SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

Câmara aprova MP que facilita compra de vacinas contra Covid-19

Texto aprovado autoriza estados e municípios a comprar vacinas se a União não adquirir doses suficientes

Publicado em 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) a Medida Provisória 1026/21, que facilita a compra de vacinas, insumos e serviços necessários à vacinação contra a Covid-19, com dispensa de licitação e regras mais flexíveis para os contratos. A MP será enviada ao Senado.

O texto também determina que a aplicação de vacinas nos brasileiros deverá seguir o previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Na sessão do Plenário, foi aprovado o parecer do relator, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), que autoriza os estados e os municípios a comprar e aplicar as vacinas se a União não adquirir doses suficientes para a vacinação dos grupos previstos no plano de vacinação.

A iniciativa segue julgamento iniciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira no qual a maioria decidiu permitir a estados e municípios a compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 se o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas sejam insuficientes. O julgamento foi motivado por ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentada no fim de 2020.

O relator lembrou que o surgimento de variantes do vírus mostra “a necessidade de imunização de toda a população para a salvaguarda da vida e da saúde” com as garantias jurídicas para acelerar a compra das vacinas.

Setor privado

Após negociações de última hora com a oposição e o governo, o relator desistiu de manter no texto a previsão de as entidades privadas da área de saúde comprarem vacinas e administrá-las, contanto que doassem metade ao Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto os grupos prioritários estivessem sendo vacinados.

Dessa forma, permanece a compra apenas pelo setor público.

Agências internacionais

A MP retoma a previsão de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda autorização para a importação e o uso de vacinas aprovadas por laboratórios internacionais. Isso já consta do texto aprovado pela Câmara dos Deputados para a Medida Provisória 1003/20, que tem vigência até 3 de março e precisa ser votada ainda pelo Senado.

A novidade no relatório de Westphalen é que poderão ser aceitos resultados provisórios de um ou mais estudos clínicos além dos estudos de fase 3 (teste em larga escala).

Materiais, equipamentos e insumos da área de saúde sujeitos à vigilância sanitária e sem registro definitivo junto à Anvisa também poderão ser importados se considerados essenciais para o combate à Covid-19.

Essa importação já consta de dispositivo da Lei 13.979/20, que teve a vigência estendida por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. Outros pontos desta lei não abrangidos pela decisão também são retomados pela MP, que tem força de lei desde sua edição.

No texto da MP 1003/20, estavam listadas as agências dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão, da China, do Reino Unido, do Canadá, da Coreia do Sul, da Rússia e da Argentina. Entretanto, o texto original da MP 1026/21 exclui os últimos quatro.

Já o parecer do relator retoma o texto da Câmara para a MP 1003/20 e inclui ainda as agências da Austrália e da Índia, assim como outras autoridades sanitárias estrangeiras com reconhecimento internacional e certificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Prazo

O prazo para a Anvisa decidir passa de cinco dias (relatório da MP 1003/20) para sete dias úteis, mas será de 30 dias se não houver relatório técnico de avaliação da agência de um desses países.

Westphalen retirou da MP a obrigação de o profissional de saúde que administrar a vacina informar ao paciente o fato de que a vacina não tem registro definitivo na Anvisa e sobre os potenciais riscos e benefícios do produto.

Antecipação

Devido às condições especiais de competição entre os países para a compra de vacinas, a MP autoriza o uso de cláusulas especiais prevendo pagamento antecipado, inclusive com a possibilidade de perda desse valor; hipóteses de não penalização da contratada; e outras condições indispensáveis devidamente fundamentadas.

O gestor deverá comprovar que as cláusulas são indispensáveis para a obtenção do bem ou serviço, mas se houver fraude, dolo ou culpa exclusiva do fornecedor ou contratado não serão aplicáveis as cláusulas de perda do valor adiantado e não penalização.

Saiba mais sobre a tramitação de medidas provisórias

Caso o produto não seja entregue ou o serviço não tenha sido realizado, a administração pública deverá exigir a devolução integral do valor antecipado, atualizado monetariamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Adicionalmente, outras medidas de cautela deverão ser adotadas, como entrega de parte do objeto para antecipar valores remanescentes, prestação de garantias, emissão de título de crédito pelo contratado; e acompanhamento da mercadoria por representante da administração pública em qualquer momento do transporte.

Receitas médicas

Até o fim da vacinação contra a Covid-19, continuarão válidas receitas médicas e odontológicas de medicamentos sujeitos a prescrição e de uso contínuo, exceto os de controle especial.

Lei aprovada pelo Congresso (Lei 14.028/20) previa essa prorrogação de validade enquanto durassem as medidas de isolamento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO realiza primeira vistoria de 2026 no transporte escolar estadual

Governo de RO realiza primeira vistoria de 2026 no transporte escolar estadual

Vistoria do Detran-RO em ônibus escolares ocorre até 15 de fevereiro em todo o estado e verifica segurança dos veículos usados no transporte de alunos.
L
Governo estuda decreto para ajustar regras do licenciamento ambiental

Governo estuda decreto para ajustar regras do licenciamento ambiental

Medida em análise pelo Ministério do Meio Ambiente busca reduzir impactos do novo marco legal, preservar exigências ambientais e definir regras de transição para processos em andamento.
L
RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

Obras no perímetro urbano melhoram segurança viária, ampliam a durabilidade do pavimento e garantem mais conforto a motoristas e pedestres.
L
Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Protesto em frente à Urbano Norte reúne condutores que cobram reajuste no valor das corridas e melhores condições de remuneração pelas plataformas.
L

Carnaval: campanha “Não é Não” leva combate à violência contra mulher à rodoviária de Porto Velho

Ação do MPRO e parceiros orientou passageiros sobre direitos, canais de denúncia e proteção durante o período carnavalesco.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Prazo acaba hoje à noite e seleção oferece mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas avaliadas positivamente pelo MEC.
L
STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

Corte vai analisar decisão que suspendeu verbas extras sem respaldo legal nos Três Poderes.
L
Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Relatório aponta avanço das deepfakes e maior foco em disputas políticas.
L
Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Pesquisa Vigitel aponta crescimento histórico na realização do exame e Ministério da Saúde celebra avanço no diagnóstico precoce no Dia da Mamografia.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sexta-feira (06/02): encerramentos, ajustes e conversas decisivas

Previsões para sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, indicam fechamento de pendências, diálogos importantes e mais clareza emocional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Contrato de R$ 48 milhões para transporte de pacientes levanta dúvidas técnicas e cobra explicações públicas sobre transparência e execução do serviço.
L

Ayel Muniz aponta aumento da dependência do Bolsa Família após saída do MDB do governo

Ex-dirigente defende unificação partidária e sugere reaproximação com o MDB em meio à busca por protagonismo em Rondônia.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo pede convocação de ministro para esclarecer patrocínios a sindicatos citados na CPMI do INSS

Parlamentar questiona uso de recursos públicos federais e possível financiamento de entidades envolvidas em fraude bilionária contra aposentados.
L
Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Emendas parlamentares fortalecem saúde, educação e infraestrutura, ampliando investimentos estratégicos no município.
L
Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Reunião da Procuradoria da Mulher define metas para 2026 e lança cartilha de conscientização para o Carnaval em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 20 anos é levada ao hospital após engolir drogas em presídio

Jovem de 20 anos é levada ao hospital após engolir drogas em presídio

Mulher passou mal durante visita no sistema prisional, após ingerir cerca de 50 porções de entorpecentes; apenas parte do material foi expelida.
10
Polícia Civil prende suspeito de roubo a empresário em Ji-Paraná

Polícia Civil prende suspeito de roubo a empresário em Ji-Paraná

Investigado participou de assalto em residência no qual um dos criminosos foi morto após reação da vítima; prisão ocorreu após mandado judicial.
12
Motociclista de Jaru-Uaru é executado a tiros na BR-319

Motociclista de Jaru-Uaru é executado a tiros na BR-319

Vítima foi encontrada morta ao lado da moto no km 33 da rodovia, em Porto Velho; corpo tinha marcas de disparos e crime será investigado pela Polícia Civil.
18
Corpo em córrego de Jaru é identificado após chuva arrastar vítima

Corpo em córrego de Jaru é identificado após chuva arrastar vítima

Homem foi reconhecido como Lorrani Lameg da Silva; cadáver estava em avançado estado de decomposição e foi encontrado no córrego Mororó, no setor urbano da cidade.
18
Disparos para o alto assustam moradores após ameaça contra mulher em Jaru

Disparos para o alto assustam moradores após ameaça contra mulher em Jaru

Homem efetuou ao menos quatro tiros em vila de apartamentos no Savana Park para intimidar a companheira após discussão; suspeito fugiu antes da chegada da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Distribuição de kits escolares atenderá ensino regular, indígena e EJA

Distribuição de kits escolares atenderá ensino regular, indígena e EJA

Ao todo, estão sendo disponibilizados 222.158 kits escolares
L
Carnaval 2026 em Porto Velho: regras definidas

Carnaval 2026 em Porto Velho: regras definidas

Carnaval 2026 em Porto Velho terá regras para organização, segurança e valorização cultural, com atuação integrada do município para ordenar blocos e desfiles.
L
Corrida Rural do IFRO Cacoal: inscrições abertas

Corrida Rural do IFRO Cacoal: inscrições abertas

Corrida Rural do IFRO Cacoal reúne provas de corrida e caminhada com categorias inclusivas, integrando esporte, saúde e participação comunitária em ambiente rural.
L
Partiu IF no IFRO Colorado: curso gratuito

Partiu IF no IFRO Colorado: curso gratuito

Partiu IF no IFRO Colorado abre vagas para curso preparatório gratuito com auxílio financeiro mensal, voltado a estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade.
L
Seleção IFRO Colorado do Oeste: vagas abertas

Seleção IFRO Colorado do Oeste: vagas abertas

Seleção IFRO Colorado do Oeste oferece vagas remanescentes em Biologia e Zootecnia com inscrição gratuita on-line, ampliando acesso ao ensino superior público.
L
Curta de RO: filmes exploram universo feminino

Curta de RO: filmes exploram universo feminino

Produções de Stephanie Matos abordam violência e sacralidade do corpo feminino em exibição gratuita online por sete dias, com recursos públicos.
L
Estudo aponta alta nas vendas de veículos e boom das motos em 2025

Estudo aponta alta nas vendas de veículos e boom das motos em 2025

Levantamento indica que o Brasil encerrou o ano com 2,69 milhões de veículos comercializados, refletindo retomada do consumo e mudanças no perfil de mobilidade.
L
Onix Plus Joy 2020 Econômico e Confiável na Zé Veículos

Onix Plus Joy 2020 Econômico e Confiável na Zé Veículos

Sedã compacto que entrega conforto, baixo consumo e ótimo custo-benefício no dia a dia.
L
Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Onix Joye 2018 manual com ótimo custo benefício na Zé Veículos

Hatch econômico e confiável, perfeito para quem busca praticidade e baixo consumo no dia a dia.
L
Saveiro CD Robust 2023 Com Força e Versatilidade na Zé Veículos

Saveiro CD Robust 2023 Com Força e Versatilidade na Zé Veículos

Picape compacta e resistente, ideal para quem precisa de robustez e praticidade no trabalho e no dia a dia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.