Era uma noite como qualquer outra e eu tinha na época uns 15 ou 16 anos, não me lembro bem. Sempre fui uma pessoa que dormia muito bem, eu realmente era aquele que deitava e pegava no sono facilmente. Eu tinha uma fobia de escuro quando era criança, nossa quando faltava energia em casa e se eu estivesse só, eu largava tudo o que estava fazendo e corria que nem um louco pra rua, eu não conseguia ficar no escuro sozinho em casa.
Nessa noite eu lembro que eu estava de cueca e camiseta, pronto pra mais uma noite tranquila e quem sabe de bons sonhos, só que não… pelo contrário foi uma noite de pesadelos reais e parecia não ter fim. Por volta de umas quatro da manhã, eu fui despertando lentamente, mas sem abrir os olhos. Minha mente estava acordando bem devagar e eu estava confuso se estava sonhando ou se realmente aquilo estava acontecendo. Logo depois eu consigo abrir os olhos e percebo que despertei, minha mente está acordada, porém eu não conseguia fazer nenhum movimento, meu corpo estava paralisado, eu não conseguia me mover, foi aí que o desespero começou.
Eu tentava gritar, chamar alguém, fazer algum movimento e não conseguia. A sensação que eu tinha é que eu estava me afogando e sendo sufocado, além de não conseguir fazer nenhum movimento, não conseguia falar também e nem pronunciar se quiser algum som. Isso durou por volta de cinco a dez minutos, que na minha cabeça parecia uma eternidade. Durante essa paralisia do sono, eu tinha a sensação que alguém estava no quarto me observando ou vigiando. Só quem passou por isso sabe como é assustador e tenebroso essas crises noturnas, entramos em pânico e achamos que vamos morrer naquele momento.
Dormir é algo prazeroso e relaxante, quem não gosta de uma boa noite de sono não é mesmo? Mas pra mim já estava se tornando um pesadelo, eu fiquei com medo de dormir, e aquilo começou a me perturbar. Logo quando saia das crises de paralisia, e de fato quando conseguia realizar os movimentos do meu corpo, eu sentia falta de ar, respirava fundo, ficava todo suado, era como se eu estivesse numa batalha entre um mundo imaginário e real. Já aconteceu de estar dividindo a cama, estar do lado de uma pessoa dormindo junto comigo, e simplesmente eu não conseguir fazer nada, nem falar e não fazer nenhum movimento. Muitas vezes eu tive alucinações, comecei a ver objetos saindo do lugar, outras tinha a sensação de estar caindo e despencando de algo ou flutuando sobre o meu próprio corpo. Já também tive alucinações auditivas, comecei a ouvir sons estranhos e ouvir vozes.
Eu nunca fiz um tratamento para resolver isso, até porque não tem cura, porém existem hábitos que podemos adotar para melhorar o sono e evitar essas crises. Especialistas falam que as principais causas da paralisia do sono são horários irregulares para dormir, privação do sono, estresse e dormir com a barriga para baixo.
A questão também é que a paralisia do sono divide opiniões, aí entra a questão ciência x espiritualidade. Muitos falam que é algo espiritual, já cheguei a ouvir que isso é coisa do demônio, batalha espiritual, enfim… Se olharmos pelo campo espiritual realmente é algo tenebroso mesmo, sem sombra de dúvidas, a angústia, pânico e medo fazem parte dessa crise. Mas também não posso afirmar que são demônios noturnos que estão vindo nos perturbar. Acredito na ciência e fui pesquisar, ler e estudar sobre de fato o que estava acontecendo comigo. Eu melhorei meus hábitos, tento dormir bem e no mesmo horário, cortei alguns vícios da cafeína a noite e agora minhas crises surgem uma vez ou outra.
Muitas pessoas desconhecem a paralisia do sono e nunca nem ouviu falar sobre isso. Mas a realidade é que isso atinge muita gente, o fato é que poucos procuram ajuda ou conhecimento sobre o assunto. Respeito tanto a ciência como também acredito no mundo espiritual e graças a busca de conhecimento essas crises diminuíram. Hoje não tenho mais medo e pânico de dormir como antes, faço minha oração todos os dias e os novos hábitos me ajudaram a ter noites mais tranquilas e sem crises. Se você sofre de paralisia do sono, procure ajuda e busque conhecimento sobre o assunto.