DOMINGO, 31/08/2025
Publicidade

Abuso sexual infantil: como identificar, prevenir e combater

Maio Laranja conta com campanhas, lives e cartilha atualizada

Publicado em 

Abuso sexual infantil: como identificar, prevenir e combater - News Rondônia

Há exatos 48 anos, a pequena Araceli desapareceu em Vitória, no Espírito Santo. Só foi encontrada seis dias depois. Espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Os suspeitos foram absolvidos e o crime, arquivado. A data do assassinato ficou marcada e, no ano 2000, foi instituído o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembrado hoje (18).

Abuso sexual infantil: como identificar, prevenir e combater - News Rondônia

O assassinato brutal de Araceli é apenas a faceta de um crime que acontece diariamente dentro dos lares. Nem todos terão esses requintes de crueldade e nem todos serão cometidos por psicopatas ou pessoas fora da lei. A maioria deles vai ocorrer com quem já tem a confiança da criança. “Infelizmente o pedófilo, o abusador, ele está dentro de casa ou frequenta a casa ou faz parte do núcleo familiar em que aquele menor convive”, afirma Raquel de Andrade, presidente do Instituto Infância Protegida, organização não governamental (ONG) do Espírito Santo que dá amparo jurídico e psicológico a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência sexual.

Foi exatamente o que aconteceu com M.C, hoje com 31 anos. “Não sei ao certo em qual idade começaram os abusos, tenho alguns flashes de cenas aos oito ou nove anos. Um amigo do meu pai, devia ter seus 60 anos, alcoólatra e fumante (digo isso porque o cheiro dele não esqueço) me pegava em um canto, em churrascos nos finais de semana, onde todos os adultos estavam, sem condições de zelar pelo bem-estar das crianças. Fazia isso comigo e com a minha irmã ao mesmo tempo”, lembra. Infelizmente, esse não foi o único episódio de abuso pelo qual ela passou: “Pouco tempo depois, um professor particular me dava aulas de violão em casa. Eu com 11, ele com 35. Ele me disse, depois de uma aula, que eu era muito bonita, que tinha um estilo legal e me pediu um beijo”, relata.

Os abusos deixaram marcas. “Aos 11, eu me cortava e pensava bastante em suicídio”. Mesmo assim, seu pai não acreditou. Obrigou M.C. a conviver com o amigo abusador até que ele morresse. “Me levou ao velório, inclusive”.

Aos 13, mais uma vez, M.C. foi vítima de quem mais confiava. Dessa vez, uma amiga, com 25 anos, que a convidou para passar a semana em sua cidade. “Quando cheguei, ela me mostrou vídeos pornôs e prostitutas na rua, me explicou o que era sexo porque eu ainda não sabia bem. Me oferecia bebidas e drogas, fazia com que eu me sentisse descolada e importante. Tive relações com o seu irmão, foi a minha primeira vez. Chorei assim que acabou.”, lembra. Depois disso, a amiga a convenceu a manter relações com outras pessoas. Mesmo traumatizada, M.C. acreditava que tinha se tornado adulta e experiente. Só anos depois, percebeu que havia sido aliciada. “Sinto que um pedaço de mim, que me trazia inocência e vivacidade, foi roubado antes que eu tivesse consciência dele.”, lamenta.

A presidente do Instituto Infância Protegida vai além quando diz que não existe perfil de abusador: embora a maioria seja do sexo masculino, mulheres também abusam, como babás, funcionárias de creche, mães, avós.  “Um caso em especial que estamos cuidando é o de uma que mãe precisava trabalhar e deixou a criança com a avó. A avó estava abusando da criança”, conta.

Para se ter uma ideia do volume de abusos, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do serviço Disque 100.

Como perceber

De acordo com Elaine Amazonas, assistente social e gerente de projetos na Bahia da ONG Plan International, que promove os direitos das crianças, identificar os sinais de um abuso não é fácil pois, na grande maioria das vezes, o abusador não deixa sinais físicos. Segundo ela, é preciso estar atento às mudanças repentinas de comportamento: “Muitas vezes a criança se apresenta mais irritadiça, apresenta ansiedade, dores no corpo, na cabeça, barriga, sem uma explicação mais lógica. [Apresenta] alterações gastrointestinais. Raiva, rebeldia. Muitas crianças ficam mais introspectivas, não querem conversar, têm pesadelos constantes voltam a fazer xixi na cama, chupar dedos”, enumera.

Raquel Andrade acredita que importantes formas de prevenção são a cumplicidade e o diálogo constante com os filhos: “Que os pais se esqueçam um pouco deles e se doem mais aos filhos. Tem pai que acha que é perder tempo sentar junto com o filho. Não é perder tempo, é qualidade de vida, é salvar o seu filho, é salvar a sua filha. Então senta, conversa, mostra os perigos que eles estão correndo. Quem sabe isso seja uma forma de evitar um mal pior”, diz. Ela orienta que, durante essas conversas, os pais expliquem às crianças que não é qualquer pessoa que pode tocar nelas, que não devem conversar com estranhos nem mesmo pela internet.

A presidente do Instituto Infância Protegida lembra que hoje já existem aplicativos para computadores e dispositivos móveis que podem rastrear tudo que a criança vê e com quem ela conversa: “Os pedófilos muitas vezes se escondem atrás da tela de um computador, de um celular, de um tablet achando que internet é terra de ninguém. Então, a prevenção é muito importante”.

Cartilha

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do governo federal atualizou a cartilha com informações sobre abuso sexual. Nela constam informações como os conceitos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mitos e verdades sobre esses crimes, métodos do agressor e perfil das vítimas. “O conhecimento sobre a rede de proteção dos menores de idade também é muito importante para estabelecer o vínculo entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento dos casos.”, diz o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha.

A iniciativa é uma das ações do Maio Laranja, criado exatamente para incentivar a realização de atividades que possam conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante todo o mês de maio. Como parte das ações programadas, ontem (17) o governo lançou o Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes.

Tanto o Instituto Infância Protegida quanto a ONG Plan International estão com uma série de lives com profissionais para esclarecer os principais temas referentes ao abuso infantil.

Ajuda

O governo federal disponibiliza diversos de canais para atendimento às vítimas do abuso infantil. Entre eles está a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que funciona por meio do serviço Disque 100 e que conta agora com números no Whatsapp e Telegram (basta apenas digitar “Direitoshumanosbrasilbot” no aplicativo). “Que são aplicativos onde se pode passar áudios, fotos e vídeos. A vítima pode gravar os abusos e passar por esses canais. É uma forma de denunciar e inibir a ocorrência de mais casos.”, afirma Maurício Cunha.

Outra forma de denunciar é buscar o conselho tutelar. Eduardo Rezende de Carvalho, conselheiro tutelar no Distrito Federal há cinco anos, conta como funciona o trâmite dessas denúncias. “A partir do registro, levamos ao conhecimento da autoridade policial para fazer o corpo de delito, depois identificamos o possível agressor, solicitamos ao Judiciário o afastamento como medida de proteção, caso se configure o fato, e encaminhamos ao programa de atendimento às vítimas”.

Segundo o secretário, o Brasil dispõe  de uma rede de proteção preparada e capaz de lidar com diversos graus de abusos e exploração sexual de meninos e meninas. “Desde o ano passado, 672 conselhos tutelares já receberam veículos zero quilômetro e equipamentos para a melhoria da infraestrutura no atendimento a crianças e adolescentes de todo o país. Os kits foram entregues pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) nas cinco regiões do país. O conjunto de equipamentos inclui, além dos automóveis, computadores, refrigerador, bebedouro, smart TV, ar condicionado portátil, cadeirinha para automóvel e impressora”, afirma.

De acordo com a gerente de Projetos da Plan International, toda criança e todo adolescente que sofreram violência sexual precisam receber um acompanhamento psicológico para ajudá-los a entender e ressignificar o que aconteceu. “A gente precisa lembrar o tempo todo que a vítima não é a culpada”, diz. Segundo ela, cada criança vai reagir de uma forma. Algumas terão o poder de se refazer, conseguindo deixar o trauma para trás, e outras vão apresentar problemas psiquiátricos, psicológicos, terão dificuldades em suas relações interpessoais. “Nenhuma criança ou adolescente passa por isso incólume”, diz.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

O Inmet lança comunicado e chuvas intensas devem cair nas próximas 24 horas

Paralelamente, a região sul do estado enfrenta graves problemas devido à baixa umidade, com Vilhena sendo o município mais afetado.
L
Queimadas em Rondônia viram tema de rap no álbum de DJ Caique, distribuído pela Sony Music

Queimadas em Rondônia viram tema de rap no álbum de DJ Caique, distribuído pela Sony Music

A faixa “O Rastro da Destruição”, com Mano André, NeyMura e Carlos Mossoró, marca o retorno do Movimento Hip Hop da Floresta em Rondônia.
L
TRE-RO leva serviços eleitorais ao Orgulho do Madeira em parceria com o Programa Rondônia Cidadã

TRE-RO leva serviços eleitorais ao Orgulho do Madeira em parceria com o Programa Rondônia Cidadã

Atendimentos acontecem nos dias 30 e 31 de agosto em Porto Velho, com emissão de títulos, transferências, regularizações e coleta biométrica.
L

Governo de Rondônia participa da maior conferência ágil do setor público em Brasília

Servidores da Sepog representaram Rondônia na Conferência Ágil 2025, evento nacional que debateu inovação, inteligência artificial e gestão pública.
L

Governo de Rondônia entrega nova Ciretran em Costa Marques com investimento de R$ 2,1 milhões

A nova sede da Ciretran em Costa Marques vai melhorar o atendimento ao cidadão, oferecer mais qualidade aos servidores e garantir eficiência nos serviços.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fiat Strada 2026 mostra porque segue líder entre as picapes compactas

Avaliação da picape em trechos urbanos e rodoviários mostra força do modelo mais vendido do segmento
L

Momento Agro | Entrevista José Bueno

O Momento Agro recebe José Bueno, empreendedor há 45 anos.
L
Orçamento 2026 prevê R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares

Orçamento 2026 prevê R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares

Proposta enviada ao Congresso reserva verbas para emendas individuais e de bancada, e pode chegar a R$ 52,9 bilhões com a inclusão de emendas de comissão.
L
Ministério da Saúde e oftalmologistas se unem para combater o tracoma

Ministério da Saúde e oftalmologistas se unem para combater o tracoma

Uma parceria busca padronizar procedimentos para controle da doença inflamatória ocular e sua sequela, a triquíase, que afeta principalmente comunidades indígenas.
L

Tem internauta comemorando! Promoção News Rondônia + Cine Araújo já premiou mais um fã de cinema com par de ingressos para curtir a telona

Toda sexta tem sorteio de ingressos para o Cine Araújo. Fique ligado no News Rondônia e entre nessa, o próximo ganhador pode ser você!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Leitura Porto Velho Shopping está contratando vendedor

Oportunidade para integrar a equipe da Leitura: vaga de vendedor com horário das 13h40 às 22h. Entregue seu currículo diretamente na loja.
L
Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Curso gratuito oferece 500 vagas para jovens de Rondônia em busca do primeiro emprego

Capacitação do Coletivo Coca-Cola Jovem é 100% online, já formou mais de 400 jovens no estado e segue com inscrições abertas.
L
Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

Mais de 500 vagas são ofertadas pelo governo de RO em 16 municípios do estado

O Sine estadual oferta diversas oportunidades em 16 municípios, abrangendo diferentes áreas profissionais e níveis de escolaridade.
L
Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L
Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L

POLÍTICA

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

 O poder nas mãos de quem tem o poder: Marcos Rocha comanda a federação união Brasil e PP

Governador terá poder de indicar candidato ao governo em 2026 e deve disputar vaga ao Senado.
L
Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Moraes amplia monitoramento da casa de Bolsonaro em Brasília

Ministro do STF autorizou vistoria em carros e reforço na segurança externa da residência do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar.
L
Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Eduardo Bolsonaro solicita exercer mandato de deputado nos EUA

Parlamentar enviou ofício a Hugo Motta, presidente da Câmara, pedindo autorização para trabalhar de forma remota, alegando perseguição política.
L
Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Moraes suspende uso de tornozeleira pelo senador Marcos do Val

Ministro do STF atende pedido do Senado Federal e revoga medida cautelar imposta ao parlamentar que estava em investigação.
L
PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

PGR é contra agentes da Polícia Federal na casa de Bolsonaro

Parecer enviado ao STF por Paulo Gonet defende reforço na segurança externa da residência, mas considera prisão domiciliar suficiente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sargento do Exército é preso após disparo em boate no centro de Porto Velho

Sargento do Exército é preso após disparo em boate no centro de Porto Velho

Policial militar de folga reagiu e conteve o suspeito armado em casa noturna da Avenida Calama; ninguém ficou ferido.
10
Motociclista morre após batida em traseira de Hilux estacionada na zona leste

Motociclista morre após batida em traseira de Hilux estacionada na zona leste

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo (31) na Avenida Imigrantes, em Porto Velho; vítima tinha 29 anos.
18
VÍDEO: Câmera registra ataque de criminosos em Astra que matou “Jamaica” em Porto Velho

VÍDEO: Câmera registra ataque de criminosos em Astra que matou “Jamaica” em Porto Velho

O pai da vítima e algumas crianças aparecem correndo para se proteger.
12
Mulher é presa por furto de R$ 1,2 mil em bijuterias no Porto Velho Shopping

Mulher é presa por furto de R$ 1,2 mil em bijuterias no Porto Velho Shopping

Suspeita de 47 anos foi detida após ser monitorada por câmeras de segurança e interceptada por vigilante antes de sair da loja.
10
Moto app é assaltado em Porto Velho e PM recupera motocicleta rapidamente

Moto app é assaltado em Porto Velho e PM recupera motocicleta rapidamente

Polícia Militar recuperou a moto de um trabalhador de aplicativo assaltado em Porto Velho; criminosos fugiram e ainda não foram identificados.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Jornatan Inácio dos Anjos

Nota de pesar: Jornatan Inácio dos Anjos

O velório será realizado na Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2755 – Liberdade
L

Congresso discute irregularidades no mercado de lubrificantes

Ferramenta técnica promete rastrear origem do produto e orientar consumidores.
L
Ônibus é destruído por incêndio na BR-364 próximo à PRF em Porto Velho

Ônibus é destruído por incêndio na BR-364 próximo à PRF em Porto Velho

Veículo apresentou falhas mecânicas, pegou fogo e foi totalmente consumido pelas chamas. Passageiros e motorista conseguiram sair sem ferimentos.
10
Vulgo “Jamaica” morre após ataque a tiros no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Vulgo “Jamaica” morre após ataque a tiros no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Criminosos em um Astra branco atiraram contra a vítima no beco Coqueiro; homem foi socorrido ao Hospital João Paulo II com várias perfurações.
18

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação aproxima estudantes de Porto Velho do universo científico

21ª edição da feira, realizada na Escola Mariana em parceria com o IFRO, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e fortalece ensino e pesquisa.
L

Governo de Rondônia garante emissão de identidade para estudantes atletas do baixo Madeira

Iniciativa da Seduc permite que alunos participem de competições esportivas e tenham acesso a direitos e serviços essenciais de cidadania.
L

Governo de Rondônia participa do 9º Salão de Turismo e promove potencial turístico do estado em São Paulo

Com destaque para a gastronomia regional, Rondônia apresentou tradições culturais e atrativos naturais no 9º Salão de Turismo, realizado no Anhembi.
L

Oficina sobre leishmaniose visceral da Agevisa fortalece vigilância em saúde em Rondônia

Evento reuniu mais de 70 profissionais e contou com apoio do Ministério da Saúde, Fiocruz e instituições locais após identificação de casos suspeitos em Porto Velho.
L

VÍDEO: Motociclista tenta dar “grau” e sofre queda em Porto Velho

Câmera de segurança flagrou o momento em que o motociclista perdeu o controle ao tentar dar “grau” no cruzamento das Avenidas Raimundo Cantuária e Rio Madeira.
12
Idoso em moto sofre grave acidente na zona sul

Idoso em moto sofre grave acidente na zona sul

Testemunhas contaram que o idoso estava saindo de moto de um comércio, quando acessou a via e acabou batendo de frente com o carro que ia sentido bairro.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.