homicídio motivado por discussão no início do ano.
12
DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

DHPP e 10º DP prendem acusados de homicídio em Nova Mutum

Dois homens foram presos durante ação conjunta pelo assassinato de Ronildo Pereira de Sales, morto a tiros após discussão.
14
Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Mulher é presa ao tentar entrar com drogas em presídio

Visitante de 22 anos foi flagrada pelo bodyscan com cerca de 100 porções de droga no estômago.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: J FERRARI LTDA (J F Funilaria e Pintura)

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L

Nota de pesar: Isa Soares da Silva

Carinhosamente conhecida como “Isinha”, era lembrada por sua personalidade alegre, forte e vaidosa, além de seu amor especial pela cor rosa, que refletia sua delicadeza e estilo.
L
CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

CNA defende aumento da mistura de biodiesel para frear preço do diesel

Entidade propõe elevar percentual para 17% (B17) como estratégia para reduzir dependência do petróleo em meio à crise no Oriente Médio.
L
Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Passageiros de cruzeiro retido em Dubai começam a ser repatriados

Conflito no Oriente Médio fechou espaço aéreo e impediu retorno de brasileiros e outros turistas desde o último domingo.
L
Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Nota de pesar: José Lourival Pereira Bittencourt

Familiares e amigos se despedem de “Tio Val”, lembrado pelo jeito simples, espontâneo e pelas amizades construídas ao longo da vida.
L
Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Jaru terá Centro Especializado em Reabilitação para Autistas

Investimento superior a R$ 10 milhões foi garantido pelo prefeito Jeverson Lima, em parceria com a deputada federal Sílvia Cristina, para construção de unidade referência em reabilitação no município.
L
De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

De Rabisco a Papeletra: 25 anos de história

No Agenda News, Paulo Lucas contou como a marca se tornou a papelaria mais encantadora de Porto Velho.
L
Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Nova 364 instala 31 radares para reforçar segurança na BR-364

Equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo implantados entre Porto Velho e Vilhena para reduzir acidentes e coibir excesso de velocidade na principal rodovia de Rondônia.
L
Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Anvisa aprova novo tratamento de dose única bimestral para hemofilia

Medicamento subcutâneo QFITLIA® reduz frequência de aplicações e promete maior adesão ao tratamento para mais de 14 mil brasileiros.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.