TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

Horas infinitas – By Lucia Moyses

As horas já não importam mais. Tic tac. Tic tac. Tic tac. Despertar, comer, assistir TV, navegar pela internet, pensar, pensar, pensar

Publicado em 

Horas infinitas - By Lucia Moyses - News Rondônia

Os primeiros dias até que são divertidos. Poder acordar a qualquer hora, não ter horário para nada, almoçar às 15 horas e jantar à meia-noite. Assistir a todos os filmes do Netflix que não tinha tempo para acompanhar, ficar conversando no Whatsapp até enjoar, comer, comer, comer.

Então, os dias passam e o tédio chega. O sol continua a brilhar, mas não podemos senti-lo em nossa pele. O dia se alterna com a noite, mas isso não faz mais diferença.

Horas infinitas - By Lucia Moyses - News Rondônia

Será tão ruim assim ficar um tempo confinado? Estamos em nossas próprias casas, em nosso próprio lar, na companhia das pessoas que mais amamos. Nos dias de hoje, cada vez mais gente trabalha em casa, virtualmente. Pacientes conversam com seus terapeutas via computador. Estudos são feitos à distância. As pessoas querem sair cada vez menos de casa. Querem enfrentar cada vez menos o trânsito, a neurose, o capricho do clima.

Por que, então, tanta revolta e negatividade? Porque perdemos nossa liberdade. Ficar em casa por escolha é diferente de ser proibido de sair às ruas. O homem preza sua liberdade acima de tudo. O fruto proibido é sempre o mais desejado, é sempre o mais atraente.

Pais sentem seu coração partir quando seus pequenos falam “quando tudo melhorar, a gente vai brincar no parque, não é?”. Namorados e amantes testam seu amor com a distância imposta. Filhos não podem visitar seus pais idosos. Pessoas que precisam de receita para comprar seus medicamentos precisam se expor ao perigo do vírus para irem visitar seus médicos. Quem está infectado pode ser obrigado a ficar confinado em seu quarto. Enfim, não é simplesmente não sair de casa, mas viver em clima de guerra. Esse é o grande problema.

Mas vamos lá. Reclamar não adianta. Todo o pânico e negatividade só pioram a nossa situação. Os fatos são esses. Podemos aceitá-los tentando tornar nossa vida menos pesada ou podemos nos revoltar, chorar, gritar e só piorar a situação para todo mundo.

Quem está trabalhando em casa, acorde na mesma hora de sempre, tome banho como sempre, vista-se como sempre (tudo bem, não é necessário o terno ou os saltos agulha, a não ser que você realmente goste), tome o café da manhã no mesmo horário de sempre. Escolha em que aposento você irá trabalhar e concentre-se no seu serviço como faria nos dias normais. Faça pausas para descansar, tomar café, beber água. Pare no horário de almoço e quando terminar seu horário de trabalho, desligue-se de tudo. É sua hora de relaxar.

Quem não pode mais ir à academia ou correr no parque, baixe aplicativos de exercícios e alongamentos. Não deixe de se exercitar. O exercício físico faz bem para a mente e para o corpo.

Quem não pode trabalhar em casa e está achando seus dias um tédio, aqui vão algumas dicas: leia. Coloque sua leitura em dia. Não tem livros em casa? Há vários sites disponibilizando livros online gratuitos para serem baixados. Leia. Cada 30 minutos de leitura por dia criar novas redes neurais em seu cérebro que reduzirão sua chance de demência. Leia. Crie esse hábito. Aproveite que agora você tem tempo.

Quem disse que você precisa se isolar de todo mundo? Converse com sua família e amigos pelo Whatsapp. Faça ligações de vídeo e inclua diversas pessoas para conversarem, rirem, trocarem ideias.

Que tal aprender um novo idioma? Existem sites gratuitos para que você possa aprender sem sair de casa. Parlez vou français? Sprechen Sie Deutsch?

Quanto tempo faz que você não arruma seus armários e gavetas? Quantas coisas que você não poderia doar, porque não usa há muito tempo? É chato? Sim, mas faça um pouquinho só por dia. Você tem tempo. Coloque uma música que te incentive ou te relaxe, ou te dê asas e arregace as mangas. E por falar em música, por que não dançar? Dance sozinho, dance com o parceiro, dance com os filhos, dance.

Não se esqueça do sol. O sol é muito importante. Se você mora em casa, saia um pouco no quintal. Se mora em apartamento, vá um pouco às áreas públicas, tomando o cuidado de ficar distante das pessoas que porventura tiveram a mesma ideia que você. Se tiver muita gente, volte ao apartamento e tente novamente em outro horário.

Por que não aprender a cozinhar? Há sites de supermercado que entregam as compras que você desejar. Pesquise quais não estão aumentando o preço das mercadorias.

Jogue Stop pelo Whatsapp com os amigos. Jogue xadrez pela internet. Se tiver jogos de tabuleiro, jogue com quem estiver confinado com você.

Não sabemos quanto tempo esta crise irá durar. Pode ser semanas, pode ser meses. É hora de sermos criativos, de sermos positivos. E é hora de aprendermos a exercitar a solidariedade. Muitas pessoas estão sem trabalho. E sem trabalho, não recebem. Por que não ajudar essas pessoas depositando alguma quantia, por mínima que seja, em sua conta? Algumas pessoas estão sozinhas, realmente sozinhas, e não têm com quem conversar. Podem estar deprimidas, ansiosas, com muito medo e fragilizadas. Liguem para essas pessoas, conversem com elas sempre que puderem. As redes sociais podem fazer um bem enorme para quem está sozinho e/ou sofrendo.

É nessas horas, horas de crise, que podemos tirar o melhor de cada um e exercermos nossa humanidade. É justamente agora que estamos isolados que devemos nos unir. Mostrar que não estamos sós apesar de sozinhos.

Médicos estão fazendo sua parte, arriscando até mesmo suas vidas. Vamos fazer nossa parte também.

Crise, em psicologia, significa mudança. Vamos lutar para que seja uma mudança benéfica, positiva, uma mudança para um mundo melhor.

Lucia Moyses é psicóloga, neuropsicóloga e escritora (www.luciamoyses.com.br

Natural de São Paulo, Lucia teve sua primeira formação em análise de sistemas pela FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), complementando os seus estudos com curso de pós-graduação na UNICAMP (Universidade de Campinas). Atuou nessa área por mais de 20 anos e foi convidada para ser coautora em uma obra da IBM, em sua sede nos Estados Unidos. Administrou cursos e palestras, inclusive para pessoas com necessidades especiais.

A partir desta experiência, a escritora se interessou pela área de humanas. Foi então que decidiu seguir a carreira de Psicóloga, concluindo o bacharelado na FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) e, logo depois, se especializando em Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva pelo (INESP) – Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa.

Em 2013, a autora lançou seu primeiro livro “Você Me Conhece?” e dois anos depois o livro “E Viveram Felizes Para Sempre”, ambos com um enfoque em relacionamentos humanos e psicologia.

Três anos após a especialização em Neuropsicologia, Lucia lançou os três primeiros livros: “Por Todo Infinito”, “Só por Cima do Meu Cadáver” e “Uma Dose Fatal”, da coleção DeZequilíbrios. Composta por dez livros independentes entre si, a coleção explora a mente humana e os relacionamentos pessoais. Cada volume conta um drama diferente, envolvendo um distúrbio psiquiátrico, tendo como elo o entrelaçamento da vida da personagem principal.

Em 2018, a psicóloga lançou mais três livros: “A Mulher do Vestido Azul”, “Não Me Toque” e “Um Copo de Veneno”, totalizando seis livros da coleção. Em 2020, Lucia, lança o livro "A Outra". 

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Cheirinho de novidade - Carmed Body Splash é o novo sucesso na FTR Mega Loja

Agenda News: Cheirinho de novidade – Carmed Body Splash é o novo sucesso na FTR Mega Loja

Fragrâncias femininas trazem charme, leveza e personalidade para qualquer ocasião.
L

Com foco no direito à educação, MPRO viabilizou uso de 70 embarcações que atendem comunidades ribeirinhas

Transporte fluvial garante direito à educação para crianças do Baixo Madeira.
L
Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

O espetáculo reuniu alunas do balé infantil, que encantaram o público com uma coreografia inspirada na natureza, em harmonia com a proposta educativa da feira
L

Ações de enfrentamento às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Ao todo, estão disponibilizadas 9 mil cestas de alimentos.
L

Ministério Público de Rondônia inicia Curso de Ingresso para novos promotores de Justiça substitutos

O curso objetiva a formação profissional dos membros recém-ingressos no quadro da instituição e visa proporcionar as bases iniciais do processo de formação continuada na carreira do Ministério Público.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Chega a Porto Velho a Bio Mundo, novo destino para quem busca uma vida mais saudável

Agenda News: Chega a Porto Velho a Bio Mundo, novo destino para quem busca uma vida mais saudável

Minimercado chega à capital com variedade de produtos a granel, suplementos e opções saudáveis que prometem transformar hábitos e rotinas dos porto-velhenses.
L

Minha Casa, Minha Vida fará mais 4.667 moradias em 16 estados 

Mais de 18 mil pessoas serão beneficiadas.
L

Conexão RH | Entrevista Adolfo Jaudy, Biomédico Esteta e do Esporte e Estudante Medicina

Nesta terça-feira, dia 01, às 09h, o Conexão RH recebe Adolfo Jaudy Farias, profissional que une estética, saúde esportiva e medicina em uma carreira inspiradora.
L
Confira datas, fatos e feriados de julho de 2025

Confira datas, fatos e feriados de julho de 2025

Confira as principais datas do mês de julho da seção Hoje é Dia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L
Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Rondônia terá 10 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social

Resultado de concurso público foi divulgado nesta segunda-feira (23) pelo Ministério da Previdência Social. Ação será essencial para enfrentar a fila do INSS.
L

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus homenageia hematologistas e reforça a importância do SUS

Deputada Cláudia de Jesus homenageia hematologistas e reforça a importância do SUS

Durante sessão solene, a deputada destacou o trabalho dos médicos e o papel fundamental do SUS.
L

Diante das votações contrárias as medidas do governo Lula, internet tem manifestado indignação contra o Congresso

Congresso Inimigo do Povo, Congresso contra o Povo e Congresso contra o Brasil, são as frases mais lançadas nos perfis do presidente da Câmara e do Senado.
L

Segundo The Economist, Lula perde influência no exterior e enfrenta queda de popularidade no Brasil

Revista britânica critica alinhamento do presidente com regimes autoritários e aponta enfraquecimento da política externa e interna do governo
L
Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Conectividade chega a distrito por meio de emenda da parlamentar, beneficiando centenas de famílias.
L

Cláudia de Jesus beneficia escola de Chupinguaia com veículo para atividades pedagógicas

Emenda parlamentar de R$ 110 mil garante aquisição do veículo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mandado de prisão leva à apreensão de arma e munições em Rondônia

Mandado de prisão leva à apreensão de arma e munições em Rondônia

A ação foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão e busca e apreensão expedido contra o acusado.
12
Agentes do ICMBio e PM sofrem ataque a tiros em operação contra garimpo ilegal em Rondônia

Agentes do ICMBio e PM sofrem ataque a tiros em operação contra garimpo ilegal em Rondônia

O incidente ocorreu entre os dias 15 e 25 de junho, período em que as equipes realizavam fiscalizações na área de extração ilegal.
14
Corpo é encontrado em matagal no interior de Rondônia

Corpo é encontrado em matagal no interior de Rondônia

Conforme informações iniciais, A.S. era conhecido por consumir bebidas alcoólicas e havia desaparecido no início da noite, sendo encontrado horas depois nas proximidades de uma estrada.
18
Motociclista foge da PM, sofre acidente e abandona idoso na garupa

Motociclista foge da PM, sofre acidente e abandona idoso na garupa

Os policiais testemunharam J.C. quase colidir com outro veículo e passar perigosamente perto da “Praça do Barcelona”, onde crianças brincavam.
10
Vulgo “Bidico” é preso depois de tentar matar homem a pauladas por causa de R$50 reais

Vulgo “Bidico” é preso depois de tentar matar homem a pauladas por causa de R$50 reais

Segundo informações de testemunhas, “Bidico” teria usado um pedaço de madeira para atacar outro indivíduo com golpes na cabeça, e ficou em estado grave, sendo depois encaminhado ao Hospital João Paulo II.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAP – LAI – LAO): HORALDO POLLINA

Licenças Ambiental Previa, lnstalaçao e Operaçao
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI): IZAQUIEL CLAUDINO DE ALMEIDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA e INSTALAÇÃO
L
Copa Jaru de Futsal

Copa Jaru de Futsal: inscrições se encerram nesta quarta-feira 02

A competição é aberta para times de todo o estado.
L

“Tudo o que se planta no Brasil, dá”, diz Lula ao lançar Plano Safra com o maior volume de recursos para a agricultura familiar

O plano injeta R$ 89 bilhões a pequenos agricultores com medidas que ampliam o crédito, impulsionam a transição agroecológica e promovem justiça social no campo.
L
Plano Safra da Agricultura Familiar de R$ 89 bilhões deve derrubar preços de alimentos, diz ministro

Plano Safra da Agricultura Familiar de R$ 89 bilhões deve derrubar preços de alimentos, diz ministro

Programa prevê R$ 89 bilhões para crédito rural
L
Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro e adverte contra "tumulto processual" em ação da trama golpista

Moraes nega pedido da defesa de Bolsonaro e adverte contra “tumulto processual” em ação da trama golpista

“O curso da ação penal seguirá normalmente”, escreveu o ministro
L

A classe trabalhadora precisa resgatar é bom senso e a falsa ilusão do privilégio

Em meio à desinformação e ilusões de status, medidas de justiça fiscal para os mais pobres ainda enfrentam resistência até mesmo entre os que mais se beneficiam delas.
L
Correios atendem 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos do INSS em um mês

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos do INSS em um mês

Cerca de 5 mil agências da estatal prestam atendimento presencial
L
MinC busca perenidade em políticas culturais e debate diversidade em seminário internacional no Rio de Janeiro

MinC busca perenidade em políticas culturais e debate diversidade em seminário internacional no Rio de Janeiro

A conclusão é da ministra Margareth Menezes, que participou da abertura da XIV edição do Seminário Internacional de Políticas Culturais na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.