QUINTA-FEIRA, 12/03/2026

Em destaque

MESMO COM TODO O ESFORÇO E BATALHA, DENTRO E FORA DOS HOSPITAIS, ESTAMOS PERDENDO ESSA GUERRA

PERGUNTINHA: Você acha que uma vacina contra o corona vírus virá em alguns meses, como anunciam alguns mais otimistas ou está entre os que têm certeza de que ela só passará a proteger a população daqui, no mínimo, dois anos?

Publicado em 

Chegamos ao limite. No interior, ainda há como abrigar doentes, caso o número de casos não continue crescendo tanto. Mas o pior está em Porto Velho, onde praticamente já não há saída. Há casos de mortes registradas nas UPAS, por falta de leitos de UTI. Dois homens, ambos com 54 anos, morreram na UPA da zona sul, porque não se conseguiram leitos . E isso ocorreu no início da semana. A partir de agora, caso não se abramimediatamente  algumas dezenas de leitos da UTI (aguarda-se que, entre esses, estejam os 50 leitos prometidos pela Prefeitura, no início do mês), as pessoas começarão a morrer, por não poderem ter o atendimento adequado.  Nesta quarta, abriram-se pelo menos 12 leitos, alugados com recursos da Assembleia Legislativa junto ao Hospital do Amor, que trata doentes de câncer, mas que terá uma ala especial, separada, sem riscos aos internados atualmente, apenas para receber doentes da Covid 19. Até sexta, serão mais 49 leitos, comuns, mas também só para pacientes da doença, que não precisam de UTI. Será um pequeno avanço. Também haverá novos leitos clínicos no Hospital Regina Pacis,comprado pelo Estado, embora ainda não haja uma data definitiva para entrega de, pelo menos, a primeira parte das obras em andamento.

A crise do corona vírus está longe de terminar. Temos milhares de contaminados (caminhando para os 6 mil), com cerca de 45 por cento deles já recuperados, e as internações, contudo, só crescem. A taxa de óbitos mantém-se na faixa de 3 por cento, mas é sempre bom registrar que quando se trata de mortes, se fosse de apenas uma pessoa, já seria demais, porque os números não contam, mas sim a enorme dor que cada perda representa para todos. Imagine-se quanto elas caminham já para 18 dezenas? O trabalho das autoridades têm sido duríssimo (o secretário Fernando Máximo, por exemplo, tem se desdobrado, eventualmente conseguindo fazer um lanche rápido no meio da tarde, para não ficar o dia todo sem comer), tentando resolver problemas da falta de estrutura na saúde que vêm de décadas, mas que se acentuaram agora, na pandemia. As equipes médicas, de enfermagem e de apoio, têm doado até suas vidas para ajudar os contaminados. Todos os envolvidos estão batalhando, trabalhando, pensando e agindo, tentando encontrar uma saída para essa guerra que, por enquanto, estamos perdendo. O vírus pegou a todos no contrapé, inclusive em países onde o sistema de saúde era e é muito bom. Imagine-se por essas terras de Rondon, onde a saúde pública sempre andou 20 passos atrás das necessidades da população!  O corona vírus está ganhando. Tomara que consigamos virar esse jogo!

“TEMOS QUE CUIDAR DA NOSSA POPULAÇÃO!”

Não há como não destacar a importância da participação da Assembleia Legislativa no combate ao corona. Nesta semana, ao inaugurar uma ala do Hospital do Amor, destinada apenas ao tratamento de pessoas com a Covid 19 etotalmente isolada dos pacientes com câncer, o presidente Laerte Gomes disse que esse é um momento de todos se movimentarem, em benefício dos rondonienses. “Temos que ajudar a cuidar da nossa população”, enfatizou. Os primeiros 12 leitos de UTI já foram disponibilizados e outros 49, de leitos clínicos, serão entregues até nesta sexta. Com isso, serão 61 leitos, locados com recursos próprios da Assembleia, para atendimento aos doentes. A ajuda é vital, até porque sabe-se que, já nesta quinta-feira, não haverá mais nem leitos comuns e nem de UTI na rede pública ou privada. Ou seja, sem esse apoio do Parlamento, a situação ficaria ainda muito mais complicada, devido à lotação completa de todo o sistema de atendimento aos doentes.

DINHEIRO SAIU DOS 50 MILHÕES ECONOMIZADOS

Os novos leitos proporcionados por decisão de Laerte e todos os demais 23 deputados, que usaram verba economizada com pagar as despesas, serão de enorme utilidade, nesse momento em que cresce a pandemia. O acordo foi assinado quando a Assembleia disponibilizou 10 milhões de reais para que o Executivo destine o valor ao aluguel e manutenção dos 61 leitos, por um período inicial de cinco meses. Todos os meses, afora isso, a ALE vai separar 2 milhões a mais, para investir na parceria com o Hospital do Amor, caso necessário. Além disso, os parlamentares rondonienses já aprovaram outras medidas de apoio aos municípios e à população mais necessitada. Serão alugadas várias ambulâncias com UTI e, ainda, distribuídas 30 mil cestas básicas às famílias carentes. Todo esse dinheiro sairá de verba economizada pelo Parlamento, que não gastou algo em torno de 50 milhões de reais a que tinha direito e que, agora, os está devolvendo em benefício dos rondonienses. Nesse momento de pandemia, o socorro vindo da ALE é sem dúvida, um grande apoio na guerra contra o vírus.

ADIANTA APONTAR O DEDO?

O Sindicato Médico, Simero, tem emitido vários notas, eventualmente de críticas e até de repúdio, em relação à situação do combate ao corona vírus. O caso mais dramático e que merece o apoio da coletividade, foi o posicionamento exigindo das autoridades mais segurança para os profissionais que atendem pacientes da Covid 19 e que estão sendo roubados e assaltados, eventualmente junto com os doentes, nos postos de saúde, UPAs, clínicas e hospitais. Não há segurança alguma para eles. Agora, nos últimos dias, a entidade partiu para mais um ataque, dessa vez conta a Secretaria de Saúde e o Governo do Estado, tentando empurrar toda a culpa por eventuais problemas, num prisma em que toda a responsabilidade por erros sejam do poder público. Claro que algumas colocações do Simero são corretas e muitas das reivindicações precisam ser analisadas e atendidas. Esquece-se, contudo, o sindicato, que a questão não é culpar esse ou aquele, tentando lavar as mãos e se imiscuir de responsabilidades. Todos têm sua parcela de importância, de contribuição, mas também de compartilhamento de acertos e erros. Nunca se enfrentou uma doença como essa e, apenas apontando o dedo, tentando achar culpados, certamente não ajuda em nada na batalha que estamos perdendo.

ENFIM, CHEGA A LUZ PARA A PONTE

Parece inacreditável, mas, felizmente, não o é! Começou, finalmente, a obra para instalação da iluminação na ponte sobre o rio Madeira! Isso mesmo. Nesta semana, uma reunião entre representantes do Dnit e da Emdur, a empresa municipal responsável pela iluminação pública da cidade, comandada pelo competente Thiago Tezzari, definiu o início dos trabalhos, que devem durar cerca de 60 dias. Construída ao custo de mais de 200 milhões de reais e inaugurada oficialmente em setembro de 2014, a ponte de quase 1 quilômetro passou a ligar, por  terra, a BR 319 e o acesso a Manaus. Além de acabar com as balsas que faziam a travessia durante vários anos, a ponte também serviu para que o outro lado do rio, começasse a ser valorizado. O problema é que, na sua construção, foi “esquecida” a iluminação, com a ponte ficando sob escuridão total durante todas as noites, nesses quase seis anos, a colocando no anedotário como uma das obras que mais tempo ficou incompletas, em toda a nossa história. Pelo Dnit, a fiscalização dos trabalhos será do engenheiro Emanuel Nery. Agora, enfim, a luz vai chegar à ponte. Antes tarde do que nunca!

BARÃO DO RIO BRANCO ESVAZIADA

Depois da praça Jonathas Pedrosa, de onde foram retirados dezenas de camelôs que ali se instalaram desde a enchente histórica de 2014, começaram a ser tirados, agora, os camelôs da rua Barão do Rio Branco, no centro. A retirada iniciouna madrugada desta quinta. Os 70 barraqueiros foram avisados, mas continuavam no local. Pela manhã, já se observava que todas as barracas que estavam invadindo a rua, há anos, foram retiradas por determinação da Prefeitura, atendendo cobrança que tem sido feita há muito tempo pelo Ministério Público. Está tudo correto, com uma exceção importante: tirar os camelôs de uma área irregular está corretíssimo, mas como eles vão sobreviver? Por que já não foram levados para outra área, devidamente preparada para isso? Nesses tempos em que cada real pode representar comer ou não; sobreviver dignamente ou não, deixar os camelôs sem um local para trabalhar parece algo muito injusto.

“GENOCÍDIO” NÃO, MAS ÍNDIOS CORREM RISCO!

Embora o exagero de termos como “genocídio” contra os índios, coisa que alguns procuradores adoram usar, como se não soubessem exatamente o que é exatamente um genocídio, não se pode negar que grande número de indígenas da Amazônia correm sim risco de vida, caso sejam atingidos pelo corona vírus. Mas não por ele. Outras doenças, trazidas pelo homem branco e, neste momento, por grande número de garimpeiros, podem sim afetar seriamente os grupos indígenas. Em Rondônia, já houve vários casos de contaminação e alguns óbitos, o que pode afetar seriamente as aldeias. Em Roraima, segundo o procurador de Justiça Edson Damas, a invasão de garimpeiros na área dos índios Yanomani pode causar “genocídio” ou seja, a extinção total de mais de 27 mil indígenas, só entre essa raça indígena. Tire-se o exagero, o palavreado que muitos membros do Ministério Público adoram repetir, mesmo assim a situação é sim, bastante preocupante.  Já há casos de mortes entre indígenas, por causa da doença, mas, claro, num número muito menor do que as que matam muitos índios de todas as tribos, todos os dias. As autoridades precisam tomar, urgentemente, medidas que protegem nossa população indígena, sem dúvida alguma.

ASSEMBLEIA PARA TOTALMENTE POR DEZ DIAS

Pelo menos até o próximo dia 12, uma sexta-feira e mais o final de semana em seguida, ou seja, pelo menos nos próximos dez dias, todos os servidores da Assembleia Legislativa estão dispensados de entrarem no prédio do Parlamento. Tudo por causa de pelo menos três mortes de funcionários, atingidos pelo corona vírus. O presidente da ALE já liberou os servidores desde a quinta-feira e todos só poderão realizar trabalhos desde casa, quando forem convocados, nesse período.   Ao comentar o assunto, o presidente Laerte Gomes disse que não é justo os deputados estarem trabalhando nas sessões virtuais, mantendo o isolamento recomendado pelas autoridades de saúde, “enquanto que muitos servidores da casa tenham que estar presentes em atividades internas”. Laerte informou que muita gente já estava trabalhando em home office nas últimas semanas.  Segundo a ALE, será considerada falta grave se algum servidor for visto, em dias úteis e horário de expediente, em shopping, academias, cinemas, bares, festas ou outros ambientes que tenham aglomerações.

PERGUNTINHA

Você acha que uma vacina contra o corona vírus virá em alguns meses, como anunciam alguns mais otimistas ou está entre os que têm certeza de que ela só passará a proteger a população daqui, no mínimo, dois anos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 65 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 65 milhões nesta quinta-feira

Apostadores podem registrar jogos até o início da noite para concorrer ao concurso 2.983.
L
Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de quinta-feira (12): foco e decisões equilibradas

Previsões do horóscopo para 12 de março de 2026 indicam um dia favorável à organização, disciplina e decisões conscientes.
L
Porto Velho mantém frentes de limpeza urbana em diversas regiões

Porto Velho mantém frentes de limpeza urbana em diversas regiões

A Prefeitura reforça capina, varrição, recolhimento de resíduos e manutenção de drenagem para garantir saúde e mobilidade
L
Cármen Lúcia critica exclusão de mulheres em espaços de decisão

Cármen Lúcia critica exclusão de mulheres em espaços de decisão

Presidente do TSE aproveita celebração do Dia Internacional das Mulheres Juízas para denunciar obstáculos informais que impedem a ascensão feminina.
L
Mudanças climáticas ameaçam biodiversidade e segurança alimentar no alto-mar

Mudanças climáticas ameaçam biodiversidade e segurança alimentar no alto-mar

Pesquisadores reunidos no Rio de Janeiro alertam para urgência na implementação do Tratado do Alto-Mar diante do aquecimento global e do deslocamento de espécies.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia reduz imposto sobre venda de bovinos para outros estados

Medida do governo reduz em 66,67% o ICMS nas vendas interestaduais de bovinos para abate, fixando carga final de 4% e permitindo comercialização para cinco estados até o limite de 500 mil cabeças ou até junho de 2026.
L

Cesta básica chega a R$ 601 em Porto Velho e consome 40% do salário mínimo do trabalhador

Alta do feijão e da carne eleva custo dos alimentos na capital rondoniense, exigindo mais de 80 horas de trabalho do salário mínimo.
L

Produtores de cacau e mandioca de Rondônia recebem bônus do PGPAF

PGPAF garante desconto a agricultores familiares de Rondônia, com bônus para cacau e mandioca, ajudando produtores a reduzir parcelas do Pronaf.
L
Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Wagner Moura é confirmado como apresentador do Oscar 2026

Ator baiano, que concorre à estatueta de Melhor Ator, dividirá o palco com estrelas como Pedro Pascal e Nicole Kidman na cerimônia deste domingo.
L
Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Câmara aprova obrigatoriedade de tornozeleira para agressores e reforça proteção às mulheres

Proposta permite que delegados determinem monitoramento em cidades sem juiz e cria alerta simultâneo para vítimas e polícia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiano Zanin assume relatoria de ação sobre a CPI do Banco Master no STF

Cristiano Zanin assume relatoria de ação sobre a CPI do Banco Master no STF

Ministro substitui Dias Toffoli, que se declarou suspeito após citações em investigação da Polícia Federal.
L
Toffoli se declara suspeito e não participará de julgamento sobre prisão de Daniel Vorcaro

Toffoli se declara suspeito e não participará de julgamento sobre prisão de Daniel Vorcaro

Ministro alega motivos de foro íntimo após Polícia Federal encontrar menções a seu nome em celular de banqueiro.
L
CPMI do INSS recorre ao STF para garantir depoimento de dono do Banco Master

CPMI do INSS recorre ao STF para garantir depoimento de dono do Banco Master

Presidente da comissão classifica vinda de Daniel Vorcaro como “questão de honra” após decisões liminares barrarem oitivas.
L
Erika Hilton assume presidência da Comissão da Mulher em eleição marcada por polarização

Erika Hilton assume presidência da Comissão da Mulher em eleição marcada por polarização

Deputada é a primeira mulher trans a liderar o colegiado após disputa acirrada na Câmara.
L
Coluna Espaço Aberto – O combate a corrupção virou discurso; a corrupção virou rotina

Coluna Espaço Aberto – O combate a corrupção virou discurso; a corrupção virou rotina

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista avança cruzamento e causa grave acidente com ciclista na capital

Motorista avança cruzamento e causa grave acidente com ciclista na capital

De acordo com testemunhas, o condutor da Toro teria avançado a preferencial e causado a batida com a bicicleta elétrica pilotada pela vítima.
12
Criminoso é preso após sair de terreno baldio com celular roubado na zona leste

Criminoso é preso após sair de terreno baldio com celular roubado na zona leste

Com ele foi encontrado o objeto roubado, no entanto, o bandido não quis dizer o paradeiro, nem a identificação da comparsa.
14
Foragido fica nervoso e é preso pelo BPChoque em Porto Velho

Foragido fica nervoso e é preso pelo BPChoque em Porto Velho

Mandado de prisão em aberto por roubo leva à detenção de homem na zona leste da capital
16
Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Polícia Militar recupera motocicleta roubada de mulher trans no bairro Nova Esperança

Veículo foi localizado na zona Norte após denúncia anônima.
10
Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Equipe do sgt Machado prende trio com drogas em boca de fumo na zona Norte

Policiais do 5º Batalhão fecham ponto de venda de entorpecentes no bairro Nova Esperança.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mestrado em História da Amazônia: UNIR abre seleção

Mestrado em História da Amazônia: UNIR abre seleção

Universidade Federal de Rondônia abre 24 vagas para o Mestrado em História da Amazônia no campus de Porto Velho, com inscrições gratuitas realizadas exclusivamente pela internet.
L
Irã alerta para barril de petróleo a US$ 200 após novos ataques a navios mercantes

Irã alerta para barril de petróleo a US$ 200 após novos ataques a navios mercantes

Conflito se intensifica com bloqueio do Estreito de Ormuz e recomendação de liberação recorde de reservas.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: BASE COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA.

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO DO POÇO TUBULAR
L
Nissan Frontier 2026 encara os desafios das picapes médias no mercado brasileiro

Nissan Frontier 2026 encara os desafios das picapes médias no mercado brasileiro

Segmento é liderado com vantagem por Hilux, Ranger e S10 em volume de emplacamentos
L
Varejo bate recorde histórico sustentado por mercado de trabalho e expansão do crédito

Varejo bate recorde histórico sustentado por mercado de trabalho e expansão do crédito

Faturamento do comércio atinge topo da série com massa salarial em nível inédito e juros altos perdendo força para o consumo.
L
Gigante do setor agroenergético, Raízen entra com pedido de recuperação extrajudicial

Gigante do setor agroenergético, Raízen entra com pedido de recuperação extrajudicial

Dívidas da companhia superam R$ 65,1 bilhões; plano foca em credores financeiros e não afeta fornecedores ou parceiros comerciais.
L
Jirau Energia lança livro sobre trajetória da usina em Brasília

Jirau Energia lança livro sobre trajetória da usina em Brasília

Obra registra marcos do empreendimento e reúne autoridades do setor elétrico em evento na ApexBrasil
L
Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro e igualam recorde histórico

Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro e igualam recorde histórico

Setor farmacêutico lidera expansão no início de 2026, enquanto volatilidade do dólar derruba as vendas de equipamentos de informática e escritório.
L