DOMINGO, 31/08/2025
Publicidade
SICRED

STF decide manter neste domingo concurso da Polícia Federal

Ministros analisaram em plenário virtual ação de candidata que questionou realização de exames mesmo com restrições impostas por governos municipais e estaduais em razão da Covid.

Publicado em 

STF decide manter neste domingo concurso da Polícia Federal - News Rondônia

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira (21), por 10 votos a1, manter neste domingo (23) as provas do concurso da Polícia Federal. O concurso vai preencher vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista.

STF decide manter neste domingo concurso da Polícia Federal - News Rondônia

As provas chegaram a ser marcadas para 21 de março, mas, na ocasião, a PF decidiu adiar em razão da pandemia de Covid.

O tribunal analisou no plenário virtual uma ação apresentada por uma candidata de Pernambuco, que questionou a realização dos exames "mesmo com os inúmeros decretos restritivos dos estados e municípios, bem como os altos índices de contágios, infecções e mortes pela Covid-19 em todo o país".

O julgamento do caso ocorreu no plenário virtual, no qual os ministros inseriram os votos na página do Supremo na internet. Geralmente, os processos ficam submetidos ao plenário virtual por pelo menos uma semana. No caso do concurso da PF, é a primeira vez que o tribunal faz o julgamento em somente um dia.

A maioria no STF a favor da realização do concurso neste domingo foi formada com os votos de dez dos 11 ministros: Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Marco Aurélio Mello, Nunes Marques, Luiz Fux, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

A ação

Segundo os advogados da candidata que ingressou com a ação, realizar a prova em meio à pandemia viola decisões tomadas pela Corte no ano passado, que reconheceram a autonomia de estados e municípios para tomar medidas para evitar o contágio pelo coronavírus.

"O ato administrativo [o edital que convocou o concurso] oriundo desta reclamação não atende a realidade dos Estados e Municípios locais, pois exige que todos os Municípios e Estados – de forma irrestrita – apliquem a prova do referido certame público, mesmo com decretos estaduais restringindo tais serviços, o que, por si só, já viola a própria autonomia municipal e estadual", afirmou.

Os advogados argumentam que não se pode expor mais de 320 mil pessoas no período mais crítico da pandemia, já que a maioria não está vacinada.

Votos dos ministros

Ao inaugurar o julgamento, o relator Edson Fachin ponderou que a realização das provas vai provocar o deslocamento e a concentração de candidatos em locais onde há medidas restritivas em razão de pandemia.

"A realização de provas implicará o deslocamento e a concentração de concursandos em municípios ou estados que estão adotando medidas restritivas em atenção às evidências científicas sanitárias, sob o risco de colapso dos seus sistemas de saúde: Fortaleza, João Pessoa, Curitiba, Pernambuco e São Luís", afirmou.

O ministro ressaltou que, como o STF reconheceu a possibilidade de atuação dos governos locais para tomar medidas restritivas com o objetivo de combater a circulação da doença, a União não pode, sem evidências técnicas ou científicas, "impor a realização das provas".

"Não se trata de interferência indevida nas competências da União para a realização de seus concursos, mas de sua conformação na repartição cooperativa de competências da federação, havendo este Supremo Tribunal Federal assentado a competência dos Estados e também dos municípios para adotar as medidas sanitárias necessárias à contenção da pandemia, as quais seriam, sim, violadas pela realização das provas e inevitável concentração de pessoas", escreveu Fachin.

O ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência, negando o pedido de suspensão das provas.

No voto, o ministro ressaltou o fato de o Supremo ter reconhecido a competência de governos locais para a adoção de medidas sanitárias no combate à pandemia "não autoriza por outro lado, a indevida interferência dos entes federativos nas competências da União".

"O fato de o certame ocorrer em diversos estados e municípios não os autoriza a interferir na decisão administrativa federal de realizar o concurso público para o preenchimento de seus quadros, especialmente por se tratar a Polícia Federal de atividade essencial, sob pena de violar o Pacto Federativo", afirmou.

Segundo Moraes, não é admissível a "interferência" de decisões municipais sobre atividades própria da União, como concursos públicos ou serviços públicos federais.

"Admitir-se tal solução seria admitir a interferência dos municípios e estados no exercício da administração da União, o que violaria a própria lógica do federalismo e da autonomia dos entes", argumentou.

Moraes também destacou que os organizadores do concurso deixaram claro no edital orientações a respeito dos cuidados a serem tomados para se garantir a segurança dos candidatos nos locais de realização das provas e evitar a transmissão do coronavírus. Salientou ainda que é necessário que o concurso seja realizado seguindo protocolos científicos de segurança.

Ao acompanhar a divergência aberta por Moraes, pela manutenção das provas, o ministro Dias Toffoli afirmou que o ato “não constitui interferência na autonomia de estados e municípios”.

“De outro lado, a imposição de regramentos estaduais e municipais como óbice na execução de etapa necessária do certame federal, a meu ver, constitui indevida interferência na autonomia da União na organização e manutenção da Polícia Federal”, ressaltou.

Toffoli ponderou ainda que os organizadores deixaram claro no edital os cuidados para se evitar a transmissão do coronavírus durante a realização dos exames.

No voto pela rejeição do pedido de suspensão, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o tipo de ação usado pela candidata não era o meio adequado para discutir a manutenção das datas do concurso.

Além disso, o ministro ponderou que os organizadores devem estabelecer medidas para evitar a propagação da doença.

"Incumbe aos organizadores a adoção de providências emergenciais visando garantir a saúde e integridade dos envolvidos, tais como o uso da máscara, a medição da temperatura, a distribuição de álcool em gel e o adequado distanciamento entre os participantes, sem prejuízo de outras que se fizerem necessárias."

Assim como outros ministros, Nunes Marques lembrou que o edital do concurso prevê medidas para evitar a propagação da Covid-19. Também entendeu que não pode haver interferência em um tema que é da União.

"Trata-se de certame para Polícia Federal, que é de clara competência e atribuição da União. Ora, se é verdade que esta Corte reconheceu a competência dos estados e municípios, restringindo a competência da União, idêntico raciocínio deve ser observado ao se tratar de tema próprio da União, restringindo-se, portanto, a interferência de estados e municípios, quanto às matérias àquela afetas, como a Polícia Federal", escreveu.

O ministro Gilmar Mendes, ao acompanhar o voto de Moraes, ressaltou que o edital não tem "nenhuma previsão no sentido de diminuir ou anular a competência dos demais entes federativos para a condução de medidas" contra a Covid.

"O momento crítico em que o concurso está a ser realizado não deixou de ser observado. O ato reclamado apresenta item específico em que listadas rigorosas medidas de proteção que devem ser seguidas durante a prova, para evitar a transmissão do coronavírus", afirmou.

Luís Roberto Barroso ressaltou que seria "prudente" aguardar algumas semanas para realizar as provas. Mas, frisou, não cabe ao Poder Judiciário fazer a análise da conveniência e oportunidade de realizar a prova, em substituição ao Poder Executivo.

"Tenho dúvidas reais se há uma urgência que deva prevalecer sobre o risco. Porém, em atenção às capacidades institucionais de cada Poder, não vejo como legítimo o Judiciário sobrepor a sua valoração à do Poder competente", escreveu.

Barroso lembrou ainda que, ao estabelecer medidas para evitar a transmissão da doença, o Poder Executivo se compromete a fiscalizar e garantir que estas regras sejam respeitadas – e pode ser responsabilizado caso isso não ocorra.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O Inmet lança comunicado e chuvas intensas devem cair nas próximas 24 horas

Paralelamente, a região sul do estado enfrenta graves problemas devido à baixa umidade, com Vilhena sendo o município mais afetado.
L
Queimadas em Rondônia viram tema de rap no álbum de DJ Caique, distribuído pela Sony Music

Queimadas em Rondônia viram tema de rap no álbum de DJ Caique, distribuído pela Sony Music

A faixa “O Rastro da Destruição”, com Mano André, NeyMura e Carlos Mossoró, marca o retorno do Movimento Hip Hop da Floresta em Rondônia.
L
TRE-RO leva serviços eleitorais ao Orgulho do Madeira em parceria com o Programa Rondônia Cidadã

TRE-RO leva serviços eleitorais ao Orgulho do Madeira em parceria com o Programa Rondônia Cidadã

Atendimentos acontecem nos dias 30 e 31 de agosto em Porto Velho, com emissão de títulos, transferências, regularizações e coleta biométrica.
L

Governo de Rondônia participa da maior conferência ágil do setor público em Brasília

Servidores da Sepog representaram Rondônia na Conferência Ágil 2025, evento nacional que debateu inovação, inteligência artificial e gestão pública.
L

Governo de Rondônia entrega nova Ciretran em Costa Marques com investimento de R$ 2,1 milhões

A nova sede da Ciretran em Costa Marques vai melhorar o atendimento ao cidadão, oferecer mais qualidade aos servidores e garantir eficiência nos serviços.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Rita dos Santos Sousa

Família e amigos se despedem de Rita dos Santos Sousa, aos 79 anos, em Porto Velho, celebrando sua fé, carinho e legado de amor.
L

Fiat Strada 2026 mostra porque segue líder entre as picapes compactas

Avaliação da picape em trechos urbanos e rodoviários mostra força do modelo mais vendido do segmento
L

Momento Agro | Entrevista José Bueno

O Momento Agro recebe José Bueno, empreendedor há 45 anos.
L
Orçamento 2026 prevê R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares

Orçamento 2026 prevê R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares

Proposta enviada ao Congresso reserva verbas para emendas individuais e de bancada, e pode chegar a R$ 52,9 bilhões com a inclusão de emendas de comissão.
L
Ministério da Saúde e oftalmologistas se unem para combater o tracoma

Ministério da Saúde e oftalmologistas se unem para combater o tracoma

Uma parceria busca padronizar procedimentos para controle da doença inflamatória ocular e sua sequela, a triquíase, que afeta principalmente comunidades indígenas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L

POLÍTICA

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

Governador terá poder de indicar candidato ao governo em 2026 e deve disputar vaga ao Senado.
L
Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Ministro do STF autorizou vistoria em carros e reforço na segurança externa da residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
L
Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Parlamentar enviou ofício a Hugo Motta, presidente da Câmara, pedindo autorização para trabalhar de forma remota, alegando perseguição política.
L
Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Ministro do STF atende pedido do Senado Federal e revoga medida cautelar imposta ao parlamentar que estava em investigação.
L
PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

Parecer enviado ao STF por Paulo Gonet defende reforço na segurança externa da residência, mas considera prisão domiciliar suficiente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista faz conversão proibida e derruba casal com criança em moto na Caula Acidente na Avenida Caula, bairro Agenor de Carvalho, deixa casal e criança feridos; imagens de

Motorista faz conversão proibida e derruba casal com criança em moto na Caula Acidente na Avenida Caula, bairro Agenor de Carvalho, deixa casal e criança feridos; imagens de

Acidente na Avenida Caula, bairro Agenor de Carvalho, deixa casal e criança feridos; câmeras de segurança registram o momento da colisão causada por conversão proibida.
L, 10

Homem em situação de rua é resgatado após madrugada em cima de farmácia na Avenida Rio de Janeiro

Corpo de Bombeiros utilizou caminhões de combate a incêndio e escada para retirar vítima ferida, que foi encaminhada ao Hospital João Paulo II
10
Celular roubado de adolescente é rastreado e leva polícia à “Boca da Josi” na zona Leste de Porto Velho; dupla é presa

Celular roubado de adolescente é rastreado e leva polícia à “Boca da Josi” na zona Leste de Porto Velho; dupla é presa

Polícia Militar usou rastreador do aparelho para localizar suspeitos em casa conhecida como ponto de tráfico; drogas e balança de precisão foram apreendidas.
10
Sargento do Exército é preso após disparo em boate no centro de Porto Velho

Sargento do Exército é preso após disparo em boate no centro de Porto Velho

Policial militar de folga reagiu e conteve o suspeito armado em casa noturna da Avenida Calama; ninguém ficou ferido.
10
Motociclista morre após batida em traseira de Hilux estacionada na zona leste

Motociclista morre após batida em traseira de Hilux estacionada na zona leste

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (31) na Avenida Imigrantes, em Porto Velho; vítima tinha 29 anos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

GWM inicia pré-venda da picape média Poer P30 no Brasil

Modelo inicia reservas antecipadas com kit de acessórios exclusivo para clientes até 10 de setembro.
L
Nota de pesar: Jornatan Inácio dos Anjos

Nota de pesar: Jornatan Inácio dos Anjos

O velório será realizado na Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2755 – Liberdade
L

Congresso discute irregularidades no mercado de lubrificantes

Ferramenta técnica promete rastrear origem do produto e orientar consumidores.
L
VÍDEO: Câmera registra ataque de criminosos em Astra que matou “Jamaica” em Porto Velho

VÍDEO: Câmera registra ataque de criminosos em Astra que matou “Jamaica” em Porto Velho

O pai da vítima e algumas crianças aparecem correndo para se proteger.
12
Mulher é presa por furto de R$ 1,2 mil em bijuterias no Porto Velho Shopping

Mulher é presa por furto de R$ 1,2 mil em bijuterias no Porto Velho Shopping

Suspeita de 47 anos foi detida após ser monitorada por câmeras de segurança e interceptada por vigilante antes de sair da loja.
10
Moto app é assaltado em Porto Velho e PM recupera motocicleta rapidamente

Moto app é assaltado em Porto Velho e PM recupera motocicleta rapidamente

Polícia Militar recuperou a moto de um trabalhador de aplicativo assaltado em Porto Velho; criminosos fugiram e ainda não foram identificados.
10
Ônibus é destruído por incêndio na BR-364 próximo à PRF em Porto Velho

Ônibus é destruído por incêndio na BR-364 próximo à PRF em Porto Velho

Veículo apresentou falhas mecânicas, pegou fogo e foi totalmente consumido pelas chamas. Passageiros e motorista conseguiram sair sem ferimentos.
10
Vulgo “Jamaica” morre após ataque a tiros no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Vulgo “Jamaica” morre após ataque a tiros no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Criminosos em um Astra branco atiraram contra a vítima no beco Coqueiro; homem foi socorrido ao Hospital João Paulo II com várias perfurações.
18

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação aproxima estudantes de Porto Velho do universo científico

21ª edição da feira, realizada na Escola Mariana em parceria com o IFRO, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e fortalece ensino e pesquisa.
L

Governo de Rondônia garante emissão de identidade para estudantes atletas do baixo Madeira

Iniciativa da Seduc permite que alunos participem de competições esportivas e tenham acesso a direitos e serviços essenciais de cidadania.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.