SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

O versátil Egresso do curso de Direito da UNIRON

O manauara, que chegou em Porto Velho, ainda no colo da sua mãe, sabe da sua evolução profissional e tem a convicção que precisa continuar se aperfeiçoando.

Publicado em 

Atualmente com 38 anos, formado em Direito pela UNIRON em 2013, o pai da jovem Evelyn, Doutor Fadricio Santos, já colhe os frutos da sua dedicação. O incansável operador do Direito, vem atuando de maneira versátil, na área criminal, Assessoria Jurídica à Vereador e Deputado Estadual, Conselheiro em Conselho de Prevenção ao Uso de Drogas, além de presidir a Comissão de Advogados Criminalista – COMACRIM, que faz parte da OAB/RO – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondonia.

Antes mesmo de ingressar na UNIRON, Fadricio, já tinha laços com a Instituição, pois atuava como fornecedor na área de tecnologia. Como sonhava desde criança em cursar Direito, motivado pelo padrinho Paulo, que na ocasião era acadêmico, resolveu tornar-se discente a partir do ano de 2005. Por conta de demandas profissionais, acabou deixando para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso no ano de 2013. Quando questionado sobre o motivo que o levou a escolher a UNIRON, ele cita a estrutura oferecida pela IES e o corpo docente. Atualmente, tem acadêmico da UNIRON, atuando em seu escritório de advocacia, o que demonstra que continua acreditando na metodologia adotada pela faculdade.

Para Santos, sua situação hoje é resultante do esforço que começou há mais de 15 anos, e que vem sendo solidificado diuturnamente com seu comprometimento e postura ética. Após a conclusão da sua formação, procurou usar da sua experiência profissional anterior e traçar uma estratégia, uma vez que não havia tradição familiar no ramo do direito e tampouco de amigos. Inclusive, foi o primeiro membro da sua família a concluir o ensino superior. Ele sabia que o Direito é muito amplo e precisava definir a sua área de atuação. Após analisar, definiu que iria empreender na área criminal, atuando num nicho formado por pessoas de baixo poder aquisitivo. No início, começou a atender seus clientes na Central de Polícia e no Fórum, o que o tornou conhecido. Para que pudesse realizar um serviço diferenciado, procurou fazer um elo entre os clientes e seus respectivos familiares, utilizando um linguagem de fácil entendimento, além do tratamento cortês. Essa forma de atuação, começou a render frutos, permitindo que pudesse associar seu nome a um renomado escritório, conhecido em todo o Estado, cujo principal sócio na ocasião era o Desembargador aposentado, Dr. Sebastião Teixeira Chaves. Com isso, melhorou os seus honorários e consequentemente sua condição financeira. Com essa parceria, passou a atuar na defesa de réus de grandes operações, nos Tribunais de Segundo Grau e Superiores, onde por diversas vezes fez sustentações orais e defesas em juri popular.

Essa sociedade deu visibilidade ao seu nome, resultando no convite para fazer parte como membro da Comissão de Advogados Criminalistas e Prerrogativas – COMACRIM, da OAB/RO, ainda na gestão do Presidente, Dr. Andrey Cavalcante. Naquele mesmo ano, atendendo a solicitação do Dr. Breno Mendes, aceitou o chamado para ser o Secretario Geral da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – ABRACRIM, cuja atuação se dá em âmbito nacional. Por conta do seu trabalho exitoso, passou a ocupar o cargo de Presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, também da OAB/RO, no início de 2019, e, no mesmo ano, começou a atuar como Presidente da COMACRIM e cumulativamente a Diretoria Executiva da Comissão de Prerrogativa da mesma Ordem.

Adepto a novos desafios , embora não constasse nos seus planos, há mais de 2 anos, atua como Assessor Jurídico, dando suporte a um Deputado e um Vereador da capital, orientando ambos nos aspectos jurídicos inerentes aos respectivos mandatos. Sempre se destacando nos locais onde atua, passou a exercer desde o ano passado  a Chefia da Divisão de Comissões, tendo sob sua responsabilidade a gestão dos trabalhos das comissões temáticas existentes na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.

Como se não bastasse os compromissos elencados anteriormente, foi nomeado em 2020, para representar a OAB/RO, atuando como Conselheiro no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONEPOD, tendo como função, analisar, propor e deliberar juntamente com os demais conselheiros a respeito das políticas públicas sobre drogas.  

O polivalente advogado ressalta aos futuros operadores de Direito, “A necessidade de primeiramente analisar o cenário e definir uma estratégia a curto, médio e longo prazo e  a partir disso definir uma área de atuação para que possa ter sucesso. Não adianta no início querer atuar em todas as áreas”.

Embora tenha tido o apoio de muitas pessoas, faz questão de agradecer “Ao Professor Sandro Moura, que foi fundamental no incentivo a conclusão do curso, razão pela qual tenho um sentimento de gratidão por ele e também pela colega de turma, Kattlen Carvalho Neves, que mesmo após ter colado de grau continuou me incentivando a concluir o curso e a prestar o exame da ordem. Não posso esquecer do Dr. Sebastião Teixeira, que acreditou no meu potencial, ajudou no meu desenvolvimento profissional e me ensinou a voar. Por último, agradeço a minha mãe, Graça, por sempre acreditar em mim, pelos valores que me passou, que mesmo não tendo estudado, nunca permitiu que eu faltasse as aulas. Agora o próximo desafio é atuar como Docente no ensino superior. Para isso, já estou verificando as possibilidades para ampliar minha formação e otimizar meu tempo”.

O Professor César Jacques, que Coordena o curso de Direito da UNIRON, menciona a satisfação ao falar do egresso Fadrício e saber da sua evolução profissional. Para o Coordenador “Certamente isso é fruto de sua dedicação e comprometimento à formação em Bacharel em Direito na IES, período em que o mesmo pôde usufruir da estrutura da instituição, além do qualificado corpo docente, eventos e aulas teóricas e práticas, a exemplo do estágio no NPJ (Núcleo de Prática Jurídica). Por conta disso, temos mais um egresso que alcançou o sucesso no campo profissional do Direito, fato esse que enche de orgulho os docentes, ao verem seus ex-acadêmicos conquistando seu espaço, hoje como colegas de profissão.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Refis 2026 permite negociar dívidas em Porto Velho

Refis 2026 permite negociar dívidas em Porto Velho

Programa da Prefeitura de Porto Velho oferece até 100% de desconto em multas e juros para débitos vencidos até 31 de dezembro de 2024.
L
RO-010 recebe melhorias em 40 km entre Mirante e Urupá

RO-010 recebe melhorias em 40 km entre Mirante e Urupá

Governo executa patrolamento e encascalhamento em dois trechos da RO-010, beneficiando moradores e produtores da região.
L
O Silêncio dos Justiceiros e o Devido Processo Legal

O Silêncio dos Justiceiros e o Devido Processo Legal

Artigo questiona atuação de magistrado, investigações contra auditores da Receita Federal e o respeito ao devido processo legal no Brasil.
L
OAB/RO e líderes evangélicos lançam campanha por acesso religioso a hospitais

OAB/RO e líderes evangélicos lançam campanha por acesso religioso a hospitais

Iniciativa apresentada em 19 de fevereiro, na sede busca garantir livre entrada de autoridades religiosas em hospitais públicos e privados de Rondônia.
L
Assistência religiosa on-line fortalece ressocialização em presídio de RO

Assistência religiosa on-line fortalece ressocialização em presídio de RO

Evento “Imersão Total”, transmitido ao Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, reforça políticas de humanização e reintegração social no sistema prisional de Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Mendonça libera acesso de dados bancários de Vorcaro à CPMI

Ministro do STF autorizou que informações sigilosas do dono do Banco Master sejam compartilhadas com a comissão que investiga fraudes no INSS.
L
Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

Prazo final para o programa Mais Médicos Especialistas é neste domingo

O programa oferece bolsas que podem chegar a R$ 20 mil mensais para preencher 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias do SUS em todo o país.
L
Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Unir retoma aulas e abre semestre 2026.1 com novos desafios e expectativas no Campus José Ribeiro Filho

Veteranos e calouros voltam às salas de aula na próxima segunda-feira (23), em Porto Velho.
L
Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

O programa do MEC oferece bolsas mensais de R$ 1.050 para estudantes com nota acima de 650 no Enem que ingressarem em cursos presenciais em 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

Suprema Corte dos EUA anula taxas de importação globais de Trump

O tribunal decidiu que o presidente excedeu sua autoridade ao ignorar o Congresso; medida impacta diretamente a balança comercial brasileira, que registrou déficit em 2025.
L
Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Coronel Chrisóstomo garante recursos para Costa Marques em 2026

Deputado confirma investimentos em agricultura, segurança pública e infraestrutura durante reunião com vereadora Juliane Duarte, em Brasília.
L
II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II CISFAL: Eyder Brasil confirma congresso internacional em RO

II Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras das Assembleias Legislativas será realizado em maio, em Rondônia, reunindo parlamentares, especialistas e forças de segurança.
L
Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Mandato de Gislaine Lebrinha garante R$ 300 mil para saúde em Vale do Anari

Recurso será destinado ao hospital municipal de Vale do Anari para manutenção, combustível e aquisição de equipamentos, fortalecendo o atendimento à população.
L
Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

Moraes determina depoimento de presidente da Unafisco após críticas

O ministro Alexandre de Moraes notificou Kleber Cabral para prestar esclarecimentos no inquérito que apura acessos ilegais a dados fiscais de magistrados da Corte.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

Motorista fica preso às ferragens em colisão entre carretas na Estrada da Penal

O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira nas proximidades do Porto Chuelo; o excesso de poeira na via rural teria dificultado a visão do condutor.
12
Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Duas mulheres são presas com drogas no Presídio Urso Panda

Suspeitas tentavam entrar na unidade com entorpecentes escondidos nas partes íntimas durante visita; o flagrante foi realizado pelo equipamento Body Scan.
14
VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

VÍDEO: Homem furta TV de lavanderia na zona sul

Crime foi registrado na Avenida Jatuarana, bairro Cohab
10
Acusados de matar colega de cela são presos em flagrante em Porto Velho

Acusados de matar colega de cela são presos em flagrante em Porto Velho

A dupla foi levada ao Departamento de Flagrantes após o espancamento de Bruno Azevedo Cavalcante na manhã desta sexta-feira; crime ocorreu na unidade 603.
12
Operação mira grupo que expunha estudantes a conteúdo pornográfico

Operação mira grupo que expunha estudantes a conteúdo pornográfico

Ação da Polícia Civil investiga três administradores de grupo virtual com mais de 500 integrantes; vítimas foram alvo de cenas de violência e racismo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apicultura ganha reforço com integração no Madeira-Mamoré

Apicultura ganha reforço com integração no Madeira-Mamoré

Prefeitura de Porto Velho e Itapuã do Oeste articulam força-tarefa para fortalecer produção de mel e abelhas no território Madeira-Mamoré.
L
Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

O projeto de lei flexibiliza a jornada para até 12 horas diárias e impõe restrições ao direito de greve; o texto retornará ao Senado após sofrer modificações.
L
Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

Bloquinho Kids reúne 100 crianças em Nova Mutum

1ª edição teve marchinhas, concurso de fantasia e participação de comerciantes locais.
L
Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Clube do Livro “Curumins” abre 40 vagas em Porto Velho

Projeto da Prefeitura de Porto Velho oferece vagas para crianças de 9 a 11 anos na Biblioteca Francisco Meirelles; inscrições vão de 23 de fevereiro a 6 de março.
L
Câmara do Cacau debate desafios e elege diretoria em RO

Câmara do Cacau debate desafios e elege diretoria em RO

Reunião discutiu preço das amêndoas, compras institucionais e possível mudança da data estadual do cacau.
L
Edital “Cultura e Criatividade” abre inscrições em RO

Edital “Cultura e Criatividade” abre inscrições em RO

Governo de Rondônia recebe, até 4 de março de 2026, propostas para 56 projetos artístico-culturais por meio da Política Nacional Aldir Blanc.
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.