QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia

Os especialistas afirmam que hoje a única solução para reduzir os casos é o isolamento social controlado. Por isso, o Ministério Público vê hoje a necessidade de enfrentarmos essa situação.

Publicado em 

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

“Acredito que hoje nós estamos em um momento, que seja o pior da pandemia. As projeções nos mostra que teremos muitas dificuldades. Se temos hoje 110 pessoas esperando para entrar num leito de UTI, hoje com essa contaminação, você pode colocar mais 100, terá mais 100, mais 200 pessoas. Nós não conseguimos mais absorver essa necessidade de atendimento aos pacientes. Os especialistas afirmam que hoje a única solução para reduzir os casos é o isolamento social controlado. Por isso, o Ministério Público vê hoje a necessidade de enfrentarmos essa situação”.

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

A declaração enfática foi feita pela promotora de justiça, Emilia Oiye, umas das promotoras do Ministério Público de Rondônia (MP/RO), que esta semana entrou com uma Ação Civil Pública (ACP), em que clássica o cenário [pandêmico em Rondônia], como sendo o resultado da contínua omissão praticada pelos gestores do executivo do estado e de Porto Velho. A reunião virtual mediada pelo juiz Edenir Sebastião da Rosa, da 2ª Vara de Fazenda Pública da capital, ocorreu na sexta-feira (12), e se estendeu por mais de três horas.

A promotora de justiça, Oiye, enfatizou que no ano passado, quando o MP iniciou os trabalhos no enfrentamento da pandemia, juntamente com o órgãos de controle estadual e municipais referente à saúde, Ministério Público chegou a movimentar algumas Ações Civis Públicas, com o argumento de prolongar um pouco a disseminação da doença para que as estruturas fossem montadas.

Para a promotora, essa decisão ajudaria aos pacientes que poderiam obter leitos e de alguma forma dar início ao tratamento. Em julho, de acordo com a promotora, a curva da doença subiu bastante, mas logo depois houve a estabilidade. Em outubro, a doença arrefeceu. “Foram desmobilizados leitos e descontratados alguns serviços. Em novembro percebemos que a doença passou a subir, começamos novamente a trabalhar sempre trocando informações com as administrações de saúde municipal e estadual. Sempre trabalhando junto com o comitê que decide situações estratégicas sobre esse enfrentamento. No início de janeiro percebemos que o sistema já estava entrando em colapso, havendo a necessidade de endurecer um pouco”, declara.

Ao complementar sua explicação, a promotora de justiça, pontua uma declaração que deixa evidente a acusação aos governos estadual e municipal de pela omissão. “Conversando sempre com os técnicos eles alteram algumas normas. Em janeiro publicaram um decreto que flexibilizava algumas atividades, fizeram estudo sobre impacto dessas atividades no comércio por meio de notas fiscais, e entenderam que, 30, 50 ou 60% dessa atividade não provocaria o aumento da epidemia”, lembra.

Mas ainda segundo a promotora, ao dar continuidade ao decreto foi percebido que a contaminação continuava muito alta e o número de mortes aumentando no mesmo compasso. Várias Reuniões ocorreram sempre com recomendações  ao Governo do Estado  de que havia a necessidade de endurecer (ou trabalhar mais com) o distanciamento social.

“Emitiu-se então esse decreto no dia 2 de março de 2021, mantendo abertas apenas atividades consideradas essenciais. No entanto, por pressões externas (empresários), para que outras atividades funcionassem, esse decreto durou cinco dias e foi agora voltado praticamente ao decreto anterior onde não são considerados apenas os serviços essenciais, mas outras  atividades foram autorizadas”, explica a promotoria que também se posicionou quanto as ações de ambos os executivos, afirmando que “quando a gente fala em internados em unidades de saúde, eu estou falando de toda rede de atenção básica que está colapsada”.

Enquanto a promotora falava, chegava até ela a informação de que o call Center do município de Porto Velho conta hoje com uma alta demanda e os profissionais já não conseguem mais conciliar as chamadas. “As UPAs já não têm leitos. Os pacientes estão aguardando em cadeiras. Outros graves, estão morrendo nas unidades de saúde. As Equipes do Samu já não conseguem mais encontrar um leito na rede para esses pacientes, que estão ficando dentro das ambulâncias por falta de acesso. Estamos falando desse paciente que teve acesso ao Samu”, pontua.  

Com a Ação Civil Pública aberta pelo Ministério Público, a promotora explica que o órgão espera que sejam consideradas essas necessidades do governo do estado e as partes envolvidas para que consigam chegar a um consenso de que existe a necessidade de enrijecer o distanciamento social. “Nós não temos mais condições sociais de vislumbrar como vai se abrir mais leitos em razão da alta contaminação, em razão dessa alta letalidade, em razão desse número de mortes”. 

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

Durante a reunião virtual o procurador do Estado, Thiago Alencar, defendeu a parte e disse que o estado não tem como ser “onipresente” nos 52 municípios. Ele lembrou que a Procuradoria Geral do Estadual (PGE/RO), chegou a enviar uma recomendação encaminhada para as prefeituras de Porto Velho e de Cacoal para que houvesse fiscalização, apoiando o decreto do estado, mas que isso não havia ocorrido. O procurador reiterou o que o MP declarou na Ação Civil Pública de que a Prefeitura de Porto Velho age com omissão. “Não tem um ato normativo da Prefeitura de Porto Velho que fale como combater o Covid-19. Se Porto Velho não fosse a capital do Estado, possivelmente um terço da população estaria morta. Tem sorte Porto Velho ser a capital do Estado, pois os hospitais estão aqui na capital”,  ponderou.

O governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde respondeu ao chamamento e deixou evidente que o Comitê que levanta os dados científicos não tem autonomia nas decisões, e que tais informações são repassadas ao gabinete e órgãos que o compõem. 

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

“A decisão final é do governador, acatando ou não aquilo que o comitê sugeriu, aquilo que o comitê colocou como importante que está acontecendo no cenário atual”, pontua o secretário Fernando Máximo, “que ainda informou que o gabinete é a estrutura das decisões, independente de qualquer outra situação. A gerencia do gabinete é composta pelo governador Marcos Rocha (sem partido), Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça (TJ/RO), Tribunal de Contas (TC/RO), Ministério Público (MP/RO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE).

O próprio prefeito Hildon Chaves (PSDB), participou do encontro. Ele disse que a prefeitura, por conta de desentendimentos com os decretos do governo em 2020, passou a seguir as determinações do executivo estadual. E com relação ao que o município vem fazendo para contornar o problema da pandemia, em Porto Velho, que tem registrado o maior número de mortes pela doença, Chaves, declarou que a Prefeitura tem trabalhado em duas frentes, com propostas para a compra de vacinas da Sputnik e AstraZeneca. “Outro avanço, segundo o prefeito, seria a negociação direta com um fundo que investiu na produção da vacina AstraZeneca no Reino Unido. O pagamento ao fundo virá em vacinas. Não é uma negociação direta com a própria AstraZeneca, com o mesmo valor praticado no mundo”, responde.

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

Ainda no encontro que ocorreu online, Hildon Chaves disse que determinou que fosse aberta uma conta, na quinta-feira (11), específica para a qual foi destinado um depósito de 20 milhões de reais, para a compra das 400 mil doses. O medicamento, segundo o gestor municipal, deverá ser suficiente para imunizar aproximadamente 200 mil pessoas. “Com isso vamos poder chegar a faixa etária de até 30 anos de idade”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tecnologia e cuidado humanizado: Dr. Bruno Miranda fala sobre estética facial no Agenda News

Tecnologia e cuidado humanizado: Dr. Bruno Miranda fala sobre estética facial no Agenda News

Em entrevista à jornalista Renata Camurça, o fundador da CLIOM destaca avanços como Laser CO₂ e fios de PDO, reforçando a importância da naturalidade e inclusão nos tratamentos estéticos.
L

Prefeitura de Jaru divulga resultado final da eleição suplementar do Conselho Tutelar

Classificação dos suplentes do Conselho Tutelar de Jaru foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (20), com mandato de 2025 a 2027
L
Moraes diz que bancos brasileiros podem ser punidos por sanções dos EUA

Moraes diz que bancos brasileiros podem ser punidos por sanções dos EUA

Em entrevista, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, afirma que instituições financeiras do país não podem aplicar ordens de bloqueio da Lei Magnitsky.
L

Pavimentação asfáltica avança nos setores 07 e Industrial em Jaru com investimento de R$ 16 milhões

Prefeitura de Jaru realiza obras de pavimentação asfáltica nos setores 07 e Industrial, com emenda do deputado Lúcio Mosquini e contrapartida municipal
L
Prefeitura de Porto Velho reduz queimadas em quase 85% com medidas de prevenção ambiental

Prefeitura de Porto Velho reduz queimadas em quase 85% com medidas de prevenção ambiental

Ações estratégicas da Sema e comitês integrados contribuíram para a diminuição de focos de incêndio nos meses de maio, junho e julho de 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

In Foco Podcast | A arte de eternizar momentos com Ronaldo Nina

Nesta quarta-feira, dia 20, às 15h, o In Foco Podcast recebe Ronaldo Nina, profissional que desde 1992 dedica sua vida a eternizar momentos através da fotografia e do vídeo. Com um olhar experiente e criativo, ele atua em diferentes gêneros fotográficos, oferecendo um trabalho que une técnica e sensibilidade.
L
CCJ do Senado aprova voto impresso no novo Código Eleitoral

CCJ do Senado aprova voto impresso no novo Código Eleitoral

A inclusão da medida, já considerada inconstitucional pelo STF, ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça e segue para o plenário.
L
Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Montadora nacional aposta em híbridos flex e sistema de pré-venda programada para seus veículos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Com tradição e sabor, a Fábrica de Bolo Vó Alzira oferece bolos prontos para festas, com delivery e atendimento rápido.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L

POLÍTICA

São Francisco do Guaporé recebe micro-ônibus e ambulância por emenda da deputada Lebrinha

São Francisco do Guaporé recebe micro-ônibus e ambulância por emenda da deputada Lebrinha

Novos veículos reforçam o atendimento de saúde no município, com recursos que somam mais de R$ 800 mil e parceria com lideranças locais.
L
Oposição assume comando de CPMI sobre fraudes no INSS

Oposição assume comando de CPMI sobre fraudes no INSS

Senador Carlos Viana foi eleito presidente, e o deputado Alfredo Gaspar, relator da comissão que investigará descontos irregulares de aposentados.
L
Presidente da Câmara defende votação de PL sobre adultização

Presidente da Câmara defende votação de PL sobre adultização

Hugo Motta, da Câmara dos Deputados, apoia a aprovação de projeto de lei que protege crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Lebrinha destina emenda de R$ 191 mil para fortalecer agricultura em Ariquemes

Lebrinha destina emenda de R$ 191 mil para fortalecer agricultura em Ariquemes

Recursos repassados à Associação ARJOR permitem compra de equipamentos agrícolas e beneficiam produtores e a população local.
L
Lebrinha reforça saúde de Buritis com entrega de veículo à UBS local

Lebrinha reforça saúde de Buritis com entrega de veículo à UBS local

Emenda parlamentar da deputada estadual Gislaine Lebrinha garante carro 0KM para transporte de profissionais e equipamentos de saúde no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem que cortou patas de cavalo diz que estava alcoolizado e se arrepende do ato cruel

Andrey G. N. Q. , de 21 anos, investigado por maus-tratos em Bananal (SP), afirma que cortou as patas do cavalo após a morte do animal
16
Polícia fecha boca de fumo e prende mulher vendendo drogas para Argentino

Polícia fecha boca de fumo e prende mulher vendendo drogas para Argentino

A prisão foi realizada pela guarnição do setor 14 do 5° Batalhão composta pelo sgt Machado, sgt Pantoja e cb Castro Aguiar.
10
PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

Um homem foi preso em flagrante em Guajará-Mirim
14
Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Dez prisões foram realizadas e número de focos de incêndio caiu mais de 90%, segundo dados do INPE
12
Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Pneus remold são pneus usados que passam por um processo de restauração, onde a banda de rodagem e as laterais são substituídas por novas camadas de borracha, mantendo a carcaça original
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): A & G SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 160/SOL/DLA
L
Plataformas digitais devem remover propagandas de cigarros eletrônicos

Plataformas digitais devem remover propagandas de cigarros eletrônicos

Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notifica sites e redes sociais para que conteúdos de dispositivos eletrônicos para fumar sejam retirados do ar em até 48 horas.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): E.R. SANTOS

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 199/SOL/DLA
L
Falta de controle na prescrição de antibióticos preocupa hospitais

Falta de controle na prescrição de antibióticos preocupa hospitais

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Instituto Qualisa de Gestão revela que 20% das unidades de saúde falham no ajuste correto das doses, aumentando a resistência antimicrobiana.
L
Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) alerta que o aumento das temperaturas e verões mais longos estão ampliando a transmissão de doenças como a chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental.
L
Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

A queda nas temperaturas auxilia o trabalho dos bombeiros, embora cinco focos de incêndio permaneçam em situação crítica.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para toda a população

Prefeitura de Porto Velho intensifica vacinação contra o sarampo para toda a população

Imunização está disponível para cidadãos de 6 meses a 59 anos, e profissionais de saúde também são convocados a se vacinarem.
L
Inep divulga resultado final para atendimento especializado na PND

Inep divulga resultado final para atendimento especializado na PND

Mais de 1 milhão de inscritos aguardam a Prova Nacional Docente, que já publicou o resultado dos recursos para atendimento diferenciado.
L
Máquina PC é entregue em Rio Crespo por emenda parlamentar da deputada Gislaine Lebrinha

Máquina PC é entregue em Rio Crespo por emenda parlamentar da deputada Gislaine Lebrinha

Equipamento, solicitado pelo vereador Geraldo da Obra, reforça trabalho dos produtores rurais e fortalece a infraestrutura agrícola do município.
L
Senado aprova novo Código Eleitoral com 900 artigos na CCJ

Senado aprova novo Código Eleitoral com 900 artigos na CCJ

Relator Marcelo Castro promove alterações no texto para contemplar demandas de senadores e matéria segue para o plenário.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.