TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Publicado em 

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Canutama, SUL DO AMAZONAS – Num desdobramento de operações similares realizadas em anos anteriores, o Governo do Estado lançou a uma semana atrás, mais uma operação de combate ao desmatamento ilegal nesta parte da Amazônia Ocidental brasileira.

Prevista para alcançar um maior número de áreas livres de queimadas e de fogo atribuído a pequenos, médios e grandes produtores, a 'Operação Tamoiotatá', segundo o Palácio do Governo amazonense, vai consumir R$ 9,5 milhões dentro de um teatro operacional que irá abranger toda região do Sul do Estado, apontaram dirigentes da referida operação a partir da Capital da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com lideranças entre povos tradicionais de Canutama, Labrea, Humaitá, Manicoré e Apui – este ainda e considerado o maior Projeto de Assentamento da América Latina, desde a era Gilberto Mestrinho -, 'o emprego das policias Civil e Militar, e servidores do Meio Ambiente deveria alcançar, não apenas infratores por queimadas, mas, grandes produtores vindos dos vizinhos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso'.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Em linhas gerais, a Operação Integrada Tamoiotatá tem o objetivo de frear os elevados índices de queimadas registrados nas últimas décadas na região. Principalmente nos municípios de Canutama, Labrea e Humaitá com a Capital rondoniense e dos distritos da Ponta do Abunã – área de maior concentração de madeireiras que se alimentam da extração ilegal advindas das reservas Mapinguari, Campos Amazônicos e de áreas de proteção ambiental nos dois lados.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

A deflagração de mais uma operação, cujos objetivos teria o caráter, na inicial dessa nova empreitada, de acordo com os planos estratégicos traçados pelo Governo amazonense, 'miram o fim do continuísmo dos focos de desmatamentos e queimadas em propriedades rurais'.

Para isso acontecer, diante dos resultados considerados pífios durante a Operação Querequetê duas bases operacionais foram montadas para conter o avanço de crimes ambientais, uma em Apuy no viés da Transamazônica, outra na cidade de Humaitá, a 200 quilômetros de Porto Velho.

Na edição deste ano, segundo analistas ambientais consultados a partir da Capital Manaus, a ação visa empregar durante a Operação Integrada Tamoiotatá um sistema moderno de monitoramento por satélite e de estrutura de inteligência para botar fim aos desmatamentos ilegais e queimadas irregulares na região Sul do Estado.

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Sobre o assunto, uma alta fonte do Governo amazonense acreditada na cidade de Humaitá, informou que estão participando da Operação Tamoiotatá, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM), Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. E já começaram a operar a partir da última  quinta-feira (1º de Abril).  

TEATRO OPERACIONAL – Estudos conhecidos nesta região apontam para a dificuldade que as Centrais Integradas de Coordenação Operacional Municipal (CICOP) terão que enfrentar das bases para as áreas de desmatamento, queimadas e até extração de minério. Apesar de o sistema assegurar análises dos dados diários vindos dos municípios durante a execução do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, lançado em Junho de 2020, 'existe a possibilidade de se enfrentar problemas com comunicação em tempo real, já que a rede de Internet costuma apresentar inconsistência' – o sistema local é ainda via rádio. 

Esses estudos extra-oficiais, também apontam para a necessidade de instalação de uma terceira base operacional na divisa dos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Extrema, áreas de conflitos agrários intensos por causa da cobiça de madeireiros e fazendeiros pelo potencial madeireiro nativo no lado amazonense desde as operações Ágata em conjunto com as Forças Armadas, IBAMA e a Policia Federal.  

A questão da deficiência entre as bases de Humaitá e Apui, segundo fontes militares, 'essas bases tendem a enfrentar problemas de mobilidade em áreas de difícil acesso guardadas por supostas milícias rurais instaladas a partir de guaritas de observação nos trechos entre Humaitá (sede do 54º Batalhão de Infantaria de Selva), o Sul de Canutama e de Lábrea na divisa com Porto Velho, distritos de Jacy-Paraná, Extrema, Abunã, Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia, informam lideranças ambientais e agrárias que escaparam de tentativas de assassinato por crime de mando ' – o popular crime de encomenda.  

Além das bases de Apui e Humaitá.

Com as fortes chuvas que caem sobre a região Sul de Canutama, Lábrea, Humaitá e Apui, por essas bases, a cobertura desse importante e estratégico território amazonense do Sul do Estado, 'ficará a descoberto por longos períodos, caso não haja garantia de uma rede contínua e fixa de Internet', prevêem militares consultados por este site de notícias com longa cobertura jornalística no Sul do Amazonas.

– Nessa imaginária rede de fragilidade, a exemplo dos resultados considerados pífios obtidos em várias operações de combate ao desmatamento e queimadas, os pontos mais críticos ao longo dos rios Ituxi, Iquiri, Queretetê e da Serra da Lua, ficarão a descobertos, revelaram militares com larga experiência em guerra (?) na selva do Sul do Amazonas.

Eles apontam, com a certeza de que os problemas das queimadas, desmatamentos e extração ilegal de madeira para dar lugar a criação de gado (pastos), caso as bases não estejam conectadas 24 horas com os centros de comunicação na Capital Manaus, 'a tendência, como nos anos anteriores, facilitara a potenciais infratores do lado rondoniense e acreano continuarem na impunidade', atestam os mesmos estudos.

Assim, sem estudo mais profundo de todos os focos de infrações que visam a Operação Tamoiotatá- e outras em breve futuro – , 'o roubo de madeira nessa região não serão contidos' durante a atuação dessa nova operação, sucedânea da Operação Querequetê, 'a vaca pode ir por brejo e pode não apresentar os resultados esperados pro seus coordenadores', assinalou um ex-tenente aposentado que resolveu abraçar a causa da preservação das florestas em pé.

EMPURRADAS COM A BARRIGA – Essas práticas ilegais, de acordo estatísticas tiradas em parte das operações Ágata e de outras sob o comando do IBAMA e da Polícia Federal na região da Ponta do Abunã, no limite dos territórios indígenas das nações Kaxarari e de nativos amazonenses, viriam ocorrendo ao longo das última três décadas, sobretudo em áreas da Reserva Mapinguari e dos Campos Amazônicos, no lado amazonense de Cautama e Lábrea.

Para remanescentes do massacre do Seringal São Domingos, no Sul de Lábrea, os maiores focos de desmatamento e queimadas ainda hoje são atribuídos a pequenos produtores rurais. 'Na verdade, quem desmata e rouba madeira das reservas, bota embaixo seringais e castanhais são madeireiros e fazendeiros do lado acreano e rondoniense', é o que afirmam nativos em depoimentos quando contaram os mortos às autoridades federais.

Apesar da importância do ato, nessa fase crítica que enfrenta a humanidade com adventos que afetam o clima em todo o mundo por causa dos desmatamentos e queimadas, 'o Governo do Amazonas tem sido omisso para com os nativos do Sul do Estado, deixando-os à própria sorte no combate as incursões das madeireiras, grileiros e fazendeiros que incursionam no lado amazonense', atesta a assistente social Francisca da Silva, 57.

Para ela, o governador do Amazonas Wilson Lima, deveria envolver as Forças Armadas e a Polícia Federal na Operação Integrada Tamoiotatá. 'Ao que parece, grileiros e madeireiros ilegais até agora só respeitaram as forças de segurança, que ao ocuparem a região 'dão um freio à matança de nossos irmãos amazonenses', sobretudo, dos remanescentes de soldados da borracha e nativos já mortos e outros expulsos de suas terras no Sul do Amazonas, ela arrematou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab divulga bônus do PGPAF com novos produtos e estados incluídos

Conab divulga bônus do PGPAF com novos produtos e estados incluídos

Relatório inclui batata-doce, borracha natural e cebola entre culturas beneficiadas com desconto para a agricultura familiar.
L
Governo busca tornar CNU política permanente com Provas Bienais

Governo busca tornar CNU política permanente com Provas Bienais

A ministra Esther Dweck revela que a ideia é que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ocorra a cada dois anos a partir de 2027, seguindo o modelo de aprimoramento contínuo.
L

FIERO celebra retomada do projeto da ferrovia Brasil–Peru com potencial logístico para Rondônia

Com novo corredor ferroviário, Porto Velho pode se consolidar como rota estratégica de exportação para a Ásia via Pacífico
L
PAA Indígena leva renda e dignidade ao povo Cinta Larga com apoio do governo de Rondônia

PAA Indígena leva renda e dignidade ao povo Cinta Larga com apoio do governo de Rondônia

Mais de R$ 2,5 milhões já foram investidos na compra de alimentos produzidos por indígenas em Espigão do Oeste, fortalecendo a sustentabilidade e os saberes tradicionais
L
Porto Velho realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social a partir desta quarta-feira (9)

Porto Velho realiza 12ª Conferência Municipal de Assistência Social a partir desta quarta-feira (9)

Evento discute os 20 anos do Suas e propõe diretrizes para fortalecer a política de assistência social no município
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Comunidade News | Entrevista Frei Faustino Paludo

Comunidade News | Entrevista Frei Faustino Paludo

O Comunidade News recebe Frei Faustino Paludo, integrante da equipe de assessoria do Congresso Eucarístico, que será realizado em Porto Velho.
L

Agenda News: Porto Velho celebra o Dia Mundial do Rock com festival gratuito neste sábado (12) no Mercado Cultural

A partir das 19h, três bandas locais: NITRO, Quilombocada e Da Ordem ao Caos, agitam o público com pop rock, metal e o som potente da Amazônia.
L
Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

Marcos Rocha nomeia Lauro Fernandes para SEDEC após exoneração de vice-governador

A confirmação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.
L
Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Agenda News: Spa dos Pés no Loft Feminino oferece alívio para o cansaço e bem-estar em cada passo

Com hidratação profunda e massagem relaxante, o tratamento cuida dos pés e renova corpo e mente em uma experiência completa.
L
Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Horóscopo do dia: veja as previsões para os 12 signos nesta terça-feira (08/07)

Conexões inesperadas, criatividade e recomeços marcam o horóscopo do dia. Descubra o que os astros reservam para seu signo nesta terça-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

POLÍTICA

Eyder Brasil vota por mais recursos no combate às queimadas em Rondônia

Deputado estadual relembra crise de 2024 e defende que prevenção a incêndios é questão de saúde pública
L

População rejeita aumento do IOF e apoia posição do relator Coronel Chrisóstomo

Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros são contra a medida do governo Lula; deputado de RO foi relator do projeto que derrubou os decretos
L
Casa de Apoio Nova Esperança em Cacoal recebe R$ 100 mil da deputada federal Sílvia Cristina

Casa de Apoio Nova Esperança em Cacoal recebe R$ 100 mil da deputada federal Sílvia Cristina

Recurso destinado por emenda parlamentar será utilizado na manutenção da instituição, que acolhe pacientes em tratamento de saúde e seus acompanhantes.
L
Cristiane Lopes anuncia Centro de Excelência do Café durante Cafecau e já soma mais de R$ 3 milhões em emendas para Cacoal

Cristiane Lopes anuncia Centro de Excelência do Café durante Cafecau e já soma mais de R$ 3 milhões em emendas para Cacoal

Durante a 4ª edição da Cafecau, deputada federal destinou R$ 1,5 milhão para o novo centro que impulsionará inovação e tecnologia na cafeicultura de Rondônia.
L

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia atua em Megaoperação contra o tráfico de drogas

Polícia Civil de Rondônia atua em Megaoperação contra o tráfico de drogas

Em ação coordenada pela PCDF, a Polícia Civil de Rondônia, com apoio do DENARC, participa de operação que prendeu mais de 40 pessoas e desarticulou rede transnacional de tráfico.
10
Motociclista fica em estado grave após colisão com carro em Porto Velho

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro em Porto Velho

Acidente entre moto e carro Onix na Avenida Guaporé, em Porto Velho, deixa motociclista gravemente ferido após supostamente furar sinal vermelho.
16

Sargento aposentado da PM é baleado durante assalto em chácara na Vila Samuel

Militar reagiu à tentativa de roubo e foi socorrido em estado grave; crime aconteceu em Candeias do Jamari nesta terça-feira (8)
14
Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Grave acidente deixa passageira de moto aplicativo ferida em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na Avenida 7 de Setembro com Rua Esplendor em Porto Velho resulta em passageira com lesões graves.
16
Motociclista fica ferido em colisão com táxi, em Rondônia

Motociclista fica ferido em colisão com táxi, em Rondônia

Acidente no cruzamento da Rua T-11 com a Rua Curitiba deixa condutor de moto com dores no joelho após colisão com táxi.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cessar-Fogo em Gaza pode ser alcançado, mas levará tempo, afirmam oficiais israelenses

Cessar-Fogo em Gaza pode ser alcançado, mas levará tempo, afirmam oficiais israelenses

Em Doha, mediadores discutem um possível cessar-fogo em Gaza, e embora Israel e Hamas mantenham divergências, autoridades israelenses sinalizam que um acordo é possível, mas não em poucos dias.
L
Recurso da Isenção da Taxa na PND: Prazo final é sexta-Feira, 11 de julho

Recurso da Isenção da Taxa na PND: Prazo final é sexta-Feira, 11 de julho

Participantes da Prova Nacional Docente (PND) que tiveram a isenção negada podem recorrer até esta sexta-feira. Direitos são garantidos a inscritos no CadÚnico e formandos de licenciatura.
L
Porto Velho participa da construção do novo Plano Nacional de Educação e defende equidade regional

Porto Velho participa da construção do novo Plano Nacional de Educação e defende equidade regional

Durante audiência pública, secretário Leonardo Leocádio destaca desafios da educação no Norte e propõe prioridades para o novo PNE
L
Inscrições para o cursinho gratuito Pré-Enem em Porto Velho seguem até 9 de julho

Inscrições para o cursinho gratuito Pré-Enem em Porto Velho seguem até 9 de julho

Projeto Superação oferece preparação gratuita para o Enem 2025 com aulas presenciais em polos da capital; cadastro é presencial
L
Prefeitura de Porto Velho restaura bueiro no cruzamento da Abunã com João Goulart

Prefeitura de Porto Velho restaura bueiro no cruzamento da Abunã com João Goulart

Intervenção visa solucionar problema crônico de esgoto acumulado na região central e garantir melhor escoamento das águas pluviais
L
Prefeitura de Porto Velho reforça parceria com Projeto Rio Madeira REDD+ para preservar floresta e gerar renda

Prefeitura de Porto Velho reforça parceria com Projeto Rio Madeira REDD+ para preservar floresta e gerar renda

Iniciativa sustentável garante proteção de 52 mil hectares entre Porto Velho e Lábrea, unindo poder público, setor privado e comunidades locais
L
Prefeitura de Porto Velho e governo de RO firmam acordo e lançam Projeto Sentinela Ambiental

Prefeitura de Porto Velho e governo de RO firmam acordo e lançam Projeto Sentinela Ambiental

Parceria entre Prefeitura e Estado marca avanço na gestão de riscos ambientais com uso de tecnologia e ação integrada em Porto Velho
L

Requerimento de Outorga: VAGNER LOURENÇO BRASSOLOTTO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Robótica na Austrália

ELEV3R do SESI Vilhena conquista 2º lugar em torneio internacional de Robótica na Austrália

Equipe rondoniense brilhou no Asia Pacific Open Championship 2025, em Sidney, ficando à frente de mais de 70 equipes de diversos países
L
casamento-comunitario-da-prefeitura-de-porto-velho-e-gratuito-e-garante-seguranca-juridica-a-casais-em-vulnerabilidade

Casamento comunitário da Prefeitura de Porto Velho é gratuito e garante segurança jurídica a casais em vulnerabilidade

Inscrições estão abertas para a edição 2025; economia direta pode ultrapassar R$ 600 por casal com isenção de taxas cartorárias e apoio à cerimônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.