QUINTA-FEIRA, 12/03/2026

Em destaque

Plano de Logística Sustentável do TJRO foi destaque em live

Com mais de 600 visualizações, a transmissão reuniu representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia e do Conselho Nacional de Justiça.

Publicado em 

Foi realizada ontem (24), no canal da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) no YouTube, a live Plano de Logística Sustentável: Integração do Judiciário de Rondônia à Agenda 2030. Com mais de 600 visualizações, a transmissão reuniu representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia e do Conselho Nacional de Justiça.

A live abordou a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance de um mundo sustentável por meio do Pacto Global, iniciativa internacional da qual a Emeron é signatária desde 2020. Os palestrantes também falaram do Plano de Logística Sustentável e da sustentabilidade no Poder Judiciário de Rondônia.

O fórum foi aberto pelo presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori. "Temos visto que a sustentabilidade continua adquirindo ainda mais espaço nas searas individuais e institucionais, sendo critério imprescindível para a tomada de qualquer decisão", iniciou o presidente. O magistrado salientou que a sustentabilidade extrapola a extensão ambiental, para se preocupar também com o aspecto econômico e, principalmente, com a perspectiva social. No âmbito do Poder Judiciário, segundo o desembargador, "a sustentabilidade se entrelaça com a própria missão deste Poder, de salvaguardar os direitos e garantias individuais".

A seguir, a fala foi da conselheira do CNJ Maria Tereza Uille Gomes. Presidente da Comissão Permanente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 (Comiter), além de coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS/CNJ), ela explicou sobre a Agenda e os ODS no Judiciário brasileiro. "Penso que a Agenda 2030 e os 17 ODS, que se aplicam a 193 países, inclusive o Brasil, são um dos grandes desafios, e é uma agenda positiva, porque é de direitos humanos, de desenvolvimento sustentável, tem metas e indicadores, e assim trabalhamos com gestão, estamos planejando, medindo e monitorando resultados", afirmou.

No âmbito do CNJ, a Comiter é uma das 13 comissões permanentes criadas pelo órgão. "Temos trabalhado intensamente junto aos tribunais no desenvolvimento de laboratórios específicos para solução de determinados problemas, seja preventivamente ou através da análise da atuação jurisdicional, de que forma o CNJ pode contribuir com o Poder Judiciário brasileiro", disse a conselheira. Ela então explanou sobre as atividades de gestão interna e as atividades jurisdicionais previstas.

O próximo a falar foi o diretor da Emeron, desembargador Miguel Monico Neto, que tratou do tema "Sustentabilidade em Rondônia e Emeron como signatária do Pacto Global". Em sua apresentação, o magistrado destacou o interesse da Emeron em divulgar e apoiar os ODS: "Somos a única Escola Judicial ou de Magistratura do Brasil, além de única instituição do judiciário da Região Norte, signatária do Pacto Global".

Ao pontuar os 10 princípios do Pacto e os 17 ODS, o diretor mencionou: "Estamos promovendo, dentro da Escola, uma educação que procure abordar todos os Objetivos e traga a juízes e servidores uma qualificação para enfrentamento dos problemas que assolam a Amazônia". Entre as ações em desenvolvimento elencadas pelo desembargador, acompanhadas pelo compromisso e status de cada uma, destaca-se a realização, em 2020, de 36 lives pela Emeron com temas relacionados aos ODS.

Na sequência, foi a vez do magistrado Guilherme Baldan, juiz auxiliar da presidência do TJRO e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do Tribunal, que fez uma introdução ao PLS do Judiciário de Rondônia. "Gostaria de reconhecer o engajamento da atual e das anteriores cúpulas do TJRO em fomentar o alinhamento de políticas sustentáveis, especialmente à Agenda 2030 e aos ODS no Judiciário brasileiro, e ainda sobre sustentabilidade em Rondônia", afirmou. O magistrado pontuou a implementação do PLS em 2016 e que sua atualização para os anos de 2021 a 2023 ocorreu no ano passado: "Para realizar esse trabalho, foi levado em conta o Índice de Desenvolvimento Sustentável do CNJ, por meio do qual os tribunais são anualmente avaliados, e o novo PLS conta com a inserção de eixos temáticos inovadores, como a segurança institucional e as contratações sustentáveis".

O coordenador de Estratégia e Projetos e membro da Comissão Gestora, Felipe Pinheiro, continuou a abordagem do PLS, destacando que 14 dos 17 ODS estão abarcados pelo novo plano: "As relações foram feitas da melhor maneira possível, considerando inclusive orientação da própria Agenda 2030 para que as metas e objetivos dispostos em cada ODS fosse adaptado à realidade da organização, nesse caso ao próprio âmbito institucional do Judiciário de Rondônia".

A seguir, o servidor detalhou cada um dos 11 temas do PLS 2021-2023: Gestão Sustentável de Material de Consumo e Bens Permanentes; Gestão Sustentável de Água Mineral Engarrafada; Gestão Sustentável das Contratações; Gestão Sustentável dos Veículos; Gestão de Manutenção e Controle Predial; Gestão dos Serviços de Telefonia; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho; Gestão da Capacitação e Sensibilização em Sustentabilidade; Gestão da Impressão e do Papel A4; e Gestão Sustentável dos Processos de Trabalho.

Por fim, os servidores David Willian Barroso, Eduardo Luiz Bezerra e Maiara Ribeiro, também membros da Comissão Gestora e do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do TJRO, participaram da discussão e responderam a perguntas do público. A live está disponível para visualização no YouTube da Emeron (youtube.com/EscolaEmeron).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

Jirau Energia lança livro em Brasília sobre os marcos e a transformação da usina na Amazônia

A obra “Jirau, muito além da energia” narra a trajetória da usina e os seus principais marcos do empreendimento desde o leilão de concessão até a operação atual.
L
Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Programa Regulariza Rondônia é lançado para fortalecer a regularização fundiária

Governo do Estado apresenta o Sistema Sicarf para modernizar e agilizar o ordenamento territorial em municípios rondonienses
L
Rua Ibotirama recebe iluminação pública pela primeira vez

Rua Ibotirama recebe iluminação pública pela primeira vez

Prefeitura implanta mais de 1 km de rede elétrica e 37 postes na Rua Ibotirama, no residencial Cristal da Calama, ampliando segurança e mobilidade noturna.
L
Luciana Santos destaca políticas para ampliar presença feminina na ciência e inovação no Brasil

Luciana Santos destaca políticas para ampliar presença feminina na ciência e inovação no Brasil

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou programas de incentivo a meninas e mulheres na pesquisa, investimentos em infraestrutura científica e ações de popularização da ciência.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L

Em Cima da Hora : Wagner Sodré e Jeffeson Muniz falam sobre eleição do SINPOL

A entrevista promete trazer informações importantes para os filiados e para todos que acompanham o debate sobre a organização e a representatividade da categoria no estado.
L
Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Todo o estado de Rondônia entra em alerta para chuvas de nível 2

Na capital Porto Velho, a previsão indica chuva em toda a área urbana, com maior possibilidade de ocorrência de descargas elétricas, especialmente em áreas ao noroeste da cidade, conforme apontam as imagens do satélite GOES-19.
L

Estreias da semana no cinema trazem suspense, terror e promoção especial

Filmes Missão Refúgio, POV: Presença Oculta e Iron Lung chegam às telonas, enquanto o Cine Araújo prepara promoções especiais em Porto Velho com ingressos a preços reduzidos.
L
Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

Torcedores soltam fogos próximo a hotel onde está time do Atlético-GO antes de jogo contra o Gazin Porto Velho

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por um episódio de pressão da torcida antes do confronto pela Copa do Brasil entre o Gazin Porto Velho e o Atlético Goianiense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Toffoli recua e se declara suspeito para relatar ação da CPI do Banco Master

Ministro solicita redistribuição imediata do caso após ser sorteado para decidir sobre a instalação da comissão na Câmara.
L
Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Toffoli assume relatoria de ação que pede instalação da CPI do Banco Master

Ministro foi sorteado pelo sistema do STF mesmo após deixar inquérito sobre o banco devido a citações em mensagens de investigado.
L
Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes discute fortalecimento do cooperativismo em Rondônia

Encontro com equipe da OCB abordou proposta legislativa e alinhamentos técnicos para impulsionar cooperativas no estado.
L
STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

STF determina prisão imediata de ex-comandantes da Polícia Militar por omissão no 8 de janeiro

Oficiais condenados a 16 anos de reclusão serão encaminhados para a “Papudinha”, onde cumprirão pena por falha na contenção dos atos golpistas.
L
STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

STF confirma depoimento de Leila Pereira na CPMI do INSS

Ministro Flávio Dino nega pedido da defesa e mantém convocação da presidente do Palmeiras e da Crefisa como testemunha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Veículo foi localizado na zona Norte após denúncia anônima.
10
Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Machadinho do Oeste: homem reage a PMs e é morto em confronto

Acusado de homicídio de policial em 2013 reagiu a abordagem em Machadinho do Oeste e morreu; histórico de violência doméstica e criminalidade complica perfil do infrator.
16
PM faz cerco e prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

PM faz cerco, prende dupla acusada de roubo e apreende drogas

Durante varredura os policiais encontraram dois celulares roubados, 8 porções de maconha, 6 de crack e 17 de cocaína, dinheiro do tráfico e objetos de procedência duvidosa.
14
Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Polícia Militar recupera celulares roubados e fecha ponto de venda de drogas no bairro São Francisco

Ação em Porto Velho termina com dois presos e apreensão de cocaína, crack e maconha após rastreamento em tempo real.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Agevisa/RO avalia experiências do SUS em mostra de saúde realizada em Ariquemes

Técnicos da agência estadual integram banca examinadora para reconhecer iniciativas que aprimoram o atendimento público no município
L
Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Lei Paulo Gustavo viabiliza lançamento de curta-metragem em Porto Velho

Produção “Contraste” utiliza palhaçaria para debater violência contra a mulher e estreia nesta quinta-feira no Sesc Centro Cultural
L
Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Rondônia discute estratégias para atrair turistas estrangeiros durante oficina do Plano Brasis em Porto Velho

Representantes do setor turístico, instituições públicas e entidades empresariais participaram, em Porto Velho, de uma oficina de diagnóstico sobre a implementação do Plano Brasis, iniciativa que busca fortalecer a presença do estado no turismo internacional.
L
Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Jornada Tech.RO apresenta soluções para a transformação tecnológica estadual

Governo lança assistente virtual “Rô” e compartilha ferramentas de modernização pública com municípios em evento na capital
L
IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

IPAM esclarece que não tem investimentos no Banco Master

Instituto de Previdência de Porto Velho reforça que quase todo o patrimônio está aplicado em instituições públicas e títulos federais, garantindo segurança financeira.
L
ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

ICMS do gado em Rondônia tem redução para fortalecer a competitividade do setor

Governo do Estado institui benefício fiscal que reduz carga tributária para 4% nas saídas interestaduais destinadas ao abate
L
Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Cursos de gestão com inscrições abertas em Rondônia pelo Idep

Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional oferece vagas para cursos remotos até este domingo, 15 de março
L
Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Mulheres empreendedoras participam de ciclo de palestras do Sebrae em Porto Velho

Programa Sebrae Delas promove capacitação e reflexões sobre liderança, gestão e equilíbrio entre vida pessoal e profissional em alusão ao Mês Internacional da Mulher.
L

Requerimento da Licença Ambiental: M. F. DAS NEVES SILVA

Licença Prévia – LP, Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L
Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Governo e setor produtivo discutem logística para fortalecer agroindústria em Rondônia

Reunião debate infraestrutura logística, rotas bioceânicas e medidas para ampliar competitividade das cadeias agroindustriais.
L