SÁBADO, 10/01/2026
Publicidade

Em destaque

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA

De acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de contaminação do novo Coronavírusé através de contato com uma pessoa infectada, cuja transmissão do vírus ocorre por meio de tosse e espirros.

Publicado em 

[I] NOVO CORONAVÍRUS

O novo Coronavírus (COVID-19) é caracterizado como uma doença infecciosa tendo como causa um novo vírus que causa graves problemas respiratórios, se assemelhando à ‘gripezinha’ — à gripe comum, acompanhada de tosse, febre alternada e, ao se agravar, o paciente passa a ter dificuldades para respirar.

TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

De acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de contaminação do novo Coronavírusé através de contato com uma pessoa infectada, cuja transmissão do vírus ocorre por meio de tosse e espirros. O contágio também pode ocorrer quando a pessoa toca a uma superfície plana ou objeto contaminados e, depois, põe as mãos nos olhos, nariz ou boca. Como precaução, recomenda-se que todos lavem as mãos com sabão, detergente ou álcool gel 70% e não leve as mãos à boca, olhos e nariz e a obrigatoriedade no  uso da máscara e se aconselha fazer o distanciamento  no mínimo 2,0 metros entre pessoas.


Vítimas do novo Coronavírus estão sendo sepultados, em Manaus-AM, em valas.

Para Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde – OMS: […] “o termo pandemia não deve ser utilizada de forma leviana, sob pena de causar medo irracional ou aceitação de que a luta acabou, resultados em mortes e sofrimento desnecessários”.

O novo Coronavírus teve como epicentro a cidade de Wuhan e de acordo com o Serviço de Inteligência dos EUA acaba e de divulgar a confirmação da apuração sobre a origem deste vírus que se transformou nesta “pandemia” em nível Global e no maior flagelo atual da humanidade, quando vem vitimando milhares de seres humanos, em todos os continentes e se transformando numa das maiores tragédias para todos os povos do planeta.

[II] GRIPE ESPANHOLA

No período de 1918 a 1920 a Gripe Espanhola considerada como uma das maiores Pandemias Globais mais mortais registradas na história da humanidade, deixou um saldo de 100 milhões de mortos em todos os continentes. O vírus da Gripe Espanhola pertencente ao mesmo grupo da gripe A, a popular H1N1 e de acordo com as estatísticas da OMS, em torno de 30% da população mundial contraiu o vírus e causou óbitos independentemente de idade.


Imagens de soldados americanos do estado de Kansas, EUA, em 2018, vítimas da Gripe Espanhola. Foto: National Museum of Health

Há 102 anos, marca uma data de um período macabro que se deveria esquecer na história do Brasil – o surgimento da Gripe Espanhola, também chamada de Peste Pneumônica – tendo como veículo transportador e transmissor o navio DEMERARA, transatlântico de bandeira europeia, que sem saber que transportava o vírus da Gripe Espanhola desembarcara passageiros infectados nos portos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro.


Launch of the Demerara Royal Mail Steam Ship, at Bristal Giclee Print by Art.com

Após 30 dias destes desembarques, o Brasil passou a viver um dos maiores pesadelos de sua história, vítima dos efeitos nefastos deste vírus e mergulhado na maior epidemia da Gripe Espanhola e em sua maior crise devastadora de sua história, sem precedentes.

Dentre os casos de óbitos por Gripe Espanhola temos registros de uma morte que mexeu com a vida política do Brasil: foi a morte do presidente da República Rodrigues Alves, reeleito para o cumprimento de um segundo mandato, e por ironia do destino na véspera da posse foi hospitalizado, vítima da Gripe Espanhola, não chegou a tomar posse e faleceu em janeiro de 2019.

Por ser reconhecida como uma violenta pandemia, em nível Global, nos anos de 1918 e 1919, a Gripe Espanhola deixou um rastro de milhões de óbitos em todo o planeta. No Brasil, a Gripe Espanhola não poupou vidas, nem  escolheu e respeitou caras e até o então presidente da República, Rodrigues Alves,fora “espanholado” e acamado com a Gripe Espanhola, quando havia sido reeleito em março de 1918 para o seu segundo mandato e devido a gravidade da doença fora substituído por seu vice-presidente eleito, Delfim Moreira, que tomou posse, interinamente, em nome do titular e ficou a espera de seu pronto restabelecimento. O presidente Rodrigues Alves, porém, não resistiu a fúria da Gripe Espanhola e faleceu em janeiro de 1919.

Com o falecimento do presidente da República, Rodrigues Alves, sem tomar posse, sendo o vice-presidente eleito Delfim Moreira, quando a Constituição vigente previa que o vice-presidente somente assumiria a presidência em definitivo para cumprir o mandato estabelecido se o titular já houvesse cumprido dois anos de mandato. Portanto, Delfim Moreira poderia assumir o cargo, interinamente, enquanto o titular se restabelecesse. Como o presidente Rodrigues Alves chegou a óbito, foi providenciada uma nova eleição quando fora eleito o paraibano, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa como o novo presidente da República do Brasil, para o quadriênio de 1919-1922.

[III] A VARÍOLA

Segundo informes estatísticos, o flagelo da varíola persegue a humanidade há mais de 3 mil anos. Temos registros históricos de que  o faraó egípcio Ramsés II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luiz XV da França tiveram a temida “bixiga”.


A varíola pode se manifestar de forma violenta, com bolhas em toda a superfície do corpo, causar cegueira e morte.

O vírus Orthopoxvírus variolae sempre fora transmitido em contato físico, no toque pessoal, entre pessoas, através das vias respiratórias. A varíola é identificada através de sintomas: febre, com erupções na garganta, na boca e no rosto. A varíola fora erradicada do planeta em 1980, após campanha de erradicação em massa.

VACINA CONTRA A VARÍOLA

No século XVIII, precisamente no ano de 1789, Edward Jenner passou a observar as tetas de suas vacas e notou que estas apresentavam feridas abertas, com semelhanças as marcas deixadas pela varíola no corpo de seres humanos. As vacas apresentavam cicatrizes leves se comparada à doença, a varíola bovina, ou bexiga vacum.

A varíola teve suas evidências encontradas em múmias egípcias, do século III e sempre ocorreram suas propagações em surtos. No século XVIII foram registrados na Europa cerca de 400 mil pessoas foram a óbitos e com um terço destes casos acompanhados com cegueira.

Dentre os casos de óbitos por varíola temos registros de três monarcas reinantes e uma rainha consorte. Estatísticas disponíveis na Web informam que no século XX a varíola vitimou entre 300 a 500 milhões de seres humanos, em todo o planeta. Em 1967 ocorriam ainda registros de 15 milhões de óbitos em todos os continentes.

O último registro da ocorrência de caso da varíola aconteceu no ano de 1977 e graças aos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando um trabalho fora intensificado, através de campanhas de vacinação em massa culminando com a certificação da erradicação dessa doença em 1980.

[IV] O CÓLERA

O Cólera é uma infecção no intestino delgado por algumas estirpes das bactérias Vibrio cholerae. A epidemia Global do Cólera ocorreu em 1817, matando centenas de milhares de vidas humanas. A bactéria causadora do Cólera é o Vibrio cholerae que de acordo com estudos científicos sofre diversas mutações e causa diversos ciclos epidêmicos, se alternando de tempos em tempos sendo considerado com uma “Pandemia” tendo causado maiores números de vítimas, especialmente em países pobres, onde a qualidade do saneamento básico é precário ou ausente.


Imagens de um bairro de Haiti onde a população não dispõe de nenhuma infraestrutura básica de água e de saneamento.

A contaminação do Cólera ocorre principalmente pelo consumo de água e alimento contaminados e se torna mais frequente em países subdesenvolvidos. Na América Central, no Haiti, em 2010,  foi o país que mais sofreu com o pesadelo do Cólera. O Brasil teve vários ciclos do Cólera, em especial em áreas pobres do nordeste, onde o saneamento básico é precário ou inexistente.

Temos registros estatísticos que no Iêmen — um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia —, em 2019, ocorreram mais de 40 mil óbitos, vítimas do Cólera. Os principais sintomas do Cólera são: diarreia intensa, cólicas constantes e enjoos. De acordo com informações médicas,  apesar de existir a vacina contra a doença, à base de antibióticos, porém, sua eficácia não é de 100%.

[V] PESTE BUBÔNICA

Tem-se notícias, através da mídia eletrônica internacional, que ocorreram três casos de Peste Bubônica ou pneumônica na China. A Peste Bubônica é transmitida por um tipo de bactéria que vive em roedores selvagens e em suas pulgas (Yersinia pestis), sendo endêmica em países com saneamento básico precário que matou cerca de 50 milhões de pessoas no século XIV, na época chamada de Peste Negra.


A Peste Bubônica causou em torno de 50 milhões de mortes e foi representada por pessoas que usavam roupas fantasmagóricas

De acordo com dados estatísticos disponíveis na Web, a Peste Bubônica vitimou no total desde o século XIV em torno de 450 milhões de pessoas a 350 milhões de seres humanos.

PAÍSES VULNERÁVEIS À PESTE BUBÔNICA

Dentre os países citados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) susceptíveis à Peste Bubônica teve destaques na época o Peru, Congo e Madagascar, sendo este último uma ilha africana que registrou a epidemia mais recente desta doença, nos anos de 2017, com 2.417 pessoas contraíram a doença e registros de 209 óbitos.

Tem-se notícias, através da mídia eletrônica internacional, que ocorreram três casos de Peste Bubônica ou pneumônica na China. A Peste Bubônica é transmitida por um tipo de bactéria que vive em roedores selvagens e em suas pulgas (Yersinia pestis), sendo endêmica em países com saneamento básico precário que matou cerca de 50 milhões de pessoas no século XIV, na época chamada de Peste Negra.

De acordo com dados estatísticos disponíveis na Web, a Peste Bubônica vitimou no total desde o século XIV em torno de 450 milhões de pessoas a 350 milhões de seres humanos.

PAÍSES VULNERÁVEIS À PESTE BUBÔNICA

Dentre os países citados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) susceptíveis à Peste Bubônica têm destaques o Peru, Congo e Madagascar, sendo este último uma ilha africana que registrou a epidemia mais recente desta doença, nos anos de 2017, com 2.417 pessoas contraíram a doença e registros de 209 óbitos.

PENSAMENTOS DO DIA

O presidente Jair Bolsonaro tem que colocar suas barbas de molho e não se expor tanto, publicamente, nas feiras e mercados e, assim, se precaver do novo Coronavírus, pois já temos um antecedente negativo de pandemia no Brasil, quando a Gripe Espanhola, em 1919, matou sem compaixão o então presidente da República Rodrigues Alves.

Quem participa da quarentema do novo Coronavírus, que fica em casa recluso a fim de evitar a propagação da doença, protegendo a si, sua família, seus amigos e a população em geral, tem que se conscientizar de que  todo dia é um novo renascer. Todo cuidado é pouco e qualquer descuido: adeus.

Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e escreve semanalmente neste veículo de comunicação.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedágio eletrônico Free Flow começa a funcionar nesta segunda-feira na BR-364

Novo sistema de pedágio eletrônico na BR-364 elimina cancelas, permite pagamento digital e promete mais fluidez no tráfego entre Porto Velho e Vilhena.
L
CNH terá renovação automática para bons motoristas

CNH terá renovação automática para bons motoristas

Ministério dos Transportes anuncia que condutores sem infrações nos últimos 12 meses poderão renovar a CNH digital automaticamente e sem custos adicionais.
L
CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

CNU 2025: prazo para recurso de avaliação de títulos começa hoje

Candidatos à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem contestar resultado provisório da avaliação de títulos até 12 de janeiro pelo portal gov.br.
L
Campanha educativa une segurança no trânsito e doação de sangue

Campanha educativa une segurança no trânsito e doação de sangue

Ação do Governo de Rondônia será realizada na segunda-feira (12), em Porto Velho, com simulação de sinistro para conscientizar sobre trânsito seguro e incentivar a doação de sangue.
L
MPRO obtém condenações na operação “Fim de Carreira”

MPRO obtém condenações na operação “Fim de Carreira”

Justiça condena 23 integrantes de organização criminosa por tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais após investigação conduzida pelo Gaeco.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Prefeitura inicia cursos profissionalizantes no Residencial Pró-Moradia Leste I

Projeto de Trabalho Social oferece cursos profissionalizantes para promover qualificação, cidadania e desenvolvimento humano.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.957; próximo sorteio pode pagar prêmio milionário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Lula comemora acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente celebra aprovação do pacto comercial por bloco europeu, destacando 25 anos de negociação e impactos positivos para comércio e integração internacional.
L

Investimento histórico fortalece cafeicultura de Rondônia, diz Cristiane Lopes

Emenda de R$ 1,5 milhão da deputada federal Cristiane Lopes viabiliza Centro de Excelência do Café em Cacoal e impulsiona produtores rurais.
L
Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Cláudia de Jesus pede protocolos de saúde mental em custódias

Proposta solicita triagem psicológica, capacitação de agentes e monitoramento contínuo de pessoas privadas de liberdade em Rondônia.
L
Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Recurso viabiliza construção de quadra poliesportiva coberta em escola municipal, ampliando as atividades educacionais e esportivas no município.
L
Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Atendimentos voltados ao BPC e novos benefícios retornam a Guajará-Mirim após articulação da deputada junto ao INSS em Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Neto é preso por agredir avó e descumprir medida protetiva

Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar em Porto Velho após atacar a avó de 61 anos, desrespeitando medida protetiva e ameaçando a vítima de morte.
14
Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Menores são apreendidos com moto roubada em Marcos Freire

Dois adolescentes foram apreendidos após abordagem policial na Rua Maringá, em Marcos Freire, com motocicleta com restrição de roubo e objetos de procedência duvidosa.
16
PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

PF, PMRO e Funai prendem homem por transporte ilegal de madeira em RO

Ação da Operação Madeira Mamoré flagrou veículo saindo de terra indígena com toras extraídas ilegalmente, reforçando o combate a crimes ambientais no estado.
14
Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas no Parque São Pedro

Suspeito foi flagrado durante patrulhamento da PM em área conhecida pelo comércio de entorpecentes e tentou fugir após receber voz de prisão.
16
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rondônia

Colisão ocorreu em cruzamento entre as ruas T-23 e Goiânia; vítima foi socorrida pelo SAMU e levada para atendimento médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: MEGA LOGISTICA TRANSPORTE POR NAVEGACAO S/A.

LICENÇA PRÉVIA DE REGULARIZAÇÃO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO DE REGULARIZAÇÃO,
L
Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Nova profissão multimídia gera polêmica entre jornalistas e emissoras

Lei nº 15.325/2026 reconhece o profissional multimídia, mas sindicatos alertam para prejuízos a jornalistas e radialistas, enquanto Abert vê avanço para o setor.
L
Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

Brasil terá novas regras para entrada de produtos agropecuários

A partir de 4 de fevereiro, viajantes internacionais deverão seguir normas do Ministério da Agricultura para evitar entrada de pragas e doenças no país.
L
Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Complexo Madeira-Mamoré oferece música e recreação gratuita

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré recebe shows ao vivo e atividades de recreação para crianças e famílias, com entrada gratuita.
L
Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Pelo 3° ano consecutivo, Sicredi conquista 1º lugar na categoria “Cooperativa de Crédito – Grandes Operações”, reforçando excelência no relacionamento com associados.
L
Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

Vacinação em Jaru terá horário estendido para certificados estudantis

O Centro de Saúde Marcelina Tereza atenderá das 7h30 às 21h na próxima terça-feira, oferecendo atualização de caderneta e emissão de certificado de vacinação.
L
Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

Abadás da Banda 2026: lote promocional em Porto Velho

A Banda do Vai Quem Quer abre sua sede na quarta-feira com lote promocional de abadás por R$70, garantindo acesso ao cordão de isolamento e ao desfile de Carnaval.
L

Recebimento da Licença Ambiental: L C NERI SOBRINHO –ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA n. 016.00621.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: THIAGO DE OLIVEIRA DA SILVA-ME (T & T Guincho)

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA n. 016.00015.002/2026-SUL
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.