QUARTA-FEIRA, 23/04/2025

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Publicado em 

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Canutama, SUL DO AMAZONAS – Num desdobramento de operações similares realizadas em anos anteriores, o Governo do Estado lançou a uma semana atrás, mais uma operação de combate ao desmatamento ilegal nesta parte da Amazônia Ocidental brasileira.

Prevista para alcançar um maior número de áreas livres de queimadas e de fogo atribuído a pequenos, médios e grandes produtores, a 'Operação Tamoiotatá', segundo o Palácio do Governo amazonense, vai consumir R$ 9,5 milhões dentro de um teatro operacional que irá abranger toda região do Sul do Estado, apontaram dirigentes da referida operação a partir da Capital da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com lideranças entre povos tradicionais de Canutama, Labrea, Humaitá, Manicoré e Apui – este ainda e considerado o maior Projeto de Assentamento da América Latina, desde a era Gilberto Mestrinho -, 'o emprego das policias Civil e Militar, e servidores do Meio Ambiente deveria alcançar, não apenas infratores por queimadas, mas, grandes produtores vindos dos vizinhos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso'.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Em linhas gerais, a Operação Integrada Tamoiotatá tem o objetivo de frear os elevados índices de queimadas registrados nas últimas décadas na região. Principalmente nos municípios de Canutama, Labrea e Humaitá com a Capital rondoniense e dos distritos da Ponta do Abunã – área de maior concentração de madeireiras que se alimentam da extração ilegal advindas das reservas Mapinguari, Campos Amazônicos e de áreas de proteção ambiental nos dois lados.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

A deflagração de mais uma operação, cujos objetivos teria o caráter, na inicial dessa nova empreitada, de acordo com os planos estratégicos traçados pelo Governo amazonense, 'miram o fim do continuísmo dos focos de desmatamentos e queimadas em propriedades rurais'.

Para isso acontecer, diante dos resultados considerados pífios durante a Operação Querequetê duas bases operacionais foram montadas para conter o avanço de crimes ambientais, uma em Apuy no viés da Transamazônica, outra na cidade de Humaitá, a 200 quilômetros de Porto Velho.

Na edição deste ano, segundo analistas ambientais consultados a partir da Capital Manaus, a ação visa empregar durante a Operação Integrada Tamoiotatá um sistema moderno de monitoramento por satélite e de estrutura de inteligência para botar fim aos desmatamentos ilegais e queimadas irregulares na região Sul do Estado.

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Sobre o assunto, uma alta fonte do Governo amazonense acreditada na cidade de Humaitá, informou que estão participando da Operação Tamoiotatá, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM), Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. E já começaram a operar a partir da última  quinta-feira (1º de Abril).  

TEATRO OPERACIONAL – Estudos conhecidos nesta região apontam para a dificuldade que as Centrais Integradas de Coordenação Operacional Municipal (CICOP) terão que enfrentar das bases para as áreas de desmatamento, queimadas e até extração de minério. Apesar de o sistema assegurar análises dos dados diários vindos dos municípios durante a execução do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, lançado em Junho de 2020, 'existe a possibilidade de se enfrentar problemas com comunicação em tempo real, já que a rede de Internet costuma apresentar inconsistência' – o sistema local é ainda via rádio. 

Esses estudos extra-oficiais, também apontam para a necessidade de instalação de uma terceira base operacional na divisa dos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Extrema, áreas de conflitos agrários intensos por causa da cobiça de madeireiros e fazendeiros pelo potencial madeireiro nativo no lado amazonense desde as operações Ágata em conjunto com as Forças Armadas, IBAMA e a Policia Federal.  

A questão da deficiência entre as bases de Humaitá e Apui, segundo fontes militares, 'essas bases tendem a enfrentar problemas de mobilidade em áreas de difícil acesso guardadas por supostas milícias rurais instaladas a partir de guaritas de observação nos trechos entre Humaitá (sede do 54º Batalhão de Infantaria de Selva), o Sul de Canutama e de Lábrea na divisa com Porto Velho, distritos de Jacy-Paraná, Extrema, Abunã, Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia, informam lideranças ambientais e agrárias que escaparam de tentativas de assassinato por crime de mando ' – o popular crime de encomenda.  

Além das bases de Apui e Humaitá.

Com as fortes chuvas que caem sobre a região Sul de Canutama, Lábrea, Humaitá e Apui, por essas bases, a cobertura desse importante e estratégico território amazonense do Sul do Estado, 'ficará a descoberto por longos períodos, caso não haja garantia de uma rede contínua e fixa de Internet', prevêem militares consultados por este site de notícias com longa cobertura jornalística no Sul do Amazonas.

– Nessa imaginária rede de fragilidade, a exemplo dos resultados considerados pífios obtidos em várias operações de combate ao desmatamento e queimadas, os pontos mais críticos ao longo dos rios Ituxi, Iquiri, Queretetê e da Serra da Lua, ficarão a descobertos, revelaram militares com larga experiência em guerra (?) na selva do Sul do Amazonas.

Eles apontam, com a certeza de que os problemas das queimadas, desmatamentos e extração ilegal de madeira para dar lugar a criação de gado (pastos), caso as bases não estejam conectadas 24 horas com os centros de comunicação na Capital Manaus, 'a tendência, como nos anos anteriores, facilitara a potenciais infratores do lado rondoniense e acreano continuarem na impunidade', atestam os mesmos estudos.

Assim, sem estudo mais profundo de todos os focos de infrações que visam a Operação Tamoiotatá- e outras em breve futuro – , 'o roubo de madeira nessa região não serão contidos' durante a atuação dessa nova operação, sucedânea da Operação Querequetê, 'a vaca pode ir por brejo e pode não apresentar os resultados esperados pro seus coordenadores', assinalou um ex-tenente aposentado que resolveu abraçar a causa da preservação das florestas em pé.

EMPURRADAS COM A BARRIGA – Essas práticas ilegais, de acordo estatísticas tiradas em parte das operações Ágata e de outras sob o comando do IBAMA e da Polícia Federal na região da Ponta do Abunã, no limite dos territórios indígenas das nações Kaxarari e de nativos amazonenses, viriam ocorrendo ao longo das última três décadas, sobretudo em áreas da Reserva Mapinguari e dos Campos Amazônicos, no lado amazonense de Cautama e Lábrea.

Para remanescentes do massacre do Seringal São Domingos, no Sul de Lábrea, os maiores focos de desmatamento e queimadas ainda hoje são atribuídos a pequenos produtores rurais. 'Na verdade, quem desmata e rouba madeira das reservas, bota embaixo seringais e castanhais são madeireiros e fazendeiros do lado acreano e rondoniense', é o que afirmam nativos em depoimentos quando contaram os mortos às autoridades federais.

Apesar da importância do ato, nessa fase crítica que enfrenta a humanidade com adventos que afetam o clima em todo o mundo por causa dos desmatamentos e queimadas, 'o Governo do Amazonas tem sido omisso para com os nativos do Sul do Estado, deixando-os à própria sorte no combate as incursões das madeireiras, grileiros e fazendeiros que incursionam no lado amazonense', atesta a assistente social Francisca da Silva, 57.

Para ela, o governador do Amazonas Wilson Lima, deveria envolver as Forças Armadas e a Polícia Federal na Operação Integrada Tamoiotatá. 'Ao que parece, grileiros e madeireiros ilegais até agora só respeitaram as forças de segurança, que ao ocuparem a região 'dão um freio à matança de nossos irmãos amazonenses', sobretudo, dos remanescentes de soldados da borracha e nativos já mortos e outros expulsos de suas terras no Sul do Amazonas, ela arrematou.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Defesas no STF questionam denúncias contra núcleo 2 por suposta trama golpista ligada ao governo Bolsonaro

Defesas no STF questionam denúncias contra núcleo 2 por suposta trama golpista ligada ao governo Bolsonaro

Primeira Turma do STF julga denúncias apresentadas pela PGR
L

Justiça e agro juntos? Seminário inédito em Rondônia vai debater sustentabilidade no campo

O evento é voltado a profissionais da Embrapa, Emater, Sebrae, Sescoop, Sedam, Semagric, além de advogados, acadêmicos e o público em geral.
L

Em ranking nacional, Justiça do estado é a 2ª mais eficiente do Brasil

A chamada Taxa de Congestionamento Líquida é um dos principais indicadores de eficiência da máquina pública, segundo o CLP.
L

Alcolumbre, Motta e Barroso devem acompanhar Lula no velório do papa

Viagem está programada para quinta-feira (24)
L
OAB quer derrubar medida que barrou entrada de celulares no STF

OAB quer derrubar medida que barrou entrada de celulares no STF

Jornalistas e advogados foram informados da restrição nesta terça
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Game “Ouro Branco” transforma história da borracha no Acre em experiência interativa e educativa

Inspirado na história dos soldados da borracha, jogo acreano “Ouro Branco” leva cultura, educação e acessibilidade para o universo dos games.
L

Jaecoo 7 SHS estreia no Brasil com autonomia de até 1.200 quilômetros

Marca do grupo Chery International inicia as vendas do SUV híbrido com motor de 339 cavalos e versões a partir de R$ 229.990,00
L

#agendanews | Entrevista Queila Costa – Diretora Franqueada Febracis/Life Master Coach

Nesta terça-feira, dia 22 de abril, às 17h, o programa Agenda News recebe Queila Costa, Diretora Franqueada da Febracis Porto Velho e Life Master Coach.
L

Agenda News: Reviva a magia dos Bee Gees em um espetáculo emocionante

“Bee Gees Experience In Concert – O Musical” chega a Porto Velho no dia 15 de junho, prometendo uma noite inesquecível com grandes sucessos, balé e uma produção de tirar o fôlego.
L

Gestão Marcos Rocha impulsiona educação pública e lança 1º Aulão do Enem com foco em oportunidades e acesso ao ensino superior

Nosso governo tem o compromisso de oferecer suporte pedagógico, estrutura e oportunidade para todos os estudantes da rede estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Publicidade

POLÍTICA

Comunidade da Ponta do Abunã recebe van adquirida por emenda do vereador Márcio Pacele

O momento contou com a presença de representantes da Semusa, moradores e lideranças locais, que agradeceram ao vereador e destacaram a importância do veículo para a região.
L

Ieda Chaves reforça pedido por Plano de Combate à Violência contra a Mulher em Rondônia

Comissão ouve representantes de órgãos de controle que buscam apresentação de estratégia.
L

Emenda da deputada Cláudia de Jesus viabiliza apoio à Corrida Internacional Marco Zero em Ji-Paraná

Para o evento foi pago o valor de R$ 150 mil atendendo solicitação Fundação de Educação, Cultura e Desenvolvimento Empresarial e Social e CDL.
L

Dra. Taíssa solicita reforma de auditório escolar em Ouro Preto do Oeste e recebe aval positivo da SEDUC

Solicitação da parlamentar foi incluída nas demandas da Gerência de Projetos e Orçamentos para o semestre de 2025
L
Pedro Geovar

Após solicitação de Pedro Geovar, placas de “Proibido Estacionar” são removidas no Aeroporto

A demanda foi apresentada por meio do Pedido de Providência nº 31/2025, protocolado junto à Câmara Municipal no mês de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura exposta em grave acidente com caminhão na Amazonas

Uma equipe de resgate do Samu realizou o atendimento.
14
Câmera registra bandidos fazendo assalto em posto de combustíveis na zona leste

Câmera registra bandidos fazendo assalto em posto de combustíveis na zona leste

As imagens mostram quando a dupla que está de moto anuncia o roubo a uma empresária que saía do escritório, depois foge em alta velocidade pela Avenida Amazonas, levando os pertences da vítima e uma quantia de aproximadamente R$3,000 mil reais.
12
Carro avança preferencial e atropela mulheres em moto no centro

Carro avança preferencial e atropela mulheres em moto no centro

Segundo testemunhas, as duas mulheres seguiam em uma Honda Biz pela Guanabara, quando o carro modelo Prisma invadiu a preferencial e causou a batida.
14
Operação da PRF registra 1.198 feridos e 86 mortes nas estradas na semana Santa e Tiradentes

Operação da PRF registra 1.198 feridos e 86 mortes nas estradas durante semana Santa e Tiradentes

Foram flagrados 61.687 veículos acima do limite de velocidade
L
PRF cumpre seis mandados de prisão durante feriado prolongado

PRF cumpre seis mandados de prisão durante feriado prolongado

Prisões ocorreram durante Operação Semana Santa e Tiradentes
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina na sexta-feira (25)

Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 termina na sexta-feira (25)

Interessados devem fazer a solicitação na Página do Participante
L
Corpo do Papa Francisco será trasladado à Basílica de São Pedro para velório; funeral ocorrerá no sábado (26)

Corpo do Papa Francisco será trasladado à Basílica de São Pedro para velório; funeral ocorrerá no sábado (26)

Missa de Exéquias marca primeiro dia do Novendiali – 9 dias de luto
L
Galípolo defende Selic alta em meio a incertezas globais e pressões inflacionárias internas

Galípolo defende Selic alta em meio a incertezas globais e pressões inflacionárias internas

Galípolo defende juros no Brasil devido ao dinamismo da economia
L
Governo de Rondônia firma convênios com instituições de ensino para estágios de Medicina na rede estadual de saúde

Governo de Rondônia firma convênios com instituições de ensino para estágios de Medicina na rede estadual de saúde

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa demonstra o empenho do governo em criar oportunidades que contribuam ao desenvolvimento educacional e profissional da juventude rondoniense.
L
Tarifas entre EUA e China podem ampliar exportações brasileiras

Tarifas entre EUA e China podem ampliar exportações brasileiras

Secretário do Ministério da Agricultura e Pecuária vê oportunidades
L
Movimentos sociais lamentam morte do "papa dos pobres"

Movimentos sociais lamentam morte do “papa dos pobres”

Jorge Bergoglio atuou em pautas progressistas e de conciliação
L

Recebimento da Licença Ambiental: FITLAB PLANNING CENTER LABORATÓRIO DIGITAL LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº 016.00185.002/2025-SUL
L
Saiba quem são os sete cardeais brasileiros aptos a eleger o novo papa

Saiba quem são os sete cardeais brasileiros aptos a eleger o novo papa

Um religioso brasileiro participa do conclave, mas não pode votar
L
BNDES anuncia R$ 135 milhões para projetos sociais e ambientais em favelas com novas frentes do programa Periferias

BNDES anuncia R$ 135 milhões para projetos sociais e ambientais em favelas com novas frentes do programa Periferias

Projeto visa fortalecer áreas periféricas das regiões Norte e Nordeste
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.