TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas

De concreto, o caso teve apenas como fato inovador a decisão da então Juíza da Comarca de Canutama, município amazonense a mais de 670 quilômetros da Capital Manaus.

Publicado em 

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas - News Rondônia

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas - News Rondônia

Sul do Canutama, AM – Os assassinatos dos três trabalhadores rurais ocorrido em terras da União destinadas ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), nessa parte do Amazonas, ainda não apresentou por parte das autoridades regionais quaisquer indícios de que os mandantes sejam identificados e presos nos próximos anos. 

Do lado amazonense, fazendeiros e madeireiros acusados dessa tragédia continuam não sendo importunados cujo Inquérito Policial no âmbito da Polícia Civil Estadual, praticamente, 'não foi mexido em desfavor, tanto dos pistoleiros, quanto de um suposto médico-fazendeiro e madeireiros rondonienses', se queixam familiares e amigos.

Do ponto da chacina, segundo investigadores independentes, 'é preciso a Polícia amazonense ouvir um Ex-Gerente da Unidade do INCRA, em Humaitá, quem teria autorizado as vítimas a adentrarem na área de conflito em nome do órgão para fazer levantamento topográfico em vez dos técnicos do Ordenamento Fundiário local'. 

Com quase quatro anos das mortes, apenas o Ministério Público Federal, na opinião de arte dos assentados do Projeto de Assentamento São Francisco, 'fez o dever de casa, como deveria'. É do MPF do Amazonas a atribuição legal e da Polícia Federal apurar o caso encontrar os acusados, durante as investigações, às barras da Justiça', reafirmam. 

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas - News Rondônia
Jairo Feitoza Pereira, Marinalva Silva de Souza e Flávio Lima de Souza (Foto:Arquivo Pessoal de Roseane Souza)

Os corpos de Flávio Souza, Marinavalva Souza e Jairo Pereira, lideravam a organização das famílias dentro das áreas da União, cuja posse era reclamada junto à Unidade do INCRA de Humaitá por fazendeiros, madeireiros e por um médico do Hospital de Base, em Rondônia. Igualmente, fora do caso estão donos de uma holding do agronegócio bovino e madeireiro com sede em Ariquemes, a 200 quilômetros da Capital rondoniense (Porto Velho).  

Em dezenas de tentativas feitas à Gerência do órgão para que a vistoria técnica foi realizada pelos técnicos do órgão, os agricultores nunca foram atendidos pelo ex-gerente da unidade – nem pelo então chefe do Ordenamento Fundiário, à época. Por isso, 'eles precisam ser ouvidos pelo MPF, após investigação da PF do Amazonas, vez que pedido nesse sentido será feito aos procuradores do caso, em Manaus', adiantam as fontes. 

De concreto, o caso teve apenas como fato inovador a decisão da então Juíza da Comarca de Canutama, município amazonense a mais de 670 quilômetros da Capital Manaus. A Magistrada, que substituíra o colega anterior do caso, declinou da competência da Justiça Estadual e encaminhou o processo à Justiça Federal no Estado. 

Por ser questão agrária de âmbito do Judiciário Federal, apesar do INCRA de Humaitá, na pessoa do então Gerente da Unidade do órgão, de pré-nome Lucas, 'a autarquia não manifestou interesse em levar a situação ao menos a Polícia Federal, como determina a legislação vigente os casos de conflitos em terras da União', afirma ex-advogado da Associação de Produtores Rurais da Comunidade da Região do Igarapé do Arara (ASPROCRIA).

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas - News Rondônia

Segundo informações prestadas, extraoficialmente, por um ex-caseiro e segurança da fazenda envolvido na tomada de terras da União naquela parte do município de Canutama – que hoje mora em Goiânia, após as mortes de Flávio, Marinalva e Jairo -'tive que deixar o emprego temendo ameaças do dono da fazenda, porque não estava no dia dos crimes'. 

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas - News Rondônia

O comentário deu origem a uma série de investigações de interesse dos agricultores que ainda vivem e moram no local em linhas com limites da fazenda de um profissional médico rondoniense. Parte delas aponta que 'as vítimas teriam sido autorizadas a entrar na terra com ordens expressas do então gerente e de outro servidor responsável pelo assentamento das famílias'. E já dentro da área de conflito agrário, 'pistoleiros saíram de dentro das moitas e, certamente, os renderam e os levaram para outro ponto da fazenda'. 

– De lá, desapareceram, para sempre, desabafam sobreviventes locais. 

Além do ex-caseiro que teria fugido para Goiânia – ele morou por tempos na Estrada Dos Periquitos, na Zona Leste de Porto Velho -, de acordo com advogados e jornalistas investigativos, 'o MPF e a PF precisam ouvir o chefe dos caseiros e seguranças da antiga fazenda Shalom e um colega alcunhado de 'Negão' responsável pela guarita das fundiárias da fazenda', ex-morador do quilômetro 17, na BR-319, que trabalhou na última eleição para o deputado rondoniense Lebrão – que, recentemente, destinou tratores para restaurar vicinais que levam a uma suposta propriedade do parlamentar rondoniense. 

Fatos novos no caso da chacina da ex-fazenda Shalom justificam mais investigações pelo MPF e PF do amazonas - News Rondônia
Antônio Mijoler Garcia Filho, um dos acusados da chacina dos três trabalhadores rurais (Flávio Lima de Souza, Marinalva Silva de Souza e Jairo Feitoza Pereira, as vítimas) foi preso pelo Delegado Paulo Kackiones, da Polícia Civil de Rondônia. 

– Essas pessoas estavam no dia do triste acontecimento e sabem, certamente, os nomes dos acusados das mortes dos trabalhadores rurais e para onde foram caminhões que deixam a fazenda antes da chegada da Polícia de Humaitá, apontam moradores do Assentamento São Francisco. 

Com fatos e informações atualizadas, investigações próprias dos envolvidos na disputa pela posse das terras pertencentes à União, o Jornalismo Investigativo do NEWSRONDÔNIA teve acesso ao processo, depoimentos de testemunhas ainda não ouvidas pelo Ministério Público Federal do Amazonas e mesmo pela Polícia Federal. Os documentos revelam inclusive, que o dono da Fazenda Shalom – hoje Fazenda Rondônia – teve a suposta matrícula das terras dadas pela Unidade de Humaitá canceladas por interesse da Justiça Federal, no caso.  

fotos: amazoniareal

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Candidatos à presidência boliviana enfrentam-se em debate televisivo

Candidatos como Eduardo del Castillo, Samuel Doria Medina e Tuto Quiroga participaram do debate presidencial na Bolívia, mas omissão de temas críticos frustrou eleitores indecisos.
L

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Em pauta prioritária do governo, a Câmara vota esta semana a urgência do PLP 128/25, que visa cortar em 10% os benefícios fiscais federais para auxiliar no cumprimento das metas fiscais.
L
Agenda News: Especial Dia do Rock reúne 8 atrações em Porto Velho e última performance de tributo Matanza & Raimundos por Velha Rampeira

Agenda News: Especial Dia do Rock reúne 8 atrações em Porto Velho e última performance de tributo Matanza & Raimundos por Velha Rampeira

Neste sábado, 12 de julho, o Hell Madeira Bar recebe uma noite de puro underground com bandas locais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por dupla em moto na zona leste

Tentativa de homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (8), no bairro Tiradentes; vítima foi socorrida pelo Samu
14

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18

homem é preso após invadir apartamento, tentar estuprar e esfaquear moradora na zona sul de Porto Velho

A mulher foi socorrida e levada à UPA da zona sul
16

Polícia identifica jovem morto a tiros com Ex-presidiário na zona sul

Outra vítima foi o Ex-presidiário Matheus Maia Barbosa de Almeida, 25 anos.
18
Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): MARIA LINETE PAIVA

Licença Ambiental Instalação – LAI nº 016.00050.004/2024-SUL
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L
Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Editais buscam ampliar rede de atendimento para emissão gratuita da CNH em Rondônia
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): Mineração Brasil Norte Extração de Metais Preciosos LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): T R CONSTRUÇÕES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.