SEGUNDA-FEIRA, 02/03/2026
Publicidade

Em destaque

Usuário de ônibus na capital ganha nova empresa a partir desta quinta. será que dessa vez vai dar certo?

PERGUNTINHA: Você acredita que agora, finalmente, o sistema de transporte coletivo em Porto Velho vai funcionar à altura do que o usuário merece ou que daqui a algum tempo, tudo voltará a ser como antes?

Publicado em 

Não se pode ignorar o enorme esforço, da Prefeitura de Porto Velho, mas principalmente da nova empresa, que começa agora a buscar uma solução definitiva para a enorme crise do sistema de transporte da Capital. O problema vem de anos, mas desde que o antigo consórcio foi destroçado no governo do ex prefeito Mauro Nazif, a população que depende de ônibus, viu o que é trocar o que funcionava mais ou menos por algo que jamais funcionou. Nazif prometeu mundos e fundos. Não cumpriu.  É sempre bom lembrar que sua decisão de trocar os responsáveis pelo transporte na cidade teve amplo aval da Justiça, já que todas as tentativas do então detentores dos direitos de manterem o serviço, não foram acatadas no Judiciário. Há que se fazer, ao menos esse rápido retrospecto da situação, que culminou agora com o consórcio vencedor da concorrência no governo anterior, o Sim, abandonando o atendimento à população, para se compreender o que ocorreu. Recentemente, quando já estava programado para começar em setembro, a empresa JTP, vencedora da concorrência, viu outro processo se arrastando na Justiça, até, que enfim, houve uma decisão que optou por priorizar as necessidades dos milhares de porto velhenses que dependem de ônibus para saírem de suas casas para trabalho, lazer, escola e por aí vai… Com o atraso da previsão inicial, marcou-se para a segunda quinzena de outubro o início das  atividades da JTP. No final das contas, em função do abando do consórcio Sim, a nova empresa teve que adiantar, à base de muita correria e sacrifício, o início das suas atividades. A data é exatamente essa quinta-feira, 01 de outubro, o que será confirmado numa entrevista coletiva do prefeito Hildon Chaves.

Todos os problemas estarão resolvidos, então? Obviamente que não. Há uma tendência de que as coisas melhorem para o usuário, em função de algumas transformações já constatadas, na prática. O sistema começará com vários ônibus zero quilômetro e muitos outros seminovos. Promete-se novas linhas, nova estrutura, nova filosofia. Será um enorme desafio para os responsáveispela empresa, conseguirem  manter tudo o que prometeram e que está garantido pelo edital que a escolheu. Até porque em Porto Velho, levantamento oficial de outra concorrente, que desistiu de participar da concorrência, chega perto de 70 por cento o número de passageiros que ou não pagam passagem (idosos, deficientes e vários outros beneficiados) ou que pagam meia tarifa (estudantes), sem qualquer contrapartida do Poder Público. Ou seja, é a própria empresa privada que tem que bancar todos esses benefícios, vários deles concedidos de forma irresponsável, por leis demagógicas, que todos sabemos muito bem de onde partem. Enfim, os mais de 100 mil porto velhenses que precisam de transporte coletivo, terão, a partir dessa quinta, pelo menos a esperança renovada de que, finalmente, tenham um sistema digno das suas necessidades. Esperemos para ver, antes de comemorar…

MINISTRO VEM VISTORIAR PONTE E LANÇAR OBRAS

O deputado rondoniense Lúcio Mosquini, líder da bancada federal de Rondônia, foi convidado para ser um dos novos vice-líderes do governo Bolsonaro na Câmara Federal. Mosquini, aliás, tem se aproximado muito do Presidente da República, em várias ocasiões. Um dos temas mais defendidos por Mosquini, a regularização fundiária no país e especialmente na nossa região, é também uma proposta importante no contexto do programa do atual governo.    Mosquini, aliás, é um dos convidados, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para eventos que ocorrerão nesta sexta-feira, dia 2, quando ele vier ao Estado. O ministro e sua comitiva visitarão  da Ponta do Abunã. Tarcísio também vai assinar acordo com o Exército para obras da Travessia de Jaru, na BR 319 e da implantação de seis passarelas de pedestres na BR 364, em Porto Velho.   Certamente, durante sua estada entre nós, um dos grandes temas, fora da agenda oficial, será a questão do asfaltamento da B 319, que já começou.

GOVERNADOR ALERTA PARA ESCOLHA DO ELEITOR

Neste Blog, na edição de quarta, foi comentada a questão de que a maioria dos candidatos, infelizmente, entra na política para se dar bem, esquecendo-se de quais deveriam ser suas verdadeiras missões. Leitor assíduo desse espaço, o governador Marcos Rocha escreveu um comentário sobre o tema, publicado aqui, na íntegra: “realmente o eleitor deve saber muito bem em quem votar. Não votar em quem deu presentes, no amigo, no vizinho, mas sim em quem ele tem certeza que tem condições reais de contribuir com o desenvolvimento da população”. Continua: “a ganância por Poder e dinheiro, que gera a corrupção, é destrutiva, não somente para quem as pratica; também é destruidora das famílias e da sociedade”. Ao concluir, Marcos Rocha acentuou: “devemos relembrar o que já passamos com a velha política e quanto atraso isso provocou. Mas também há necessidade de se tomar cuidado para não escolher o que parece ser novo. Tem o antigo na política que é sério; tem o antigo que tem que sair; tem o antigo que não pode voltar, mas também tem o novo, fincado em velhas práticas, que não pode entrar. Toda atenção é pouca!”

SEM FERIADO AGORA, MAS COM FERIADÃO EM JANEIRO

Chega de tanto feriado, ainda mais agora, quando a economia começa, mesmo que ainda lentamente, a se recuperar. O que precisamos é trabalhar duro, para recuperar o tempo perdido, mesmo enquanto ainda lutamos contra a pandemia. Portanto, houve bom senso na decisão do prefeito Hildon Chaves, em transferir o feriado de 2 de outubro, aniversário de Porto Velho, que seria comemorado nesta sexta, para o quinto dia do mês de janeiro. Embora a transferência representa um longo feriadão (4 de janeiro, aniversário do Estado, cai numa segunda-feira e o dia 5 numa terça), ao menos empurramos mais para a frente o assunto, porque agora não é hora de as empresas fecharem (de novo!) suas portas.  A decisão do prefeito, segundo nota oficial, atendeu pedidos das lideranças empresariais da Capital. O decreto com a mudança de data do feriado já foi assinado e, portanto, a sexta será dia normal de trabalho. Quando janeiro chegar, provavelmente já com a pandemia controlada (tomara!), o feriadão será emendado com as festas de final de ano (dia 1º será numa sexta) e então teremos cinco dias diretos de paralisação.

ASSEMBLEIA ANALISA AÇÃO POPULAR CONTRA LEBRÃO

Há um longo trâmite, baseado no mesmo sistema da Câmara Federal, adotado em situações como essa. A Assembleia Legislativa foi instada, por ação popular já registrada no Parlamento, a cassar o mandato do deputado Jose Lebrão. O pedido se baseia nas imagens de vídeos divulgados durante a operação da Polícia Federal e Ministério Público, em que o parlamentar aparece recebendo dinheiro de um empresário, que delatou o esquema. Foram presos na ocasião e afastados de seus cargos por 120 dias, os prefeitos de Rolim de Moura, Luizão do Trento; de Ji-Paraná, Marcito Pinto e as prefeitas de Cacoal, Glaucione Rodrigues e de São Francisco do Guaporé,Gislaine Lebrinha, filha do parlamentar. A ação popular exige que o caso seja investigado e o decano dos parlamentares rondonienses perca seu mandato. Lebrão está em seu quinto mandato e foi o deputado com a maior votação na eleição de 2018. Fez 20.357 votos. Na sua cidade, São Francisco do Guaporé, chegou a 58 por cento de todos os votos validos. O caso agora será analisado por comissões da Assembleia Legislativa e por sua Corregedoria. O empresário que delatou o esquema já tinha sido envolvido em duas operações anteriores, como réu e não foi incluído no processo como corruptor. Está fora do país.

MINISTRO NEGA HABEAS CORPUS A TRÊS DOS PRESOS

Por falar na operação contra a corrupção, que abalou o Estado, três dos cinco presos pediram habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça. Não deu certo a tentativa dos advogados de Glaucione Rodrigues, do seu marido Daniel Neri e de Luiz Ademir Schock, o Luizão do Trento. Ao menos por enquanto, eles permanecerão presos. O ministro Joel Paciornick, do STJ, negou os pedidos de liminar encaminhados pelo trio. Eles continuarão detidos em Ji-Paraná, onde estão, aliás, desde a sexta passada, quando a Operação Reciclagem foi colocada em prática. O ministro afirmou que, antes de tomar nova decisão, quer ouvir os argumentos do Tribunal de Justiça de Rondônia, que, através do Desembargador Roosevelt Queiroz. Roosevelt foi o magistrado que autorizou a prisão do quinteto. Não se sabe quando será definida uma nova decisão. Sobre os outros dois que ainda estão presos, o prefeito de Ji-Paraná, Marcito Pinto e de São Francisco, Gislaine Lebrinha, não há informação sobre pedidos de habeas corpus por seus advogados. Nessa quinta, certamente, haverá mais informações sobre o lamentável assunto.

VÍRUS JÁ MATOU 1.357 RONDONIENSES E QUASE 144 MIL BRASILEIROS

Subiu de novo o numero de casos de afetados pelo coronavírus no Estado, entre a terça e a quinta-feira, mas caiu de novo (embora qualquer número, nessa estatística, entristeça a todos) o número diário de óbitos. Na terça, tivemos um total de 11 mortes registradas. Na quarta, esse número já caiu para quase a metade. Foram seis, duas das quais na Capital. Chegamos a 65.911 casos registrados; 57.888 recuperados e 252 pacientes ainda internados, além de 1.357 mortos. Um número importante, detectado no Boletim de número 196 da Sesau, é que chegamos já a um total de 205.200 testes realizados, certamente o maior número, proporcionalmente à população, em todo o país. A Covid diminui e cresce, enquanto a tendência agora seja de queda. Por isso tudo, é importante se manter todos os cuidados. No país inteiro, já chegamos aos 4 milhões e 800 mil casos e, infelizmente, chegando perto das 144 mil mortes. É como se toda a população de Ji-Paraná e Monte Negro, juntas, tivessem sumido deste Planeta. Uma tristeza que todos os brasileiros estamos sofrendo…

KASSIO NUNES DEVE SER O NOVO MINISTRO DO STF

A menos que aconteça uma daquelas surpresas que ninguém imaginou, já está escolhido o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, para substituir o ministro Celso de Mello, que se aposenta no próximo dia 13 deste mês. Todas as fichas apontam que o presidente Jair Bolsonaron indicará o desembargador Kassio Nunes, hoje no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Será o primeiro nome que Bolsonaro indicará para a mais alta corte brasileira. A escolha teria sido também referendada por pessoas muito próximas ao Presidente. Até o início da semana, Kassio não estava entre os nomes até então mais cotados para a indicação. Fontes do Planalto, contudo, começaram a deixar vazar o nome do Desembargador, até que ficasse claro que a escolha já teria sido feito, faltando apenas o anúncio oficial. O futuro novo ministro, que é dado como certa, é natural do Piauí, mas não é magistrado de carreira. Ele começou sua carreira como indicado pelo Quinto Constitucional da OAB. Foi escolhido para o TRF-1 pela ex presidente Dilma Rousseff, numa lista tríplice. Bolsonaro indicará também, ainda nesse mandato, o nome do substituto do ministro Marco Aurélio de Mello.

PERGUNTINHA

Você acredita que agora, finalmente, o sistema de transporte coletivo em Porto Velho vai funcionar à altura do que o usuário merece ou que daqui a algum tempo, tudo voltará a ser como antes?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

EUA negam ataque iraniano a porta-aviões

EUA negam ataque iraniano a porta-aviões

Centcom afirma que mísseis do Irã não atingiram o USS Abraham Lincoln e diz que operações militares seguem no Oriente Médio.
L
Alerta: Energisa orienta sobre risco com cabos rompidos

Alerta: Energisa orienta sobre risco com cabos rompidos

Energisa alerta que fios partidos podem continuar energizados e reforça cuidados em dias de chuva e ventania para evitar acidentes graves.
L
Semana começa sob alerta máximo: Rondônia terá temporais intensos e risco de alagamentos

Semana começa sob alerta máximo: Rondônia terá temporais intensos e risco de alagamentos

Inmet e CPTEC indicam acumulados acima de 50 mm e risco de tempestades severas até terça-feira (3) em diversas regiões do estado.
L
Lua de Sangue: Brasil verá eclipse parcial

Lua de Sangue: Brasil verá eclipse parcial

Eclipse lunar da próxima terça-feira começa às 5h44, mas a fase total da chamada Lua de Sangue não será visível na maior parte do Brasil.
L
Justiça suspende contrato do transporte inter-hospitalar em RO

Justiça suspende contrato do transporte inter-hospitalar em RO

Decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia impede empresa de assumir serviço e reforça debate sobre legalidade e transparência na saúde pública estadual.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ali Khamenei tem morte confirmada pelo governo do Irã

Teerã decreta 40 dias de luto nacional após anúncio; Donald Trump afirma que ataques continuarão
L
Prefeitura de PVH reduz custo do frete rural

Prefeitura de PVH reduz custo do frete rural

Programa Transporte da Produção Rural já beneficiou 128 produtores com economia no frete e mais de 200 toneladas escoadas em 2025.
L

Nota de pesar: Manoel Brito Ferreira

Motorista dedicado e apaixonado pela família, Manoel Brito Ferreira será lembrado pela generosidade, alegria contagiante e amor pelo Vasco da Gama.
L
Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Agro: Gustavo Nobre de Azevedo fala sobre Regularização Fundiária Urbana

Neste sábado, dia 28, às 11h, o Momento Agro recebe o advogado Gustavo Nobre de Azevedo para esclarecer dúvidas sobre Regularização Fundiária Urbana e seus impactos para moradores e produtores.
L
Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Sintonia 360: Raymisson Correa fala sobre o Bloco Leste Folia

Programa Sintonia 360 recebe Raymisson Correa para falar sobre organização, segurança e cultura no Bloco Leste Folia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho abre inscrições para triênio 2026–2029

Entidades podem se inscrever até 6 de março para compor o colegiado que fortalece o controle social do SUS no município.
L
CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

CREA-RO anuncia preparação de novo concurso público em Rondônia

Conselho Regional confirma vagas para Agente Fiscal e Assistente Administrativo; provas serão aplicadas em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

CNU 2025: Governo convoca novos candidatos para confirmar interesse em vagas

Atualização das listas de classificação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial; prazo para manifestação começa neste sábado e termina em 2 de março.
L
Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Nikolas ataca Lula e defende prisão de Moraes

Em ato na Avenida Paulista, deputado Nikolas Ferreira chama Lula de “bandido” e afirma que destino de Alexandre de Moraes é a cadeia.
L
Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Edevaldo Neves prestigia 5ª Copa em Espigão

Deputado Edevaldo Neves participa da 5ª Copa da Linha São Paulo, em Espigão do Oeste, e reforça apoio ao esporte amador como ferramenta de inclusão social.
L
Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Ministério do Turismo lança pesquisa para mapear necessidades de viajantes neurodivergentes

Iniciativa em parceria com a UEA busca subsidiar guia de boas práticas para hotéis e restaurantes; questionário online pode ser respondido até 30 de março.
L
Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Governo Federal prepara o programa Brasil Soberano 2.0 para socorrer indústrias

Plano visa apoiar setores de aço, alumínio e autopeças afetados pelas sobretaxas de importação dos EUA; BNDES utilizará R$ 13 bilhões em recursos remanescentes.
L
Haddad classifica caso do Banco Master como "pancada" histórica no setor financeiro

Haddad classifica caso do Banco Master como “pancada” histórica no setor financeiro

Ministro da Fazenda descarta risco sistêmico imediato, mas confirma que fraude pode consumir até 50% dos recursos do Fundo Garantidor de Crédito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Operação Hiléia flagra desmatamento e apreende escavadeira em RO

Batalhão de Polícia Ambiental identifica destruição de 14 hectares de floresta nativa em reserva legal e responsabiliza envolvidos.
14
Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Operação Vesúvio localiza comboio com madeira ilegal em RO

Forças integradas encontram três caminhões com 39 toras de madeira nativa próximo ao Parque Nacional Mapinguari, em Porto Velho.
12
Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Mulher é presa com 16 kg de maconha em Porto Velho

Suspeita foi flagrada com 16 tabletes da droga após denúncia anônima e confessou que receberia R$ 3,5 mil pelo transporte.
14
Vigilante é baleado no Ministério da Agricultura em Porto Velho

Vigilante é baleado no Ministério da Agricultura em Porto Velho

Tentativa de roubo termina em troca de tiros e deixa vigilante ferido no prédio do MAPA, na capital rondoniense.
14
Homem é preso após furtar picanhas e chocolates na Mamoré

Não domingou: Suspeito é preso ao furtar picanha e cerveja a mando de traficante no Meta 21

Suspeito de 28 anos foi detido pela Polícia Militar após tentar sair de supermercado na Meta 21 da Avenida Mamoré com carnes, chocolates, cerveja e outros produtos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã e Israel intensificam ataques no Oriente Médio

Irã e Israel intensificam ataques no Oriente Médio

Guarda Revolucionária do Irã anuncia nova ofensiva contra Israel e bases dos EUA após morte de Ali Khamenei; conflito amplia tensão na região.
L
Papa pede diálogo e condena violência no Oriente Médio

Papa pede diálogo e condena violência no Oriente Médio

Leão XIV faz apelo por diplomacia após ataques de EUA e Israel ao Irã e manifesta solidariedade às vítimas das chuvas em Minas Gerais.
L
Morte de Khamenei eleva tensão entre Irã, EUA e Israel

Morte de Khamenei eleva tensão entre Irã, EUA e Israel

Após assassinato de Ali Khamenei, Irã promete retaliação a EUA e Israel; Donald Trump ameaça resposta com força inédita e Netanyahu convoca iranianos a reagir.
L
PM recupera moto furtada e prende dupla no Mariana

PM recupera moto furtada e prende dupla no Mariana

Polícia Militar prende dois homens e recupera motocicleta com registro de furto durante patrulhamento do BPTAR no bairro Mariana, em Porto Velho.
14
Livro reúne jovens contra o racismo ambiental

Livro reúne jovens contra o racismo ambiental

Projeto da ActionAid reúne 350 crianças e adolescentes de seis estados em livro que denuncia o racismo ambiental a partir de vivências em favelas, comunidades rurais e territórios indígenas.
L
Força Tática prende suspeitos após roubo no Carnaval

Força Tática prende suspeitos após roubo no Carnaval

Força Tática prende dois homens e apreende dois menores após roubo durante a Operação Carnaval na região central de Porto Velho, na madrugada deste domingo.
14
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 160 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 160 milhões

Mega-Sena acumula após ninguém acertar as seis dezenas do concurso 2.978 e próximo sorteio pode pagar R$ 160 milhões, segundo a Caixa.
L
Homem é preso por agredir companheira no Universitário

Homem é preso por agredir companheira no Universitário

Homem de 26 anos é preso após agredir companheira com cabo de vassoura durante caso de violência doméstica no bairro Universitário, na madrugada de domingo.
16
Março reúne datas de igualdade e memória

Março reúne datas de igualdade e memória

Dia da Mulher, combate à discriminação, inclusão e meio ambiente marcam as principais datas e efemérides de março de 2026 no Brasil e no mundo.
L
Conselho de Segurança convoca reunião após ataques

Conselho de Segurança convoca reunião após ataques

Conselho de Segurança da ONU realiza reunião de emergência após ataques de EUA e Israel ao Irã e discute riscos à paz internacional.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.