SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026
Publicidade

Em destaque

Rondônia fica com migalhas: Novo lote chega com 5.400 novas doses de vacinas

Para se ter ideia como estamos sendo tratados, nesta situação, pelo Ministério da Saúde, o vizinho Acre, que tem metade da nossa população, vai receber 22 mil doses, 13 mil e pouca da Oxford e o restante da Coronavac.

Publicado em 

Apenas 5.400 vacinas. Isso mesmo. Rondônia, com toda a crise que vive na pandemia, com tantos novos casos, com tantas mortes (só nesta quarta, foram 42 vidas perdidas), com UTIs superlotadas, vivendo perto de um colapso total na saúde, recebeu apenas 5.400 doses, num universo de 3 milhões e 200, em fase de distribuição no país inteiro. São 4 mil doses da Oxford e 1.400 da Coronavac. Para se ter ideia como estamos sendo tratados, nesta situação, pelo Ministério da Saúde, o vizinho Acre, que tem metade da nossa população, vai receber 22 mil doses, 13 mil e pouca da Oxford e o restante da Coronavac.  O Amazonas, por exemplo, que tem o dobro da população do nosso Estado, vai receber nada menos do que 120 mil doses. Na região norte, só receberemos um lote maior do que o Amapá (menos da metade da nossa população) e Roraima (menos de 500 mil habitantes). Qual o critério para que tenhamos esse tratamento? A verdade é que estamos silentes demais ante essa posição do governo federal, que toma uma decisão como essa e não se ouve uma gritaria geral, tanto nos lados do governo do Estado quanto da nossa bancada federal. Espera-se que haja protestos veementes não só nessas áreas, como também na Assembleia Legislativa, em função da dramática situação que estamos vivendo. Apenas como exemplo, Rondônia é o segundo Estado do país em mortes, proporcionalmente à sua população adulta. Na hora da distribuição de um lote de vacinas (pequeno, para a enorme necessidade do país), teríamos obrigatoriamente que receber, nesse momento, pelo menos o triplo do que a nós está sendo destinado pelo Ministério da Saúde.

Está na hora de uma sacudida geral nesse esquema de distribuição de vacinas. Temos oito deputados federais e três senadores que têm que se mexer. Não basta tratar de recursos para o Estado e os municípios. Não basta tratar de questões político-partidárias. Todos precisam se unir, agora, nessa enorme crise. E pressionar o governo federal para que tenhamos um tratamento à altura das nossas necessidades. O governador Marcos Rocha, que passou a quarta-feira em Brasília, foi tratar vários assuntos, mas, certamente, deveria mudar todo o foco para a questão prioritária da pandemia, o combate a ela e a liberação de vacinas, mas não em quantidade tão pequena como essa, anunciada nesse novo lote. Nossos Prefeitos precisam entrar nessa guerra. Ela é de todos. Não dá para ficar esperando, de braços cruzados, que continuemos recebendo migalhas. As 5.400 vacinas serão utilizadas em dose única, ou seja, com a perspectiva de que em breve chegue um próximo lote que complemente a imunização, com a segunda dose. Mesmo assim, é um lote muito pequeno. Não é algo contra o que devemos todos nos insurgir?   

GARIMPO: LEI NÃO, MAS IDEOLOGIA E CONTRABANDO PODEM!

O caso da liberação do garimpo no rio Madeira, através de lei estadual, continua sendo um tema muito polêmico. Essa questão, aliás, tem muitas forças contrárias, principalmente dos que acham que nossas riquezas não podem ser retiradas de forma controlada pelo Estado, como um ente arrecadador, mas não protestam e nem fazem passeatas contra a exploração ilegal, que leva tudo o que é nosso, mas só nos deixa a destruição ambiental. Temos ainda, em nosso Estado, ouro suficiente para se tornar uma enorme fonte de arrecadação, que serviria para melhorar a vida de todos os rondonienses. Já está havendo um movimento, contra a lei, como ocorreu em Roraima, quando um partido político quase em extinção, a Rede de Sustentabilidade, liderado pela rainha das ONGs internacionais, Marina Silva, conseguiu aval do ministro Alexandre de Moraes (olha ele aí!!!), para revogar lei assinada pelo governador Antônio Denarium. A diferença, lá, é que houve autorização do uso do mercúrio, enquanto nossa legislação exige um controle ambiental rigoroso, antes da autorização para exploração do garimpo em toda a Rondônia. O problema é que a questão tem também grande cunho ideológico, porque a esquerda quer tudo intocada. Os brasileiros que vêm suas riquezas sendo levadas, pelo contrabando e pela ilegalidade, que vão se queixar ao bispo. Ou ao PSTF, o grande partido político que hoje domina o país.            

UM PASSADO DE RIQUEZA, VIOLÊNCIA E MERCÚRIO EM DEMASIA

Nas redes sociais, se encontram informações do passado recente, quando Porto Velho vivia a situação de um novo Eldorado do país, com o ouro abundante do rio Madeira. Claro que na época não houve qualquer cuidado com o meio ambiente. Não havia controle, a violência dominava, corpos boiando pelo rio eram comuns, todos os dias. Quando se encontrava um local com mais ouro, ali se criava uma aglomeração de balsas e algumas dragas e o local passava a ser chamado de "fofoca". Muitas fortunas foram feitas do dia para a noite; muitas fortunas foram perdidas em pouco tempo. Havia uma verdadeira batalha diária pelo ouro, incontrolável e atraindo não só quem sonhava com a riqueza, mas também muitos criminosos. A lei não valia na maioria dos garimpos. Além disso, o uso do mercúrio não tinha qualquer cuidado. Toneladas do metal foram jogadas, in natura, dentro do Madeira, mas também em todos os rios do Estado e região, onde se encontrava ouro. Claro que isso foi terrível. A partir do fim do garimpo, a atividade foi tornada criminosa, deixando-a apenas na ilegalidade. Está na hora dessa situação ser modificada, com a exploração sendo feita dentro de rígidos métodos ambientais, mas beneficiando toda a sociedade, já que a riqueza é de todos.

SILÊNCIO NO PARLAMENTO EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO VÍRUS

Um minuto de silêncio. Foi o que marcou a abertura oficial do ano legislativo em Rondônia, na última terça-feira. A homenagem silenciosa foi de todos os parlamentares, do governador Marcos Rocha e todas as autoridades convidados para o evento (a maioria participando de forma remota), por todas as vítimas do coronavírus. A sessão teve o comando presencial do primeiro vice, o deputado Jean Oliveira. O presidente Alex Redano participou de forma virtual, já que foi testado positivo para a Covid 19 e está em quarentena, em sua residência, em Ariquemes. A mensagem do Governador do Estado foi de saudação e de parceria com o Parlamento rondoniense. Rocha desejou melhoras não só ao deputado Redano, como também ao néo parlamentar Alan Queiróz, ambos acometidos da doença e em recuperação. Marcos Rocha deu boas-vindas aos deputados e desejou um ano produtivo, com a visão, como sempre, voltada para os interesses maiores da população. Ainda em seu discurso, o Governador destacou o trabalho em conjunto de todos os Poderes, "que têm resultado em importantes conquistas para o desenvolvimento de Rondônia". Fez ainda um breve balanço dos investimentos feitos por sua administração, nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura e segurança pública, com destaque para os trabalhos de combate à pandemia do Covid-19. Participaram ainda o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto, entre outras autoridades.

OBRA TERÁ GALERIA DE MAIS DE 1 QUILÔMETRO E MEIO

Entusiasmado, o prefeito Hildon Chaves ocupa as redes sociais para comemorar o andamento do que ele chama de "a maior obra de infraestrutura" da Capital, ao menos nos últimos 20 anos. Nela, uma galeria enorme, de pelo menos um quilômetro e meio de extensão, que vai ser fundamental para que se acabe, de vez, com as terríveis alagações no bairro da Lagoa, uma região sempre tomada pelas enchentes, no inverno amazônico.  A galeria faz parte do pacote de obras destinadas ao bairro e terá ainda 10 quilômetros de ruas asfaltadas e 8 quilômetros e meio de drenagem já em construção. A enorme galeria, subterrânea de esgoto, que está sendo construída na rua Dourado, bairro Lagoa, zona Leste da cidade. A construção percorrerá toda a extensão que vai da Rio Madeira até as proximidades da rua Piratininga. A obra utiliza recursos do governo federal e da Prefeitura de Porto Velho.

NOVA CHANCE PARA ASSISTIR ENTREVISTA DA DRA. RAÍSSA

Vários amigos leitores que acompanham esse blog tentaram acessar, nesta quarta, o link do programa Papo de Redação, que foi ao ar no sábado, quando a médica Raíssa Soares, secretária de saúde de Porto Seguro, na Bahia, entraram num programa anterior, embora com o mesmo tema: o tratamento precoce contra o coronavírus. Por um problema já sanado e para que não se frustre o desejo de muita gente em ter acesso a esse programa, que teve recorde de audiência em todo o Estado, pela qualidade da entrevistada e pela sua defesa a favor de tratamentos especiais antes, durante e depois que a doença se pronuncie, estamos repetindo o convite para quem quiser assistir. O link correto é https://youtube.com/watch?v=cadcSEgfOyo para assistir a entrevista inédita de uma profissional que, hoje, se tornou um nome respeitado em todo o país, pela forma como ela tem definido ações que diminuem o sofrimento dos doentes e, mais que tudo, salvando vidas.

MAIS UMA SAÍDA COVARDE DA CÂMARA, COM MEDO DO STF

Depois da vergonha de ter aceito passivamente a intervenção do STF em prerrogativa que a Constituição garante apenas ao Parlamento, no caso da prisão do deputado Daniel Silveira e, depois dado o atestado de medo ao confirmar a excrescência jurídica inventada pelo Supremo, agora a Câmara Federal quer tomar medidas que representam muito bem o ditado popular: a emenda vai ficar pior que o soneto. A votação de uma PEC que impede a prisão de um deputado, colocando o eventual prisioneiro sob a custódia da Comissão de Constituição e Justiça e de Ética, até que a própria Câmara decida sobre se permite ou não a detenção. Ora, é um atestado de covardia e de desrespeito à legislação criada no próprio Parlamento, via Constituição de 1988. Ao invés de mais um contorcionismo jurídico, bastava o Poder Legislativo exigir o cumprimento literal da Constituição, porque ela já impede essa prisão arbitrária, seja qual for o pretenso crime de opinião cometido por um dos seus membros. Só que para fazer isso, a Câmara teria que reconhecer que agiu com temor no caso Daniel Silveira. O deputado deve ser punido, sem dúvida. Mas pela Câmara. A estratégia agora tomada é mais uma vergonha do nosso lamentável Parlamento perante a Nação.

PERGUNTINHA

Nesse ritmo de chegada de vacinas, quando você imagina que será vacinado, caso não faça parte dos grupos de risco, que têm prioridade e quando muitos deles ainda sequer começaram a ser atendidos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO supera metas e fecha 2025 com R$ 7 bilhões na previdência

Governo de RO supera metas e fecha 2025 com R$ 7 bilhões na previdência

Iperon encerra 2025 com rentabilidade acima da meta atuarial e consolida Rondônia entre os maiores regimes próprios do país
L
Carnaval Seguro integra redes de proteção durante festa em Porto Velho

Carnaval Seguro integra redes de proteção durante festa em Porto Velho

Programa municipal atua no Béra Folia com assistência social, saúde e sistema de justiça para prevenir violências contra grupos vulneráveis
L
Presidente da OAB RO destaca TJRO como referência para nova fase do Judiciário

Presidente da OAB RO destaca TJRO como referência para nova fase do Judiciário

Márcio Nogueira afirma que Tribunal de Justiça de Rondônia reúne maturidade institucional para liderar etapa marcada por inovação, proximidade com o cidadão e confiança social.
L
MPRO recomenda ajustes após apurar uso de diárias na Agevisa

MPRO recomenda ajustes após apurar uso de diárias na Agevisa

Ministério Público aponta necessidade de reforçar controle interno e evitar favorecimento pessoal após volume elevado de pagamentos entre 2023 e 2025.
L
RetroJus: TRT-14 relembra conquistas de 2025 em série especial

RetroJus: TRT-14 relembra conquistas de 2025 em série especial

Produção em oito vídeos apresenta ações e iniciativas da Justiça do Trabalho em Rondônia e no Acre, com destaque para inovação, modernização e atendimento ao cidadão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

INSS retoma atendimentos presenciais e canais oficiais hoje

INSS retoma atendimentos presenciais e canais oficiais hoje

Após manutenção tecnológica concluída pela Dataprev, a Central 135 e as agências de todo o país voltam a operar, com expectativa de redução no tempo de processamento.
L
Sisu termina hoje prazo para adesão à lista de espera

Sisu termina hoje prazo para adesão à lista de espera

Os candidatos não selecionados na chamada regular têm até as 23h59 desta segunda-feira para manifestar interesse no portal oficial e concorrer às vagas remanescentes.
L
UNIR convoca aprovados para matrícula no PS Especial 2026

UNIR convoca aprovados para matrícula no PS Especial 2026

Candidatos selecionados no Processo Seletivo Especial de Vagas Ociosas devem realizar matrícula online entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro para ingresso no primeiro semestre.
L
Senado analisa criação de exame de proficiência para médicos

Senado analisa criação de exame de proficiência para médicos

Projeto de lei em fase final de votação na Comissão de Assuntos Sociais prevê que aprovação no Profimed seja obrigatória para a obtenção do registro profissional.
L
Rondônia tem a segunda maior frota de veículos da Região Norte, aponta Denatran

Rondônia tem a segunda maior frota de veículos da Região Norte, aponta Denatran

Estado encerrou 2025 com mais de 1,29 milhão de veículos registrados e aparece atrás apenas do Pará, superando Amazonas e outros estados da região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Dra. Taíssa visita União Bandeirantes e debate emancipação do distrito

Deputada cumpriu agenda com lideranças, visitou empreendimentos rurais e defendeu regulamentação federal para criação de novos municípios em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Dra. Taíssa Sousa destaca tomografia disponível no Hospital Dr. Julio Perez

Deputada visitou unidade em Guajará-Mirim, ressaltou avanços na hemodiálise e pediu que população utilize a capacidade de até 600 exames mensais oferecida pelo tomógrafo.
L
União Brasil inicia novo ciclo político em Rondônia após filiação de Marcos Rocha ao PSD

União Brasil inicia novo ciclo político em Rondônia após filiação de Marcos Rocha ao PSD

Saída do governador abre espaço para reorganização interna, fortalece lideranças e amplia autonomia do partido no estado
L
Samuel Costa critica oportunismo e defende política com palavra em Rondônia

Samuel Costa critica oportunismo e defende política com palavra em Rondônia

Pré-candidato ao governo afirma que prefere o isolamento partidário a abrir mão de princípios e diz que faz política por convicção, não por conveniência eleitoral.
L
STF abre ano judiciário com presença de chefes dos poderes

STF abre ano judiciário com presença de chefes dos poderes

Cerimônia nesta segunda-feira em Brasília reúne Lula e presidentes do Congresso em meio a questionamentos sobre investigações envolvendo o Banco Master.
L
Publicidade

POLÍCIA

Embriagado: Homem é preso após ameaçar matar toda a família na zona leste de Porto Velho

Indivíduo sob efeito de álcool e drogas tentou extorquir a companheira e ameaçou acionar membros de facção criminosa.
16
Colisão frontal entre moto e bicicleta mobiliza bombeiros na JK

Colisão frontal entre moto e bicicleta mobiliza bombeiros na JK

O acidente ocorreu na manhã de sábado após um ciclista trafegar pela contramão e atingir um motociclista, em um trecho que já havia registrado outra ocorrência grave.
16
Conversão irregular causa acidente com feridos na BR 364

Conversão irregular causa acidente com feridos na BR 364

Uma motociclista foi atingida por um Fiat Strada após o condutor realizar uma manobra proibida na rodovia, mobilizando equipes de resgate na manhã de sábado.
14
Suspeito é detido após causar pânico e invadir casas no Setor 04

Suspeito é detido após causar pânico e invadir casas no Setor 04

Um homem foi contido por um policial de folga e pela comunidade após furtar um celular, fugir por telhados e manter uma idosa sob domínio dentro de uma residência.
12
Mulher fica ferida em acidente próximo à Igreja Matriz

Mulher fica ferida em acidente próximo à Igreja Matriz

Uma motociclista colidiu contra a traseira de um carro na Rua Padre Adolfo Rohl durante a noite de domingo, após se distrair ao passar por um ônibus estacionado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação integrada fortalece agricultura familiar em Candeias do Jamari

Ação integrada fortalece agricultura familiar em Candeias do Jamari

Iniciativa do governo de RO orienta produtores sobre regularização ambiental e amplia acesso a políticas públicas sustentáveis
L
Sesau alerta: higiene correta na cozinha evita infecções graves em Rondônia

Sesau alerta: higiene correta na cozinha evita infecções graves em Rondônia

Secretaria de Saúde reforça cuidados simples na manipulação de alimentos para prevenir doenças transmitidas por bactérias, vírus e parasitas que podem levar a internações.
L
Governo libera R$ 3,9 bilhões para saques do FGTS nesta segunda

Governo libera R$ 3,9 bilhões para saques do FGTS nesta segunda

A segunda etapa de pagamentos beneficia mais de 822 mil trabalhadores demitidos nos últimos cinco anos que possuíam saldos retidos devido à modalidade saque-aniversário.
L
Governo de Rondônia reforça segurança no trânsito com volta às aulas

Governo de Rondônia reforça segurança no trânsito com volta às aulas

Polícia Militar intensifica fiscalização e orientações em áreas escolares para reduzir infrações e prevenir acidentes no retorno do período letivo em todo o estado.
L

Anúncio pago direcionado levanta questionamentos sobre crítica à licitação da ALE-RO

O patrocínio de uma reportagem crítica à licitação de publicidade da Assembleia Legislativa de Rondônia chamou a atenção de especialistas em comunicação pública e direito administrativo.
L
Corrida Nacional do SESI em Porto Velho será realizada em 1º de maio

Corrida Nacional do SESI em Porto Velho será realizada em 1º de maio

Evento esportivo terá percursos de 5 km e 10 km, além de caminhada de 3 km, com inscrições limitadas a 700 participantes e foco em saúde, inclusão e qualidade de vida.
L
Grammy 2026 é marcado por críticas contra Donald Trump

Grammy 2026 é marcado por críticas contra Donald Trump

A cerimônia de premiação reuniu discursos políticos sobre imigração e consagrou Caetano Veloso e Maria Bethânia em uma noite histórica para a música brasileira.
L
Prêmio Sicredi Comunicação em Rede abre inscrições para jornalistas e criadores

Prêmio Sicredi Comunicação em Rede abre inscrições para jornalistas e criadores

Iniciativa inédita vai distribuir R$ 220 mil e reconhecer conteúdos sobre o impacto do cooperativismo de crédito no Brasil, com inscrições abertas até 30 de junho de 2026.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.