QUARTA-FEIRA, 18/03/2026

Em destaque

Do Nobel à água na Lua, veja os principais fatos astronômicos de 2020

2020 foi um ano fora do roteiro para a ciência

Publicado em 

De um lado, pesquisadores do mundo inteiro que colocaram carga máxima de trabalho para a descoberta da imunização contra a covid-19 – Missão cumprida!

De outro, cientistas que estudam o Universo adaptaram a rotina que exigiu isolamento social para garantir o andamento de descobertas que marcaram este ano. Com sucesso!

Para Rosaly Lopes, cientista brasileira na Agência Espacial Norte-Americana, até pouco tempo atrás era impossível pensar em uma jornada de trabalho feita de fora dos escritórios da Nasa.

Rosaly atua no Laboratório de Propulsão a Jato e é responsável por um dos principais estudos sobre Titã, a lua de Saturno que é um dos lugares mais cotados para existência de vida fora da Terra. Mas, com a chegada da pandemia, ela destaca que foi uma adaptação necessária e relativamente tranquila.

“Eu nunca gostei de trabalhar em casa, sempre preferi ir para o escritório. Todo o meu trabalho posso fazer em casa pela internet. Nós estamos tendo reuniões pequenas pela internet, que funcionam muito bem. Mas, esperamos que esta crise passe logo'', diz.

No Brasil, o Observatório do Pico dos Dias, em Minas Gerais, e do Valongo, no Rio de Janeiro e da Unesp, em São Paulo, tiveram as visitações suspensas.

Para o astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Signorini, dados captados antes da pandemia garantiram o home office, neste período.

Para ele, um desafio, além do trabalho e da divulgação científica, foi adaptar as horas em casa com os cuidados com as filhas ainda pequenas.

“O que acontece é que a maior parte do tempo a gente fica de frente para o computador analisando dados e esse trabalho não está sendo prejudicado. A grande dificuldade, no meu caso, é dividir o tempo entre cuidar das filhas pequenas e home office. É um desafio extra que a gente tem que aprender a lidar”, avalia.

O que dizer dos achados astronômicos de 2020?

Um ano marcado por eventos como eclipse solar, lunar, conjunção rara de Júpiter e Saturno e chuvas de meteoros – tantas registradas em nossos celulares.Tem mais! Ano de Nobel de Física para pesquisa sobre Buraco Negro, descoberta da fosfina em Vênus, de lançamento da Space X, que formalizou parceria da iniciativa privada com o governo americano, e missões rumo a Marte.

Com a palavra, os nossos cientistas:

Duilia de Mello, astrônoma, pesquisadora em projetos da Nasa e vice-reitora da Universidade Católica da América:

“Uma das descobertas que mais me chamaram a atenção foi a de água na superfície da Lua, feita pelo telescópio Sofia (da Nasa). Pela primeira vez, foi confirmada a presença de água confinada no solo lunar. Não foi que encontraram um lago, mas a molécula misturada no solo. Isso é importante por que a Nasa está programando enviar a Missão Artemis (a caminho do nosso satélite natural) com a primeira mulher à Lua, em 2024. Importante saber se há possibilidade de converter essas moléculas em água líquida para ser usada já na missão. O ano de 2020 vai ficar marcado pelo prêmio Nobel para os cientistas que comprovaram que existe um buraco negro no centro da nossa galáxia, destacando Andrea Ghez, que é a primeira dos nossos tempos a ganhar um prêmio Nobel. Ela é quarta mulher a ganhar um prêmio Nobel de Física de todos os tempos.”

Ricardo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações:

''Eu acho que descoberta de maior impacto na astronomia em 2020 foi a detecção de fosfina em Vênus. A fosfina é uma molécula que na Terra é produzida artificialmente, mas ela aparece em pântanos onde tem vida microbiana que não depende de oxigênio como fonte de energia. A hipótese mais interessante – somente uma hipótese – é que alguma forma de vida habitaria as nuvens nas partes mais altas, com temperaturas de 30 graus, que são mais aprazíveis do que os 470 graus na superfície do planeta. Essa é uma ideia que foi sugerida na década de 60 por Carl Sagan, famoso astrônomo do programa Cosmos. O mais interessante é que Vênus não estava no topo da lista de candidatos a ter vida no sistema solar, escoberta que foi bastante contestada pela comunidade astronômica internacional. O fato é que se mostrou que precisamos estudar com muito mais detalhes nossos vizinhos para entender melhor os caminhos que a vida pode percorrer no Universo.”

Hélio Jaques Rocha-Pinto, astrônomo, Diretor do Observatório do Valongo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro:

“A descoberta que mais me pareceu interessante em 2020 foi aquela feita por Ricardo Schiavon e Daniel Horta, que trabalham em Liverpool e que utilizaram dados do levantamento espectroscópico APOGEE para identificar a natureza das estrelas no centro da nossa galáxia. Eles identificaram que naquela região existe um grupo fóssil de estrelas que corresponde a uma galáxia que foi acretada pela Via Láctea há mais de 10 bilhões de anos. E que eles deram o nome de Herácles, em relação à mitologia de Hércules, Herácles que se alimenta do ''leite'' da Via Láctea”

Leonardo Andrade, professor do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte:

“Apesar da pandemia foi muito produtivo. Queria destacar um artigo da equipe que lidero da UFRN publicado na Monthly Notices of Royal Astronomical Society que apresenta fortes evidências de um planeta parecido com nosso Júpiter, mas ao redor de duas estrelas, sendo uma delas já morta. Neste trabalho conseguimos mostrar que o possível planeta é a melhor solução física para explicar a variação do período orbital destas duas estrelas. E ele se encontra em uma órbita estável. De acordo com a evolução das estrelas em sistemas binários, a formação dos planetas pode ocorrer quando estão as estrelas estão se formando (1ª geração) ou até após a morte de uma delas – que forma planetas a partir do gás ejetado ao morrer (2ª geração). Esse resultado abre importante janela da investigação dos exoplanetas. A possibilidade de um sistema de estrelas abrigar gerações diferentes de planetas sai dos livros de ficção científica para a realidade.”

Na próxima semana, vamos saber o que esse time espera para 2021.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Empregabilidade: MP garante vagas a vítimas de violência

Empregabilidade: MP garante vagas a vítimas de violência

Acordo em Rondônia destina vagas de emprego e capacitação a mulheres vítimas de violência, fortalecendo autonomia e rompimento do ciclo abusivo.
L
Vacinação antirrábica é transferida durante obras no Parque Circuito

Vacinação antirrábica é transferida durante obras no Parque Circuito

Serviço para cães e gatos passa a ser feito na Divisão de Zoonoses, no bairro Cascalheira
L

Tempestades intensas até sexta-feira colocam capital e regiões norte, noroeste e nordeste de Rondônia em alerta para alagamentos e raios

Condições atmosféricas favorecem tempestades frequentes e acumulados elevados de chuva nos próximos dias.
L

Brindes esportivos que viralizaram em grandes campeonatos: o guia definitivo para criar campanhas memoráveis e lucrativas

Brindes esportivos personalizados ganham força no marketing ao unir inovação, visibilidade e conexão com o público, transformando ações promocionais em experiências marcantes.
L
Diretor-geral da Aneel critica Enel por tentativa de suspender processo de caducidade

Diretor-geral da Aneel critica Enel por tentativa de suspender processo de caducidade

Sandoval Feitosa afirma que agência recorrerá de mandado de segurança; distribuidora tenta anular rito administrativo após falhas no serviço em São Paulo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Haddad propõe mudança no ICMS aos estados para conter preço dos combustíveis

Medida busca frear impactos do conflito no Oriente Médio e evitar greve de caminhoneiros; governadores resistem e alegam risco à arrecadação.
L
SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

SENAI-RO abre 840 vagas gratuitas para qualificação profissional em Rondônia

Cursos nas áreas industriais contemplam jovens e trabalhadores em cinco cidades, com opções presenciais e semipresenciais até abril.
L
Governo mobiliza 100 Procons para conter preços abusivos nos combustíveis

Governo mobiliza 100 Procons para conter preços abusivos nos combustíveis

Força-tarefa fiscaliza 19 mil postos em todo o país após registros de altas de até 36% no diesel; Senacon aciona Polícia Federal para investigar aumentos sem justificativa.
L
Brasil entra em "alerta máximo" com explosão de casos de sarampo nas Américas

Brasil entra em “alerta máximo” com explosão de casos de sarampo nas Américas

Em apenas dois meses de 2026, o continente registrou metade de todas as infecções de 2025; Ministério da Saúde intensifica bloqueio vacinal em fronteiras e áreas turísticas.
L
Caso de sarampo em bebê de 6 meses alerta para falhas na cobertura vacinal no Brasil

Caso de sarampo em bebê de 6 meses alerta para falhas na cobertura vacinal no Brasil

Embora o país mantenha o certificado de área livre da doença, a baixa adesão à segunda dose da vacina e o aumento de casos nas Américas preocupam especialistas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Orçamento 2027: audiência pública em Porto Velho

Orçamento 2027: audiência pública em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho convida moradores para audiência do Orçamento Participativo 2027, onde população poderá definir prioridades de investimentos no município.
L
Caminhada "Juntos Contra a Solidão" é tema entre Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS

Caminhada “Juntos Contra a Solidão” é tema entre Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS

Vereador Dr. Gilber e representante do CREAS definem preparativos para evento no Espaço Alternativo; ação celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down.
L
Eleições 2026: MP e TRE alinham ações em RO

Eleições 2026: MP e TRE alinham ações em RO

Reunião em Porto Velho integra MP Eleitoral e TRE para definir estratégias de segurança, prevenir fraudes e garantir transparência nas eleições de 2026.
L
Mães atípicas: Cristiane Lopes amplia capacitação

Mães atípicas: Cristiane Lopes amplia capacitação

Projeto apoiado por deputada Cristiane Lopes certifica mães atípicas em Ji-Paraná, amplia oportunidades e fortalece inclusão social e autonomia.
L
Alex Redano cobra envio urgente do PCCR do Ipem após 10 anos de espera

Alex Redano cobra envio urgente do PCCR do Ipem após 10 anos de espera

Deputado alerta para salários defasados e falta de estrutura na carreira de servidores do Ipem em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Ciclista e motociclista ficam feridos em grave acidente na zona leste

Colisão ocorreu no cruzamento das ruas Benedito Inocêncio e Daniela no bairro Três Marias
14
Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Polícia Militar desarticula ponto de venda de drogas no bairro Nova Esperança

Equipe do 5º Batalhão apreende diversos tipos de entorpecentes e prende suspeito após denúncias de tráfico em Porto Velho.
10
Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Carro é destruído por incêndio durante a madrugada em RO

Incêndio começou no motor enquanto o veículo trafegava pela Avenida Transcontinental; proprietário perdeu documentos e pertences.
12
Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Motorista de carro foge após atingir motociclista em RO

Vítima sofreu fratura na clavícula ao ser derrubada por veículo em marcha à ré na Avenida Padre Adolfo Rohl; passageira teve escoriações leves.
14
Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Garimpeiro é encontrado morto após desmoronamento no garimpo Bom Futuro

Equipes de resgate localizaram o corpo da vítima após buscas intensas com máquinas pesadas; outros três trabalhadores ficaram feridos no acidente em Ariquemes.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola Voo do Juriti reabre revitalizada e recebe alunos na zona Leste

Escola Voo do Juriti reabre revitalizada e recebe alunos na zona Leste

Unidade municipal inicia ano letivo nesta quinta-feira após reforma completa em parceria com a Arquidiocese
L
Após 17 anos, agricultor consegue emitir CAF em Porto Velho

Após 17 anos, agricultor consegue emitir CAF em Porto Velho

Documento abre acesso a programas, crédito rural e políticas públicas para produtores
L

Requerimento da Licença Ambiental: CAZIN & SILVA TRANSPORTES LTDA

 LAPP – Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Palestras reforçam prevenção às drogas em escolas de Porto Velho

Ação do Conepod e Sesdec reúne estudantes nesta quarta (18) e prevê novas atividades para ampliar a conscientização nas escolas
L
Escola Móvel: cursos de informática com inscrições abertas

Escola Móvel: cursos de informática com inscrições abertas

Inscrições para cursos da Escola Móvel de Informática do Idep seguem até domingo em Porto Velho, com vagas para jovens e adultos interessados no mercado digital.
L