SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

Mesmo com repressão camponeses da LCP seguem produzindo seu sustento e melhorando suas condições de vida

Destacou-se nestas duas áreas a atuação orquestrada pelos latifundiários e os gerentes de turno do velho Estado desde a esfera local.

Publicado em 

Mesmo com repressão camponeses da LCP seguem produzindo seu sustento e melhorando suas condições de vida - News Rondônia

Nos últimos meses de 2020 e nos meses iniciais de 2021 Rondônia percorreu o noticiário local, nacional e internacional por conta de conflitos agrários. De forma mais acentuada, estes conflitos se deram em duas áreas dirigidas pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP): o Acampamento Tiago dos Santos, no extremo norte de Rondônia, no município de Porto Velho, e o Acampamento Manoel Ribeiro, na fazenda N. S. Aparecida (parte da antiga fazenda de Santa Elina), na divisa dos municípios de Chupinguaia/Corumbiara, Cone Sul do estado.

Mesmo com repressão camponeses da LCP seguem produzindo seu sustento e melhorando suas condições de vida - News Rondônia

Destacou-se nestas duas áreas a atuação orquestrada pelos latifundiários e os gerentes de turno do velho Estado desde a esfera local – com o Governador Marcos Rocha (PSL) e com o carniceiro Hélio Pachá – até a manifestação de reacionários de plantão em Brasília tendo à frente Bolsonaro.

Recentemente, Bolsonaro voltou a atacar a Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia, em discurso a latifundiários pecuaristas, se referindo à LCP como "terrorista" e anunciando o envio da Força Nacional de Segurança para reforçar as ações armadas de pistoleiros e policiais militares.

Os camponeses persistem em sua luta e avançam na produção

Nas áreas onde a LCP atua, o período de acampamento é provisório. As terras são medidas, cortadas e entregue para os camponeses. Tudo em assembleia, democraticamente, por sorteio. Isso se chama Corte Popular, aplicado pela Liga e prática que se espalhou por diversas lutas e até em outros movimentos, que copiam o modelo aplicado pela LCP, renomeando de "Reforma Agrária Popular".

"Não queremos a PM aqui. Queremos paz para produzir nosso sustento", diz uma camponesa do acampamento Manoel Ribeiro. Outro camponês completou: "eles dizem que a gente hostiliza a polícia. Claro! A polícia só aparece aqui para humilhar, atacar o povo e criminalizar nossa luta! Ela [a PM] não é bem-vinda aqui mesmo!", "Quanto mais longe de nós, melhor, pois haverá paz e sossego", conclui. No acampamento Manoel Ribeiro, em Chupinguaia, mesmo sob ameaça, as famílias já iniciaram a produção em roças coletivas. Já pode se ver grande plantio de mandioca, hortaliças, melancia, abóbora, milho, etc.

Na área camponesa Tiago dos Santos, na região de Nova Mutum, município de Porto Velho, as famílias em seus lotes já produzem grande variedade de produtos: arroz, milho, abóbora, melancia e uma variedade de legumes e hortaliças. Também já é visível inúmeros lotes com criação de porcos e aves. O que era latifúndio improdutivo e grilado por Galo Velho, agora se transforma no sustento das mais de 600 famílias que lá vivem. A resposta dos camponeses é a mesma, quando se pergunta pela polícia: "só serve para perseguir os pequenos e proteger os fazendeiros. São guaxebas de farda à serviço dos grileiros", afirma uma jovem camponesa. "Eles querem que a gente saia daqui pra ir para a cidade para morrer de fome ou de Covid?" desabafa uma idosa que não interrompe seu trabalho de alimentar sua criação enquanto conversa com a reportagem.

A expectativa dos camponeses está na abertura das estradas (as chamadas linhas), a instalação de rede elétrica e a conclusão da vila Alípio de Freitas que está sendo construída na área para abrir comércios, escola, posto de saúde, barracão de assembleias e, claro, um campo de futebol. "Aqui vivemos felizes, nunca vi meus pais tão contentes e unidos", relata um adolescente de 12 anos que diz que quer estar na inauguração do campo. A expectativa das mães é principalmente com a escola, que irá acabar com o sofrimento de se deslocar em estradas precárias por dezenas de quilômetros para buscar as tarefas das "aulas remotas". "Aqui teremos nossa escola Renato Nathan que será espaço para educar nossos filhos" afirma um camponês que ajuda no mutirão da construção da escola e posto de saúde. Todo o material empregado e trabalho é fruto do esforço coletivo dos camponeses, que se revezam nas inúmeras atividades. Também há mutirão para ajudar os vizinhos mais necessitados com a construção de casas e outras tarefas e até na divisão de alimentos. "Aqui é a terra prometida meu filho! Aqui tem espaço para todos que querem trabalhar! Só não é bem-vindo aqui quem vem nos atacar, com ou sem farda!", desabafa uma senhora.

Apesar da alegria de trabalhar na própria terra, percebe-se em ambas as áreas camponesas, que há uma indignação pelas manifestações e declarações dadas pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, e por Bolsonaro, como denuncia um jovem camponês: "Eles é que são os criminosos e terroristas! Bolsonaro e essa cambada de milico em Brasília é que é responsável pelo genocídio de mais de 430 mil mortos em nosso país! Quem comandou a operação que torturou e executou camponeses em Corumbiara em 1995, inclusive a pequena Vanessa? Foi o Pachá que tá aí posando de bom moço! Quem é responsável pelas mortes por covid e pelo precário atendimento da saúde? Quem tá querendo entregar as reservas públicas naturais de nosso Estado para latifundiários? É o Marcos Rocha! Bolsonaro, Mourão, Marcos Rocha e Pachá são inimigos dos camponeses, dos indígenas e do povo pobre desse país!".

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministro Márcio Macêdo defende justiça tributária e nega aumento de impostos para a população

Ministro Márcio Macêdo defende justiça tributária e nega aumento de impostos para a população

Márcio Macêdo propõe que debate da questão envolva toda a sociedade
L
Lula cobra fiscalização e preços justos de combustíveis para consumidores

Lula cobra fiscalização e preços justos de combustíveis para consumidores

Presidente diz que redução de preços precisa chegar ao consumidor
L

News Rondônia revela os ganhadores do sorteio para a festa mais nostálgica do ano!

News Rondônia divulga os ganhadores da promoção que vai levar internautas para o Encontro de Gerações Anos 80’s & 90’s na Boate Dôha!
L

Sexta-feira com gostinho de pipoca de cinema: conheça o ganhador da promoção do News Rondônia e Cine Araújo!

Toda sexta tem sorteio de ingressos no News Rondônia: participe e viva a experiência do cinema com o Cine Araújo!
L
MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

MPF pede suspensão do Concurso Nacional Unificado 2025 por falhas em Cotas Raciais

Governo federal diz que ainda não foi notificado judicialmente
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Jutiça | Entrevista Marcos Rogério Reis da Silva

Nesta sexta, às 16h, no Amazônia, Gente e Justiça, Marcos Rogério Reis da Silva fala sobre responsabilidade socioambiental nas instituições públicas e os desafios da Agenda 2030. Imperdível!
L

Povoado Nerd | Entrevista North, Streamer e Fundador da One Dragon e-Sports

Nesta sexta-feira, dia 04, às 17h, o Povoado Nerd recebe North — streamer e fundador da One Dragon e-Sports — para uma conversa sobre o crescimento do universo gamer, os desafios dos e-sports e os detalhes do novo campeonato que será realizado dentro do Projeto Kaminari.
L

Em Cima da Hora | Entrevista Bosco da Federal

Nesta sexta-feira, dia 04, às 15h, o programa Em Cima da Notícia recebe João Bosco Costa, mais conhecido como Bosco da Federal.
L

Cine Araújo Porto Velho presenteia fãs de Superman com brindes exclusivos nas pré-estreias

Postais colecionáveis serão distribuídos aos 100 primeiros da fila nos dias 8 e 9 de julho
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Com a confirmação da licitação da ponte Brasil-Bolívia, Lebrão e Lebrinha destacam importância da obra

Decisão do TCU sobre licitação da ponte Brasil-Bolívia é acompanhada pelo deputado Lebrão e pela deputada Lebrinha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre moto e bike deixa homem com fratura na zona Leste

Uma equipe do Samu prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital João Paulo II.
12

PM apreende 11 kg de drogas e prende trio em Porto Velho Operação integrada da PM resulta na apreensão de entorpecentes e desarticula ponto ativo de tráfico no bairro Floresta

A ação foi desencadeada em uma vila de apartamentos localizada na Rua Açaí, no bairro Floresta, zona Sul da capital.
10

Denarc prende vulgo “JT” com mais de 200 porções de drogas em residência

De acordo com o Denarc, o suspeito estava sendo investigado por receber grande quantidade de haxixe do município de Guajará-Mirim e revendê-la na capital.
10

Motociclista fica ferido após batida na traseira de Fiat Toro no centro

A vítima foi amparada por populares.
10

Cinco são presos e drogas são apreendidas pela PM durante operação em Jaru

Segundo a PM, os suspeitos seguiam juntos com destino a Machadinho do Oeste, cada um com uma mochila.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – AGE: Instituto de Pesquisa de Rondônia – IPRO

Av. Carlos Gomess, 1616, Centro -Porto Velho / RO
L
STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

STF condena 643 pessoas por participação em atos golpistas de 8 de janeiro

Balanço foi divulgado pela Procuradoria-Geral da República (PGR)
L
Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Fluminense vence Al-Hilal por 2 a 1 e avança às semifinais do Mundial de Clubes

Os gols que selaram a vitória tricolor foram marcados por Hércules e Martinelli. Pelo lado do Al-Hilal, o atacante brasileiro Marcos Leonardo descontou.
L
Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Mais de 10,3 mil atendimentos de saúde serão realizados neste sábado no Mutirão Agora Tem Especialistas

Cirurgias, exames e consultas serão realizados em 45 Hospitais Universitários de 24 unidades da Federação. Objetivo é ampliar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS.
L
Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Sancionada lei que retira atenuantes e redução da prescrição para crimes sexuais contra mulheres

Os atenuantes e a redução do prazo prescricional seguem valendo para autores de outros tipos de crime com menos de 21 anos e mais de 70 anos
L
Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

Prefeito Jeverson Lima anuncia implantação de duas bases do Samu; uma em Jaru e outra em Tarilândia

A prefeitura já iniciou os trâmites necessários para a concretização do projeto, que prevê a instalação de duas bases descentralizadas do Samu: uma na sede do município e outra no distrito de Tarilândia.
L
Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Polícia do RJ mobiliza 17 mil agentes e Esquadrão Antibomba para a Cúpula do Brics

Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, receberá líderes globais
L
Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Cúpula do Brics no Rio de Janeiro abordará energia, com destaque para o apoio da juventude à nuclear

Transição energética justa é preocupação para juventude do bloco
L
Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

Polícia Civil incinera mais de 20 kg de entorpecentes em Colorado do Oeste

As drogas destruídas foram apreendidas em ações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
12

Conab atualiza cotações de venda do milho em balcão com queda nos preços

Valores da 1ª quinzena de julho referem-se ao milho dos estoques públicos para alimentação animal
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.