DOMINGO, 05/05/2024

Pai registra filha com nome de anticoncepcional sem o consentimento da mãe

O pedido de mudança no nome foi solicitado após o pai da criança registrá-la com um nome diferente do que haviam combinado. Sem ela saber, o pai registrou a filha com o nome "Diane".

Publicado em 

Pai registra filha com nome de anticoncepcional sem o consentimento da mãe - News Rondônia

No começo de maio, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a alteração no nome de uma menina de três anos. A alteração permitida deu fim à uma briga travada pela mãe desde do nascimento da criança. 

Pai registra filha com nome de anticoncepcional sem o consentimento da mãe - News Rondônia

O pedido de mudança no nome foi solicitado após o pai da criança registrá-la com um nome diferente do que haviam combinado. Sem ela saber, o pai registrou a filha com o nome "Diane".

A mãe diz que não há dúvidas sobre o motivo do primeiro nome escolhido pelo homem para a menina.

"Ele registrou o nome dela sozinho, sem o meu consentimento. Ele sabia que era o nome do meu anticoncepcional", declara a mãe.

O pai nega que tenha escolhido o nome para ofender e ridicularizar a mãe da filha.

"No processo, o pai alega que não fez de forma proposital, que não foi no intuito de colocar como o nome do remédio. Ele alega que escolheu esse nome porque é fã de um desenho que tem uma heroína com o mesmo nome", diz a advogada Caroline Menezes, responsável pela defesa do homem.

Durante o processo judicial, o pedido de alteração no nome foi negado duas vezes. A mãe teve contrariedades para provar que o anticoncepcional e o prenome da filha tivesse alguma relação.

"Na primeira e na segunda instância, a Justiça não aceitou o pedido porque não é um nome que expõe a criança ao ridículo e não foi provado que o pai fez isso por vingança. O Ministério Público até observou que ela poderia mudar o nome a partir dos 18 anos, como é permitido pela Lei brasileira", explica o defensor público Rafael Rocha, responsável pela defesa de Fernanda. "Mas não tinha cabimento manter aquele nome, porque aquilo era um constrangimento para ela. A mãe estava discutindo, nesse processo, o direito de dar o nome da filha, não para avaliar se era constrangedor ou não. Não era vexatório do ponto de vista público, mas para a mãe e familiares mais próximos isso era um constrangimento", acrescenta o defensor público.

A advogada Caroline Menezes, responsável pela defesa do pai, destaca que a mãe não conseguiu provar que o homem registrou o nome da filha como forma de ofensa.

"Tanto que ganhamos em primeira e segunda instância, por não haver esse tipo de prova", justifica. "Até agora não há qualquer prova robusta de que ele agiu por vingança. Por isso, coloquei na defesa que a criança poderá mudar o nome, caso queira, quando fizer 18 anos. Não é algo vexatório", acrescenta a advogada.

Ao decorrer do processo, a defesa da mãe decidiu por destacar o fato de que o nome da menina não foi escolhido em consenso pelos pais. Depois de apresentar provas, o STJ decidiu, por unanimidade, atender o pedido da mãe.

O medo do anticoncepcional

Os pais da criança não estão mais juntos. A mãe alega que se envolveu com ele por alguns anos, mas nunca passou de uma "amizade colorida".

Durante o tempo que se relacionaram, ela fazia o uso do anticoncepcional, justamente para prevenir uma possível gravidez. Porém, com 23 anos, ela engravidou, mas descobriu a gestação somente depois que não estava mais com o pai da criança.

"Eu sempre tomei o remédio certinho, porque morria de medo de ser mãe. Pensava em ter filhos só a partir dos 35 anos, mais ou menos. O meu celular despertava todos os dias às 7 da manhã para eu tomar o anticoncepcional', relata a mãe.

O susto foi grande, pois ela nunca imaginou que pudesse engravidar fazendo o uso do contraceptivo.

"Passei mal no trabalho algumas vezes. Fui ao médico, após alguns exames, descobri que estava grávida de seis meses", diz Fernanda.

A mãe destaca que ainda durante a gestação pediu para que eles mantivessem uma amizade pelo bem da criança e ainda houve uma conversa sobre o nome da menina com o pai, mas ele não participou da gestação e pensava que ela tinha engravidado de propósito.

Quando a filha nasceu, a mãe acreditava que conseguiria ter uma boa relação com o pai da criança. Ela conta que esperou por ele no hospital para que fossem registrar a menina assim que ela tivesse alta hospitalar, mas esse encontro não aconteceu.

"Eu queria ter ido com ele para registrar, mas ele foi sozinho sem o meu consentimento. Depois que ele registrou, levou a certidão da minha filha para a minha casa, quando a minha mãe viu, disse para ele que eu iria brigar por causa do nome, mas ele disse que eu me conformaria", relata. "Fiquei muito nervosa quando soube como ele registrou a minha filha. O meu leite até secou por tanto estresse", acrescenta.

Segundo a mãe, o pai da criança apresentou uma cópia autenticada de uma identidade dela, que havia deixado na casa dele anteriormente, e levou para o cartório para que pudesse registrar a filha.

A mãe não se conformou com o nome composto escolhido pelo pai. Revoltada com a situação, ela procurou o cartório e tentou alterar o registro, mas descobriu que somente poderia fazer isso por meio da Justiça.

Ele não é pai, só foi o genitor

Após a decisão do STJ, a mãe afirma que ficou aliviada.

"Foi muito importante, tanto para mim quanto para a minha filha no futuro. Quando ela tiver maior, vai poder me perguntar o motivo de eu ter escolhido o nome dela e eu vou poder falar. Não terei que explicar sobre o outro nome", diz.

Segundo ela, o pai não tem contato com a criança.

"Ele só a viu três vezes. Duas quando ela era pequena e a outra quando ele foi à Justiça pedir pra fazer teste de DNA, porque ele desconfiava que não fosse filha dele. Depois disso, nunca mais viu. Ele só paga pensão, porque a Justiça determinou", declara a mãe. "Eu digo que ele não é pai, só foi o genitor. No começo, eu me magoava por ele não ser um pai presente, mas agora percebo que o que mais importa é que ela tem o amor de toda a nossa família e isso já está ótimo", afirma.

O defensor público Rafael Rocha pontua que o caso pode servir como referencial para situações futuras, nas quais há divergência entre pais sobre o registro civil de uma criança.

"Essa decisão permite que casos semelhantes sejam revisados", diz. "O que foi interessante nesse caso é que o STJ decidiu que a criança pode alterar um nome não somente porque é vergonhoso. É possível alterar a partir do momento em que os pais entram em um consenso, mas há uma mudança no registro que não havia sido combinada. Isso é comum acontecer e essa decisão pode ser uma inovação", declara.

Segundo Rocha, o Núcleo de Promoção aos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de São Paulo irá analisar o que poderá ser feito a partir desse caso para evitar situações semelhantes.

"Nesse caso, conseguimos prints que comprovaram que o nome combinado era diferente do registrado. Mas o problema é que a mãe nem sempre vai ter prova de que o pai mudou o nome combinado ao fazer um registro. Por isso, vamos verificar a possibilidade de regulamentar (nos cartórios do país) alguma forma de garantia de que pai e mãe estão de acordo com o nome registrado", diz Rocha.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Domingo quente, com nuvens e chuvas pontuais, mas que podem ser fortes

Inmet prevê chuvas com trovoadas.
L

Com filho com deficiência, mulheres superam limitações com empreendorismo

O diagnóstico muda a vida de uma mãe atípica, que passa a se dedicar ao filho com deficiência em tempo integral. Ele irá se desenvolver, se tornará adulto, mas sempre será dependente da mãe.
L

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar

As vacinas são um passo essencial da rotina de prevenção dos pets, responsáveis por manter a imunização em dia e deixá-los saudáveis.
L

A poética estetizante das águas – parte I

Segundo o geógrafo francês, Eric Dardel, o domínio das águas é inseparável do espaço verde e está do lado da vida.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil
L

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemitismo numa prova do vestibular envergonha o país!

O caso mereceu graves protestos da comunidade judaica e dos brasileiros decentes, que não aceitam que se tente mudar a verdade sobre a tragédia humana que se abateu sobre todo um povo.
L

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Porto Velho: Mulher é presa após tentar matar inquilina do ex-marido em vila de apartamentos

A mulher foi conduzida ao Departamento de Flagrantes.
16

VÍDEO: Câmera registra carro atropelando clientes em bar na zona leste de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver o carro modelo Gol parado na rua ao lado.
14
polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado morto em matagal na capital

De acordo com a PM, o Corpo de Bombeiros fazia buscas pelo homem que estava desaparecido, quando encontraram o corpo em uma área de mata de difícil acesso.
18
polícia

Homem é atacado a facadas em vila de apartamentos na capital

A vítima foi socorrida às pressas ao Hospital João Paulo II.
14
INTERRUPTION: PF RO deflagra operação para combater abuso sexual infantojuvenil

INTERRUPTION: PF RO deflagra operação para combater abuso sexual infantojuvenil

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho/RO
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

polícia

Policial Militar morre após sofrer infarto na zona rural de Vilhena

Na Polícia Militar desde 1986, o sargento também era pastor da Igreja Assembleia de Deus.
18
Casal com filho pequeno ficam feridos em grave acidente na zona leste

Casal com filho pequeno ficam feridos em grave acidente na zona leste

De acordo com testemunhas, o carro dirigido por uma mulher seguia na Rua Inácio Mendes sentido centro, quando avançou a preferencial e atingiu a moto que estavam as vítimas.
16
polícia

Adolescente que estava desaparecida após discussão com a mãe é encontrada em Vilhena

Mãe nega violência e diz que apenas tentou corrigir a garota.
12
Acidente envolvendo carro e carreta deixa um morto e outro ferido na BR-364

Acidente envolvendo carro e carreta deixa um morto e outro ferido na BR-364

Imagens mostrando a destruição no local viralizaram no WhatsApp
18
polícia

Criminosos invadem loja e furtam mais de R$100 mil reais em joias em Porto Velho

Segundo a vítima, foram furtados anéis, cordões de ouro e pulseiras, um total avaliado em mais de R$100 mil reais.
10

Convênio para programa de bolsas voltado às comunidades pesqueiras artesanais é assinado pelo Governo de RO

A Diretoria Científica e de Apoio à Pesquisa deve lançar o edital em Rondônia, ainda no mês de maio
L

Promoção da saúde e condicionamento físico são reforçados com entrega de academias em Batalhões

Academias foram instaladas em dois Batalhões de Polícia Militar, em Porto Velho
L

Mais de mil estudantes participam de Aula Show de Empreendedorismo e Projeto de Vida promovida pelo Governo de RO

Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes
L

Motorista é preso após subir calçada e atropelar clientes de bar na zona leste

O suspeito, que estava embriagado, chegou a levar uma surra da população, mas logo foi salvo pela PM que chegou rápido.
12

Mulher é encontrada morta após passar o dia sozinha em motel

Após algum tempo, dois homens chegaram dizendo que levariam remédios para Marle e depois de 10 minutos foram embora.
18