TERÇA-FEIRA, 02/12/2025
Publicidade

Em destaque

CURIOSIDADES: Fim do mistério: nos 40 anos do Chester, empresa divulga fotos do animal vivo

Até então, a empresa costumava dizer, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tinha fotos de divulgação do bicho.

Publicado em 

Você já viu um Chester vivo? Pois bem. No ano em que comemora 40 anos da chegada do produto ao Brasil, a BRF, dona da marca Perdigão, põe fim a um mistério que durou décadas e mostra fotos do animal em vida. Até então, a empresa costumava dizer, por meio de sua assessoria de imprensa, que não tinha fotos de divulgação do bicho.

Durante o tempo em que permaneceu "escondido", muitas lendas foram criadas a respeito do Chester. Algumas diziam que ele não tinha cabeça ou que comia tanto a ponto de não conseguir se mexer. Tudo não passa de invenção, segundo Luciana Bulau, gerente executiva da Perdigão.

"O Chester é um animal muito saudável. O diferencial dele é uma genética que foi aperfeiçoada e o cuidado que ele recebe nas granjas e na alimentação. No passado, a Perdigão alimentou essa aura de mistério, mas hoje a gente é muito transparente sobre nossas granjas e a forma como nossos animais são cuidados", diz ela.

Afinal, o que é o Chester?

O Chester é uma marca registrada, e não uma espécie. A ave tem origem em uma linhagem de frango que foi trazida da Escócia para o Brasil em 1980. Poucos anos depois, ele passou a ser comercializado no país como concorrente do peru de Natal da Sadia –hoje, Sadia e Perdigão pertencem à BRF.

A produção do Chester se concentra na cidade de Mineiros, em Goiás. O tempo de criação é superior ao do frango convencional: o Chester é abatido quando tem em torno de 50 dias, 20 dias a mais do que o frango.

A alimentação também é diferenciada, com uma dieta balanceada, com vitaminas e minerais, específica para suas necessidades de desenvolvimento. Tudo isso gera diferenças no tamanho da ave e na carne.

Produção começa em março

Veja algumas curiosidades do Chester, segundo Luciana Bulau, gerente executiva da Perdigão:

–    É maior que o frango comum;

–    Não tem hormônios, conforme proibição da legislação brasileira;

–    Tem a carne mais macia;

–    O sabor é mais suave em comparação com outras aves natalinas;

–    70% da carne são concentradas no peito e nas coxas, partes nobres da ave;

–    Tem menos gordura que o frango;

–    Embora venha de uma linhagem de frango escocesa, só é vendido no Brasil;

–    Apesar de só ser vendido no Natal, a produção começa em março.

"Por ser um produto especial, concentramos as vendas no Natal, o que cria essa aura de expectativa e faz do Chester um símbolo do Natal brasileiro", diz a executiva da Perdigão.

A empresa não deu detalhes sobre o processo produtivo, mas, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), só são vendidos como Chester os machos sem defeitos –como contusões e fraturas.

As fêmeas dessa linhagem não crescem tanto quanto os machos. Por isso, são abatidas na mesma idade que os frangos convencionais e vendidas em cortes embalados em bandejas.

Os machos abatidos que não atendem ao padrão de qualidade para o produto natalino são transformados em produtos como peito, embutidos e processados de Chester.

Linha comemorativa para os 40 anos

Como parte da comemoração de 40 anos do Chester no país, a Perdigão ampliou a linha "Sabores do Brasil". Em 2020, são vendidas oito opções de Chester, com temperos diferentes: Chester Tradicional, Chester Azeite e Ervas, Chester Assa Fácil Tradicional, Chester Assa Fácil Pesto, Chester Mineiro (vendido apenas em Minas Gerais e Rio de Janeiro), Chester Gaúcho (comercializado apenas no Sul do país) e Chester Desossado.

A novidade de 2020 são as embalagens comemorativas e o Chester com Sabor Toque Caseiro, que leva diferentes temperos, como alho e cúrcuma, inspirado nas receitas enviadas pelos próprios consumidores, segundo a fabricante.

A empresa não divulga dados sobre vendas, mas afirma que o Chester tem mais de 50% do mercado de aves especiais do Natal, sendo um dos produtos mais vendidos dessa época do ano.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

BR-364 passa a contar com equipes operacionais em horário parcial

BR-364 passa a contar com equipes operacionais em horário parcial

Atendimento diário das 6h às 18h integra fase experimental da Nova 364.
L

Astro Produções e Portal das Américas promovem festa Marco Zero 2026 com Open Bar e dois palcos em Porto Velho

As produtoras Astro Produções e Portal das Américas se uniram para realizar o evento de virada de ano Marco Zero em 2026, prometendo um Open Bar a noite inteira, ambiente premium lounge e dois palcos temáticos para celebrar o novo ciclo em Porto Velho.
L
Prefeitura inicia decoração de Natal na Praça Jonathas Pedrosa

Prefeitura inicia decoração de Natal na Praça Jonathas Pedrosa

Praça no centro de Porto Velho começa a receber iluminação e adereços natalinos.
L
Energisa investe quase R$ 1 milhão para modernizar hospitais no Vale do Guaporé

Energisa investe quase R$ 1 milhão para modernizar hospitais no Vale do Guaporé

Eficiência energética melhora serviços de saúde em São Francisco do Guaporé e Costa Marques.
L
Chuvas intensas reforçam alerta em áreas de obras na cidade

Chuvas intensas reforçam alerta em áreas de obras na cidade

Período chuvoso exige atenção aos trechos interditados durante obras.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

OAB Rondônia vai à Justiça contra operadoras e Meta por falhas que facilitam o “Golpe do Falso Advogado”

OAB Rondônia vai à Justiça contra operadoras e Meta por falhas que facilitam o “Golpe do Falso Advogado”

Ação cobra biometria, bloqueio urgente de linhas e remoção rápida de perfis usados em estelionato digital.
L
OMS inclui canetas emagrecedoras em diretriz para tratamento de obesidade

OMS inclui canetas emagrecedoras em diretriz para tratamento de obesidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu a primeira orientação sobre terapias com GLP-1, as chamadas canetas emagrecedoras. O uso dos medicamentos é recomendado para o tratamento de longo prazo da obesidade, associado à dieta saudável e atividade física.
L
Defesa de Braga Netto recorre ao plenário do STF contra condenação por trama golpista

Defesa de Braga Netto recorre ao plenário do STF contra condenação por trama golpista

Os advogados do general Braga Netto apresentaram recurso pedindo absolvição e questionando a decisão do ministro Alexandre de Moraes. A defesa insiste que a condenação de Braga Netto a 26 anos de prisão deve ser revista pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).
L
Brasil insiste em acordo por PrEP de longa duração e transferência de tecnologia

Brasil insiste em acordo por PrEP de longa duração e transferência de tecnologia

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prioriza o acesso a novas estratégias de prevenção ao HIV, como o medicamento injetável lenacapavir. O Brasil busca parceria com a farmacêutica Gilead para obter a tecnologia e garantir a PrEP de longa duração no SUS.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Barco reforça transporte de comunidade quilombola no Guaporé

Barco reforça transporte de comunidade quilombola no Guaporé

Equipamento comprado com emenda fortalece escoamento da produção agrícola.
L
Cristiane Lopes entrega sala de informática e amplia inclusão digital em Alto Paraíso

Cristiane Lopes entrega sala de informática e amplia inclusão digital em Alto Paraíso

Espaço modernizado fortalece cursos de informática e impulsiona desenvolvimento local.
L
Samuel Costa critica rumos da Caminhada da Esperança

Samuel Costa critica rumos da Caminhada da Esperança

Pré-candidato afirma que movimento pode repetir desempenho pífio em 2026.
L
Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos

Eyder Brasil homenageia Escola Barão do Solimões pelos 100 anos

Parlamentar reconhece trajetória centenária da escola durante solenidade na Assembleia Legislativa.
L
Cooperativa de leite recebe trator com estilhadeira do senador Bagattoli

Cooperativa de leite recebe trator com estilhadeira do senador Bagattoli

Investimento fortalece produção no distrito de Triunfo, em Candeias do Jamari.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em RO

Polícia Militar cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em RO

Ação coordenada entre a Polícia Militar e o Núcleo de Inteligência de Ariquemes resultou na prisão do suspeito na tarde de ontem. O indivíduo foi detido e encaminhado à Unidade Prisional de Jaru para responder pelo crime de estupro de vulnerável em Tarilândia.
16
Homem com histórico psiquiátrico agride meninas gêmeas e familiares em Rondônia

Homem com histórico psiquiátrico agride meninas gêmeas e familiares em Rondônia

A Polícia Militar prendeu o agressor na própria residência, após atacar duas meninas de 12 anos e familiares na Avenida Padre Adolfo Rohl. O homem, que tem histórico de surtos psiquiátricos, foi contido por populares e o caso de agressão em Avenida Padre Adolfo Rohl foi levado à UNISP.
16
Casal morre em acidente grave entre Fiat Uno e caminhão em Terra Nova do Norte

Casal morre em acidente grave entre Fiat Uno e caminhão em Terra Nova do Norte

Sebastião Rodrigues de Freitas (78) e Nadir Odaci Teodoro Rodrigues (72) foram as vítimas fatais de uma colisão na estrada Paulo Vicente. O acidente em Terra Nova do Norte pode ter sido causado por um retorno irregular do caminhão caçamba.
18
Garota de programa que matou idoso por calote de R$ 500 fará exame de insanidade mental

Garota de programa que matou idoso por calote de R$ 500 fará exame de insanidade mental

A juíza Patrícia Bedin suspendeu o processo contra Emile A., acusada de matar o idoso Cecílio Coletti. A decisão visa avaliar se a acusada tinha consciência plena ao matar a facadas a vítima por calote de R$ 500.
16
Câmera flagra dois casais de ladrões saqueando casa de caminhoneiro em RO

Câmera flagra dois casais de ladrões saqueando casa de caminhoneiro em RO

O furto ocorreu no bairro Cristo Rei, onde a residência de um caminhoneiro foi invadida e saqueada por dois casais. Um vizinho conseguiu espantar os invasores, que deixaram um botijão de gás para trás, e as imagens dos ladrões em Vilhena foram entregues à polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: G & M COMERCIO E CONVENIENCIA LTDA

ALTERAÇÃO DE RAZÃO SOCIAL NA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L

Requerimento da Licença Ambiental: A DA S CAMARGO

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLICADA (LAS)
L
Jaru amplia horário de vacinação para facilitar emissão do certificado

Jaru amplia horário de vacinação para facilitar emissão do certificado

Atualização vacinal tem horário estendido em Jaru até 5 de dezembro.
L
José Carlos analisa reforma tributária e 36 anos de trajetória em Rondônia

José Carlos analisa reforma tributária e 36 anos de trajetória em Rondônia

Com atuação em contabilidade, direito e empreendedorismo, José Carlos de Oliveira relembra sua história, comenta os impactos da reforma tributária, fala sobre economia, agronegócio, e destaca sua contribuição ao Hospital do Amor por meio do Leilão Direito de Viver.
L
MPRO destaca ações ambientais após a COP 30 e reforça compromissos climáticos

MPRO destaca ações ambientais após a COP 30 e reforça compromissos climáticos

COP 30 evidencia urgência climática e fortalece atuação ambiental do MPRO.
L
Porto Velho corrige falhas antigas e melhora drenagem urbana

Porto Velho corrige falhas antigas e melhora drenagem urbana

Drenagem Porto Velho tem bocas de lobo reabertas para evitar alagamentos.
L

Requerimento da Licença Ambiental: IZAQUIEL CLAUDINO DE ALMEIDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e INSTALAÇÃO
L
Mais de 440 alunos se formam no Proerd em Jaru

Mais de 440 alunos se formam no Proerd em Jaru

Proerd Jaru certifica estudantes do 5º ano em cerimônia
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: H.J.T.T ODONTOLOGIA LTDA

Licença de Operação Nº 012/2022/SEMMA/PMV
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.