SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

O GENERAL MOURÃO VEM A RONDÔNIA PARA FALAR DA COMISSÃO DA AMAZÔNIA E REPETIR: ELA É SÓ NOSSA!

Ele faz um périplo pela região, conversando com os Governadores e com autoridades ambientais sobre o novo projeto que comandará: a Comissão da Amazônia.

Publicado em 

O vice presidente da República, General Mourão, estará em Porto Velho nesta terça. Ele faz um périplo pela região, conversando com os Governadores e com autoridades ambientais sobre o novo projeto que comandará: a Comissão da Amazônia. Já esteve no Pará e depois daqui ainda irá ao Acre e aos demais estados do norte.  Criada no governo Fernando Henrique Cardoso, a Comissão quando atuou, sempre o fez dando porque a preferência a ONGs (muitas estrangeiras), e entidades ligadas a partidos de esquerda, que dominam a região há pelo menos três décadas, ditando a política ambiental do país. Mourão vem com o firme propósito de fazer com que a Amazônia seja mesmo dos brasileiros, que tenhamos o domínio e o poder decisório sobre essa que é uma da mais ricas regiões do Planeta e que é nossa, apenas nossa! As aberrações como a que ocorreram em Roraima, onde o governo pró estrangeiros do país, com o aval do STF, entregou aos índios uma área enorme, onde até hoje, durante à noite,  brasileiros não entram, é só um exemplo disso. A Reserva Raposa Serra do Sol fazia parte de uma área rica na produção de arroz, em que brancos e índios viviam em paz. Hoje, abandonada, os próprios indígenas que a receberam de presente (com exceção daqueles que foram doutrinados em cursos ideológicos, em  diferentes países), estão famintos, maldizendo essa medida doentia, absurda e antipatriótica que, em algum momento, aqueles que optarem por esse tenebroso caminho,  vão ser responsabilizados por seus crimes contra o Brasil.

Que ninguém se engane com a linguagem cuidadosa do General Mourão, quando ele fala que a Comissão da Amazônia vai ouvir os Governadores e demais interessados nas questões ambientais. Ouvir até pode, mas certamente, as decisões, no final, sempre  vão priorizar os interesses maiores do Brasil. Criada também para preservar a floresta, combater as queimadas e as invasões ilegais (tudo isso precisa ser mesmo combatido), a Comissão da Amazônia terá também a missão de proteger nossas riquezas; de impedir que elas sejam levadas por representantes de países estrangeiros, muitos deles golpistas, que se arvoram de amantes da natureza, mas que, na verdade, querem levar o que não é deles e encher seus bolsos. A Amazônia precisa ser tratada com seriedade, respeito, patriotismo, reverência. Ninguém melhor que Mourão, um dos maiores brasileiros especialistas sobre o tema, para conduzir os novos rumos que devemos tomar. Temos que respeitar o meio ambiente, mas dar um basta às ONGs e às instituições aparelhadas que impedem nosso desenvolvimento, mas que fecham os olhos para os criminosos que levam nossas riquezas. A Amazônia é só nossa. Mourão sabe disso melhor do que ninguém. Que tenha sucesso na sua complexa missão!

FALTOU APENAS UM “PEQUENO DETALHE”

A  inversão de valores no Brasil e no mundo chega a níveis insuportáveis. Pelo menos entre as pessoas de bem. Recentemente, o Papa Francisco recebeu, como se fosse apenas um fiel amigo, a um ladrão de dinheiro público, condenado em duas instâncias. Foi incrível ver a cena do chefe da Igreja Católica abençoando o ladravaz. Suzane Von Richthofen matou os pais, mas  continua quase como uma queridinha da mídia. Agora, mais um caso triste, lamentável, doentio. Um transexual, cujo nome de nascimento é Rafael Tadeu Oliveira Santos, mas, como se diz mulher, é chamada de Suzy, cumpre pena numa cadeia paulista. Apareceu no programa Fantástico, da TV Globo, sendo abraçado pelo dr.Dráuzio Varela, aquele mesmo, que lamentou profundamente que o detento esteja há anos sem receber visitas. Comoção nacional. Até que…a criatura sofredora, abandonada na cadeia, teve sua verdadeira história relatada. A personagem que mereceu um grande espaço num dos programas de TV mais assistidos do país, agora revolta os brasileiros de bem, por apenas um “pequeno detalhe”. Na Reportagem, Dráuzio se “esqueceu” de dizer que Suzy estuprou e matou, de forma cruel, uma criança de apenas nove anos. Para a Globo e para o médico, certamente, nada tão importante quanto o abandono do preso. Não dá vontade de vomitar?

A GASOLINA NÃO PÁRA DE SUBIR

O preço do barril de petróleo caiu 20 por cento no mercado mundial, por causa de uma guerra comercial entre Arábia Saudita e Rússia. Mas isso, infelizmente, não quer dizer nada para o consumidor brasileiro. Os preços dos combustíveis nas bombas, só crescem, enquanto o governo federal e os governadores empurram o problema um para o outro.O rondoniense, por exemplo, na Capital, tem que gastar muita gasolina ou álcool ou óleo  diesel para descobrir algum posto que ainda não tenha colocado seus preços lá em cima, como um no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, que já vende a gasolina a nada menos que 4,89 reais. Na outra ponta, um deles, na avenida Migrantes, faz a venda por 4,47, provavelmente o preço menor que vai se encontrar na cidade. Já há localidades em Rondônia em que o preço está acima dos 5 reais. Já em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, maior produtor de petróleo do país, os otários estão pagando, desde essa segunda-feira, nada menos do que 6 reais pelo litro. Uma vergonha!

ENERGISA TEM QUE CUMPRIR LEI ESTADUAL

A tese da Energisa de que as ações estaduais relacionadas com a empresa não são válidas, já que as empresas do setor são geridas apenas pela legislação da Aneel, não deu certo. Ao menos em Rondônia. E ao menos para o juiz Edenir Sebastião Albuquerque, da 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital. Ele negou pedido de liminar da Energisa, que queria que a lei aprovada na Assembleia Legislativa do Estado, sobre troca de medidores, fosse considerada ilegal. O magistrado manteve inalterados os efeitos da Lei estadual que proíbe a concessionária de remover medidores e padrões de energia elétrica, sem prévia notificação dos consumidores, em casos de suspeita de fraude. E, ainda, negou que o  Estado seja obrigado a dar proteção policial às ações de fiscalização. O juiz Edenir Albuquerque destacou, em sua decisão, a necessidade de uma análise mais profunda da questão que envolve centenas de consumidores em todo o Estado e lembrou que o abastecimento de energia é um serviço essencial, que não deve sofrer interrupção. A Lei atualmente exige que a Energisa notifique com antecipação mínima de três dias a realização do serviço nos medidores.

HILDON CHAVES E A REELEIÇÃO

Há pouca dúvida, ainda, sobre se Hildon Chaves vai ou não disputar a reeleição. Até há dois meses, ele estava praticamente decidido a não entrar na briga, de novo. Mas como em política as coisas mudam todos os dias, o pacotaço de obras que vêm sendo realizado na cidade (ao mesmo tempo, 22 áreas estão sendo beneficiadas)  e a perspectiva concreta de solução de problemas que existiam há décadas (como o transporte coletivo e o transporte escolar), deram novo alento ao Prefeito. Seus seguidores pressionaram muito e ele deve anunciar, provavelmente dentro de algumas semanas, que vai sim disputar a reeleição. Com a Prefeitura saneada, com dinheiro em caixa e fazendo muitas obras, a maior dificuldade agora é a Prefeitura conseguir realizar tudo o que está andando em pouco tempo. Novas pesquisas estão sendo feitas em vários bairros da cidade. Os primeiros números também teriam sido alentadores para Hildon. Por isso tudo, é muito provável que ele vá mesmo buscar mais quatro anos de mandato. Mas como em política nada é definitivo, melhor mesmo é esperar pela decisão oficial.

GUAJARÁ: LUZ NO FIM DO TÚNEL

Parece que, dessa vez, Guajará Mirim terá o tratamento que merece, por parte do governo estadual. Em reunião realizada na manhã desta segunda, na Casa Civil, sob o comando do secretário Júnior Gonçalves e com participação dos secretários da Sefin, Luiz Fernando e da Sedi, Sérgio Gonçalves, além de representantes de entidades empresarias, como Vanderlei Oriani, da Associação Comercial e Chico Holanda, presidente do Instituto Empresarial do Estado, o prefeito Cícero Noronha e membros da sua equipe começaram a discutir investimentos e passos iniciais para a industrialização da cidade fronteiriça. O deputado Jair Montes representou a Assembleia Legislativa.  Basicamente, duas questões básicas fizeram parte do debate: a implantação da Zona Livre de Comércio na cidade e a doação de áreas para a instalação de um Distrito Industrial na cidade. Noronha informou que pelo menos cinco empresas estão se habilitando a se instalar no município e mais uma, de grande porte, também está em negociação. Alguns passos já foram dados, para incentivar a implantação de indústrias em Guajará. Uma delas é de grande importância: até 85 por cento de desconto no ICMS, desde que a empresa cumpra requisitos importantes, inclusive relacionados com a geração de empregos. Guajará caminha para sair do marasmo e começar a ter um desenvolvimento que sua população merece. Tomara que dessa vez, os projetos saiam do papel!

APOSENTADORIA: WALTENBERG OFICIALIZA PEDIDO

Agora é definitivo. O Desembargador Walter Walternberg oficializou seu  pedido de aposentadoria voluntária. O documento foi encaminhado ao presidente da Corte, desembargador Paulo Kiochi Mori.Waltenberg  afirmou a dificuldade da decisão, dizendo que o ambiente honrado, seguro e de muito estudo lhe trouxe tranquilidade por mais de 35 anos. "Devo afirmar, Senhor Presidente, que esse pedido se deve a uma vontade muito grande de empreender, que se revela neste momento maior do que o desejo de exercer a jurisdição". Também comentou sobre seus projetos, lembrando de suas experiências no campo do agronegócio. O desembargador, cuja última missão especial no Judiciário foi presidir o Tribunal de Justiça no Estado,  afirmou que a política é um terreno diferente: e o que parece certo hoje, pode não acontecer amanhã. Esta aposentadoria, portando, não está ligada a qualquer pretensão política, mas exclusivamente à vontade de continuar administrando”, ressaltou.

SOLIDARIEDADE SE PREPARA PARA OUTUBRO

Trinta e dois nomes confirmados. Uma relação de personagens importantes da Capital faz parte da nominata que o Solidariedade, partido comandado em Rondônia pelo ex governador Daniel Pereira, vai apresentar ao eleitorado, em outubro próximo, para concorrer à Câmara Municipal. Nomes como o do jornalista Eduardo Kopanakis, um dos mais respeitados no meio da imprensa, estarão a disposição do eleitorado. O partido garante que também terá candidatura própria à Prefeitura. Obviamente que o mais conhecido e com maior potencial eleitoral é o próprio Daniel Pereira, mas, ao menos até agora, ele ainda não falou oficialmente se estará ou não na disputa. Em Ariquemes, contudo, o Solidariedade já tem seu pré candidato confirmado. Trata-se do ex deputado estadual Tiziu Jidalias, uma das maiores lideranças da região do Vale do Jamari. O Solidariedade já esta organizado em vários municípios rondonienses e quer ter papel de destaque na eleição de outubro próximo.

PERGUNTINHA

Qual sua opinião sobre o destaque dado a um personagem, num programa nacional de TV, que trucidou uma criança de nove anos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura cria comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura cria comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Grupo integra secretarias para atuar em períodos de cheia, estiagem e pós-cheia no município.
L
Prefeitura organiza interdições temporárias para garantir segurança no Carnaval

Prefeitura organiza interdições temporárias para garantir segurança no Carnaval

Semtran realiza bloqueios controlados e orienta motoristas para assegurar mobilidade e segurança.
L
ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

ASSISTÊNCIA – Prefeitura de Porto Velho atende famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Ação emergencial leva alimentos, água potável e insumos de saúde às comunidades ribeirinhas afetadas pela enchente.
L
Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Bloco da Segurança entra em ação e Crea-RO fiscaliza trios elétricos para o Carnaval

Além da análise documental, os agentes avaliam as condições gerais das estruturas, orientam os responsáveis técnicos
L
Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

Justiça determina que ex-goleiro Bruno se apresente para manter liberdade

A Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro deu prazo de cinco dias para que o ex-goleiro Bruno Fernandes compareça ao Conselho Penitenciário e regularize sua situação no livramento condicional, sob risco de nova prisão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Força Tática do 9º prende acusado de fazer assalto na zona sul

Suspeito foi localizado no residencial Orgulho do Madeira horas após crime registrado por câmeras de segurança.
10
VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

VÍDEO: Ladrão é preso após ser atropelado durante assalto na Rua da Beira

O suspeito foi perseguido por populares e acabou sendo detido por um sargento da Polícia Militar que estava de folga
10
Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comunidades do rio Madeira recebem apoio da Prefeitura com ações de adaptação climática

Comunidades do rio Madeira recebem apoio da Prefeitura com ações de adaptação climática

Gestão municipal intensifica prevenção, assistência social e resposta emergencial às comunidades ribeirinhas de Porto Velho.
L
Decreto regulamenta período de Carnaval e libera 17 licenças ambientais

Decreto regulamenta período de Carnaval e libera 17 licenças ambientais

Normas garantem organização, segurança e regularização ambiental dos eventos carnavalescos na capital.
L
Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Reforma do Teatro Banzeiros valoriza cultura e ações educacionais

Obra entra na fase final e deve ampliar apresentações culturais e atividades de formação ao longo de 2026.
L
Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum fortalecem plantas, preservam produtividade e promovem agricultura sustentável no Brasil.
L
Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Peixe de cultivo rápido e nutritivo se consolida como aliado da alimentação saudável e da aquicultura responsável no país.
L
Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Presidente da OAB Rondônia defende visão de longo prazo na abertura de 2026

Durante a 500ª sessão do Conselho Seccional, Márcio Nogueira destacou o papel estratégico da advocacia, a responsabilidade institucional e decisões voltadas ao futuro da Justiça em Rondônia.
L
Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

Condições inadequadas nas paradas de ônibus e ausência de terminais levam usuários a cobrar ações da Prefeitura de Porto Velho

“Que houvesse manutenção frequente, como limpeza e reparos. Há pontos em que não temos sequer onde sentar”, reivindica uma usuária.
L
Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

SEMDES promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

Na formação do dia 06, aplicada aos servidores estaduais, a equipe do CREAS contou com auxílio do promotor de justiça Dr. Roosevelt Queiroz Júnior, que esclareceu dúvidas e orientou os participantes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.