QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Bolsonaro promete inaugurar a ponte do Abunã daqui a 20 dias. Obstáculo é a falta de aço no mercado

A ponte é o último passo a ser dado pelo Brasil, para a integração, por terra, com o Peru, chegando até o Pacífico.

Publicado em 

Só um problema de mercado pode atrapalhar os planos, anunciados nesta quarta-feira pelo presidente Jair Bolsonaro, de inaugurar oficialmente a ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, no próximo dia 18 deste março que vai começar, ou seja, daqui a exatos 20 dias: a falta de aço no mercado. É o único obstáculo que está atrasando os planos das empresas contratadas para concluir a obra (entre elas a respeitada Madecon, de Porto Velho), quando ela está na reta final, faltando apenas algumas centenas de metros da extensão do lado de cá da ponte, para serem completamente concluídos. Jair Bolsonaro confirmou, durante sua visita ao Acre, quando foi ver de perto a situação de calamidade, causada por enchentes em pelo menos dez cidades do nosso Estado vizinho, que voltará no dia 18 (uma quinta-feira) deste março que está chegando, dessa vez para uma missão muito diferente: inaugurar oficialmente a nova ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, em Rondônia. A informação foi transmitida ao governador Gladson Cameli, durante a rápida parada de Bolsonaro na cidade de Sena Madureira, onde ele foi saudado pelo público e anunciou a liberação emergencial de recursos, incluindo o FGTS de até 6.600 reais, para ajudar a população atingida pela cheia.

A ponte é o último passo a ser dado pelo Brasil, para a integração, por terra, com o Peru, chegando até o Pacífico. Será um grande avanço no sistema de transportes da região, já que encurtará bastante o caminho até portos do Pacifico, em relação a enorme distância de Santos, por onde, hoje, nossas mercadorias passam para exportação, tornando muito menos caro encaminhá-las para vários países do mundo. O crescimento do agronegócio, nossa produção crescente de soja, levada a várias nações e a carne rondoniense, cada vez mais procurada no mercado internacional, certamente terão enorme benefício, com essa nova ligação. A ponte vai representar também a integração por terra com o Acre, um estado acessível, até agora, apenas pelo sistema de balsas, na travessia do Madeira. Nem o Dnit e nem as empresas responsáveis pela obra confirmaram ainda, se realmente tudo estará pronto nos próximos 20 dias. Uma fonte ligada às empresas que estão realizando a fase final do serviço, lamenta apenas que esteja havendo problemas com o abastecimento do aço. Por isso, até a data para a inauguração, prevista pelo Presidente da República, ainda pode ser modificada. A conclusão está atrasada em quase um ano, porque o projeto original teve que ser modificado.

O APELO DE FERNANDO MÁXIMO E A PERDA DO PROFESSOR MATIAS

Foram 42 mortes só na quarta-feira. Outras 14 nesta quinta. Estamos perdendo a guerra para a pandemia. Não há mais leitos de UTI. Temos quase 700 pessoas internadas. Já enviamos mais de 60 pessoas entubadas para fora do Estado, mas mesmo assim há uma fila, esperando para ingressar no tratamento intensivo. Não temos mais onde colocar tantos doentes. Uma média de quase 800 novos casos/dia, na última semana, com um percentual pequeno, mas significativo para a estrutura da saúde, entupindo clínicas, hospitais públicos e privados. Hoje, não há mais como atender ninguém. E a doença não arrefece, porque o desrespeito aos mínimos cuidados continua sendo a tônica, dentro da sociedade rondoniense, aliás, da mesma forma como o é em todo o país.

Na madrugada de quarta para quinta, o secretário Fernando Máximo fez novo vídeo, desesperado, avisando que não há mais estrutura para atendimento a novos infectados que precisarem de hospitalização e de UTI. Pediu de novo, num apelo emocionado, que as pessoas se cuidem. Até agora, todas as suas postagens, sempre pedindo que o rondoniense se proteja, cumpra os protocolos e não participe de Coronafest, foram em vão. Também nesta quinta, nova notícia triste. Depois de 64 dias lutando desesperadamente pela vida, o professor, historiador e jornalista Francisco Matias, foi mais um rondoniense que perdeu a guerra para o vírus. Rondônia lamenta a morte de mais um pioneiro e uma figura das mais queridas entre todos os que com ele conviveram. Outra personalidade que perdemos foi o ex secretário de Estado Jucélis de Freitas, também vítima da doença.

EMENDA COLETIVA: 11 MILHÕES PARA COMPRAR 125 MIL VACINAS

A bancada federal de Rondônia vai destinar 11 milhões de reais para a compra de vacinas para serem entregues ao Governo do Estado, que as distribuirá a todos os municípios. Com esse dinheiro – vindo de emenda individual de cada um dos onze membros da bancada (oito deputados federais e três senadores), será possível adquirir cerca de 125 mil doses, já que cada uma delas custa, hoje, no mercado, algo em torno de 88 reais, o que representa cerca de 16 dólares.

Com a autorização do Congresso para que Estados e Municípios possam comprar as vacinas (o PSTF, o Partido do Supremo Tribunal Federal também avalizou a medida), é possível o uso desse recurso para atender a pelo menos 62.500 rondonienses, com duas doses do imunizante que for comprado.

O que se espera, agora, é a celeridade na liberação desses recursos. O momento é de quase pânico e quando mais rápido os 11 milhões de reais estiverem nos cofres do Governo, mais rápida poderá ser feita a aquisição, até porque há uma corrida desesperada atrás de vacinas de todos os governos no Brasil, além da enorme corrida em todo o mundo.

AGORA, FALTA A PRESSÃO PARA NÃO RECEBERMOS MIGALHAS

Participaram da reunião que decidiu a liberação da emenda coletiva, os deputados Lúcio Mosquini (líder da bancada), Léo Morais, Expedito Netto, Mariana Carvalho, Jaqueline Cassol, Silvia Cristina, Dr. Mauro Nazif, Coronel Chrisóstomo. Também participaram ativamente da decisão, os senadores Acir Gurgacz, Marcos Rogério e Confúcio Moura. O que precisa ainda a bancada rondoniense, em peso, é ir ao Ministério da Saúde, exigir que seja liberado, com a maior urgência, pelo menos um lote com grande quantidade de vacinas para Rondônia. Até agora, recebemos apenas 111 mil doses, o que atenderia pouco mais de 55 mil pessoas. E o último deles trouxe a ridícula quantia de 5.400 doses, enquanto o Acre, por exemplo, que tem menos da metade da nossa população, recebeu 22 mil doses. Está na hora de Rondônia exigir o tratamento que merece. O governador Marcos Rocha precisa também se unir a este esforço, senão vamos ficar vivendo de migalhas, enquanto outros Estados têm a preferência na distribuição dos lotes.

MONTES GRITA E PROTESTA CONTRA POUCAS VACINAS AO ESTADO

O caso da cota ridícula de vacinas que Rondônia recebeu, nessa semana, causou indignação no deputado estadual Jair Montes, primeiro secretário da Assembleia e líder do governo na Assembleia. Ele gravou um vídeo, em altos brados, criticando a atuação da bancada federal e exigindo que o governador Marcos Rocha pressione Bolsonaro, para que mande liberar muito mais vacinas para o Estado. O desabafo do parlamentar foi o seguinte: "Estou indignado. Indignado com a bancada federal do meu Estado. E aqui também, governador Marcos Rocha, eu faço esse apelo ao senhor. Eu não quero ser amigo do Pazuello. Eu não quero ser amigo do Bolsonaro. Eu quero apenas que eles tratem o Estado de Rondônia com respeito! Chegou a informação agora que Rondônia recebeu 5.400 doses de vacina, e o Acre mais de 20 mil doses. Rondônia tem quase dois milhões de habitantes, e o Acre não tem nem oitocentos mil. Isso não existe! Eu não tenho nada com nossos amigos acreanos, nossos irmãos, mas a bancada federal, os políticos do Acre são mais competentes do que nós? Do que os políticos de Rondônia? A nossa população está morrendo! Se nós não imunizarmos nossa população, vamos perder irmãos rondonienses. É uma vergonha para nós políticos. Bancada federal, cadê você? Governador Marcos Rocha, tenha a honra de se indignar, cobrar o presidente da República e cobrar também o ministro Pazuello". O vídeo pode ser assistido no link.

EM RONDÔNIA, JUSTIÇA RESPEITA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Ao contrário de ministros do STF, que perseguem jornalistas, imputando a eles crimes de opinião, na Justiça rondoniense o direito de expressão, claríssimo na Constituição Federal, é respeitado pelos magistrados. Prova disso foi a decisão proferida pelo juiz Pedro Silas Carvalho, do 2º Juizado Especial Cível, inocentando dois conhecidos jornalistas, em uma ação movida contra eles pelo delegado Roberto Santos, que denunciou a ambos por pretensos crimes, em comentários da Operação Pau Oco, aquele em que policiais civis foram à casa do recém saído do comando do Estado, Daniel Pereira, com acusações até hoje jamais comprovadas. Lubiana e Camilo divulgaram áudios em que delegados conversavam (em alguns trechos, uma conversa nada republicana, segundo as denúncias). Tanto o delegado Roberto Santos da Silva, quanto seus demais colegas que lideravam a investigação foram afastados da Draco, pela direção da Polícia Civil do Estado de Rondônia, em função dos áudios divulgados. Roberto entrou com uma ação pedindo indenização de 39.900 reais por danos morais, pela divulgação dos áudios e vídeos. Depois de analisar as provas, ouvir os áudios e as partes, o juiz Silas Carvalho entendeu que o pedido do delegado é improcedente, uma vez que nada do que foi falado ou divulgado se trata de expressões de baixo calão, direcionadas ao policial e de que nada se tratava de conteúdo particular, e sim público, exposto pelo próprio delegado. Vitória da liberdade de expressão, felizmente!

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER AUMENTA DURANTE A PANDEMIA

A pandemia virou nosso mundo de cabeça para baixo. Por aqui também, muitas coisas continuam acontecendo, enquanto só nos preocupamos com a pandemia. Por exemplo: tem muita gente na fila de cirurgias, que não estão sendo atendidas porque tudo é direcionado (compreende-se), para o combate ao vírus. Além disso, o número de assassinatos, principalmente em guerras de facções, mas também de inocentes, está crescendo. No ano passado, os números assustam: foram mais de 10 mil casos de violência doméstica no Estado, com mais de uma dezena de assassinatos de mulheres. A pandemia colocou as famílias em casa e essa convivência na maior parte do dia, tem causado conflitos. No ano passado, a média de ocorrências policiais de agressões a mulheres, de vários tipos, foi na faixa de 300 ocorrências. Em novembro passado, o recorde: 380 registros. O ano começou também com número alto de ocorrências, mas, ao contrário do ano passado, quando não se registrou nenhuma morte em janeiro, agora tivemos dois feminicídios, um em Ouro Preto do Oeste e outro em São Francisco do Guaporé. A Lei Maria da Penha ajudou, mas, obviamente, não resolveu o problema da covardia contra as mulheres.

CÂMARA E STF: UMA ABERRAÇÃO DENTRO DE OUTRA ABERRAÇÃO

Um erro pior do que o outro. Depois de pisotear a Constituição e mandar prender em flagrante um deputado, por postagem nas redes sociais, contrariando elementos básicos da Constituição, alguns ministros do PSTF (o Partido do Supremo Tribunal Federal), têm dito nos bastidores que consideram a decisão da Câmara de aprovar uma emenda constitucional, que dificulta a prisão de parlamentares, como uma retaliação e uma afronta ao órgão máximo do Judiciário brasileiro. Que hoje, aliás, não tem o respeito de vários setores da sociedade, por suas decisões político-partidárias-jurídicas. A prisão do deputado Daniel Silveira, segundo a grande maioria dos mais renomados juristas e constitucionalistas do país, foi uma aberração.

Ninguém discorda de que ele deveria ser punido e até perder o mandato, mas que isso fosse feito dentro de preceitos que norteiam a Constituição e não por firulas inventadas contra ela. A Câmara, que se acovardou, agora quer dar uma resposta, tornando tudo ainda muito pior. Vai aprovar uma PEC que sequer passou pelas Comissões, numa aberração dentro da aberração. A esculhambação em que se tornou nosso país, dividido em ideologias e poderes incompetentes, envergonham a Nação. Até quando vamos suportar?

PERGUNTINHA

Você acha que até o final do ano, a continuar essa política de preços da Petrobras, estaremos comprando gasolina a mais de 10 reais e a botija de gás, perto de 150 reais?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Ataque de onça a motociclista gera pânico em Iranduba

Felino feriu condutor e matou cães na estrada da antiga Cidade Universitária; moradores e trabalhadores da região temem novos encontros com o animal.
L
Políticas para pessoas em situação de rua: Comitê se reúne em Porto Velho

Políticas para pessoas em situação de rua: Comitê se reúne em Porto Velho

Reunião intersetorial na Câmara de Vereadores reuniu Prefeitura, Estado, Defensoria e sociedade civil para alinhar políticas para pessoas em situação de rua e ampliar ações sociais.
L
Prefeitura intensifica fiscalização contra propaganda irregular: ação mira vias públicas

Prefeitura intensifica fiscalização contra propaganda irregular: ação mira vias públicas

Departamento de Posturas reforça combate à publicidade instalada de forma irregular em calçadas, postes e canteiros, garantindo acessibilidade, mobilidade e menos poluição visual.
L
Prefeitura abre canal e instala manilhas para reduzir alagamentos no bairro Nacional

Prefeitura abre canal e instala manilhas para reduzir alagamentos no bairro Nacional

Obra de drenagem no bairro Nacional melhora o escoamento da água da chuva e deve garantir mais segurança e mobilidade para moradores durante o período chuvoso.
L
Semagric reúne Conselho Rural para definir ações da agricultura em 2026

Semagric reúne Conselho Rural para definir ações da agricultura em 2026

Reunião do CMDR acontece nesta sexta-feira (30), em Porto Velho, com foco no planejamento de políticas públicas e fortalecimento da agricultura familiar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Carnaval 2026: Semusa lança campanha “Prevenção também entra no Bloco”

Ação da Prefeitura de Porto Velho levará orientação, distribuição de insumos e conscientização sobre saúde sexual e prevenção de doenças durante os principais blocos da cidade.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 9

Pagamento de janeiro atende mais de 18 milhões de famílias com valor médio de R$ 697,77 após a inclusão de benefícios adicionais para dependentes.
L
Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Inscrições para o Prouni 2026 encerram nesta quinta-feira

Candidatos têm até as 23h59 para concorrer a bolsas integrais e parciais em faculdades privadas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
L
Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no Mercado Cultural: festa acontece sábado (31)

Evento tradicional marca o início oficial da programação carnavalesca na capital, com Corte do Rei Momo e atrações musicais que valorizam artistas locais.
L
Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Sisu 2026 libera consulta ao resultado individual hoje

Candidatos podem conferir a aprovação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os não selecionados têm até o dia 2 de fevereiro para a lista de espera.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Concessão da BR-364: Pedro Geovar alerta sobre alta nos alimentos

Vereador Pedro Geovar afirma que a concessão da BR-364 e o pedágio devem elevar custos logísticos em Rondônia, com impacto direto no preço dos alimentos e no bolso da população.
L
Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Pedágio na BR-364: Chrisóstomo critica aumento e concessão

Deputado Coronel Chrisóstomo afirma ter votado contra a concessão da BR-364 e contesta o aumento do pedágio em Rondônia, alegando cobrança antecipada e descumprimento contratual.
L
Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Perícia criminal em Rondônia: Eyder Brasil visita a Politec

Eyder Brasil esteve na Politec para debater avanços na perícia criminal em Rondônia, ouvindo servidores e discutindo modernização de equipamentos e melhorias estruturais.
L
Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Lula defende neutralidade do Canal do Panamá após ameaças de Trump

Presidente brasileiro apoia soberania panamenha e propõe adesão a protocolo internacional para garantir comércio justo e livre de interferências.
L
Lula confirma viagem a Washington para reunião com Trump

Lula confirma viagem a Washington para reunião com Trump

O presidente brasileiro anunciou que visitará a Casa Branca em março para um encontro bilateral focado em fortalecer as relações comerciais e a democracia entre os dois países.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Polícia Militar apreende armas artesanais em operação contra som alto

Agentes atendiam denúncia de perturbação do sossego quando localizaram espingardas e drogas no Setor 03; proprietário do imóvel foi preso em flagrante.
10
Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Homem agride esposa e ateia fogo em residência no Setor 8

Suspeito tentou enforcar a vítima antes de incendiar o imóvel e fugir com a motocicleta da esposa; Corpo de Bombeiros evitou que chamas atingissem vizinhos.
16
Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Cruzamento é cenário de colisão entre dois carros em Rolim de Moura

Acidente envolvendo um Ford Fiesta e um Toyota Corolla ocorreu no bairro Boa Esperança; apesar do impacto, motoristas saíram ilesos da batida.
14
Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Polícia de Rondônia recupera na Bolívia carro roubado em São Paulo

Chevrolet Tracker foi subtraído em 2022 durante assalto à mão armada em Campinas; veículo foi localizado em Riberalta após quatro anos do crime.
12
Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Operação Raiz Vermelha ataca braço financeiro de facções em Ji-Paraná

Polícia Civil desarticula esquema de tráfico e lavagem de dinheiro que utilizava comércios locais para ocultar lucros de organizações criminosas na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EUVALDO FORONI

LICENÇA DE OPERAÇÃO N° 159574
L

Recebimento da Licença Ambiental: J. M. ARAGAO & CIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 112 SOL /DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: V S DE ABREU

Licença Ambiental Simplificada
L
Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional: empreendedorismo sustentável cresce em Rondônia

Educação profissional em Rondônia incentiva empreendedorismo sustentável com projetos como horta hidropônica no Idep, unindo capacitação técnica, economia verde e consciência ambiental.
L
Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Polícia Federal deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Investigação revela esquema que importava cocaína da Bolívia utilizando Rondônia e Mato Grosso do Sul como rotas estratégicas para o Sudeste e Sul.
10
Seleção de formadores da política estadual de alfabetização: inscrições terminam sexta

Seleção de formadores da política estadual de alfabetização: inscrições terminam sexta

Processo da Seduc encerra inscrições nesta sexta-feira para seleção de formadores da política estadual de alfabetização, com vagas em Rondônia e foco no ProAlfa.
L
PRF guincha semirreboque deixado no centro de Vilhena

PRF guincha semirreboque deixado no centro de Vilhena

Motorista de Manaus desengatou implemento na avenida Marechal Rondon durante a madrugada; veículo causava risco de acidentes e foi levado ao pátio.
14
Motorista sobrevive após picape pegar fogo em acidente na BR 364

Motorista sobrevive após picape pegar fogo em acidente na BR 364

Caminhonete Hilux bateu contra árvore e foi destruída pelas chamas após condutor ser “fechado” por caminhão próximo à subestação da Eletrobras.
12
Polícia prende suspeitos de executar jovem em guerra de facções

Polícia prende suspeitos de executar jovem em guerra de facções

Bruno Ricardo Rodrigues Dalmor, de 24 anos, foi morto com dez tiros em Comodoro; operação “Game Over” resultou na prisão de nove pessoas após o crime.
10

Requerimento de Outorga: CAROLINE VILAR GUSMÃO – ME

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.