SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

SEM VELÓRIO E SEM CORTEJO – UMA VIDA SEM HAPPY END

Mas hoje, ao deparar carros funerários a caminho do Cemitério Santo Antônio, o famoso Tonhão, percebi que a morte está banalizada.

Publicado em 

Há um mês perdemos dois companheirinhos queridos, o Sansão e a Pletilda. Um seguido do outro com a diferença de apenas uma semana. Tive vontade de escrever sobre eles e sobre a perda, mas entendi então que seria um certo egoísmo de minha parte ocupar meus escassos leitores com assunto tão simplório, enquanto outros enfrentavam problemas muito maiores com perdas de ente queridos, homens, mulheres, jovens e crianças que deixam a saudade eterna para  pais, avós, tios, irmãos, amigos e outros. Mas hoje, ao deparar carros funerários a caminho do Cemitério Santo Antônio, o famoso Tonhão, percebi que a morte está banalizada. Pessoas queridas se vão e não há quem faça um cortejo, quem lamente a sua partida, não porque as pessoas não desejem fazer isso, mas porque estão impedidas por causa da pandemia do Covid-19.

Estamos em guerra e assim, cada um recolha seus mortos. Os lamentos estão sendo feitos entre quatro paredes, como reza a lei do isolamento social. Situação triste, muito triste mesmo. Quando criança, morando em um bairro dormitório, aonde os moradores adultos só iam para dormir, porque trabalhavam em locais distantes e pra completar tinha uma certa escassez no transporte coletivo, dificilmente morria uma pessoa no bairro. E se morresse alguém, virava um acontecimento, vinha gente de todo o lugar para dar condolências à família enlutada e aproveitava-se para rever os amigos, alguns distantes há anos. Em geral era preciso alugar um ônibus para levar tanta gente ao cemitério. Todos queriam ir, queriam a última despedida.  

Ao sepultamento compareceram a mãe e um outro familiar, cada um transportado por um motorista de aplicativo. Urna selada, sem pranteadores assim o moço foi enterrado. Duas semanas depois vem o resultado do exame médico atestando que a causa morte não foi o corona. Imagina a dor da família? A saudade  dos amigos?

Fico imaginando como será nosso relacionamento com a morte pós coronavírus.

Mas falando da Pletilda e do Sansão, eram ainda jovens, ele  cinco anos e ela quatro. Em plena pandemia do Covid-19 foram infectados com o vírus da cinomose. Um sofrimento para eles e para nós. Tivemos que apelar para a eutanásia. E pensar que poderíamos ter evitado ou amenizado tanta dor com uma simples prevenção, ou seja aplicando a vacina neles. Mas agora é tarde, não adianta mais lamentar, só guardar no peito a saudade que eles deixaram e lembrar de quanta falta eles fazem. O Sansão um manhoso inveterado. Dava umas uivadas muito loucas no quintal, especialmente à noite. Meus vizinhos me diziam que ele chorava muito quando eu viajava. Quando eu chegava era aquela festa. O Sansão nos foi dado como prêmio de consolação. Nossa amiga Benedita Nery tinha em casa dois cães, a Dandara, uma pitbull com labrador e o Thollo, um pitbull puro. Eram ainda jovens, estavam na segunda cria.  Encantadas com a beleza de uma filhotinha acabamos recebendo-a como presente. Ainda estávamos descobrindo o nome da criaturinha quando a pobrezinha desapareceu, escapou pela abertura inferior do portão e se foi. Era muito linda mesmo. Penso que alguém a levou. Benedita ainda tinha outro filhote e resolveu nos dá. Foi uma benção. Apesar de nosso olhar não ter sido primeiro para ele, Sansão nos surpreendeu. Ganhou este nome porque era forte, parrudo, todo saradão, mesmo sendo um bebê. Extremamente carinhoso. Lembro-me que no dia em que o levei para a castração, o jovem atendente do local lamentou profundamente pela sorte do cachorro e tentou até interceder para que eu não fizesse aquilo. Não deu certo, ele não conseguiu mudar minha opinião. Em casa já tínhamos uma cadela, a Evita e não daria certo a procriação. 

Depois veio a Pletilda, que também não foi escolhida. Um dia visitei uma pessoa doente e vi a cadela com duas filhotes. Achei bonitinhas. Dias depois a Cabiria, dona das cadelas me ligou implorando para ficar com pelo menos um dos animais, porque a proprietária do imóvel havia determinado que ele desse fim nos cachorros ou arranjasse outro lugar pra morar. Ficamos  com uma das filhotes, que recebeu o nome de Pletilda. Mais tarde, novamente acionada pela senhora que pedia socorro, conseguimos um lar para a mãe da filhotinha. Seu nome é Dandara e está muito bem obrigada, mora aqui na minha rua na casa da Selma que a aceitou de bom grado depois de saber que estava condenada a uma vida sem casa.

Pletilda era a que mais latia no quintal. Muito, muito barulhenta mesmo. Às vezes eu tinha que levantar de madrugada e mandá-la calar-se. Ela gostava de me espionar pela janela do quarto. Vira e mexe ela aparecia para dar uma olhada. Acho que para saber se estava tudo bem. Era a mais tímida e recatada de todos. Tarde da noite quando os soltava para dar uma voltinha na rua, ela era a primeira a retornar. Agora o quintal está silencioso, quase vazio, não fosse a presença da Evita e da  Meggie. Evita que era a líder, agora está triste porque não tem mais a quem liderar.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Executivos apontam que, apesar do potencial estratégico, a tecnologia traz riscos operacionais e legais que superam a capacidade atual de governança das organizações.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

O volume de tributos pagos pelos brasileiros em 2026 pode atingir a marca histórica de 5 trilhões de reais, enquanto serviços básicos como saúde e educação permanecem deficientes.
L
Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

O suspeito pretendia entrar à força no estabelecimento para retirar a ex-esposa do local, mas foi desarmado por seguranças e preso pela Polícia Militar no centro da capital.
16
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 realizado na noite de sábado, e o valor principal subiu para o próximo sorteio agendado para terça-feira.
L
Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Maior honraria do município foi concedida a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico da capital rondoniense.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

A segunda fase da iniciativa beneficia 950 mil novas famílias, incluindo moradores de Porto Velho, com vales para recarga gratuita de botijões de 13 kg.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Um rapaz de 22 anos foi detido em flagrante com dezenas de porções de entorpecentes e câmeras de monitoramento durante patrulhamento ostensivo na zona leste da capital.
14
Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

A vítima implorou pela vida após um dos assaltantes sugerir que o comparsa atirasse em suas costas no bairro Aeroclube; veículo ainda não foi localizado pela polícia.
12
Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Um homem foi preso na noite deste sábado após colidir com dois veículos e atingir uma motocicleta no bairro Tancredo Neves, resultando no socorro de duas vítimas.
10
Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: AC ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº Nº 698 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO MARIANA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

Licença Ambiental de operação n° 016.00093.004/2024-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental: WESLEY ARAUJO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADO (LAS)
L

Requerimento da Licença Ambiental: Anderson Mauricio Monteiro

Licença Ambiental PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das instituições brasileiras não atingiram o nível mínimo de proficiência, acendendo alerta para a expansão desenfreada de vagas.
L
Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Policiais do 1º Batalhão patrulhavam a região central da capital quando flagraram uma mulher sendo rendida por dois adolescentes armados com uma faca no sábado.
12
Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Policiais militares do 1º Batalhão flagraram o roubo contra uma mulher no centro da capital rondoniense durante a noite de sábado, apreendendo uma faca usada na ação.
10
Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Evento reuniu empreendedores de diferentes segmentos e integrou a programação comemorativa da capital
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.