SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Rondônia fica com migalhas: Novo lote chega com 5.400 novas doses de vacinas

Para se ter ideia como estamos sendo tratados, nesta situação, pelo Ministério da Saúde, o vizinho Acre, que tem metade da nossa população, vai receber 22 mil doses, 13 mil e pouca da Oxford e o restante da Coronavac.

Publicado em 

Apenas 5.400 vacinas. Isso mesmo. Rondônia, com toda a crise que vive na pandemia, com tantos novos casos, com tantas mortes (só nesta quarta, foram 42 vidas perdidas), com UTIs superlotadas, vivendo perto de um colapso total na saúde, recebeu apenas 5.400 doses, num universo de 3 milhões e 200, em fase de distribuição no país inteiro. São 4 mil doses da Oxford e 1.400 da Coronavac. Para se ter ideia como estamos sendo tratados, nesta situação, pelo Ministério da Saúde, o vizinho Acre, que tem metade da nossa população, vai receber 22 mil doses, 13 mil e pouca da Oxford e o restante da Coronavac.  O Amazonas, por exemplo, que tem o dobro da população do nosso Estado, vai receber nada menos do que 120 mil doses. Na região norte, só receberemos um lote maior do que o Amapá (menos da metade da nossa população) e Roraima (menos de 500 mil habitantes). Qual o critério para que tenhamos esse tratamento? A verdade é que estamos silentes demais ante essa posição do governo federal, que toma uma decisão como essa e não se ouve uma gritaria geral, tanto nos lados do governo do Estado quanto da nossa bancada federal. Espera-se que haja protestos veementes não só nessas áreas, como também na Assembleia Legislativa, em função da dramática situação que estamos vivendo. Apenas como exemplo, Rondônia é o segundo Estado do país em mortes, proporcionalmente à sua população adulta. Na hora da distribuição de um lote de vacinas (pequeno, para a enorme necessidade do país), teríamos obrigatoriamente que receber, nesse momento, pelo menos o triplo do que a nós está sendo destinado pelo Ministério da Saúde.

Está na hora de uma sacudida geral nesse esquema de distribuição de vacinas. Temos oito deputados federais e três senadores que têm que se mexer. Não basta tratar de recursos para o Estado e os municípios. Não basta tratar de questões político-partidárias. Todos precisam se unir, agora, nessa enorme crise. E pressionar o governo federal para que tenhamos um tratamento à altura das nossas necessidades. O governador Marcos Rocha, que passou a quarta-feira em Brasília, foi tratar vários assuntos, mas, certamente, deveria mudar todo o foco para a questão prioritária da pandemia, o combate a ela e a liberação de vacinas, mas não em quantidade tão pequena como essa, anunciada nesse novo lote. Nossos Prefeitos precisam entrar nessa guerra. Ela é de todos. Não dá para ficar esperando, de braços cruzados, que continuemos recebendo migalhas. As 5.400 vacinas serão utilizadas em dose única, ou seja, com a perspectiva de que em breve chegue um próximo lote que complemente a imunização, com a segunda dose. Mesmo assim, é um lote muito pequeno. Não é algo contra o que devemos todos nos insurgir?   

GARIMPO: LEI NÃO, MAS IDEOLOGIA E CONTRABANDO PODEM!

O caso da liberação do garimpo no rio Madeira, através de lei estadual, continua sendo um tema muito polêmico. Essa questão, aliás, tem muitas forças contrárias, principalmente dos que acham que nossas riquezas não podem ser retiradas de forma controlada pelo Estado, como um ente arrecadador, mas não protestam e nem fazem passeatas contra a exploração ilegal, que leva tudo o que é nosso, mas só nos deixa a destruição ambiental. Temos ainda, em nosso Estado, ouro suficiente para se tornar uma enorme fonte de arrecadação, que serviria para melhorar a vida de todos os rondonienses. Já está havendo um movimento, contra a lei, como ocorreu em Roraima, quando um partido político quase em extinção, a Rede de Sustentabilidade, liderado pela rainha das ONGs internacionais, Marina Silva, conseguiu aval do ministro Alexandre de Moraes (olha ele aí!!!), para revogar lei assinada pelo governador Antônio Denarium. A diferença, lá, é que houve autorização do uso do mercúrio, enquanto nossa legislação exige um controle ambiental rigoroso, antes da autorização para exploração do garimpo em toda a Rondônia. O problema é que a questão tem também grande cunho ideológico, porque a esquerda quer tudo intocada. Os brasileiros que vêm suas riquezas sendo levadas, pelo contrabando e pela ilegalidade, que vão se queixar ao bispo. Ou ao PSTF, o grande partido político que hoje domina o país.            

UM PASSADO DE RIQUEZA, VIOLÊNCIA E MERCÚRIO EM DEMASIA

Nas redes sociais, se encontram informações do passado recente, quando Porto Velho vivia a situação de um novo Eldorado do país, com o ouro abundante do rio Madeira. Claro que na época não houve qualquer cuidado com o meio ambiente. Não havia controle, a violência dominava, corpos boiando pelo rio eram comuns, todos os dias. Quando se encontrava um local com mais ouro, ali se criava uma aglomeração de balsas e algumas dragas e o local passava a ser chamado de "fofoca". Muitas fortunas foram feitas do dia para a noite; muitas fortunas foram perdidas em pouco tempo. Havia uma verdadeira batalha diária pelo ouro, incontrolável e atraindo não só quem sonhava com a riqueza, mas também muitos criminosos. A lei não valia na maioria dos garimpos. Além disso, o uso do mercúrio não tinha qualquer cuidado. Toneladas do metal foram jogadas, in natura, dentro do Madeira, mas também em todos os rios do Estado e região, onde se encontrava ouro. Claro que isso foi terrível. A partir do fim do garimpo, a atividade foi tornada criminosa, deixando-a apenas na ilegalidade. Está na hora dessa situação ser modificada, com a exploração sendo feita dentro de rígidos métodos ambientais, mas beneficiando toda a sociedade, já que a riqueza é de todos.

SILÊNCIO NO PARLAMENTO EM HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DO VÍRUS

Um minuto de silêncio. Foi o que marcou a abertura oficial do ano legislativo em Rondônia, na última terça-feira. A homenagem silenciosa foi de todos os parlamentares, do governador Marcos Rocha e todas as autoridades convidados para o evento (a maioria participando de forma remota), por todas as vítimas do coronavírus. A sessão teve o comando presencial do primeiro vice, o deputado Jean Oliveira. O presidente Alex Redano participou de forma virtual, já que foi testado positivo para a Covid 19 e está em quarentena, em sua residência, em Ariquemes. A mensagem do Governador do Estado foi de saudação e de parceria com o Parlamento rondoniense. Rocha desejou melhoras não só ao deputado Redano, como também ao néo parlamentar Alan Queiróz, ambos acometidos da doença e em recuperação. Marcos Rocha deu boas-vindas aos deputados e desejou um ano produtivo, com a visão, como sempre, voltada para os interesses maiores da população. Ainda em seu discurso, o Governador destacou o trabalho em conjunto de todos os Poderes, "que têm resultado em importantes conquistas para o desenvolvimento de Rondônia". Fez ainda um breve balanço dos investimentos feitos por sua administração, nas áreas de saúde, educação, social, infraestrutura e segurança pública, com destaque para os trabalhos de combate à pandemia do Covid-19. Participaram ainda o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Paulo Kiyochi Mori; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Curi Neto, entre outras autoridades.

OBRA TERÁ GALERIA DE MAIS DE 1 QUILÔMETRO E MEIO

Entusiasmado, o prefeito Hildon Chaves ocupa as redes sociais para comemorar o andamento do que ele chama de "a maior obra de infraestrutura" da Capital, ao menos nos últimos 20 anos. Nela, uma galeria enorme, de pelo menos um quilômetro e meio de extensão, que vai ser fundamental para que se acabe, de vez, com as terríveis alagações no bairro da Lagoa, uma região sempre tomada pelas enchentes, no inverno amazônico.  A galeria faz parte do pacote de obras destinadas ao bairro e terá ainda 10 quilômetros de ruas asfaltadas e 8 quilômetros e meio de drenagem já em construção. A enorme galeria, subterrânea de esgoto, que está sendo construída na rua Dourado, bairro Lagoa, zona Leste da cidade. A construção percorrerá toda a extensão que vai da Rio Madeira até as proximidades da rua Piratininga. A obra utiliza recursos do governo federal e da Prefeitura de Porto Velho.

NOVA CHANCE PARA ASSISTIR ENTREVISTA DA DRA. RAÍSSA

Vários amigos leitores que acompanham esse blog tentaram acessar, nesta quarta, o link do programa Papo de Redação, que foi ao ar no sábado, quando a médica Raíssa Soares, secretária de saúde de Porto Seguro, na Bahia, entraram num programa anterior, embora com o mesmo tema: o tratamento precoce contra o coronavírus. Por um problema já sanado e para que não se frustre o desejo de muita gente em ter acesso a esse programa, que teve recorde de audiência em todo o Estado, pela qualidade da entrevistada e pela sua defesa a favor de tratamentos especiais antes, durante e depois que a doença se pronuncie, estamos repetindo o convite para quem quiser assistir. O link correto é https://youtube.com/watch?v=cadcSEgfOyo para assistir a entrevista inédita de uma profissional que, hoje, se tornou um nome respeitado em todo o país, pela forma como ela tem definido ações que diminuem o sofrimento dos doentes e, mais que tudo, salvando vidas.

MAIS UMA SAÍDA COVARDE DA CÂMARA, COM MEDO DO STF

Depois da vergonha de ter aceito passivamente a intervenção do STF em prerrogativa que a Constituição garante apenas ao Parlamento, no caso da prisão do deputado Daniel Silveira e, depois dado o atestado de medo ao confirmar a excrescência jurídica inventada pelo Supremo, agora a Câmara Federal quer tomar medidas que representam muito bem o ditado popular: a emenda vai ficar pior que o soneto. A votação de uma PEC que impede a prisão de um deputado, colocando o eventual prisioneiro sob a custódia da Comissão de Constituição e Justiça e de Ética, até que a própria Câmara decida sobre se permite ou não a detenção. Ora, é um atestado de covardia e de desrespeito à legislação criada no próprio Parlamento, via Constituição de 1988. Ao invés de mais um contorcionismo jurídico, bastava o Poder Legislativo exigir o cumprimento literal da Constituição, porque ela já impede essa prisão arbitrária, seja qual for o pretenso crime de opinião cometido por um dos seus membros. Só que para fazer isso, a Câmara teria que reconhecer que agiu com temor no caso Daniel Silveira. O deputado deve ser punido, sem dúvida. Mas pela Câmara. A estratégia agora tomada é mais uma vergonha do nosso lamentável Parlamento perante a Nação.

PERGUNTINHA

Nesse ritmo de chegada de vacinas, quando você imagina que será vacinado, caso não faça parte dos grupos de risco, que têm prioridade e quando muitos deles ainda sequer começaram a ser atendidos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Polícia Civil cumpriu três mandados em adega e sítio de Rio Claro; apreendidos R$ 72 mil, veículos e insumos usados na produção clandestina.
L
Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Usuários de drogas são detidos após constrangerem famílias no Espaço Alternativo

Policiais militares em atividade detiveram três pessoas
L
Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Cidade limpa: Jaru intensifica fiscalização e notifica proprietários de terrenos

Prefeitura dá prazo de 5 dias úteis para limpeza de lotes irregulares e alerta sobre riscos à saúde e segurança
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L
Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L

Giro News: Wagner Martins fala sobre o pedágio na BR-364

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o pedágio na BR-364, o sistema eletrônico, investimentos já realizados e o que vem por aí para os usuários da rodovia.
L
Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Chamada escola tem inscrições abertas até 15 de janeiro

Confira as vagas ofertadas na rede municipal de ensino
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

Durante abordagem, polícia localizou entorpecentes, medicamentos irregulares e um consultório improvisado; menores foram resguardados pelo Conselho Tutelar.
16
NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Revista no raio-x do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso impede entrada de entorpecentes
16
Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Colisão envolvendo dois veículos resultou em atropelamento; vítima seguia para local de oração.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Governo brasileiro mobiliza ajuda humanitária para atender cerca de 16 mil pacientes renais na Venezuela, com apoio de hospitais e coordenação da OPAS/OMS.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: INAO SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00011.005/2025-SUL
L
Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Após o final polêmico da série na Netflix, Dead by Daylight: Stranger Things – Capítulo 2 estreia em 27 de janeiro com Vecna e personagens jogáveis Eleven e Dustin.
L
OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

Cerimônia de posse do desembargador Adolfo Naujorks reforça simbolismo, pertencimento e compromisso com a Justiça, com participação da OAB Rondônia e autoridades locais.
L
Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Prefeitura de Jaru, em Rondônia, distribui materiais completos para estudantes da rede municipal, garantindo igualdade e boas condições de aprendizado.
L
Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Levantamento da Conab e do DIEESE mostra redução de preços em nove capitais, com destaque para Porto Velho, e aponta alívio pontual no custo de itens essenciais.
L
Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

IBGE aponta que a indústria operou em patamar constante nos últimos meses, com novembro registrando 0%, o melhor resultado para o mês desde 2023.
L
Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra poliesportiva em Guajará-Mirim

Gislaine Lebrinha destina recursos para construção de quadra em escola municipal, fortalecendo a educação e atividades esportivas em Guajará-Mirim.
L
TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

TCU suspende inspeção do Banco Central sobre Banco Master

Tribunal de Contas da União decide levar ao plenário investigação sobre supervisão do Banco Central na liquidação do Master, após recurso da instituição.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.