SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Bolsonaro só deve inaugurar Ponte do Abunã em fevereiro. Ministro visita a obra no início de outubro

PERGUNTINHA: Você já escolheu seu candidato à Prefeitura de Porto Velho, entre os 16 nomes lançados ou vai esperar o desenrolar da campanha para decidir?

Publicado em 

Notícias boas, outras nem tanto, quanto o assunto é a ponte sobre o rio Madeira, na ponta do Abunã, que vai nos ligar ao Acre por via rodoviária e ligar o Brasil ao Pacífico, via Peru, um sonho acalentado desde os anos 90, quando o então empresário e vice-governador Miguel de Souza (no governo de José Bianco), começou a lutar para que o devaneio se tornasse realidade. Fazendo uma rápida retrospectiva, a ponte de mais de 1 quilômetro, foi projetada ignorando-se a época das cheias. Ou seja, do lado de cá do rio Madeira, ela ficaria inacessível, pela subida das águas, durante vários meses. Todo o projeto teve que ser refeito. Afora isso, além de se ter que construir um acesso que superasse as cheias, houve necessidade de se ampliar a ponte em mais 400 metros, do lado de cá, para que, aí sim, ela fosse viável e dê passagem ao transito o ano todo. A boa notícia é sobre o acesso. A empresa Madecon, rondoniense da gema, que já fez obras como a conclusão dos viadutos e as pistas laterais da BR 364, via Dnit, é a responsável pelo acesso do lado de cá do Madeirão. O cronograma está sendo rigorosamente cumprido, com as obras andando praticamente 24 horas por dia. Para se ter ideia da grandeza do trabalho, estão sendo movimentados nada menos do que 350 mil metros cúbicos de terra. Está sendo construída uma superinfraestrutura, para que não haja nenhum problema, mesmo em tempo de cheias, para a passagem pela ponte.

A notícia que não é tão boa (embora seja comum em obras públicas), é que dificilmente os novos 400 metros de extensão da ponte sejam concluídos até dezembro. No último mês do ano, o presidente Jair Bolsonaro já havia agendado sua vinda a Rondônia, exatamente para entregar a histórica obra, iniciada bem antes, mas concluída no seu governo, a um custo final que vai ultrapassar, fácil, os 200 milhões de reais. Especialistas em obras complexas como essas, ouvidos por esse Blog, disseram que dificilmente tudo estará pronto antes de meados ou do final de fevereiro. Embora seja mais uma vez empurrada com a barriga, a gigantesca obra da ponte, que terá ares de internacional, pela ligação que propiciará com outros países, será sim entregue, embora só daqui a seis meses. Daqui a 12 dias, em 2 de outubro, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, um dos mais elogiados do atual governo, virá ao Estado. Vem entregar oficialmente as obras das pistas laterais da BR e outras obras do Dnit na cidade e visitará as obras da ponte, em Abunã. Provavelmente lá vai anunciar os novos prazos para entrega definitiva da obra. Bolsonaro terá que mudar sua agenda sobre Rondônia. De dezembro para fevereiro do ano que vem.

RECORDE DE CANDIDATOS EM PORTO VELHO

Nunca, na história de Porto Velho, desde que começaram as eleições diretas para Prefeito, quando foi eleito Jerônimo Santana, houve tantos postulantes à cadeira de comandante do gabinete hoje instalado no prédio do Relógio. No total, 16 nomes foram escolhidos por múltiplos partidos, em busca da vitória. Dos 16, talvez meia dúzia tenha chances reais. No pacote de tantas candidaturas, muitas foram postas porque até a 25ª hora, o atual Prefeito Hildon Chaves anunciou que disputaria a reeleição. Claro que a hipótese de que há candidaturas mais fortes, outras menos e outras sem chance alguma, se baseia na experiência política e de quem conhece a tendência do eleitorado. Mas é sempre bom lembrar que na última disputa, Hildon Chaves saiu da última colocação, nas primeiras pesquisas, para uma estrondosa vitória nas urnas. Mas se der a lógica, não há mais que meia dúzia de postulantes com alguma chance real. 

VEJA QUEM SÃO OS 16 QUE DISPUTAM A PREFEITURA

Os 16 nomes que os puseram a disposição do eleitorado, são os seguintes: Breno Mendes (Avante), Cristiane Lopes (PP), Edvaldo Soares (PSC), Eyder Brasil (PSL), Geneci Gonçalves (PSTU), Hildon Chaves (PSDB),  Leonel Bertolin (PTB), Lindomar Garçon (Republicanos), Coronel Ronaldo (Solidariedade),  Pimenta de Rondônia (PSOL),  Ramon Cajuí (PT),  Ruy Parra Motta (PDT), Samuel Costa (PC do B),  Ted Wilson (PRTB) .  Vinicius Miguel (Cidadania), Williames Pimentel (MDB). A maioria dos candidatos já tem seus vices. Dos nomes considerados com mais chances, ainda estão sem parceiros de chapa o prefeito Hildon Chaves, o professor Vinicius Miguel e a vereadora Cristiane Lopes. Lindomar Garçon e o Coronel Ronaldo já escolheram suas parcerias. A maioria dos 16 já está com a chapa completa. Todos os partidos podem lançar , cada um, até 32 candidatos à Câmara Municipal. Ou seja, no total, poderemos ter 512 porto velhenses disputando as 21 cadeiras da Câmara.

TRÊS COM MAIS CHANCES CONTINUAM SEM VICES

Eram quatro. Agora são três os nomes, entre os que teoricamente têm mais chance na disputa pela Prefeitura, que continuam sem confirmar seus vices. As atas de seus partidos, por isso, só serão encaminhadas à Justiça Eleitoral quando o assunto for definido. O último prazo é dia 26, o próximo sábado. O último do quarteto a confirmar o vice , foi o emedebista Williames Pimentel. Ele optou pelo nome do juiz aposentado Marco Antônio Faria, que inclusive já foi chefe da Casa Civil no governo Confúcio Moura, entre outras múltiplas atividades públicas. Hildon Chaves continua tentando cooptar Maurício Carvalho para ser seu parceiro de chapa. Os dois já tiveram mais que uma conversa, mas até a noite deste sábado, o martelo não havia sido batido. Cristiane Lopes também está sem vice. Conversa com vários partidos, mas ouve-se nos bastidores que ela estaria esperando fechar um acordo com o Podemos, de Léo Moraes, partido que é a “noiva” da vez na política local, por causa da liderança de Léo. Mas há quem diga que ele pode preferir um acordo com Eyder Brasil, do PSL. Até agora, nada acertado. O outro nome, até agora solitário, é o de Vinicius Miguel. Ele teve várias conversas, mas até agora não há martelo batido. A semana que começa é a última que o trio tem para definir suas respectivas chapas.

TIZIU, FOLLADOR E GILVAN: DISPUTA DURÍSSIMA EM ARIQUEMES

Ariquemes terá uma disputa quentíssima pela Prefeitura. Pelo menos três candidaturas muito fortes estão postas. Sem o prefeito Thiago Flores, que está fora da sucessão, a batalha será entre três grupos dos mais representativos. Um deles, com o empresário e ex deputado Tiziu Jidalias encabeçando a chapa e a presidente da Câmara de Vereadores, Carla Redano, como sua vice, vem com apoios importantes, inclusive de uma das grandes lideranças daquela região, o deputado Alex Redano, futuro presidente da Assembleia Legislativa.  O outro vem com um Frentão de partidos. Lucas Follador, o atual vice, concorre pelo DEM, com apoio de dez partidos: DEM, PSDB, PSD, PL, PTC, PROS, PMN, PSC, AVANTE E PODEMOS). A terceira coligação é liderada pelo MDB e vem com a dobradinha Gilvan Ramos (que foi secretário de Estado no governo dele) na cabeça de chapa e Fernando Vilas de vice. É uma chapa forte e com um cabo eleitoral de luxo: o ex governador de dois mandatos e hoje senador Confúcio Moura. Todos são muito fortes. Será uma disputa duríssima na Ariquemes de Thiago Flores.

PRODUTORES DENUNCIAM: FISCAIS USAM METRALHADORAS

Os protestos contra exageros na fiscalização em questões ambientais, contra produtores rurais no Estado, já haviam merecido pronunciamento do deputado Lebrão, nessa semana, pelas redes sociais. Agora, se somou a ele outra voz poderosa: a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes. Ele se disse indignado com a Sedam, a secretaria que cuida do meio ambiente no Estado, “por estar perseguindo a multando o setor produtivo.  “É esse setor que está salvando o Brasil, mas os produtores reclamam, com razão, quando dizem que estão sendo tratados como bandidos. Eles pedem socorro”, prosseguiu o parlamentar. Laerte diz que as denúncias que recebeu são de que a Sedam e a Polícia Ambiental "estão agindo de forma covarde, notificando e já multando". Dessa forma, pressionam produtores rurais da BR-429 em São Francisco do Guaporé e Costa Marques, e ainda no distrito de São Domingos. Laerte diz que a Assembleia vai convocar o comandante do Batalhão Ambiental e o secretário da Sedam para dar explicações. “Somos um Estado produtivo, e essa produção está salvando Rondônia nesse grave momento que passamos com a Covid-19. Há denúncias de que os fiscais “chegam com metralhadoras em propriedades rurais, atemorizando, onde há crianças e pessoas trabalhando honestamente”. E concluiu. “isso é uma covardia!”

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PRIVILEGIA OS MAIS RICOS

Aliás, sobre as questões ambientais, um especialista no assunto comentou ao Blog que há uma grande injustiça na atual legislação, contra pequenos e médios produtores. Ele usou um exemplo simples. Com a decisão de que só se pode derrubar 20 por cento da área, quem tem, por exemplo, 100 hectares, o que corresponde a 42 alqueires. Ao desmatar apenas 20 por cento da área, ou pouco mais de oito alqueires, resta uma área insuficiente para manter os agricultores   produzindo para sua manutenção e para sobreviver da sua produção. O benefício, portanto, é para os grandes proprietários, dentro desse raciocínio. Quem tem uma área, por exemplo, de 10 mil hectares, ao desmatar 20 por cento dela (algo em torno de 800 alqueires),ainda lhe restam 8 mil hectares para a produção, o que já é uma área onde pode haver grande produção. Teoricamente, portanto, ao usar o mesmo percentual para todas as propriedades, a legislação privilegia quem já é privilegiado. E pune, mais uma vez, quem mais precisa de área para produzir e sobreviver. O raciocínio, pelo menos, é lógico!

LONGE DE NOS LIVRARMOS DA PRAGA: 51 MORTES NA SEMANA

Em sete dias, do último domingo, dia 13 até a noite do sábado, os números do coronavírus, embora tenham diminuído um pouco, ainda estão longe de nos deixar despreocupados. No domingo passado, por exemplo, o número de óbitos era de 1.246. Sete dias depois, saltou para 1.297. Ou seja, nesse curto período, tivemos 51 mortes, uma média superior a sete vidas perdidas a cada 24 horas. Este sábado foi exceção, com três mortes, nenhuma na Capital. Eram 60.484 registros de pessoas contaminadas desde o primeiro caso e agora são, segundo o Boletim 185 da Secretaria de Saúde, nada menos do que 62.697, somando 2.213 novos registros, ou uma média superior a 316 casos por dia. Os números caíram bastante, mas ainda são assustadores. Do total de mortos, até agora, 53 por cento, ou seja, 692 foram de vítimas de Porto Velho. Até agora temos 54.341 recuperados, representando quase 87 por cento do total. Somos ainda os líderes nacionais em testes realizados, proporcionalmente à população: mais de 191 mil. Ainda temos muito a sofrer, antes que nos livremos dessa praga.

PERGUNTINHA

Você já escolheu seu candidato à Prefeitura de Porto Velho, entre os 16 nomes lançados ou vai esperar o desenrolar da campanha para decidir?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mulheres negras LBTI finalizam diagnóstico para ampliar acesso a direitos

Mulheres negras LBTI finalizam diagnóstico para ampliar acesso a direitos

Reunidas em Brasília no Dia da Consciência Negra, ativistas preparam relatório nacional sobre falhas em políticas públicas que culminará na Marcha das Mulheres Negras, em 25 de novembro.
L

Mariana Belandi destaca empreendedorismo e apresenta o podcast Bora Alí no Giro News

No Giro News, a empresária Mariana Belandi compartilhou sua trajetória, falou sobre sua atuação no empreendedorismo e detalhou o propósito do novo podcast Bora Alí, voltado a valorizar Rondônia e quem constrói o estado.
L

Conexão RH recebeu Elton Vieira, esporte e saúde em foco

No Conexão RH, Elton Vieira compartilhou experiências, aprendizados e alertas sobre saúde, prevenção e esporte em uma conversa leve e inspiradora.
L
Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Iniciativa vai beneficiar 50 alunos com atividades culturais no bairro Cristo Rei.
L
Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inicia programação especial do feriado com quatro dias de música ao pôr do sol

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inicia programação especial do feriado com quatro dias de música ao pôr do sol

De quinta a domingo, o Palco Pôr do Sol recebe artistas da cena musical da capital, sempre das 18h às 21h. A programação é patrocinada pela Coronel Church.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

Intoxicação por metanol provoca 16 óbitos no Brasil

O novo boletim do Ministério da Saúde confirma o aumento para 16 do número de vítimas fatais por intoxicação por metanol e registra 62 casos confirmados no país.
L
Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Porto Velho Luz inicia programação de Natal neste sábado no Parque da Cidade

Abertura oficial do Porto Velho Luz acontece às 19h, com presença do prefeito Léo Moraes, e reúne música, atrações infantis e atividades culturais organizadas pela Funcultural.
L

IFRO projeta R$ 82 milhões em investimentos para o próximo ano e abre 3.704 vagas: Confira entrevista exclusiva com o Reitor no Giro News

Em entrevista ao Giro News, o reitor Moisés José Rosa Sousa apresenta obras concluídas, novos campi, 3.704 vagas para 2026 e projetos que aproximam o IFRO da população de todo o estado.
L

COP30, 19/11: Brasil pressiona por acordo antecipado; coalizão de 80+ países cobra roteiro para fim dos fósseis

Lula e Guterres intensificam negociações em Belém; Brasil apresenta protagonismo em temas-chave e busca convergência global.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

Lula assina 28 decretos para regularização de territórios quilombolas

A medida abrange 31 comunidades em 14 estados, beneficiando 5,2 mil famílias, e foi anunciada no Palácio da Alvorada para marcar o Dia da Consciência Negra.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Veículo adquirido por emenda parlamentar reforça a rede municipal de saúde e garante mais acessibilidade, conforto e segurança aos pacientes.
L
Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

Deputado Renato Freitas alega racismo como motivo de briga em Curitiba

O parlamentar do PT foi filmado trocando agressões com um homem na rua e, em vídeo, disse que reagiu após ser xingado e ter o carro jogado contra ele e uma amiga.
L
PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

PSOL pede prisão de Alexandre Ramagem após flagrante em Miami

Deputados federais do PSOL-RJ protocolaram o pedido no STF alegando que o parlamentar, condenado por trama golpista, fugiu do país e desrespeitou a proibição de deixar o território nacional.
L
Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

Câmara não foi informada sobre viagem de Ramagem aos EUA

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), condenado por trama golpista, foi filmado em Miami e não comunicou sua saída do país à Presidência da Casa.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Confronto com a PM termina com prisão de suspeito de tráfico no Orgulho do Madeira

Confronto com a PM termina com prisão de suspeito de tráfico no Orgulho do Madeira

Carlos Joabe Cardoso da Costa, que portava drogas e sacou uma arma contra policiais, foi detido após uma perseguição e confessou envolvimento anterior com o comércio de entorpecentes na região.
12
PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

PF intercepta venda clandestina de diamantes e prende quatro pessoas em flagrante em Rondônia

Grupo foi surpreendido durante negociação ilegal de pedras preciosas na zona rural de Espigão D’Oeste/RO
10
Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Ronônia

Jovem morre afogado em tanque no bairro Green Park em Rondônia

Adolescente desapareceu após entrar na água com amigos que fugiram sem pedir ajuda.
18
Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Motorista escapa da morte ao se abaixar quando carreta boiadeira é atingida por tiros na BR-364, próximo de Vilhena

Ataque a bala aconteceu próximo à Colônia dos Mineiros, em Comodoro.
14
Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

Força Tática do 7° BPM prende motociclista que usava caixa de entrega para transportar drogas

A equipe da Força Tática flagrou Alexsander com invólucros de maconha escondidos na caixa de entrega durante patrulhamento na cidade.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

COP 30: Conab e MDS doam 18 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias do Pará

Ação de doação de alimentos na COP 30 beneficia cozinhas e cooperativas do Pará, que também receberam equipamentos utilizados em atividades gastronômicas durante a conferência.
L
Área plantada para a safra cresce mais de 20% em Rondônia e acende alerta para riscos com maquinários próximos à rede elétrica

Área plantada para a safra cresce mais de 20% em Rondônia e acende alerta para riscos com maquinários próximos à rede elétrica

A proximidade de colheitadeiras, tratores, pulverizadores e outros equipamentos com cabos e postes de energia elétrica exige muita atenção. Antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental planejar as operações, verificar a altura dos maquinários e identificar a localização das redes elétricas na área de trabalho.
L
Unicef: Mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Unicef: Mais de 400 milhões de crianças vivem em privação severa

Em países de baixa e média renda, uma em cada cinco crianças enfrenta privações em duas ou mais áreas essenciais, como saúde e moradia, segundo relatório divulgado no Dia Mundial da Criança.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.