QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

OU O BRASIL COMEÇA JÁ UM NOVO JEITO DE TRATAR A COVID 19 OU NÃO VAMOS PARAR DE CONTAR OS MORTOS

PERGUNTINHA: Depois de dizer que a cloroquina poderia matar pacientes, aceitando uma pesquisa fajuta, desmentida poucos dias depois, você ainda acredita que a Organização Mundial da Saúde é uma entidade séria e apartidária?

Publicado em 

Chega! Nada de palpiteiros. Nada de discussão ideológica. Nada de autoridade que não entende de saúde, mas decide sobre o ouvi falar, tomando medidas que afetam a vida de milhões de pessoas. Chega de políticos apenas de olho na próxima eleição, porque muitos deles, é bom que saibam, podem não ter a próxima eleição. Podem estar mortos, até lá. É hora dos governantes se calarem e chamarem apenas os cientistas e médicos, desde que não dominados por ideologias, para que eles comecem, enfim, ao menos a amenizar a crise terrível que assola nosso país e nosso Estado. Milhares de pessoas já morreram, porque alguns idiotas, alguns de toga, outros eventualmente travestidos de autoridades, decidiram que há medicamentos não podem ser administrados aos doentes. Essa mesma medicação que salvou centenas, senão milhares de vidas país afora e que, apenas por questões políticas/ideológicas, têm sido negadas aos contaminados. Tem que acabar essa absurda irresponsabilidade, vinda inclusive da Suprema Corte, onde um ministro dá pitaco, dizendo que pode ser crime usar um medicamento que a Organização Mundial de Saúde disse que poderia até matar. A mesma entidade que, dias depois, voltou atrás e disse que a pesquisa feita não teria validade, impedindo a aplicação do remédio, por ser mentirosa e parcial.

Acabou os tempos de se poder errar! Chega! Acabou o festival de notícias, dadas com absurdo entusiasmo, da destruição de vidas e da quebradeira geral da economia, porque não se consegue ter a prioridade sobre a vida humana, o que deveria ser a única e verdadeira meta de todas as pessoas e instituições decentes. O que há é ,porque há muitas delas que não estão preocupadas com a canalhice diária, que tenta nos iludir que só sobreviveremos, se seguirmos apenas o que eles dizem! Isso sim, é uma doença incurável! Azitromicina, Invermetina, Nitazonadina, Hidroxocloqoquina, Cloroquina, Vitaminas C e D e Zinco. Com esses e outros medicamentos, devidamente receitados por médicos e autorizados por seus pacientes, milhares de pessoas contaminadas (centenas delas em Rondônia), foram curadas na primeira fase da doença, antes que ela de tornasse mortal, com o uso de alguns ou todos desses medicamentos. Ariquemes, Ouro Preto, Guajará e Cacoal são cidades que usaram e usam esses remédios e o número de hospitalizados e de mortes caiu drasticamente. A crueldade ideológica, que inclui parcela de médicos, de cientistas, de membros do Ministério Público e do Judiciário, além de governantes de todos os calibres, deixam cegos os que não querem enxergar que a Covid 19 mata, depois que fragiliza o organismo. Se o doente não for tratado desde o primeiro dia dos sintomas e se estiver no grupo de risco, ele estará morto. Não há uma segunda opção. Ou todos agora se unem, deixando de lado seus posicionamentos pessoais e se dediquem realmente a combater a doença e salvar vidas ou teremos muitos poucos para discutir os erros cometidos, depois da pandemia. Não tem mais meio termo…

O KIT JÁ ESTÁ EM USO ENTRE NÓS

Por uma questão de justiça, é bom que se diga que, em Rondônia, o uso da cloroquina e outros medicamentos que fazem parte de um kit, já estão sendo utilizados em pacientes desde o primeiro momento em que o vírus é detectado. O próprio governador Marcos Rocha lembrou isso, em publicação nas redes sociais deste sábado: “lembramos que a rede estadual já adota, há semanas, o Protocolo da Cloroquina. Nossa orientação é de que as redes municipais também utilizem. Durante o sábado, quando uma fila imensa de carros se formou desde a ponte sobre o rio Madeira até a frente do Palácio Rio Madeira/CPA, para um Drive Thru, quando foram feitas centenas de testes da Covid 19, os que tiveram resultados positivos e sintomas leves, já saíam do local com os medicamentos para começarem o tratamento de imediato. Mesmo depois de várias horas de atendimento, com mil atendimentos e 112 exames positivos, segundo o secretário de saúde, Fernando Máximo, não havia sido registrado nenhum caso em que a pessoa testada precisasse ser hospitalizada. Com o uso do kit cloroquina e vários outros remédios, o número de doentes que precisarão de hospital e UTI, certamente, será bastante reduzido.

LOCK DOWN MUDA PARA ISOLAMENTO RESTRITIVO

Abrasileirou-se o anglicismo Lock Dow pelo termo “Isolamento Restritivo”. O governo do Estado, em parceria com a Prefeitura e setores da economia, chegaram à conclusão de que não há outra alternativa nesse momento, ao menos em Porto Velho, já que na maioria das cidades rondonienses, no interior, a Covid 19 está mais ou menos sob controle. Até em Guajará Mirim, onde o percentual de mortes chegou a superar os 30 por cento do total de contaminados, até 50 por cento dos internados e esse número baixou para 8 por cento. Continua caindo, depois de uma reestruturação na saúde municipal, feita com a intervenção da Sesau estadual. O mais grave problema é em Porto Velho, onde o número de casos explode (foram mais de 740 em apenas 24 horas). Na Capital, onde o prefeito Hildon Chaves disse que o isolamento nunca passou de 50 por cento, a radicalização, ao menos por uma semana, pretende ver os números de infectados e internados caírem drasticamente. Numa coletiva transmitida pela internet (a transmissão caiu, pouco antes do governador Marcos Rocha se pronunciar), foram detalhadas as medidas.

A POPULAÇÃO PRECISA PARTICIPAR

Só poderão abrir supermercados, panificadoras, postos de combustíveis e farmácias. Restaurantes só poderá fazer entregas nas casas, pelo sistema Delivery. Afora isso, nada mais poderá abrir suas portas,  que ficarão fechadas pelo menos por sete dias úteis e mais o próximo final de semana. A intenção é conscientizar milhares de pessoas de Porto Velho que continuam ignorando os perigos da doença, para que elas se integrem à luta contra o corona vírus, mantendo o isolamento, usando máscaras, usando álcool gel e mantendo distância de pelo menos 2 metros. Nesta sexta, mesmo antes do anúncio do novo formato de isolamento, supermercados estavam superlotados e lojas, principalmente na zona sul, continuavam atendendo o público normalmente. O governador Marcos Rocha, assim como o prefeito Hildon Chaves, o secretário de saúde Fernando Máximo e todas as autoridades que participaram da coletiva, nesta sexta,  pediram apoio da população de Porto Velho, para que compreendam a gravidade da situação e cumpram todos as exigências do novo decreto sobre o “Isolamento Restritivo”!  Espera-se que os resultados sejam positivos e que o sistema de saúde publica e privada consiga suportar todos os que necessitam ou vão necessitar de internação e UTIs. Se não der certo, o isolamento obrigatório será ainda mais apertado.

TROCAS NA SEDAM E DER E CRIAÇÃO DA SEOSP

O mundo não para, em função do corona. A vida continua e as questões políticas também. Prova disso foi a mudança bastante inesperada, feita pelo governador Marcos Rocha, sem qualquer informação pública, nesta semana. Ele trocou o comando do vital DER, retirando do posto o do coronel Erasmo e colocando no seu lugar o até agora secretário da Sedam, Elias Rezende. A pressão sobre Erasmo Meireles era fortíssima, em função do que protestavam os deputados (praticamente todos) na Assembleia, contra o atraso em obras de estradas estaduais. Rezende foi chamado para resolver essa questão e fazer andar todos os projetos que estão encaminhados no DER. Erasmo Meireles deve assumir o comando do SEOSP (ex DEOSP), a secretaria de obras do Estado que foi recriada, separando as obras civis das relacionadas com as rodovias. O engenheiro florestal Marcilio Leite Lopes, de Ji-Paraná, aceitou o convite de Rocha e assumirá o comando da Sedam. Todas as trocas já foram confirmadas e as posses oficiais ocorrerão no transcorrer desta próxima semana. Sem solenidades, por causa da pandemia.

UM SUCESSO DE 27 ANOS TROCA DE MÃOS

Um negócio milionário, que estava sendo alinhavado desde meados do ano passado, enfim, foi concretizado. O Grupo YDUQS, um dos maiores da América Latina, comprou o Grupo Athenas, uma potência educacional que tem mais de nove mil alunos e que pertence aos empresários Hildon Chaves e Ieda Chaves, ele atualmente prefeito de Porto Velho e ela a primeira dama. O negócio começa com algo em torno de 180 milhões de reais, mas como incluiu participação dos Chaves em ampliações futuras, pode chegar a até 300 milhões de reais. Empreendedores de sucesso na área da Educação, Hildon e Ieda, que acabaram de fechar o negócio, transformaram uma pequena ideia numa potência que, 27 anos depois de criado, se transformou praticamente numa mina de ouro. O assunto ainda não foi comentado oficialmente pelo casal Chaves, mas o Grupo YDUQS já confirmou o negócio.

PASTOR EDÉSIO, OUTRA VITIMA DA COVID

A morte do vereador Edésio Fernandes, um dos mais respeitados entre seus pares, causou grande pesar em toda a Porto Velho e na Rondônia toda. Ele foi uma entre as mais de duas centenas de rondonienses que acabaram perdendo a vida, por causa do terrível corona vírus. Edésio sofreu uma cirurgia no estômago, estava bem, voltou para casa, mas teve que retornar ao hospital. Em algum momento, contraiu o vírus e acabou morrendo. Representante da Igreja Universal, Edésio Fernandes cumpria seu primeiro mandato na Câmara e chegou a disputar uma vaga para o Senado, na última eleição. Sua morte mereceu votos de pesar de parte do presidente da Casa, Edwilson Negreiros e de todos os vereadores. O prefeito Hildon Chaves e a primeira dama, dona Ieda, também publicaram seu lamento pela perda, nas redes sociais. Seu suplente é Waldemar Cavalcante de Albuquerque, também do Republicanos.

UMA VERGONHA IMPOSTA POR MEIA DÚZIA

Continua uma das mais tristes histórias da Amazônia, que já caminha para a terceira década. Por causa de domínio de uma minoria sobre nossa região – ONGs internacionais, principalmente, mas também com apoio importante de parte do Ministério Público Federal e de setores do Judiciário – aqueles que usam muito mais a ideologia que aprenderam nas faculdades do que pelos interesses maiores do País – a BR 319 continua sendo uma vergonha nacional. Sempre empurrando com a barriga, sempre interpondo decisões que impedem que a rodovia seja transitável até o Amazonas, os que mandam e desmandam (e não é o governo brasileiro) na Amazônia, não permitem que milhões de pessoas que habitam nossa região sejam beneficiadas. Daí, o que se vê são essas cenas de horror, todos os dias, ao ponto de um ônibus que saiu de Manaus para uma viagem de 24 horas, tenha levado mais de uma semana para chegar a Porto Velho. É uma vergonha que media dúzia continue decidindo por milhões. Será que esse país nunca vai mudar?

NOVO “PRESIDENTE” TIRA POLÍCIA DAS FAVELAS

Um dos novos presidentes do Brasil (sim, há vários, desde que o STF decidiu que também é partido político e pode governar, embora sem procuração do voto, para isso), proibiu a polícia de fazer batidas nas favelas do Rio de Janeiro, enquanto durar a pandemia do corona vírus. O presidente, escolhido em eleição indireta, usando o pseudônimo de “ministro do PSTF (Partido do STF!)”, Edson Fachin, dá carta branca a assassinos, traficantes, quadrilheiros, membros de milícias e outras organizações criminosas para agirem como quiserem, correrem para as favelas e se esse entocarem, porque a polícia está proibida de caçá-los e prendê-los. Agora, qualquer operação policial só pode ser feita  "salvo em hipóteses absolutamente excepcionais". Nesses casos, as ações devem ser "devidamente justificadas por escrito" pela autoridade competente com a comunicação imediata ao Ministério Público do Estado do Rio, responsável pelo controle externo da atividade policial". Estamos caminhando céleres para nos “Venezuelar”? Foi assim: quando o Judiciário se partidarizou e se tornou governo, por lá, a Venezuela bateu o martelo para o comunismo e para viver a maior crise de toda a sua história. Será que vamos acabar, para comer, também correndo aos lixões, atrás de ratos?

ÓBITOS AUMENTAM E GUERRA AO VÍRUS CONTINUA

Na sexta, chegamos aos 213 óbitos em Rondônia infelizmente. Já no sábado, esse número subiu para 228, ou seja, mais 15 vidas foram levadas pela Covid 19.  Em 24 horas, os casos de infectados subiram de 6.862, para 7.701, ou seja, 839 rondonienses afetados pela doença.Porto Velho é a cidade com maior número de mortes: mais de 7 em cada dez óbitos são de moradores da Capital. São 167 mortes no total. Temos ainda, do total de mais de 7.700 casos, 2.968 recuperados, ou seja, 38,5 por cento do total. A Prefeitura da Capital pretende diminuir esses números, com a implantação de um hospital de 50 leitos, que está alugando, mas, mais que isso, com o uso imediato do kit da cloroquina, tão logo os primeiros sintomas sejam detectados no paciente. Até sexta, mais de 81 por cento de todos os leitos de UTI, no Estado, estavam ocupados. Com o lockdown, traduzido para Isolamento restritivo, é possível que o número de casos ao menos não cresça na proporção do que estava crescendo. Isso se a população de Porto Velho, principalmente, ajudar. Pelo que se viu no sábado, essa ajuda está longe de chegar. O isolamento, até o sábado, por exemplo, não deu o resultado esperado.

PERGUNTINHA

Depois de dizer que a cloroquina poderia matar pacientes, aceitando uma pesquisa fajuta, desmentida poucos dias depois, você ainda acredita que a Organização Mundial da Saúde é uma entidade séria e apartidária?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OMERON e parceiros promovem ação evangelística no Presídio Feminino

OMERON e parceiros promovem ação evangelística no Presídio Feminino

A iniciativa levou apoio espiritual para internas e policiais penais, destacando a fé como ferramenta de transformação e reforçando o cuidado com a saúde mental durante o Janeiro Branco.
L
Semtel mapeia 18 espaços públicos de esporte e lazer na capital

Semtel mapeia 18 espaços públicos de esporte e lazer na capital

Levantamento detalha equipamentos em funcionamento por zona da cidade
L
Rio Acre volta a subir e atinge 14,43 m em Rio Branco

Rio Acre volta a subir e atinge 14,43 m em Rio Branco

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o nível pode chegar a 14,60 m ainda nesta quarta-feira devido a chuvas na bacia
L

Programa Campo Produtivo beneficia plantio de mais de 2 mil mudas de cacau em Jaru

Iniciativa da Prefeitura de Jaru fortalece agricultura familiar e diversificação produtiva no município.
L
Furto de energia leva 139 pessoas à prisão em RO em 2025

Furto de energia leva 139 pessoas à prisão em RO em 2025

Prática criminosa causa mortes, prejuízos à rede elétrica e interrupções no fornecimento; Energisa intensifica combate com inspeções e tecnologias de monitoramento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a medida exige alteração na legislação e visa vincular o registro profissional ao desempenho dos estudantes.
L

Agenda News: Rock e feijoada embalam o fim de semana no Grego

De sexta a sábado, o pub recebe bandas locais e clássicos do rock em clima descontraído e muitaenergia.
L
O Agente Secreto garante quatro indicações ao Oscar 2026

O Agente Secreto garante quatro indicações ao Oscar 2026

O filme brasileiro igualou o recorde histórico de Cidade de Deus ao disputar categorias principais, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Wagner Moura.
L
Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas em Porto Velho

Defesa Civil emite alerta laranja para chuvas intensas em Porto Velho

Ventos fortes e precipitação volumosa podem causar quedas de árvores e descargas elétricas; população deve evitar áreas alagadas e ficar atenta a informações oficiais.
L
Procon Rondônia: Avanços na proteção ao consumidor

Procon Rondônia: Avanços na proteção ao consumidor

Órgão estadual registra mais de 39 mil atendimentos em 2025, com fiscalizações, audiências de conciliação e feirões Limpa Nome, fortalecendo direitos dos consumidores e combatendo práticas abusivas em todo o território rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou a intenção de acelerar a internalização do tratado comercial no Brasil, buscando uma vigência provisória para o setor.
L
Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Parlamentar protocolou pedido de providência para manutenção da Rua Paraná, que foi atendido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura
L

Nikolas Ferreira relata “pé deformado” e dores em caminhada de 230 km

O deputado federal cumpre trajeto entre Minas Gerais e Brasília em ato de apoio a Jair Bolsonaro.
L
Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Projeto de lei da vereadora exige divulgação trimestral de dados sobre radares, revisão técnica anual e relatórios sobre destinação de recursos arrecadados com multas.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 2,3 milhões para causa animal em RO

Ieda Chaves destina mais de R$ 2,3 milhões para causa animal em RO

Parlamentar utiliza salário integral e recursos próprios para resgate, construção de abrigo e apoio a ONGs; estrutura em Porto Velho acolhe gatos e cães em situação de vulnerabilidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Colisão entre três veículos é registrada no Centro de Porto Velho

Colisão entre três veículos é registrada no Centro de Porto Velho

Acidente envolveu EcoSport, HB20 e Palio em cruzamento movimentado; não houve feridos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sisu 2026: Inscrições terminam nesta sexta-feira (23)

Sisu 2026: Inscrições terminam nesta sexta-feira (23)

Candidatos podem concorrer a mais de 274 mil vagas em instituições públicas; resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro
L
Matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro

Matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro

Responsáveis devem efetivar a matrícula da rede municipal para garantir a vaga; após o prazo, novos alunos entrarão na lista de espera do cadastro reserva.
L
CCAA de Porto Velho inicia período de volta às aulas para crianças

CCAA de Porto Velho inicia período de volta às aulas para crianças

CCAA inicia ano letivo com foco no aprendizado lúdico Matrículas para o Kids Course 2026 estão abertas em Porto Velho com material didático exclusivo focado em interatividade e tecnologia.
L

Requerimento do Licenciamento e Outorga: RODRIGO TEIXEIRA LIMA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO E TERMO DE OUTORGA
L
Mestres do Universo ganha primeiro teaser trailer oficial

Mestres do Universo ganha primeiro teaser trailer oficial

Live-action de He-Man com Nicholas Galitzine tem lançamento previsto para 5 de junho de 2026 nos cinemas
L

Requerimento do Licenciamento e Termo de Outorga: GENARIO DE SOZA LIMA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO E TERMO DE OUTORGA
L
Bike Tour celebra aniversário de Porto Velho com passeio histórico

Bike Tour celebra aniversário de Porto Velho com passeio histórico

Evento gratuito promove integração comunitária, valorização do patrimônio e uso da bicicleta como lazer
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.