SEXTA-FEIRA, 23/01/2026

Em destaque

MESMO COM TODO O ESFORÇO E BATALHA, DENTRO E FORA DOS HOSPITAIS, ESTAMOS PERDENDO ESSA GUERRA

PERGUNTINHA: Você acha que uma vacina contra o corona vírus virá em alguns meses, como anunciam alguns mais otimistas ou está entre os que têm certeza de que ela só passará a proteger a população daqui, no mínimo, dois anos?

Publicado em 

Chegamos ao limite. No interior, ainda há como abrigar doentes, caso o número de casos não continue crescendo tanto. Mas o pior está em Porto Velho, onde praticamente já não há saída. Há casos de mortes registradas nas UPAS, por falta de leitos de UTI. Dois homens, ambos com 54 anos, morreram na UPA da zona sul, porque não se conseguiram leitos . E isso ocorreu no início da semana. A partir de agora, caso não se abramimediatamente  algumas dezenas de leitos da UTI (aguarda-se que, entre esses, estejam os 50 leitos prometidos pela Prefeitura, no início do mês), as pessoas começarão a morrer, por não poderem ter o atendimento adequado.  Nesta quarta, abriram-se pelo menos 12 leitos, alugados com recursos da Assembleia Legislativa junto ao Hospital do Amor, que trata doentes de câncer, mas que terá uma ala especial, separada, sem riscos aos internados atualmente, apenas para receber doentes da Covid 19. Até sexta, serão mais 49 leitos, comuns, mas também só para pacientes da doença, que não precisam de UTI. Será um pequeno avanço. Também haverá novos leitos clínicos no Hospital Regina Pacis,comprado pelo Estado, embora ainda não haja uma data definitiva para entrega de, pelo menos, a primeira parte das obras em andamento.

A crise do corona vírus está longe de terminar. Temos milhares de contaminados (caminhando para os 6 mil), com cerca de 45 por cento deles já recuperados, e as internações, contudo, só crescem. A taxa de óbitos mantém-se na faixa de 3 por cento, mas é sempre bom registrar que quando se trata de mortes, se fosse de apenas uma pessoa, já seria demais, porque os números não contam, mas sim a enorme dor que cada perda representa para todos. Imagine-se quanto elas caminham já para 18 dezenas? O trabalho das autoridades têm sido duríssimo (o secretário Fernando Máximo, por exemplo, tem se desdobrado, eventualmente conseguindo fazer um lanche rápido no meio da tarde, para não ficar o dia todo sem comer), tentando resolver problemas da falta de estrutura na saúde que vêm de décadas, mas que se acentuaram agora, na pandemia. As equipes médicas, de enfermagem e de apoio, têm doado até suas vidas para ajudar os contaminados. Todos os envolvidos estão batalhando, trabalhando, pensando e agindo, tentando encontrar uma saída para essa guerra que, por enquanto, estamos perdendo. O vírus pegou a todos no contrapé, inclusive em países onde o sistema de saúde era e é muito bom. Imagine-se por essas terras de Rondon, onde a saúde pública sempre andou 20 passos atrás das necessidades da população!  O corona vírus está ganhando. Tomara que consigamos virar esse jogo!

“TEMOS QUE CUIDAR DA NOSSA POPULAÇÃO!”

Não há como não destacar a importância da participação da Assembleia Legislativa no combate ao corona. Nesta semana, ao inaugurar uma ala do Hospital do Amor, destinada apenas ao tratamento de pessoas com a Covid 19 etotalmente isolada dos pacientes com câncer, o presidente Laerte Gomes disse que esse é um momento de todos se movimentarem, em benefício dos rondonienses. “Temos que ajudar a cuidar da nossa população”, enfatizou. Os primeiros 12 leitos de UTI já foram disponibilizados e outros 49, de leitos clínicos, serão entregues até nesta sexta. Com isso, serão 61 leitos, locados com recursos próprios da Assembleia, para atendimento aos doentes. A ajuda é vital, até porque sabe-se que, já nesta quinta-feira, não haverá mais nem leitos comuns e nem de UTI na rede pública ou privada. Ou seja, sem esse apoio do Parlamento, a situação ficaria ainda muito mais complicada, devido à lotação completa de todo o sistema de atendimento aos doentes.

DINHEIRO SAIU DOS 50 MILHÕES ECONOMIZADOS

Os novos leitos proporcionados por decisão de Laerte e todos os demais 23 deputados, que usaram verba economizada com pagar as despesas, serão de enorme utilidade, nesse momento em que cresce a pandemia. O acordo foi assinado quando a Assembleia disponibilizou 10 milhões de reais para que o Executivo destine o valor ao aluguel e manutenção dos 61 leitos, por um período inicial de cinco meses. Todos os meses, afora isso, a ALE vai separar 2 milhões a mais, para investir na parceria com o Hospital do Amor, caso necessário. Além disso, os parlamentares rondonienses já aprovaram outras medidas de apoio aos municípios e à população mais necessitada. Serão alugadas várias ambulâncias com UTI e, ainda, distribuídas 30 mil cestas básicas às famílias carentes. Todo esse dinheiro sairá de verba economizada pelo Parlamento, que não gastou algo em torno de 50 milhões de reais a que tinha direito e que, agora, os está devolvendo em benefício dos rondonienses. Nesse momento de pandemia, o socorro vindo da ALE é sem dúvida, um grande apoio na guerra contra o vírus.

ADIANTA APONTAR O DEDO?

O Sindicato Médico, Simero, tem emitido vários notas, eventualmente de críticas e até de repúdio, em relação à situação do combate ao corona vírus. O caso mais dramático e que merece o apoio da coletividade, foi o posicionamento exigindo das autoridades mais segurança para os profissionais que atendem pacientes da Covid 19 e que estão sendo roubados e assaltados, eventualmente junto com os doentes, nos postos de saúde, UPAs, clínicas e hospitais. Não há segurança alguma para eles. Agora, nos últimos dias, a entidade partiu para mais um ataque, dessa vez conta a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado, tentando empurrar toda a culpa por eventuais problemas, num prisma em que toda a responsabilidade por erros sejam do poder público. Claro que algumas colocações do Simero são corretas e muitas das reivindicações precisam ser analisadas e atendidas. Esquece-se, contudo, o sindicato, que a questão não é culpar esse ou aquele, tentando lavar as mãos e se imiscuir de responsabilidades. Todos têm sua parcela de importância, de contribuição, mas também de compartilhamento de acertos e erros. Nunca se enfrentou uma doença como essa e, apenas apontando o dedo, tentando achar culpados, certamente não ajuda em nada na batalha que estamos perdendo.

ENFIM, CHEGA A LUZ PARA A PONTE

Parece inacreditável, mas, felizmente, não o é! Começou, finalmente, a obra para instalação da iluminação na ponte sobre o rio Madeira! Isso mesmo. Nesta semana, uma reunião entre representantes do Dnit e da Emdur, a empresa municipal responsável pela iluminação pública da cidade, comandada pelo competente Thiago Tezzari, definiu o início dos trabalhos, que devem durar cerca de 60 dias. Construída ao custo de mais de 200 milhões de reais e inaugurada oficialmente em setembro de 2014, a ponte de quase 1 quilômetro passou a ligar, por  terra, a BR 319 e o acesso a Manaus. Além de acabar com as balsas que faziam a travessia durante vários anos, a ponte também serviu para que o outro lado do rio, começasse a ser valorizado. O problema é que, na sua construção, foi “esquecida” a iluminação, com a ponte ficando sob escuridão total durante todas as noites, nesses quase seis anos, a colocando no anedotário como uma das obras que mais tempo ficou incompletas, em toda a nossa história. Pelo Dnit, a fiscalização dos trabalhos será do engenheiro Emanuel Nery. Agora, enfim, a luz vai chegar à ponte. Antes tarde do que nunca!

BARÃO DO RIO BRANCO ESVAZIADA

Depois da praça Jonathas Pedrosa, de onde foram retirados dezenas de camelôs que ali se instalaram desde a enchente histórica de 2014, começaram a ser tirados, agora, os camelôs da rua Barão do Rio Branco, no centro. A retirada iniciouna madrugada desta quinta. Os 70 barraqueiros foram avisados, mas continuavam no local. Pela manhã, já se observava que todas as barracas que estavam invadindo a rua, há anos, foram retiradas por determinação da Prefeitura, atendendo cobrança que tem sido feita há muito tempo pelo Ministério Público. Está tudo correto, com uma exceção importante: tirar os camelôs de uma área irregular está corretíssimo, mas como eles vão sobreviver? Por que já não foram levados para outra área, devidamente preparada para isso? Nesses tempos em que cada real pode representar comer ou não; sobreviver dignamente ou não, deixar os camelôs sem um local para trabalhar parece algo muito injusto.

“GENOCÍDIO” NÃO, MAS ÍNDIOS CORREM RISCO!

Embora o exagero de termos como “genocídio” contra os índios, coisa que alguns procuradores adoram usar, como se não soubessem exatamente o que é exatamente um genocídio, não se pode negar que grande número de indígenas da Amazônia correm sim risco de vida, caso sejam atingidos pelo corona vírus. Mas não por ele. Outras doenças, trazidas pelo homem branco e, neste momento, por grande número de garimpeiros, podem sim afetar seriamente os grupos indígenas. Em Rondônia, já houve vários casos de contaminação e alguns óbitos, o que pode afetar seriamente as aldeias. Em Roraima, segundo o procurador de Justiça Edson Damas, a invasão de garimpeiros na área dos índios Yanomani pode causar “genocídio” ou seja, a extinção total de mais de 27 mil indígenas, só entre essa raça indígena. Tire-se o exagero, o palavreado que muitos membros do Ministério Público adoram repetir, mesmo assim a situação é sim, bastante preocupante.  Já há casos de mortes entre indígenas, por causa da doença, mas, claro, num número muito menor do que as que matam muitos índios de todas as tribos, todos os dias. As autoridades precisam tomar, urgentemente, medidas que protegem nossa população indígena, sem dúvida alguma.

ASSEMBLEIA PARA TOTALMENTE POR DEZ DIAS

Pelo menos até o próximo dia 12, uma sexta-feira e mais o final de semana em seguida, ou seja, pelo menos nos próximos dez dias, todos os servidores da Assembleia Legislativa estão dispensados de entrarem no prédio do Parlamento. Tudo por causa de pelo menos três mortes de funcionários, atingidos pelo corona vírus. O presidente da ALE já liberou os servidores desde a quinta-feira e todos só poderão realizar trabalhos desde casa, quando forem convocados, nesse período.   Ao comentar o assunto, o presidente Laerte Gomes disse que não é justo os deputados estarem trabalhando nas sessões virtuais, mantendo o isolamento recomendado pelas autoridades de saúde, “enquanto que muitos servidores da casa tenham que estar presentes em atividades internas”. Laerte informou que muita gente já estava trabalhando em home office nas últimas semanas.  Segundo a ALE, será considerada falta grave se algum servidor for visto, em dias úteis e horário de expediente, em shopping, academias, cinemas, bares, festas ou outros ambientes que tenham aglomerações.

PERGUNTINHA

Você acha que uma vacina contra o corona vírus virá em alguns meses, como anunciam alguns mais otimistas ou está entre os que têm certeza de que ela só passará a proteger a população daqui, no mínimo, dois anos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhadora

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Brasil lidera crescimento do turismo internacional com alta de 37%

Brasil lidera crescimento do turismo internacional com alta de 37%

O relatório da ONU aponta que o país recebeu 9,3 milhões de visitantes estrangeiros em 2025, superando destinos tradicionais e batendo recordes históricos de visitação.
L
Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado hoje

Guia de Direitos dos Povos de Matriz Africana é lançado

A publicação detalha mecanismos de defesa jurídica contra a intolerância religiosa e o racismo em homenagem ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
L
Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

Inmetro orienta sobre segurança no uso do bebê conforto

O instituto alerta para a obrigatoriedade do selo de certificação e as normas técnicas de instalação para garantir a proteção de crianças em veículos.
L
Horóscopo de sexta-feira (23/1): decisões práticas e ajustes emocionais

Horóscopo de sexta-feira (23/1): decisões práticas e ajustes emocionais

Previsões para sexta-feira, 23 de janeiro de 2026, indicam organização, diálogo claro e escolhas racionais no trabalho e na vida afetiva.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para 274,8 mil vagas do Sisu terminam nesta sexta-feira

O processo seletivo deste ano oferece o maior número de vagas da história e permite o uso das notas das últimas três edições do Enem para a classificação.
L

Terror em Silent Hill: Regresso para o Inferno estreia no Cine Araújo em Porto Velho

Novo capítulo da franquia Silent Hill chega às telas do Cine Araújo em Porto Velho, trazendo uma atmosfera sombria, suspense psicológico e terror intenso para os fãs do gênero.
L
Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro

O Ministério da Educação publicou o edital que oferece mais de 67 mil vagas de financiamento para o primeiro semestre, destinadas a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos.
L

Giro News: Dra. Waldirene de Souza Rivas fala sobre toxina botulínica

Cirurgiã ortopedista explica o que é a toxina botulínica, para que serve, quem pode se beneficiar e a importância do uso responsável, além do trabalho filantrópico na Casa Família Rosetta
L
Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

Câmara dos Deputados publica edital para policial legislativo ainda em janeiro

O presidente da Casa, Hugo Motta, confirmou a nova seleção em anúncio oficial nas redes sociais, enquanto as inscrições para outros cargos terminam na próxima segunda-feira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

Deputada Lebrinha empenha R$ 81,1 mil para compra de notebooks em Seringueiras

O investimento em tecnologia educacional atende ao pedido da vereadora Jéssica da Saúde.
L
Alex Redano indica reforço na frota do IML para garantir agilidade em Porto Velho

Alex Redano indica reforço na frota do IML para garantir agilidade em Porto Velho

Parlamentar alerta para sobrecarga do único veículo disponível e cobra mais agilidade e dignidade no atendimento às famílias.
L
Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Cláudia de Jesus pede mudanças no concurso da Seduc para garantir justiça e inclusão

Indicações tratam da prova de títulos, inclusão de candidatos indígenas e fortalecimento das bibliotecas.
L
Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Alero derruba veto do Governo e mantém emenda da Dra. Taíssa aos servidores do Iperon

Atuação da deputada garantiu auxílios a servidores cedidos e reforçar a isonomia no serviço público.
L
Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

Edevaldo Neves defende política de proximidade em entrevista

O deputado estadual ressaltou que a base de seu mandato é o diálogo direto com os eleitores e a presença constante tanto na capital quanto nas regiões do interior de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Motociclista sofre fratura após carro invadir preferencial no Centro

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um Renault Sandero invadiu a via, causando o atropelamento
16
PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

PM flagra dupla furtando fios elétricos de residência no centro de Porto Velho

Com a prisão da dupla, a polícia investigará se os suspeitos possuem envolvimento com receptadores de cobre na região.
10
Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Polícia Civil de Rondônia moderniza investigações com ciclo de investimentos entre 2019 e 2025

Sob gestão do governador Marcos Rocha, a polícia recebeu novos complexos, tecnologia de inquérito eletrônico e reforço no combate ao crime organizado em todo o estado.
L
Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Rio Open confirma João Fonseca e Lorenzo Musetti para 2026

Rio Open confirma João Fonseca e Lorenzo Musetti para 2026

A 12ª edição do maior torneio de tênis da América do Sul terá um top 5 mundial e o brasileiro João Fonseca como um dos principais cabeças de chave no Jockey Club.
L
Bolsa de valores bate recorde e encosta nos 172 mil pontos

Bolsa de valores bate recorde e encosta nos 172 mil pontos

O Ibovespa registrou a maior alta diária desde 2023 impulsionado pelo recuo de Donald Trump em tarifas globais e pelo forte ingresso de capital estrangeiro no país.
L
Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

O governo espanhol propôs a criação de uma força de defesa conjunta da União Europeia para garantir a soberania do bloco e responder a pressões externas dos EUA.
L
Edital Floresta Viva prorroga prazo para terras indígenas

Edital Floresta Viva prorroga prazo para terras indígenas

O BNDES e parceiros estenderam até 27 de fevereiro o prazo para selecionar projetos de restauração ecológica que receberão investimentos de 8,8 milhões de reais.
L
Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Sema desobstrui Parque Natural após queda de árvores causada por fortes chuvas

Ação emergencial garantiu segurança, preservação ambiental e acesso ao Viveiro Municipal após fortes chuvas em Porto Velho
L
Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

Prefeitura celebra 111 anos de Porto Velho com retorno de passeios de barco na EFMM

A locomotiva, símbolo máximo da fundação da cidade, terá uma exibição especial ao público durante a tarde.
L
CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

CRAM acolhe quase 300 mulheres vítimas de violência doméstica na capital

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher registrou 291 atendimentos; o serviço oferece proteção e acompanhamento psicológico em parceria com a Casa Abrigo.
L
79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

79,54% da população de Rondônia integra classes A, B e C

Entre 2022 e 2024, estado ampliou participação nas classes de maior renda, conforme estudo da FGV; renda do trabalho e políticas públicas impulsionaram mudança
L
Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Prefeitura de Jaru libera carnês do IPTU 2026

Contribuinte pode acessar guias virtuais pelo site ou WhatsApp; desconto de 10% para pagamento em cota única
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.