QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

COVID-19, UM MAL QUE NÃO DESEJO A NINGUÉM

A verdade é que a enfermidade se instala primeiro na mente. Plantão de correria, pacientes graves e precisando da nossa atenção, medica um, socorre o outro e assim foram as primeiras horas.

Publicado em 

COVID-19, UM MAL QUE NÃO DESEJO A NINGUÉM - News Rondônia

COVID-19, UM MAL QUE NÃO DESEJO A NINGUÉM - News Rondônia

A princípio, aquele parecia ser só mais um plantão. Mas ao chegar ao setor de trabalho percebi uma certa tensão. A equipe que estava saindo estava preocupada e a que estava entrando estava apreensiva. O motivo era um paciente de meia idade que fora levado à clínica para um determinado procedimento, mas havia a suspeita de que ele fosse um dos primeiros infectados pelo Covid-19 a dar entrada no hospital. Intimamente pedi a Deus proteção para todos nós e a cura para o paciente.

A verdade é que a enfermidade se instala primeiro na mente. Plantão de correria, pacientes graves e precisando da nossa atenção, medica um, socorre o outro e assim foram as primeiras horas. Mas lá no fundo do coração estava a preocupação: vou ser infectada pelo Coronavírus? Afinal, todos hão de convir que nossa preocupação fazia todo sentido. Todos os dias recebíamos notícias sobre a morte de profissionais da saúde, homens e mulheres jovens e cheios de sonhos, alguns estavam entubados nas UTIs. Triste mesmo, porque nem um funeral honroso se pode ter nestes tempos.

COVID-19, UM MAL QUE NÃO DESEJO A NINGUÉM - News Rondônia

E passado este período comecei a sentir todos os sintomas. Tentava me convencer: é só uma gripe, vou sarar logo. E os plantões continuavam. Até que não aguentei mais. Entreguei os pontos e adoeci de verdade. Passei um dia com o celular na mão ligando para todos os números disponíveis e parecia mais fácil falar com a rainha da Inglaterra, com todo o respeito que ela merece, do que com os atendentes dos telefones listados pelos governos. Até que consegui um “alô” do outro lado da linha. Contei minha estória, os sintomas e tudo que ouvi foi um “fique em casa, ligue novamente se sentir falta de ar”. Senti um misto de decepção, desânimo e desespero. Mas fazer o quê, além de recorrer ao Todo Poderoso Deus dos Céus e Senhor dos senhores.

A noite foi das piores. Cansaço, angustia e sem saber o que fazer. No dia seguinte fui informada que não adiantava buscar socorro no pronto atendimento, sem antes ser ouvida pelo serviço de encaminhamento, que após alguns procedimentos me mandaria para alguma unidade de saúde. Então teria que fazer a mesma via crucis do dia anterior. Isso para ser vista por um médico. A bem da verdade, eu já tinha a solicitação de um médico para o teste do coronavírus, mas não consegui fazê-lo, a não ser que eu fosse em busca de um atendimento particular, mas aí já era demais. Tudo indicava que eu tinha sido infectada no ambiente de trabalho, ou seja: dentro do hospital e ainda teria que pagar pelo exame? Pior de tudo é que eu não dispunha do recurso e por incrível que pareça, não fosse a solidariedade de alguns amigos não teria feito o teste, que deu a sentença: POSITIVO.

Mas Deus é realmente extraordinário e a aflição das primeiras horas foram substituídas pela esperança trazida por dezenas de pessoas que ligavam, enviavam mensagens e diziam: “estamos em oração por você”.

Veio o isolamento. Que sensação triste e dolorosa saber que ninguém pode ir vê-lo e você não pode sair para ver ninguém. Em casa só eu e o marido. Ele também apresentava sintomas, mas não conseguimos o teste. Tomamos as precauções recomendadas, mas permanecemos em convivência em casa. A doença estacionou e aos poucos foi regredindo, já não sentia mais o desconforto dos primeiros dias. O que doía mesmo era a solidão, apesar de sermos dois em casa. Às vezes ficava imaginando como se sentiam aquelas pessoas contaminadas pela lepra que a bíblia tão bem relata. Viver separado por opção é uma coisa, mas por obrigação é bem diferente.

Enquanto me recupero, não me canso de agradecer a Deus pela sua ação. Sei que muitos profissionais de saúde estão passando por uma situação muito difícil e alguns sem esperança, entre eles colegas de trabalho. Não sei se este vírus foi fabricado em laboratório, mas sei que quando Deus age o homem cai por terra. Ainda não estou cem por cento recuperada, mas creio que isso é uma questão de dias. Não vejo a hora de receber meus filhos e netos em casa, abraçá-los bem apertado e sussurrar em seus ouvidos um “eu te amo” bem pausado. De abraçar os meus amigos e agradecer olhando nos seus olhos. Aprendi muito com o Covid-19 e quero ser uma pessoa melhor, muito melhor mesmo. Quanto àquele paciente, nunca fiquei sabendo se ele estava mesmo infectado, mas tudo indica que sim. Espero que ele tenha se recuperado.                                                                                                                                                           

(Crônica baseada nos relatos de um paciente infectado pelo Coronavírus-19).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério das Comunicações debate políticas para a transformação digital

Ministério das Comunicações debate políticas para a transformação digital

Em evento em Brasília, a pasta destacou as novas políticas nacionais de Cabos Submarinos e Data Centers para acelerar o avanço tecnológico no país.
L
Professora é suspensa após dizer que ganha mais com conteúdo adulto

Professora é suspensa após dizer que ganha mais com conteúdo adulto

Rosana de 43 anos foi penalizada por quebra de dedicação exclusiva e “deslealdade institucional” ao comparar seu salário de docente com os lucros obtidos em plataformas digitais.
L
Senac Rondônia leva prato Galinha Picante para Salão Nacional do Turismo

Senac Rondônia leva prato Galinha Picante para Salão Nacional do Turismo

O evento em São Paulo, promovido pelo Ministério do Turismo, terá a culinária rondoniense representada pelo chef Lucas de Paula Roza, em uma iniciativa para promover o turismo gastronômico do estado.
L
Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Agenda News: Bolos da Vó Alzira transformam festas em momentos inesquecíveis com sabores como Negresco, Alpino e Nozes com Brigadeiro

Com tradição e sabor, a Fábrica de Bolo Vó Alzira oferece bolos prontos para festas, com delivery e atendimento rápido.
L
INTERIOR: 50 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos

INTERIOR: 50 famílias são beneficiadas com a troca de geladeiras e ventiladores por equipamentos novos e mais econômicos

A ação reforça o compromisso da Energisa com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável em Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial no Brasil

Montadora nacional aposta em híbridos flex e sistema de pré-venda programada para seus veículos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Rondônia aumenta sua competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

Rondônia aumenta competitividade global e se torna um destaque de inovação da Região Norte no Índice de Inovação dos Estados 2025

A ampliação de investimentos e financiamentos públicos em tecnologia e o impulso ao empreendedorismo também colaboram para esse desempenho, indica a 7ª edição do estudo do Observatório da Indústria Ceará, da FIEC.
L
Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

Câmara aprova urgência para projeto que combate a adultização de crianças nas redes

A proposta, que cria o “ECA Digital”, pode ser votada nesta quarta-feira e busca proteger crianças e adolescentes em plataformas online.
L
Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Projeto que pune obstrução na Câmara avança para votação

Deputados aprovam urgência para analisar proposta que prevê suspensão de parlamentares que impedirem o funcionamento da Casa com ações físicas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L

POLÍTICA

Governo projeta 400 mil novas ligações do Luz Para Todos até 2028

Governo projeta 400 mil novas ligações do Luz Para Todos até 2028

O programa relançado em 2023 já beneficiou mais de 500 mil pessoas. O ministro Alexandre Silveira afirma que a maior parte dos investimentos será na Amazônia Legal.
L
Ribeiro do Sinpol garante aprovação do DHPP e DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Ribeiro do Sinpol garante aprovação do DHPP e DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Criação dos novos departamentos da Polícia Civil é considerada avanço histórico para a segurança pública em Rondônia.
L

Governo em 2026:  Nova pesquisa aponta Fernando Máximo à frente, com Ivo Cassol e Marcos Rogério grudados nele

Segundo levantamento, Fernando Máximo e Marcos Rogério lideram intenções de voto, com pequena vantagem para o médico-deputado.
L

Prefeitura de Jaru entrega kits do programa “Mamãe Cheguei” para gestantes

Ação da Prefeitura de Jaru, em parceria com a Seas, garante itens essenciais para mães e bebês atendidos por programas sociais
L
Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

Decisão de Flávio Dino sobre vetar leis estrangeiras não atinge tribunais internacionais

A determinação do ministro do STF, que visa proteger a soberania brasileira, esclarece a vedação de ordens judiciais e leis de outros países no Brasil, mas ressalva as jurisdições internacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de maconha com apoio do BPFRON

Um homem foi preso em flagrante em Guajará-Mirim
14
Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Operação Sentinelas da Amazônia completa dois meses com redução de queimadas e prisões por crimes ambientais

Dez prisões foram realizadas e número de focos de incêndio caiu mais de 90%, segundo dados do INPE
12
Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Equipe de Vigilância e Repressão da DRF Porto Velho apreende quase 1 milhão de reais em pneus

Pneus remold são pneus usados que passam por um processo de restauração, onde a banda de rodagem e as laterais são substituídas por novas camadas de borracha, mantendo a carcaça original
10
Turistas alemães são assaltados e deixados nus na Avenida Atlântica

Turistas alemães são assaltados e deixados nus na Avenida Atlântica

Dois criminosos foram presos em flagrante após roubarem os pertences das vítimas na Avenida Atlântica. Os bandidos foram encontrados tentando usar os cartões dos estrangeiros em uma farmácia.
16
PM de folga reage a roubo e mata ladrão no bairro Raposo

PM de folga reage a roubo e mata ladrão no bairro Raposo

O policial militar estava à paisana na Zona Oeste da cidade quando foi assaltado e disparou cerca de dez vezes contra o criminoso, que não resistiu aos ferimentos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Honda lança hatch de R$ 152 mil com visual agressivo e pacote tecnológico

Honda lança hatch de R$ 152 mil com visual agressivo e pacote tecnológico

Nova versão do City aposta em visual esportivo e pacote completo de segurança.
L

Governo de RO fortalece inclusão com entrega de mais de 200 novos equipamentos para PcD em Ji-Paraná

Mais de 200 equipamentos para PcD foram entregues na Regional de Saúde em Ji-Paraná.
L
Acidente entre carro e carreta deixa cinco mortos na rodovia MGC-497

Acidente entre carro e carreta deixa cinco mortos na rodovia MGC-497

Uma colisão frontal na rodovia MGC-497, em Prata, matou todos os ocupantes de um Fiat Uno. O motorista da carreta relatou que invadiu a pista contrária para desviar de outro caminhão.
18

Campanha de vacinação é ampliada pelo governo de RO para 13 municípios e reforça prevenção contra sarampo

Ação começa em 1º de setembro e vai priorizar a aplicação da dose zero em bebês a partir dos seis meses de idade.
L
Exportações de frango devem cair, mas vendas de ovos disparam no Brasil

Exportações de frango devem cair, mas vendas de ovos disparam no Brasil

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) prevê queda de até 2% nas vendas de carne de frango em 2025, enquanto as exportações de ovos podem atingir um crescimento recorde de 116,6%.
L
Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da rua Cândido Portinari, no Setor 07

Prefeitura de Jaru conclui pavimentação em mais um trecho da rua Cândido Portinari, no Setor 07

O serviço foi executado em parceria com o deputado estadual Dr. Luís do Hospital, que disponibilizou o recurso financeiro ao município, enquanto a Prefeitura realizou o preparo do solo, da massa asfáltica e a pavimentação.
L

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: RONDÔNIA COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS LTDA

ALTERAÇÃO DE RAZÃO SOCIAL – LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO
L
Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Câmeras flagram furto de motocicleta em balneário de Ji-Paraná

Um casal foi filmado furtando uma Honda Biz no Balneário Monte Castelo e as imagens estão auxiliando nas investigações da polícia.
12
Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

Bicicleta é furtada em frente a distribuidora, em Ji-Paraná

O proprietário pede ajuda da população para encontrar a bicicleta de cor verde, que foi furtada no bairro BNH
10
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

A colisão aconteceu na tarde desta terça-feira, no centro da cidade. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para a UPA.
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.