SÁBADO, 10/05/2025

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA

De acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de contaminação do novo Coronavírusé através de contato com uma pessoa infectada, cuja transmissão do vírus ocorre por meio de tosse e espirros.

Publicado em 

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia

[I] NOVO CORONAVÍRUS

O novo Coronavírus (COVID-19) é caracterizado como uma doença infecciosa tendo como causa um novo vírus que causa graves problemas respiratórios, se assemelhando à ‘gripezinha’ — à gripe comum, acompanhada de tosse, febre alternada e, ao se agravar, o paciente passa a ter dificuldades para respirar.

TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

De acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de contaminação do novo Coronavírusé através de contato com uma pessoa infectada, cuja transmissão do vírus ocorre por meio de tosse e espirros. O contágio também pode ocorrer quando a pessoa toca a uma superfície plana ou objeto contaminados e, depois, põe as mãos nos olhos, nariz ou boca. Como precaução, recomenda-se que todos lavem as mãos com sabão, detergente ou álcool gel 70% e não leve as mãos à boca, olhos e nariz e a obrigatoriedade no  uso da máscara e se aconselha fazer o distanciamento  no mínimo 2,0 metros entre pessoas.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia
Vítimas do novo Coronavírus estão sendo sepultados, em Manaus-AM, em valas.

Para Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde – OMS: […] “o termo pandemia não deve ser utilizada de forma leviana, sob pena de causar medo irracional ou aceitação de que a luta acabou, resultados em mortes e sofrimento desnecessários”.

O novo Coronavírus teve como epicentro a cidade de Wuhan e de acordo com o Serviço de Inteligência dos EUA acaba e de divulgar a confirmação da apuração sobre a origem deste vírus que se transformou nesta “pandemia” em nível Global e no maior flagelo atual da humanidade, quando vem vitimando milhares de seres humanos, em todos os continentes e se transformando numa das maiores tragédias para todos os povos do planeta.

[II] GRIPE ESPANHOLA

No período de 1918 a 1920 a Gripe Espanhola considerada como uma das maiores Pandemias Globais mais mortais registradas na história da humanidade, deixou um saldo de 100 milhões de mortos em todos os continentes. O vírus da Gripe Espanhola pertencente ao mesmo grupo da gripe A, a popular H1N1 e de acordo com as estatísticas da OMS, em torno de 30% da população mundial contraiu o vírus e causou óbitos independentemente de idade.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia
Imagens de soldados americanos do estado de Kansas, EUA, em 2018, vítimas da Gripe Espanhola. Foto: National Museum of Health

Há 102 anos, marca uma data de um período macabro que se deveria esquecer na história do Brasil – o surgimento da Gripe Espanhola, também chamada de Peste Pneumônica – tendo como veículo transportador e transmissor o navio DEMERARA, transatlântico de bandeira europeia, que sem saber que transportava o vírus da Gripe Espanhola desembarcara passageiros infectados nos portos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia
Launch of the Demerara Royal Mail Steam Ship, at Bristal Giclee Print by Art.com

Após 30 dias destes desembarques, o Brasil passou a viver um dos maiores pesadelos de sua história, vítima dos efeitos nefastos deste vírus e mergulhado na maior epidemia da Gripe Espanhola e em sua maior crise devastadora de sua história, sem precedentes.

Dentre os casos de óbitos por Gripe Espanhola temos registros de uma morte que mexeu com a vida política do Brasil: foi a morte do presidente da República Rodrigues Alves, reeleito para o cumprimento de um segundo mandato, e por ironia do destino na véspera da posse foi hospitalizado, vítima da Gripe Espanhola, não chegou a tomar posse e faleceu em janeiro de 2019.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia

Por ser reconhecida como uma violenta pandemia, em nível Global, nos anos de 1918 e 1919, a Gripe Espanhola deixou um rastro de milhões de óbitos em todo o planeta. No Brasil, a Gripe Espanhola não poupou vidas, nem  escolheu e respeitou caras e até o então presidente da República, Rodrigues Alves,fora “espanholado” e acamado com a Gripe Espanhola, quando havia sido reeleito em março de 1918 para o seu segundo mandato e devido a gravidade da doença fora substituído por seu vice-presidente eleito, Delfim Moreira, que tomou posse, interinamente, em nome do titular e ficou a espera de seu pronto restabelecimento. O presidente Rodrigues Alves, porém, não resistiu a fúria da Gripe Espanhola e faleceu em janeiro de 1919.

Com o falecimento do presidente da República, Rodrigues Alves, sem tomar posse, sendo o vice-presidente eleito Delfim Moreira, quando a Constituição vigente previa que o vice-presidente somente assumiria a presidência em definitivo para cumprir o mandato estabelecido se o titular já houvesse cumprido dois anos de mandato. Portanto, Delfim Moreira poderia assumir o cargo, interinamente, enquanto o titular se restabelecesse. Como o presidente Rodrigues Alves chegou a óbito, foi providenciada uma nova eleição quando fora eleito o paraibano, Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa como o novo presidente da República do Brasil, para o quadriênio de 1919-1922.

[III] A VARÍOLA

Segundo informes estatísticos, o flagelo da varíola persegue a humanidade há mais de 3 mil anos. Temos registros históricos de que  o faraó egípcio Ramsés II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luiz XV da França tiveram a temida “bixiga”.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia
A varíola pode se manifestar de forma violenta, com bolhas em toda a superfície do corpo, causar cegueira e morte.

O vírus Orthopoxvírus variolae sempre fora transmitido em contato físico, no toque pessoal, entre pessoas, através das vias respiratórias. A varíola é identificada através de sintomas: febre, com erupções na garganta, na boca e no rosto. A varíola fora erradicada do planeta em 1980, após campanha de erradicação em massa.

VACINA CONTRA A VARÍOLA

No século XVIII, precisamente no ano de 1789, Edward Jenner passou a observar as tetas de suas vacas e notou que estas apresentavam feridas abertas, com semelhanças as marcas deixadas pela varíola no corpo de seres humanos. As vacas apresentavam cicatrizes leves se comparada à doença, a varíola bovina, ou bexiga vacum.

A varíola teve suas evidências encontradas em múmias egípcias, do século III e sempre ocorreram suas propagações em surtos. No século XVIII foram registrados na Europa cerca de 400 mil pessoas foram a óbitos e com um terço destes casos acompanhados com cegueira.

Dentre os casos de óbitos por varíola temos registros de três monarcas reinantes e uma rainha consorte. Estatísticas disponíveis na Web informam que no século XX a varíola vitimou entre 300 a 500 milhões de seres humanos, em todo o planeta. Em 1967 ocorriam ainda registros de 15 milhões de óbitos em todos os continentes.

O último registro da ocorrência de caso da varíola aconteceu no ano de 1977 e graças aos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando um trabalho fora intensificado, através de campanhas de vacinação em massa culminando com a certificação da erradicação dessa doença em 1980.

[IV] O CÓLERA

O Cólera é uma infecção no intestino delgado por algumas estirpes das bactérias Vibrio cholerae. A epidemia Global do Cólera ocorreu em 1817, matando centenas de milhares de vidas humanas. A bactéria causadora do Cólera é o Vibrio cholerae que de acordo com estudos científicos sofre diversas mutações e causa diversos ciclos epidêmicos, se alternando de tempos em tempos sendo considerado com uma “Pandemia” tendo causado maiores números de vítimas, especialmente em países pobres, onde a qualidade do saneamento básico é precário ou ausente.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia
Imagens de um bairro de Haiti onde a população não dispõe de nenhuma infraestrutura básica de água e de saneamento.

A contaminação do Cólera ocorre principalmente pelo consumo de água e alimento contaminados e se torna mais frequente em países subdesenvolvidos. Na América Central, no Haiti, em 2010,  foi o país que mais sofreu com o pesadelo do Cólera. O Brasil teve vários ciclos do Cólera, em especial em áreas pobres do nordeste, onde o saneamento básico é precário ou inexistente.

Temos registros estatísticos que no Iêmen — um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia —, em 2019, ocorreram mais de 40 mil óbitos, vítimas do Cólera. Os principais sintomas do Cólera são: diarreia intensa, cólicas constantes e enjoos. De acordo com informações médicas,  apesar de existir a vacina contra a doença, à base de antibióticos, porém, sua eficácia não é de 100%.

[V] PESTE BUBÔNICA

Tem-se notícias, através da mídia eletrônica internacional, que ocorreram três casos de Peste Bubônica ou pneumônica na China. A Peste Bubônica é transmitida por um tipo de bactéria que vive em roedores selvagens e em suas pulgas (Yersinia pestis), sendo endêmica em países com saneamento básico precário que matou cerca de 50 milhões de pessoas no século XIV, na época chamada de Peste Negra.

AS CINCO MAIORES PANDEMIAS GLOBAIS: DO CORONAVÍRUS À PESTE BUBÔNICA - News Rondônia
A Peste Bubônica causou em torno de 50 milhões de mortes e foi representada por pessoas que usavam roupas fantasmagóricas

De acordo com dados estatísticos disponíveis na Web, a Peste Bubônica vitimou no total desde o século XIV em torno de 450 milhões de pessoas a 350 milhões de seres humanos.

PAÍSES VULNERÁVEIS À PESTE BUBÔNICA

Dentre os países citados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) susceptíveis à Peste Bubônica teve destaques na época o Peru, Congo e Madagascar, sendo este último uma ilha africana que registrou a epidemia mais recente desta doença, nos anos de 2017, com 2.417 pessoas contraíram a doença e registros de 209 óbitos.

Tem-se notícias, através da mídia eletrônica internacional, que ocorreram três casos de Peste Bubônica ou pneumônica na China. A Peste Bubônica é transmitida por um tipo de bactéria que vive em roedores selvagens e em suas pulgas (Yersinia pestis), sendo endêmica em países com saneamento básico precário que matou cerca de 50 milhões de pessoas no século XIV, na época chamada de Peste Negra.

De acordo com dados estatísticos disponíveis na Web, a Peste Bubônica vitimou no total desde o século XIV em torno de 450 milhões de pessoas a 350 milhões de seres humanos.

PAÍSES VULNERÁVEIS À PESTE BUBÔNICA

Dentre os países citados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) susceptíveis à Peste Bubônica têm destaques o Peru, Congo e Madagascar, sendo este último uma ilha africana que registrou a epidemia mais recente desta doença, nos anos de 2017, com 2.417 pessoas contraíram a doença e registros de 209 óbitos.

PENSAMENTOS DO DIA

O presidente Jair Bolsonaro tem que colocar suas barbas de molho e não se expor tanto, publicamente, nas feiras e mercados e, assim, se precaver do novo Coronavírus, pois já temos um antecedente negativo de pandemia no Brasil, quando a Gripe Espanhola, em 1919, matou sem compaixão o então presidente da República Rodrigues Alves.

Quem participa da quarentema do novo Coronavírus, que fica em casa recluso a fim de evitar a propagação da doença, protegendo a si, sua família, seus amigos e a população em geral, tem que se conscientizar de que  todo dia é um novo renascer. Todo cuidado é pouco e qualquer descuido: adeus.

Antônio de Almeida Sobrinho é Engenheiro de Pesca e Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e escreve semanalmente neste veículo de comunicação.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.