SEGUNDA-FEIRA, 27/10/2025

Em destaque

Rondônia fica com migalhas: Novo lote chega com 5.400 novas doses de vacinas

Para se ter ideia como estamos sendo tratados, nesta situação, pelo Ministério da Saúde, o vizinho Acre, que tem metade da nossa população, vai receber 22 mil doses, 13 mil e pouca da Oxford e o restante da Coronavac.

Publicado em 

Apenas 5.400 vacinas. Isso mesmo. Rondônia, com toda a crise que vive na pandemia, com tantos novos casos, com tantas mortes (só nesta quarta, foram 42 vidas perdidas), com UTIs superlotadas, vivendo perto de um colapso total na saúde, recebeu apenas 5.400 doses, num universo de 3 milhões e 200, em fase de distribuição no país inteiro. São 4 mil doses da Oxford e 1.400 da Coronavac. Para se ter ideia como estamos sendo tratados, nesta situação, pelo Ministério da Saúde, o vizinho Acre, que tem metade da nossa população, vai receber 22 mil doses, 13 mil e pouca da Oxford e o restante da Coronavac.  O Amazonas, por exemplo, que tem o dobro da população do nosso Estado, vai receber nada menos do que 120 mil doses. Na região norte, só receberemos um lote maior do que o Amapá (menos da metade da nossa população) e Roraima (menos de 500 mil habitantes). Qual o critério para que tenhamos esse tratamento? A verdade é que estamos silentes demais ante essa posição do governo federal, que toma uma decisão como essa e não se ouve uma gritaria geral, tanto nos lados do governo do Estado quanto da nossa bancada federal. Espera-se que haja protestos veementes não só nessas áreas, como também na Assembleia Legislativa, em função da dramática situação que estamos vivendo. Apenas como exemplo, Rondônia é o segundo Estado do país em mortes, proporcionalmente à sua população adulta. Na hora da distribuição de um lote de vacinas (pequeno, para a enorme necessidade do país), teríamos obrigatoriamente que receber, nesse momento, pelo menos o triplo do que a nós está sendo destinado pelo Ministério da Saúde.

Está na hora de uma sacudida geral nesse esquema de distribuição de vacinas. Temos oito deputados federais e três senadores que têm que se mexer. Não basta tratar de recursos para o Estado e os municípios. Não basta tratar de questões político-partidárias. Todos precisam se unir, agora, nessa enorme crise. E pressionar o governo federal para que tenhamos um tratamento à altura das nossas necessidades. O governador Marcos Rocha, que passou a quarta-feira em Brasília, foi tratar vários assuntos, mas, certamente, deveria mudar todo o foco para a questão prioritária da pandemia, o combate a ela e a liberação de vacinas, mas não em quantidade tão pequena como essa, anunciada nesse novo lote. Nossos Prefeitos precisam entrar nessa guerra. Ela é de todos. Não dá para ficar esperando, de braços cruzados, que continuemos recebendo migalhas. As 5.400 vacinas serão utilizadas em dose única, ou seja, com a perspectiva de que em breve chegue um próximo lote que complemente a imunização, com a segunda dose. Mesmo assim, é um lote muito pequeno. Não é algo contra o que devemos todos nos insurgir?   

GARIMPO: LEI NÃO, MAS IDEOLOGIA E CONTRABANDO PODEM!

O caso da liberação do garimpo no rio Madeira, através de lei estadual, continua sendo um tema muito polêmico. Essa questão, aliás, tem muitas forças contrárias, principalmente dos que acham que nossas riquezas não podem ser retiradas de forma controlada pelo Estado, como um ente arrecadador, mas não protestam e nem fazem passeatas contra a exploração ilegal, que leva tudo o que é nosso, mas só nos deixa a destruição ambiental. Temos ainda, em nosso Estado, ouro suficiente para se tornar uma enorme fonte de arrecadação, que serviria para melhorar a vida de todos os rondonienses. Já está havendo um movimento, contra a lei, como ocorreu em Roraima, quando um partido político quase em extinção, a Rede de Sustentabilidade, liderado pela rainha das ONGs internacionais, Marina Silva, conseguiu aval do ministro Alexandre de Moraes (olha ele aí!!!), para revogar lei assinada pelo governador Antônio Denarium. A diferença, lá, é que houve autorização do uso do mercúrio, enquanto nossa legislação exige um controle ambiental rigoroso, antes da autorização para exploração do garimpo em toda a Rondônia. O problema é que a questão tem também grande cunho ideológico, porque a esquerda quer tudo intocada. Os brasileiros que vêm suas riquezas sendo levadas, pelo contrabando e pela ilegalidade, que vão se queixar ao bispo. Ou ao PSTF, o grande partido político que hoje domina o país.            

UM PASSADO DE RIQUEZA, VIOLÊNCIA E MERCÚRIO EM DEMASIA

Nas redes sociais, se encontram informações do passado recente, quando Porto Velho vivia a situação de um novo Eldorado do país, com o ouro abundante do rio Madeira. Claro que na época não houve qualquer cuidado com o meio ambiente. Não havia controle, a violência dominava, corpos boiando pelo rio eram comuns, todos os dias. Quando se encontrava um local com mais ouro, ali se criava uma aglomeração de balsas e algumas dragas e o local passava a ser chamado de "fofoca". Muitas fortunas foram feitas do dia para a noite; muitas fortunas foram perdidas em pouco tempo. Havia uma verdadeira batalha diária pelo ouro, incontrolável e atraindo não só quem sonhava com a riqueza, mas também muitos criminosos. A lei não valia na maioria dos garimpos. Além disso, o uso do mercúrio não tinha qualquer cuidado. Toneladas do metal foram jogadas, in natura, dentro do Madeira, mas também em todos os rios do Estado e região, onde se encontrava ouro. Claro que isso foi terrível. A partir do fim do garimpo, a atividade foi tornada criminosa, deixando-a apenas na ilegalidade. Está na hora dessa situação ser modificada, com a exploração sendo feita dentro de rígidos métodos ambientais, mas beneficiando toda a sociedade, já que a riqueza é de todos.

SILÊNCIO NO PARLAMENTO EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO VÍRUS

Um minuto de silêncio. Foi o que marcou a abertura oficial do ano legislativo em Rondônia, na última terça-feira. A homenagem silenciosa foi de todos os parlamentares, do governador Marcos Rocha e todas as autoridades convidados para o evento (a maioria participando de forma remota), por todas as vítimas do coronavírus. A sessão teve o comando presencial do primeiro vice, o deputado Jean Oliveira. O presidente Alex Redano participou de forma virtual, já que foi testado positivo para a Covid 19 e está em quarentena, em sua residência, em Ariquemes. A mensagem do Governador do Estado foi de saudação e de parceria com o Parlamento rondoniense. Rocha desejou melhoras não só ao deputado Redano, como também ao néo parlamentar Alan Queiróz, ambos acometidos da doença e em recuperação. Marcos Rocha deu boas-vindas aos deputados e desejou um ano produtivo, com a visão, como sempre, voltada para os interesses maiores da população. Ainda em seu discurso, o Governador destacou o trabalho em conjunto de todos os Poderes, "que têm resultado em importantes conquistas para o desenvolvimento de Rondônia". Fez ainda um breve balanço dos investimentos feitos por sua administração, nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura e segurança pública, com destaque para os trabalhos de combate à pandemia do Covid-19. Participaram ainda o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto, entre outras autoridades.

OBRA TERÁ GALERIA DE MAIS DE 1 QUILÔMETRO E MEIO

Entusiasmado, o prefeito Hildon Chaves ocupa as redes sociais para comemorar o andamento do que ele chama de "a maior obra de infraestrutura" da Capital, ao menos nos últimos 20 anos. Nela, uma galeria enorme, de pelo menos um quilômetro e meio de extensão, que vai ser fundamental para que se acabe, de vez, com as terríveis alagações no bairro da Lagoa, uma região sempre tomada pelas enchentes, no inverno amazônico.  A galeria faz parte do pacote de obras destinadas ao bairro e terá ainda 10 quilômetros de ruas asfaltadas e 8 quilômetros e meio de drenagem já em construção. A enorme galeria, subterrânea de esgoto, que está sendo construída na rua Dourado, bairro Lagoa, zona Leste da cidade. A construção percorrerá toda a extensão que vai da Rio Madeira até as proximidades da rua Piratininga. A obra utiliza recursos do governo federal e da Prefeitura de Porto Velho.

NOVA CHANCE PARA ASSISTIR ENTREVISTA DA DRA. RAÍSSA

Vários amigos leitores que acompanham esse blog tentaram acessar, nesta quarta, o link do programa Papo de Redação, que foi ao ar no sábado, quando a médica Raíssa Soares, secretária de saúde de Porto Seguro, na Bahia, entraram num programa anterior, embora com o mesmo tema: o tratamento precoce contra o coronavírus. Por um problema já sanado e para que não se frustre o desejo de muita gente em ter acesso a esse programa, que teve recorde de audiência em todo o Estado, pela qualidade da entrevistada e pela sua defesa a favor de tratamentos especiais antes, durante e depois que a doença se pronuncie, estamos repetindo o convite para quem quiser assistir. O link correto é https://youtube.com/watch?v=cadcSEgfOyo para assistir a entrevista inédita de uma profissional que, hoje, se tornou um nome respeitado em todo o país, pela forma como ela tem definido ações que diminuem o sofrimento dos doentes e, mais que tudo, salvando vidas.

MAIS UMA SAÍDA COVARDE DA CÂMARA, COM MEDO DO STF

Depois da vergonha de ter aceito passivamente a intervenção do STF em prerrogativa que a Constituição garante apenas ao Parlamento, no caso da prisão do deputado Daniel Silveira e, depois dado o atestado de medo ao confirmar a excrescência jurídica inventada pelo Supremo, agora a Câmara Federal quer tomar medidas que representam muito bem o ditado popular: a emenda vai ficar pior que o soneto. A votação de uma PEC que impede a prisão de um deputado, colocando o eventual prisioneiro sob a custódia da Comissão de Constituição e Justiça e de Ética, até que a própria Câmara decida sobre se permite ou não a detenção. Ora, é um atestado de covardia e de desrespeito à legislação criada no próprio Parlamento, via Constituição de 1988. Ao invés de mais um contorcionismo jurídico, bastava o Poder Legislativo exigir o cumprimento literal da Constituição, porque ela já impede essa prisão arbitrária, seja qual for o pretenso crime de opinião cometido por um dos seus membros. Só que para fazer isso, a Câmara teria que reconhecer que agiu com temor no caso Daniel Silveira. O deputado deve ser punido, sem dúvida. Mas pela Câmara. A estratégia agora tomada é mais uma vergonha do nosso lamentável Parlamento perante a Nação.

PERGUNTINHA

Nesse ritmo de chegada de vacinas, quando você imagina que será vacinado, caso não faça parte dos grupos de risco, que têm prioridade e quando muitos deles ainda sequer começaram a ser atendidos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisadores brasileiros estudam tubarão alaranjado inédito registrado na Costa Rica

Pesquisadores brasileiros estudam tubarão alaranjado inédito registrado na Costa Rica

Primeiro registro de xantismo e albinismo combinado em um tubarão-lixa surpreende a comunidade científica e é analisado por universidade brasileira.
L
Aventureiros usam colchão inflável e quase são levados por correnteza

VÍDEO: Aventureiros usam colchão inflável e quase são levados por correnteza

Alex e amigo enfrentaram a força de um rio em vídeo viral, gerando alerta nas redes sociais sobre imprudência em ambientes naturais.
L
VÍDEO: Onça-pintada exibe força e arrasta jacaré adulto

VÍDEO: Onça-pintada exibe força e arrasta jacaré adulto

O flagrante raro em Poconé (MT) mostra a impressionante capacidade predatória da onça-pintada, o terceiro maior felino do mundo, ao carregar a presa pela mata.
L
Prefeitura de Porto Velho lamenta falecimento de Marli da Silva Almeida

Prefeitura de Porto Velho lamenta falecimento de Marli da Silva Almeida

Marli da Silva Almeida, mãe da servidora Josaine Leila Almeida e sogra do secretário de Agricultura Rodrigo da Silva, faleceu aos 67 anos.
L
Prefeitura de Porto Velho lamenta falecimento do empresário Ademar Ribeiro

Prefeitura de Porto Velho lamenta falecimento do empresário Ademar Ribeiro

Fundador da rede de supermercados Meta 21, Ademar Ribeiro foi um empreendedor visionário que contribuiu para o desenvolvimento econômico da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Permanece um mistério o desaparecimento do dono da lanchonete “Castelinho”, situada próxima à entrada de Guajará-Mirim

Equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército intensificam as buscas pelo empresário Antônio Nemézio, desaparecido desde 19 de outubro, após sinais de que roupas e botas encontradas podem ser dele.
L

Uma frente fria, impulsionada por uma massa de ar frio, trará chuvas intensas à região nas próximas 24 horas

Devido a essa previsão, os estados do Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Amazonas estão em alerta amarelo para chuvas fortes.
L

Um caso chocante no Acre: um recém-nascido foi dado como morto por médicos, mas voltou a apresentar sinais de vida durante o velório

A grande polêmica gerada pelo caso no estado levou o governador Gladson Cameli (Progressistas) a tomar medidas drásticas: exigiu o afastamento imediato da equipe médica do parto e a instauração de um processo para apurar as responsabilidades.
L
Defesas de Bolsonaro e outros seis réus devem recorrer de condenação no STF

Defesas de Bolsonaro e outros seis réus devem recorrer de condenação no STF

O prazo para apresentação de recursos sobre o caso da trama golpista termina nesta segunda-feira (27), com foco na redução de penas. Advogados de Mauro Cid não devem recorrer.
L
Sisu 2026 aceitará notas do Enem 2023, 2024 e 2025

Sisu 2026 aceitará notas do Enem 2023, 2024 e 2025

Medida inédita do MEC permite que candidatos usem o melhor desempenho das três últimas edições para concorrer a vagas em universidades públicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

POLÍTICA

Outubro Rosa reforça prevenção e atuação da Alero na saúde pública de Rondônia

Outubro Rosa reforça prevenção e atuação da Alero na saúde pública de Rondônia

Durante o Outubro Rosa, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) destaca histórias de superação e ações que fortalecem a prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres.
L
Lula destaca em Kuala Lumpur: “Brasil está de braços abertos para receber empresários da Malásia”

Lula destaca em Kuala Lumpur: “Brasil está de braços abertos para receber empresários da Malásia”

Presidente participa de encontros para ampliar parcerias em áreas estratégicas como semicondutores, sustentabilidade, biotecnologia e inovação. Vice-premier malaio reforça desejo de aumentar o comércio com o Brasil.
L
Lula destaca sucesso da viagem à Ásia e novas parcerias com Indonésia e Malásia

Lula destaca sucesso da viagem à Ásia e novas parcerias com Indonésia e Malásia

Presidente afirma que a missão reforça o papel do Brasil no cenário internacional e abre portas para investimentos e cooperação com o leste asiático.
L
Edevaldo Neves aparece entre os mais lembrados em pesquisa para deputado estadual em Rondônia

Edevaldo Neves aparece entre os mais lembrados em pesquisa para deputado estadual em Rondônia

Deputado figura entre os nomes mais citados em levantamento do Instituto Brasil Dados, consolidando sua força política para 2026.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Motociclista tem perna dilacerada em acidente com carro em Porto Velho

Motociclista tem perna dilacerada em acidente com carro em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia em direção a Rua Jaci-Paraná, quando acabou sendo atingido pelo carro que saía do estacionamento do supermercado.
16
Adolescente é apreendido com motocicleta furtada após tentar fugir da polícia no Orgulho do Madeira

Bandidos de facção amarram e agridem porteiro de condomínio na zona leste

Vítima foi rendida, amarrada e agredida a coronhadas e socos no Bairro Socialista; criminosos estavam em busca do aparelho DVR para destruir provas.
12
Policial penal reage a ataque de criminosos do CV em Porto Velho

Policial penal reage a ataque de criminosos do CV em Porto Velho

Três homens, um deles monitorado por tornozeleira eletrônica, foram presos após invadirem a residência do agente, ameaçá-lo de morte e tentarem tomar sua arma.
14
Empresário agredido por segurança morre após 5 dias

Empresário agredido por segurança morre após 5 dias

Paulo Vinícius dos Santos levou um soco na frente de adega, permaneceu inconsciente na calçada por quase duas horas sem socorro e faleceu na sexta-feira (24).
18
Polícia encontra carro e arma usados em duplo homicídio no Anel Viário de Ji-Paraná

Polícia encontra carro e arma usados em duplo homicídio no Anel Viário de Ji-Paraná

Veículo Toyota Corolla e revólver calibre .38, possivelmente utilizados na execução do casal Gisellia e Diego, foram abandonados e recolhidos para perícia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas Equatorial: o paradoxo ambiental do Brasil

Amazonas Equatorial: o paradoxo ambiental do Brasil

Exploração de petróleo na Margem Equatorial expõe contradições do discurso ambiental brasileiro.
L
Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Ultrassonografia reforça papel essencial na prevenção da saúde da mulher durante o Outubro Rosa

Exame auxilia na detecção precoce de doenças e complementa a mamografia.
L
II Fórum Rondoniense das Microempresas reúne lideranças e reforça políticas públicas

II Fórum Rondoniense das Microempresas reúne lideranças e reforça políticas públicas

Sebrae RO articula avanços e desafios do setor, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico.
L

NOTA DE PESAR: Falecimento de Dr. Hélio Fonseca Filho

Chefe de Gabinete do ex-prefeito Chiquilito Erse, em dois mandatos, e também do Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Silvernani Santo
L
Brasileiro que filma ladrões de celular em Londres é chamado de "mais eficaz que a polícia"

Brasileiro que filma ladrões de celular em Londres é chamado de “mais eficaz que a polícia”

Diego Galdino, entregador na capital britânica, acumula milhões de visualizações expondo tentativas de furto, em meio ao aumento de roubos de celulares na cidade.
L
SNCT encerra edição 2025 com mais de 100 mil visitantes e celebra cultura oceânica

SNCT encerra edição 2025 com mais de 100 mil visitantes e celebra cultura oceânica

Evento transformou a Esplanada dos Ministérios em um grande espaço de aprendizado, promovendo ciência, sustentabilidade e cidadania.
L
Trump diz que reunião com Lula foi 'muito boa' e elogia presidente brasileiro

Trump diz que reunião com Lula foi ‘muito boa’ e elogia presidente brasileiro

Lula, por sua vez, manifesta otimismo e espera acordo comercial entre Brasil e EUA nas próximas semanas.
L
Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Jamaica com ventos de 260 km/h

Fenômeno, considerado o mais forte a atingir a Jamaica na história recente, levou o país a evacuar moradores de Kingston e outras áreas.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.