SEGUNDA-FEIRA, 01/12/2025

Em destaque

APRENDENDO COM O LUTO MUNDIAL: POR MOISÉS SELVA SANTIAGO

Tentar entender o luto é tarefa indesejada e desprezada. É mais atraente pensar em coisas boas da vida. Como a alegria, a paz, o pão de cada dia, saúde, família, amigos, dinheiro no bolso e muita satisfação pessoal.

Publicado em 

Que o Covid-19 veio para surpreender o mundo, não é novidade, pois está em todo o globo. A desagradável surpresa é a morte que ele semeia por onde passa, independentemente de fronteiras, ideologias, cor de pele e fé, causando um profundo sentimento de luto mundial. Provavelmente, a última vez que mulheres e homens de todas as idades sentiram essa dimensão foi na 2ª Guerra Mundial.

Tentar entender o luto é tarefa indesejada e desprezada. É mais atraente pensar em coisas boas da vida. Como a alegria, a paz, o pão de cada dia, saúde, família, amigos, dinheiro no bolso e muita satisfação pessoal. Mas ele existe e, inexoravelmente, atinge a cada um na fragilidade da vida pois, como dizia Chicó, "tudo o que é vivo, morre" (Ariano Suassuna). Se é assim, adianta aprender com o luto? E quem pode ensinar?

Rapidamente, surge a professora Religião. Além de outras expressões religiosas, a Bíblia judaica cristã descreve sobre a primeira morte: um irmão mata o outro. Nesse relato, o luto nasce dentro da família. Entre pessoas do mesmo pai e mãe, do mesmo sangue correndo nas veias – embora o sangue de um deles agora estivesse derramado na terra. Depois de Abel, seguiram-se incalculáveis mortes. Os efeitos do luto foram multiplicados e levados pelas nuvens de lágrimas de quem perde alguém. Luta, escravidão, guerra, tortura, traição, genocídio e todas as formas de violência passam a ser cotidianas. E até o bondoso Nazareno é pendurado numa cruz para que a morte dele ensine sobre a vida aqui e depois. Afinal, a cruz que apontou para o céu estava fincada na terra e os braços abertos de Jesus apontavam para os dois lados do mundo. Do mesmo mundo onde todos vivem.

O detalhe que Caim esqueceu diante de Abel e salta aos olhos hoje é que todos os humanos continuam sendo da mesma família. Debaixo da pele negra, amarela, branca, parda ou de qualquer outra tonalidade, flui o mesmo sangue vermelho vital. Os olhos arredondados ou puxados para os lados, verdes ou escuros, desejam ver a mesma felicidade pessoal e coletiva. Os idiomas europeus, asiáticos, africanos ou tribais expressam amor, respeito ao trabalho, cordialidade, solidariedade. Os hábitos e costumes dos povos, tão diferentes – em vez de serem demonizados – procuram manter o frágil equilíbrio entre o tradicional e o moderno com o objetivo de preservar a vida. Sim, há uma só família no mundo, chamada de raça humana.

Se, agora, alguém folheasse o álbum da história da família humana, veria que as pessoas que mais contribuíram para o bem-estar da humanidade foram simples, altruístas e desprovidas de riqueza e poder. Foram (e são!) mulheres e homens amantes da vida que descobrem vacinas, constroem tecnologias, desbravam céus e mares. Gente que opta pela paz como a melhor opção, que educa crianças, adota a não-violência, age em hospitais, recolhe o lixo, filtra a água que se bebe, proclama o Deus do amor ao próximo, gera a energia que conecta o mundo, imprime livros, colhe alimentos, compõe músicas, ergue monumentos, defende a pátria, pinta, esculpe, nina crianças, cria animais, acolhe velhos, defende a justiça, faz a segurança coletiva, planta jardins, ampara viúvas, estende a mão ao próximo… Pessoas que, ao salvarem uma vida, salvam o mundo (Talmude). Infelizmente, nesse mesmo álbum há uns poucos governantes que cometeram (e cometem!) as maiores desgraças da história, matando milhões e milhões de pessoas em nome de uma ideologia de esquerda ou direita, do lucro exacerbado e da fé em si mesmos. Pensam que são de outra família. Sentem nojo de quem lhes é diferente. Anseiam por um tipo de limpeza do mundo onde somente os seus iguais e subordinados existam. Dizem que assim agem em nome de Deus. E atualmente usam o Codiv-19 para empanturrarem-se de dinheiro por causa da calamidade pública, do jogo político, da economia. Por detrás das máscaras que usam, sorriem das vítimas e do luto. Tais líderes jamais entenderam as aulas da religião.

O problema se agrava quando pessoas responsáveis por pessoas subdimensionam o perigo imediato e o luto do outro. Temos visto isto em certos líderes políticos e religiosos que debocham da dor alheia e menosprezam a gravidade da situação. Talvez essa seja a reação mais comum e infantil de todas, porém absolutamente indesejada em adultos com o poder de decisão de milhões de vidas em suas irresponsáveis mãos.

A segunda fase é a raiva: "Ora, por que eu? Isso não é justo! Você é o culpado!". Mais uma vez a imaturidade explode. Pessoas assim se consideram superiores às demais. Merecedoras de total justiça. E logo apontam o dedo para o primeiro Judas que encontram. A verdade é que o Codiv-19 não tem nacionalidade. Assim como as nuvens, os oceanos, os peixes e o mosquito da Dengue. O culpado não é o colega do trabalho, o metrô lotado, o partido tal, o presidente fulano. A malhação do Judas (ato de bater num culpado) em nada contribui, pois nem tudo se resume à dicotomia crime e castigo dostoievskiana.

Agora vem a depressão: "Eu me odeio, nada será como antes… O mundo perdeu a cor!" Entrar num buraco em plena crise é perigosíssimo. Não se trata de uma trincheira de defesa, como a orientação de ficar em casa para evitar o Covid-19. Aqui (como sempre), a depressão age negativamente levando a pessoa a perder duas bases da própria razão de viver: o amor a si mesmo e a esperança. Nenhum vírus escolhe sua vítima pela cor da pele, pela conta bancária, pelo lugar onde nasceu, nem se o enfermo mora num palácio ou num presídio, na favela ou num luxuoso apartamento. Quem escolhe suas vítimas são os poderes ideológicos. Nessas horas de crise, aproveitam para não ajudarem e se enriquecerem mais com a desgraça do outro. Imagine se cada político doasse 10% da verba a ele disponibilizada para a área de saúde de seu próprio país… E o mesmo fizessem os bilionários…

A barganha se segue: "Eu faço qualquer coisa se isso tudo acabar! Já sei: vou fazer o certo e saio ganhando!" Aqui, a pessoa cria uma ficção, uma situação irreal, que a fará vencedora da crise. Além disso, para sair da crise, ela assume o compromisso de ser uma pessoa melhor, mais gentil e cooperativa com as demais – depois. Há clara intenção de negociar um resultado positivo. É como se alguém dissesse ao Codiv-19: "Não me atinja nem à minha família, porque seremos pessoas melhores! Você pode ir por aí, mas não entre na minha casa. Não me importo se italianos ou afegãos, nova-iorquinos ou chineses estão morrendo, contando que eu e minha família fiquemos bem!" Esse comportamento egoísta também atesta que quem assim pensa faltou às aulas do padre, do pastor, do rabino, do mulá, do babalorixá, do Papa ou do Dalai-Lama.

E a última fase, a aceitação: "Tudo dará certo! Tinha que ser assim!" Embora pareça melhor em relação às anteriores, aqui pode residir uma falsa paz, principalmente diante do Codiv-19. Não, nem sempre tudo dará certo. E sempre há algo que pode ser feito para amenizar o mal e construir o bem pessoal e coletivo. Embora o vírus não seja eterno em seu poder destrutivo, há o que ser feito imediatamente. Como o que aconteceu a Golias, vencido por uma pedra arremessada pelo adolescente Davi. A fase da aceitação é importante porque nela a realidade precisa ser corretamente dimensionada e apreendida rapidamente. Trata-se de pegar logo a pedrinha, sem prestar atenção no poder e nos insultos do gigante. É saber que se luta pela família dos humanos em toda terra, e não pelo bem só para si e os seus. É planejar e executar como será o amanhã, depois de passada a crise, pondo em prática o que se tem aprendido em cada batalha.

Platão disse que há três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que navegam. Quanto aos dois primeiros, são evidentes. Mas, navegar é o desafio. Ventos erguem ondas. Noites assustadoramente intermináveis. O barulho do medo sufoca o sussurro da prece. Esconde-se na cabine fechada. Lá fora, o fim parece ser inevitável. Porém, no meio da tempestade, ouve-se o eco de Fernando Pessoa, na canção Navegar é preciso; viver não é preciso. O poeta desejou nele o espírito desta frase. Disse que o que é necessário é criar. Desejou sua vida útil à toda a humanidade. Alimentou seu sangue com o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.

Nesta guerra contra o Codiv-19 (é ele nosso inimigo comum!), como eu e você estamos reagindo? Negando o luto mundial? Apontando para culpados? Desesperançados? Com as portas do coração lacradas por rezas egocêntricas e promessas de ser melhor, caso escape? Agindo irresponsavelmente como se nada estivesse acontecendo porque tudo isso tinha que acontecer? Esperando o caos piorar com saques, vandalismos e ameaças ao estado democrático de direito? Fingindo não ver o comportamento inconsequente de alguns líderes dessa pátria amada, que ao lado de um punhado de religiosos irresponsavelmente conduzem as batalhas contra o vírus?

A frase que Fernando Pessoa usou, "navegar é preciso; viver não é preciso", foi dita antes de Cristo pelo general Pompeu, diante de assustados marinheiros que se recusavam a embarcar durante a guerra. Isto é atitude de um comandante. Isto é ser um estadista. Isso é ser um líder político e religioso. Esta é a hora de 220 milhões de brasileiros fazerem bem sua parte nesta guerra. E cantarmos do Oiapoque ao Chuí a poesia de Francisco Manuel da Silva: "Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte." E assim o Brasil dirá a si mesmo e ao mundo que aprendeu as lições do luto e as porá em prática urgentemente para garantir o amanhecer de um novo mundo para a imensa família de humanos sobre a terra.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

COP30: 190 países se unem em 120 planos de aceleração da ação climática

Documento final da Agenda de Ação da COP30, realizada em Belém, organiza 120 iniciativas climáticas voluntárias em seis eixos temáticos e conta com a participação inédita de 190 países, visando acelerar a implementação do Acordo de Paris.
L
Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Jurista propõe autoridade nacional antimáfia para enfrentar crime organizado

Walfrido Warde defende um combate unificado às organizações criminosas no Brasil, sugerindo que a coordenação entre as polícias e a criação de uma autoridade federal evitem a desarticulação e a politização do tema.
L
Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Torcedores lotam espaço gastronômico para assistir à final da Libertadores

Com 40 quiosques e dois telões, público acompanhou Flamengo x Palmeiras no Parque da Cidade.
L
Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Pavilhão do Mel recebe visitantes e apresenta produção apícola de Porto Velho

Produtores expõem mel, hidromel, derivados e espécies sem ferrão com apoio da Semagric.
L
Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Atração gratuita recebeu grande fluxo de visitantes na estreia deste sábado (29).
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Nota de Pesar: Noel Rodrigues Parente

Além do amor incondicional pela família, sua paixão mais vibrante era o futebol. Um flamenguista apaixonado, Noel vivia cada jogo com a intensidade e o coração que dedicava à vida.
L

Aquarismo ganha espaço na Agrotec com espécies raras, amazônicas e marítimas

Expositor apresentou peixes amazônicos e marinhos, além de equipamentos completos para aquários e lagos, destacando a importância do manejo correto e da preservação das espécies
L

Sebrae-RO impulsiona agroindústrias e leva atendimento especializado à Agrotec 2025

Instituição levou 66 agroindústrias para a feira, ofereceu suporte técnico aos expositores e ampliou o acesso dos pequenos produtores a capacitações, formalização e novos mercados
L

Brazano apresenta café especial de Porto Velho e valoriza produtor local na Agrotec

Marca rondoniense apresenta café especial cultivado em Nova Califórnia, em Porto Velho, e reforça valorização do produtor local e da identidade amazônica na cafeicultura
L

De resíduo a adubo: Sesc distribui fertilizante orgânico durante a Agrotec 2025

Sesc Rondônia movimenta Agrotec com doação de biofertilizante a visitantes
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Moraes exige histórico médico para analisar prisão domiciliar de Heleno

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou neste sábado (29) documentos que comprovem o diagnóstico de Alzheimer e transtornos psiquiátricos do general Augusto Heleno, condenado a 21 anos pela trama golpista, antes de decidir sobre o pedido da defesa.
L
Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

Lula destaca isenção do Imposto de Renda e programas sociais em pronunciamento

A declaração, veiculada em cadeia de rádio e televisão na noite deste domingo (30), tem como foco principal a sanção da lei que zera o IR para quem recebe até R$ 5 mil e reforça a retomada do crescimento econômico e de programas de assistência social do governo.
L
Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

VÍDEO: Homem morre após invadir jaula de leoa em zoológico na Paraíba

Tragédia ocorreu na tarde deste domingo (30) no Parque Arruda Câmara, em João Pessoa; o homem ultrapassou a área de segurança do recinto do animal, foi atacado e não resistiu aos graves ferimentos.
18
Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Motorista sem CNH e embriagado destrói salão em acidente no Centro

Acidente na noite deste sábado (29) no centro de Porto Velho resulta em colisão e deixa motorista de aplicativo ferido; condutor do Fusion, que é deficiente físico, foi preso em flagrante.
12
Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Homem baleado na testa em ataque de motociclista na zona leste

Tentativa de homicídio choca moradores do bairro Pantanal em Porto Velho; vítima é atingida por tiros nas costas e na testa por agressor em moto.
14

Homem de 41 anos é esfaqueado gravemente no Morar Melhor

Vítima de 41 anos foi encontrada com múltiplas perfurações por faca na madrugada deste domingo (30) no residencial da zona sul de Porto Velho, sendo levada em estado grave ao hospital.
16
Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Suspeito que desafiou PM nas redes sociais é preso por tráfico na Zona Leste

Equipe do sargento Machado prende casal apontado como responsável por boca de fumo no bairro Tancredo Neves.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump declara espaço aéreo da Venezuela "fechado" e gera reação de Caracas

Trump declara espaço aéreo da Venezuela “fechado” e gera reação de Caracas

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua rede social Truth Social para fazer o anúncio unilateral, o que levou o governo venezuelano a classificar a declaração como uma “ameaça colonialista” e um ato hostil contra a soberania do país.
L
Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

Brasil iguala Argentina em títulos da Libertadores com 25 troféus

O tetra do Flamengo, conquistado no último sábado (29), colocou o futebol brasileiro no topo do ranking continental e consolidou o recorde de sete conquistas consecutivas no torneio interclubes mais importante da América do Sul.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

OPINIÃO DE PRIMEIRA: O processo eleitoral de 2026, tanto ao Governo quanto ao Senado, depende da decisão de Marcos Rocha

Há perguntas vitais sem respostas; há indecisões, alguma desinformação mas, mais que tudo, a menos de um ano do pleito, se conhece os personagens, mas não o que eles farão em 2026.
L
Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Motociclista embriagado é preso após gravíssimo acidente na zona leste

Colisão entre duas motos deixa casal gravemente ferido e motorista alcoolizado preso na José Amador dos Reis, em Porto Velho.
16
Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Moto aplicativo e passageiro Flamenguista são espancados por torcida do Palmeiras no centro

Torcedor do Flamengo e moto aplicativo são agredidos por integrantes da torcida do Palmeiras após cruzarem área de concentração no Olaria.
14
Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Carro invade salão de beleza em acidente no centro

Acidente no Cai N’água deixa motorista ferido e destrói fachada de salão de beleza em forte batida.
12

Flamengo é tetra da Libertadores: vitória histórica sobre o Palmeiras

Com gol decisivo de Danilo no segundo tempo, o Rubro-Negro supera o rival no Monumental, em Lima, conquista o quarto título continental e alcança um feito inédito entre os clubes brasileiros.
L
Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Governador interino reforça união entre poderes e vistoria obra histórica de esgotamento sanitário em Ji-Paraná

Parceria institucional, palavra-chave central da agenda do governador interino, é destacada em reunião na Prefeitura e em visita a uma das maiores obras de infraestrutura do município.
L

Rondônia Reality Show 2025: Mano João é o quinto eliminado da temporada

Criador de conteúdo deixou a disputa na noite deste sábado, em votação recorde do público.
L

Ícone da Madeira-Mamoré rouba a cena na Agrotec e inspira debate sobre logística na Amazônia

Exposta na Agrotec 2025, a Locomotiva 18 reacendeu o debate sobre a retomada da ferrovia como alternativa logística e símbolo do fortalecimento da infraestrutura na Amazônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.