QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

Lenha na fogueira: Dia da Amazônia

Na realidade não podemos escapar dessa verdade, comemorar o que? As queimadas, a devastação da floresta, a exportação de madeira, o assoreamento dos nossos rios.

Publicado em 

Lenha na fogueira: Dia da Amazônia - News Rondônia

Lenha na fogueira: Dia da Amazônia - News Rondônia

E ontem foi o Dia da Amazônia e para não repetir o jargão super manjado, utilizado em tudo quanto é data que diz respeito a comemoração de alguma coisa importante: "Não temos o que comemorar"


Na realidade não podemos escapar dessa verdade, comemorar o que? As queimadas, a devastação da floresta, a exportação de madeira, o assoreamento dos nossos rios.

Lenha na fogueira: Dia da Amazônia - News Rondônia


Rondônia em especial, apesar das estatísticas atuais não confirmarem, sabemos que esse tão comemorado progresso, veio através da devastação da nossa floresta, no tempo da colonização, que começou para valer em meados dos anos de 1960.


Quando o negócio era "INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR", a maioria das cidades que formam o estado de Rondônia, foram frutos da devastação da nossa floresta. Basta lembrar que a área conhecida como "Zona da Mata" foi a mais prejudicada. Ali surgiram os municípios de Rolim de Moura, Santa Luzia, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis.


Porque consideramos aquela área como a que foi mais devastada? Porque os municípios e cidades ficam as margens da BR 364 como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Machadinho D"Oeste e outros, eram SERINGAIS  foram transformados em NUARES ou PROJETO de Colonização como foi o caso de Ouro Preto.

Lenha na fogueira: Dia da Amazônia - News Rondônia


Vilhena e o Vale do Jamari hoje ardem com tanto fogo, enquanto isso Porto Velho ao amanhecer, parece uma cidade do Sul, só que a nossa neblina, é FUMAÇA provocada pelas QUEIMADAS que circundam os arredores de Porto Velho.


No Dia da Amazônia vamos festejar o MERCÚRIO que poluiu a água do nosso rio Madeira provocando a contaminação dos nossos peixes e em consequência, atentando contra a saúde da nossa população.


Vamos festejar o assoreamento dos nossos rios em especial, do Rio Madeira cuja navegação é prejudicada pelos milhares de bancos de areia existentes ao longo do seu leito.


No Dia da Amazônia gostaria de estar escrevendo, elogiando os índios de Alta Floresta por serem campeões brasileiros no cultivo do Café Robusta e que os Suruís são nosso orgulho no que diz respeito a preservação da Floresta e faturam com a venda de Carbono.


Já não bastasse a falta de demarcação das terras indígenas, agora veio a Covid devastando vidas.


Rondônia, talvez, por ser um estado sem identidade cultural, em virtude do grande número de migrantes, que para cá vieram de todos as regiões brasileiras, sob a égide: "Venha para o novo Eldorado", se transformou num dos maiores produtores de soja, milho e tudo quanto é grão o que deixa muita gente feliz.


Além de contar com um dos maiores rebanhos bovino do Brasil, o que é cantado em prosa e verso, pelos frigoríficos e fazendeiros. Somos um estado, grande produtor de carne bovina, inclusive um dos maiores exportadores.


O mundo come carne de boi, que é comercializada com muito orgulho pelos nossos pecuaristas como "CARNE DE BOI VERDE", porque nosso pasto praticamente não precisa de muito fertilizante.

Lenha na fogueira: Dia da Amazônia - News Rondônia


Isso nos enche de orgulho, mas, será que os filhos, dos filhos, dos nossos filhos, conseguirão se orgulhar do estado onde nasceram. Será que o pasto ainda será verde como hoje, quando eles chegarem ao mundo?


É natural que os governantes escutem apenas os empresários e deixem de lado os alertas das entidades que pregam a preservação da Amazônia.


A FUNCULTURAL informa aos responsáveis pelos Espaços Culturais cadastrados que, como parte da avaliação e habilitação desses espaços para o recebimento dos recursos emergenciais de que versa a Lei Aldir Blanc, que entre os dias 03 e 18 de setembro no horário das 08h às 18h, a equipe técnica da instituição estará se deslocando aos endereços cadastrados para os procedimentos de identificação e tomadas de informações.


Também informamos que, um dia antes das visitas a FUNCULTURAL enviará e-mails e fará chamadas telefônicas confirmando. Orientamos a todos para que se atentem a essas duas formas de contatos.


Dúvidas ou esclarecimentos podem ser enviadas para fiscalizacaofuncultural@gmail.comn ou pelo telefone 69 3223-8830, das 08h as 14h.


Bom, voltando ao assunto: Será que temos mesmo o que comemorar no DIA DA AMAZÔNIA?

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Professora é suspensa após dizer que ganha mais com conteúdo adulto

Professora é suspensa após dizer que ganha mais com conteúdo adulto

Rosana de 43 anos foi penalizada por quebra de dedicação exclusiva e “deslealdade institucional” ao comparar seu salário de docente com os lucros obtidos em plataformas digitais.
L
Senac Rondônia leva prato Galinha Picante para Salão Nacional do Turismo

Senac Rondônia leva prato Galinha Picante para Salão Nacional do Turismo

O evento em São Paulo, promovido pelo Ministério do Turismo, terá a culinária rondoniense representada pelo chef Lucas de Paula Roza, em uma iniciativa para promover o turismo gastronômico do estado.
L
Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Com tradição e sabor, a Fábrica de Bolo Vó Alzira oferece bolos prontos para festas, com delivery e atendimento rápido.
L
INTERIOR: 50 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos

INTERIOR: 50 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos

A ação reforça o compromisso da Energisa com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável em Rondônia
L
Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da rua Cândido Portinari, no Setor 07

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da rua Cândido Portinari, no Setor 07

O serviço foi executado em parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital, que disponibilizou o recurso financeiro ao município, enquanto a Prefeitura realizou o preparo do solo, da massa asfáltica e a pavimentação.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Rondônia aumenta sua competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

Rondônia aumenta competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

A ampliação de investimentos e financiamentos públicos em tecnologia e o impulso ao empreendedorismo também colaboram para esse desempenho, indica a 7ª edição do estudo do Observatório da Indústria Ceará, da FIEC.
L
Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

A proposta, que cria o “ECA Digital”, pode ser votada nesta quarta-feira e busca proteger crianças e adolescentes em plataformas online.
L
Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Deputados aprovam urgência para analisar proposta que prevê suspensão de parlamentares que impedirem o funcionamento da Casa com ações físicas.
L

Momento Empresarial | Entrevista Sara de Oliveira e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani

Nesta quarta-feira, dia 20, às 09h, o programa Momento Empresarial recebe duas convidadas que estão transformando o cenário da Medicina Veterinária em Rondônia: Sara de Oliveira Urizzi Bernardi e Tainara Lopes Coelho Machado Bariani.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L

POLÍTICA

Ribeiro do Sinpol garante aprovação do DHPP e DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ribeiro do Sinpol garante aprovação do DHPP e DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Criação dos novos departamentos da Polícia Civil é considerada avanço histórico para a segurança pública em Rondônia.
L

Governo em 2026:  Nova pesquisa aponta Fernando Máximo à frente, com Ivo Cassol e Marcos Rogério grudados nele

Segundo levantamento, Fernando Máximo e Marcos Rogério lideram intenções de voto, com pequena vantagem para o médico-deputado.
L

Prefeitura de Jaru entrega kits do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes

Ação da Prefeitura de Jaru, em parceria com a Seas, garante itens essenciais para mães e bebês atendidos por programas sociais
L
Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

A determinação do ministro do STF, que visa proteger a soberania brasileira, esclarece a vedação de ordens judiciais e leis de outros países no Brasil, mas ressalva as jurisdições internacionais.
L
PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

PL que regula redes sociais para crianças avança na Câmara

Projeto de Lei, apelidado de ECA Digital, ganha força e busca proteger crianças e adolescentes do acesso a conteúdos impróprios e ilegais na internet.
L
Publicidade

POLÍCIA

Turistas alemães são assaltados e deixados nus na Avenida Atlântica

Turistas alemães são assaltados e deixados nus na Avenida Atlântica

Dois criminosos foram presos em flagrante após roubarem os pertences das vítimas na Avenida Atlântica. Os bandidos foram encontrados tentando usar os cartões dos estrangeiros em uma farmácia.
16
PM de folga reage a roubo e mata ladrão no bairro Raposo

PM de folga reage a roubo e mata ladrão no bairro Raposo

O policial militar estava à paisana na Zona Oeste da cidade quando foi assaltado e disparou cerca de dez vezes contra o criminoso, que não resistiu aos ferimentos.
18
Acidente entre carro e carreta deixa cinco mortos na rodovia MGC-497

Acidente entre carro e carreta deixa cinco mortos na rodovia MGC-497

Uma colisão frontal na rodovia MGC-497, em Prata, matou todos os ocupantes de um Fiat Uno. O motorista da carreta relatou que invadiu a pista contrária para desviar de outro caminhão.
18
Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Um casal foi filmado furtando uma Honda Biz no Balneário Monte Castelo e as imagens estão auxiliando nas investigações da polícia.
12
Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

O proprietário pede ajuda da população para encontrar a bicicleta de cor verde, que foi furtada no bairro BNH
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO fortalece inclusão com entrega de mais de 200 novos equipamentos para PcD em Ji-Paraná

Mais de 200 equipamentos para PcD foram entregues na Regional de Saúde em Ji-Paraná.
L

Campanha de vacinação é ampliada pelo governo de RO para 13 municípios e reforça prevenção contra sarampo

Ação começa em 1º de setembro e vai priorizar a aplicação da dose zero em bebês a partir dos seis meses de idade.
L
Exportações de frango devem cair, mas vendas de ovos disparam no Brasil

Exportações de frango devem cair, mas vendas de ovos disparam no Brasil

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) prevê queda de até 2% nas vendas de carne de frango em 2025, enquanto as exportações de ovos podem atingir um crescimento recorde de 116,6%.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: RONDÔNIA COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA

ALTERAÇÃO DE RAZÃO SOCIAL – LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

A colisão aconteceu na tarde desta terça-feira, no centro da cidade. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para a UPA.
14
MPRO realiza diligências em conselhos municipais de saúde de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste

MPRO realiza diligências em conselhos municipais de saúde de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste

Nos dois municípios, os representantes do Ministério Público foram recebidos pelos secretários municipais de saúde, presidentes dos conselhos e demais conselheiros. Eles apresentaram informações sobre como os conselhos funcionam e esclareceram dúvidas.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): ALPHACLIN LABORATORIOS LTDA

LICENÇAS AMBIENTAIS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO CALAMA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Prefeitura de Porto Velho inicia obra de revitalização da Praça Jonathas Pedrosa

Prefeitura de Porto Velho inicia obra de revitalização da Praça Jonathas Pedrosa

Espaço histórico deve ser entregue no aniversário de 111 anos do município, em 2 de outubro.
L
Acidente entre motos deixa dois mortos em Alta Floresta do Oeste

Acidente entre motos deixa dois mortos em Alta Floresta do Oeste

Um idoso de 73 anos e um adolescente de 15 foram as vítimas fatais da colisão no cruzamento das avenidas Maranhão e Amapá.
18
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.