QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia

Os especialistas afirmam que hoje a única solução para reduzir os casos é o isolamento social controlado. Por isso, o Ministério Público vê hoje a necessidade de enfrentarmos essa situação.

Publicado em 

“Acredito que hoje nós estamos em um momento, que seja o pior da pandemia. As projeções nos mostra que teremos muitas dificuldades. Se temos hoje 110 pessoas esperando para entrar num leito de UTI, hoje com essa contaminação, você pode colocar mais 100, terá mais 100, mais 200 pessoas. Nós não conseguimos mais absorver essa necessidade de atendimento aos pacientes. Os especialistas afirmam que hoje a única solução para reduzir os casos é o isolamento social controlado. Por isso, o Ministério Público vê hoje a necessidade de enfrentarmos essa situação”.

A declaração enfática foi feita pela promotora de justiça, Emilia Oiye, umas das promotoras do Ministério Público de Rondônia (MP/RO), que esta semana entrou com uma Ação Civil Pública (ACP), em que clássica o cenário [pandêmico em Rondônia], como sendo o resultado da contínua omissão praticada pelos gestores do executivo do estado e de Porto Velho. A reunião virtual mediada pelo juiz Edenir Sebastião da Rosa, da 2ª Vara de Fazenda Pública da capital, ocorreu na sexta-feira (12), e se estendeu por mais de três horas.

A promotora de justiça, Oiye, enfatizou que no ano passado, quando o MP iniciou os trabalhos no enfrentamento da pandemia, juntamente com o órgãos de controle estadual e municipais referente à saúde, Ministério Público chegou a movimentar algumas Ações Civis Públicas, com o argumento de prolongar um pouco a disseminação da doença para que as estruturas fossem montadas.

Para a promotora, essa decisão ajudaria aos pacientes que poderiam obter leitos e de alguma forma dar início ao tratamento. Em julho, de acordo com a promotora, a curva da doença subiu bastante, mas logo depois houve a estabilidade. Em outubro, a doença arrefeceu. “Foram desmobilizados leitos e descontratados alguns serviços. Em novembro percebemos que a doença passou a subir, começamos novamente a trabalhar sempre trocando informações com as administrações de saúde municipal e estadual. Sempre trabalhando junto com o comitê que decide situações estratégicas sobre esse enfrentamento. No início de janeiro percebemos que o sistema já estava entrando em colapso, havendo a necessidade de endurecer um pouco”, declara.

Ao complementar sua explicação, a promotora de justiça, pontua uma declaração que deixa evidente a acusação aos governos estadual e municipal de pela omissão. “Conversando sempre com os técnicos eles alteram algumas normas. Em janeiro publicaram um decreto que flexibilizava algumas atividades, fizeram estudo sobre impacto dessas atividades no comércio por meio de notas fiscais, e entenderam que, 30, 50 ou 60% dessa atividade não provocaria o aumento da epidemia”, lembra.

Mas ainda segundo a promotora, ao dar continuidade ao decreto foi percebido que a contaminação continuava muito alta e o número de mortes aumentando no mesmo compasso. Várias Reuniões ocorreram sempre com recomendações  ao Governo do Estado  de que havia a necessidade de endurecer (ou trabalhar mais com) o distanciamento social.

“Emitiu-se então esse decreto no dia 2 de março de 2021, mantendo abertas apenas atividades consideradas essenciais. No entanto, por pressões externas (empresários), para que outras atividades funcionassem, esse decreto durou cinco dias e foi agora voltado praticamente ao decreto anterior onde não são considerados apenas os serviços essenciais, mas outras  atividades foram autorizadas”, explica a promotoria que também se posicionou quanto as ações de ambos os executivos, afirmando que “quando a gente fala em internados em unidades de saúde, eu estou falando de toda rede de atenção básica que está colapsada”.

Enquanto a promotora falava, chegava até ela a informação de que o call Center do município de Porto Velho conta hoje com uma alta demanda e os profissionais já não conseguem mais conciliar as chamadas. “As UPAs já não têm leitos. Os pacientes estão aguardando em cadeiras. Outros graves, estão morrendo nas unidades de saúde. As Equipes do Samu já não conseguem mais encontrar um leito na rede para esses pacientes, que estão ficando dentro das ambulâncias por falta de acesso. Estamos falando desse paciente que teve acesso ao Samu”, pontua.  

Com a Ação Civil Pública aberta pelo Ministério Público, a promotora explica que o órgão espera que sejam consideradas essas necessidades do governo do estado e as partes envolvidas para que consigam chegar a um consenso de que existe a necessidade de enrijecer o distanciamento social. “Nós não temos mais condições sociais de vislumbrar como vai se abrir mais leitos em razão da alta contaminação, em razão dessa alta letalidade, em razão desse número de mortes”. 

Durante a reunião virtual o procurador do Estado, Thiago Alencar, defendeu a parte e disse que o estado não tem como ser “onipresente” nos 52 municípios. Ele lembrou que a Procuradoria Geral do Estadual (PGE/RO), chegou a enviar uma recomendação encaminhada para as prefeituras de Porto Velho e de Cacoal para que houvesse fiscalização, apoiando o decreto do estado, mas que isso não havia ocorrido. O procurador reiterou o que o MP declarou na Ação Civil Pública de que a Prefeitura de Porto Velho age com omissão. “Não tem um ato normativo da Prefeitura de Porto Velho que fale como combater o Covid-19. Se Porto Velho não fosse a capital do Estado, possivelmente um terço da população estaria morta. Tem sorte Porto Velho ser a capital do Estado, pois os hospitais estão aqui na capital”,  ponderou.

O governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde respondeu ao chamamento e deixou evidente que o Comitê que levanta os dados científicos não tem autonomia nas decisões, e que tais informações são repassadas ao gabinete e órgãos que o compõem. 

“A decisão final é do governador, acatando ou não aquilo que o comitê sugeriu, aquilo que o comitê colocou como importante que está acontecendo no cenário atual”, pontua o secretário Fernando Máximo, “que ainda informou que o gabinete é a estrutura das decisões, independente de qualquer outra situação. A gerencia do gabinete é composta pelo governador Marcos Rocha (sem partido), Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça (TJ/RO), Tribunal de Contas (TC/RO), Ministério Público (MP/RO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE).

O próprio prefeito Hildon Chaves (PSDB), participou do encontro. Ele disse que a prefeitura, por conta de desentendimentos com os decretos do governo em 2020, passou a seguir as determinações do executivo estadual. E com relação ao que o município vem fazendo para contornar o problema da pandemia, em Porto Velho, que tem registrado o maior número de mortes pela doença, Chaves, declarou que a Prefeitura tem trabalhado em duas frentes, com propostas para a compra de vacinas da Sputnik e AstraZeneca. “Outro avanço, segundo o prefeito, seria a negociação direta com um fundo que investiu na produção da vacina AstraZeneca no Reino Unido. O pagamento ao fundo virá em vacinas. Não é uma negociação direta com a própria AstraZeneca, com o mesmo valor praticado no mundo”, responde.

Ainda no encontro que ocorreu online, Hildon Chaves disse que determinou que fosse aberta uma conta, na quinta-feira (11), específica para a qual foi destinado um depósito de 20 milhões de reais, para a compra das 400 mil doses. O medicamento, segundo o gestor municipal, deverá ser suficiente para imunizar aproximadamente 200 mil pessoas. “Com isso vamos poder chegar a faixa etária de até 30 anos de idade”, finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conexão RH recebe Jorge Antônio, que detalha caminhos práticos para construir autoridade no marketing digital

Na edição desta terça-feira (23), o Conexão RH recebeu o especialista em marketing digital Jorge Antônio, que explicou como construir autoridade nas redes, apontou tendências como IA e automação e reforçou a importância de métricas reais de conversão.
L

Jovem News: Evangelista Kleivin fala do Jesus nas Ruas

O programa Jovem News desta segunda-feira, 22, recebeu o evangelista Kleivin, convidado por Luiz Henrique, para uma conversa franca sobre fé, juventude e serviço nas ruas de Porto Velho.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L
Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Lei Lucas: Profissionais da rede de educação de Jaru recebem capacitação em primeiros socorros

Formação reuniu professores e servidores municipais, com aulas teóricas e práticas sobre atendimentos emergenciais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L

Agenda News: Emoções, identidade e a travessia da perimenopausa

No próximo Agenda News, a conversa é especialmente para você, mulher 40+.
L

17ª Brigada de Infantaria de Selva celebra 93 anos com homenagens a personalidades de Rondônia

Comandante destaca legado histórico e reforça missão de integração do Exército na Amazônia Ocidental durante cerimônia que reuniu autoridades civis, militares e representantes da imprensa
L
CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

CCJ do Senado deve votar PEC da Blindagem nesta quarta (24)

O presidente da comissão, Otto Alencar, e o relator, Alessandro Vieira, se posicionaram contra a proposta que exige autorização para processar parlamentares.
L
Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

Barragem de Rondônia tem erosão identificada, mas risco de rompimento é descartado

A Agência Nacional de Mineração esclareceu que a estrutura Jacaré Superior, mesmo com processos erosivos, não apresenta perigo à população, pois está desativada.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a falar na Assembleia Geral da ONU e defendeu soberania e multilateralismo em seu discurso.
L
Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Presidente da Alero recebe secretária Albaniza Menandro para discutir desafios da educação em Rondônia

Encontro no gabinete de Alex Redano alinhou ações entre Legislativo e Executivo, reforçando parceria em prol da educação rondoniense.
L
Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com a Associação Asdefig em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa de reunião com a Associação Asdefig em Guajará-Mirim

Encontro reforçou o diálogo com a comunidade e firmou compromissos para melhorias em prol das pessoas com deficiência física no município.
L
Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

Vereador Dr. Santana solicita emenda de R$ 500 mil à deputada Silvia Cristina para fortalecer a AMA em Porto Velho

A proposta busca ampliar a estrutura da Associação de Mães de Autistas, garantindo atendimento especializado e apoio a famílias de pessoas com TEA em Rondônia.
L
Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Lebrinha destina R$ 405 mil para compra de motos em Colorado do Oeste

Deputada garante 30 motocicletas para agentes comunitários de saúde, em parceria com a vereadora Tatiane Inácio.
L
Publicidade

POLÍCIA

Militar que desapareceu na Praia do Acácio, em Guajará-Mirim, é encontrado sem vida

A vítima, de 19 anos, desapareceu na segunda-feira à tarde enquanto nadava no rio Mamoré.
10
Ataque a tiros deixa passageiro de aplicativo baleado no Triângulo

Ataque a tiros deixa passageiro de aplicativo baleado no Triângulo

Vítima foi socorrida pelo motorista ao Hospital João Paulo II.
14
Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona su

Homem é preso com espingarda e drogas escondidas em freezer na zona sul

Polícia Militar encontrou crack, maconha, arma de fogo e munições durante ação da Força Tática do 9º BPM no bairro Caladinho.
12
Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Ex-presidiário é morto com facada no coração em apartamento

Uma testemunha disse ter ouvido uma discussão dentro do apartamento, depois viu um indivíduo saindo do local guardando uma faca na cintura, em seguida, a vítima foi encontrada caída em meio a muito sangue.
18
Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Polícia Civil de Rondônia fiscaliza rodovia com apoio da PRF

Ação de prevenção e combate ao crime foi realizada na manhã desta terça-feira (23) em um ponto estratégico de trânsito.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump e Lula anunciam encontro bilateral na próxima semana

Trump e Lula anunciam encontro bilateral na próxima semana

Donald Trump elogiou o presidente brasileiro e disse que eles tiveram uma “química excelente” durante breve conversa na Assembleia da ONU.
L
Copom indica Selic a 15% por longo período devido a incertezas

Copom indica Selic a 15% por longo período devido a incertezas

Ata do Comitê de Política Monetária mostra que a manutenção da taxa de juros visa segurar a inflação e avaliar o cenário econômico.
L
Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

Rondônia conquista medalha de ouro e bronze no badminton nos Jogos da Juventude 2025

As atletas Lara Rita e Lara Michelato garantiram o ouro nas duplas femininas, enquanto Arthur Losse conquistou o bronze no individual masculino.
L
Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Núcleo de Fissurados de Rondônia já realizou mais de 24 mil consultas e 317 cirurgias desde 2018

Referência no tratamento da fissura labiopalatina, o Nufis garante atendimento multiprofissional em Porto Velho e amplia qualidade de vida dos pacientes.
L
Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Mulheres que Plantam o Futuro: protagonismo feminino no campo ganha palco em Rondônia

Encontro promovido por Sebrae, Emater e Sicoob Credip será realizado em Cacoal e reunirá 150 produtoras rurais da região com palestras e talk show.
L
Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

Lula e Trump confirmam conversa na próxima semana

O encontro breve e inesperado na ONU entre os presidentes Lula e Trump abriu a possibilidade de um novo diálogo para amenizar a crise diplomática entre Brasil e EUA.
L
3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilombo valoriza tradições afro-brasileiras em Pimenteiras do Oeste

Evento reuniu oficinas, exposições, rodas de conversa e shows para celebrar memória, resistência e diversidade cultural da comunidade quilombola de Santa Cruz.
L

3º Campeonato de Jiu-Jitsu da Família Marcio Frank celebra 22 anos de tradição

Evento une esporte, história e comunidade com torneio no dia 26 de outubro em Porto Velho
L
Arrecadação federal supera 2024, apesar da queda em agosto

Arrecadação federal supera 2024, apesar da queda em agosto

Apesar da retração em agosto, a arrecadação acumulada de 2025 atinge o melhor resultado em 25 anos, segundo a Receita Federal.
L

Recebimento da Licença Ambiental: NUTRI AMAZON FOODS DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) n° 016.00419.002/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.