TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA

É algo doentio e absurdo. Uma dupla de policiais militares perseguia dois bandidos, que atiraram contra ela, próximo à favela Paraisópolis, em São Paulo.

Publicado em 

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

Todos já sabem o quanto é difícil ser empreendedor no Brasil. Há exemplos dos mais diversos do sucesso, mas à custa não só de muito trabalho, porque, muitas vezes, são os órgãos públicos e os governos, tanto em nível estadual quanto federal, os que atrapalham as oportunidades de expansão dos negócios e da economia. Afora todos os obstáculos que são postos no caminho da busca do desenvolvimento, da melhoria dos negócios, de proporcionar mais emprego e renda, o empreendedor tem que enfrentar uma burocracia insuportável, opor vezes um labirinto sem saída, na sua luta diária para crescer. Os negócios por aqui não são diferentes do restante do país. Há muito esforço, dedicação, investimentos, mas a contrapartida oficial nunca vem no mesmo tamanho. A situação, por vezes, e tão difícil e complexa, não só com os obstáculos impostos pelos governos quanto a falta de incentivo real ao empresariado, que há os que chegam a pensar em desistir. Não o fazem por serem obstinados, acreditarem no que fazem e acham que ainda esperança de que o Brasil mude (como está mudando, embora lentamente) e que, num futuro que espera não ser longínquo, os governos deixem de atrapalhar a produção.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

O caso do calcário é apenas um exemplo e a situação dele sintetiza tudo isso que o nosso Brasil vive. Vital para melhorar a produção dos alimentos que todos os dias chegam às nossas mesas, esse mineral tem sido de grande importância para o agronegócio. Não só melhora a qualidade da terra, como da água também, ainda mais num Estado com a enorme produção de peixe como é Rondônia. Impressionante como esse país não abre os olhos e nem dá o valor devido a quem o quer torná-lo muito melhor e mais justo. Está na hora de abrir os olhos para o futuro. O calcário é vital para a produção e para o agronegócio. Os resultados positivos que o mineral tem trazido às lavouras são incontestáveis. O empresário César Cassol, por exemplo, tem trabalhado muito para que o calcário tenha o reconhecimento que merece. Tem dado duro, levando o calcário que produz não só para municípios de Rondônia e da região norte, como, ainda, está ajudando a área de fronteira com a Bolívia em tornar-se terra fértil, o que ela, absolutamente, não era. Essa batalha, muitas vezes solitária, é um exemplo concreto dessa situação, O empresário enfrenta não somente a burocracia estatal, mas, ainda, as enormes dificuldades que são impostas a todos que, como ele, produzem e fazem o Brasil crescer. O que os empresários querem, no geral, é que as autoridades estaduais e federais valorizem quem produz, seja em seus Estados de origem; seja em nível nacional.  Apoio, respeito e valorização: é só isso que os  empreendedores e rondonienses e brasileiros querem!

BOLIVIANOS E A GASOLINA A 15 REAIS

Eles atravessam com suas motos. São centenas e centenas deles. Desesperados, estão "invadindo" Guajará Mirim, em busca de gasolina. Embora em algumas regiões da Bolívia o clima de confronto tenha praticamente acabado, embora ainda haja focos aqui e aqui, no geral a situação está caminhando para a normalidade. Não na região de Beni, próximo à nossa fronteira. Ali, o desabastecimento ainda é grande e os bolivianos vêm em grande número, com suas motos, buscar combustível.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

O motivo é compreensível: do lado de lá da fronteira, litro pode custar até 15 reais. Segundo informou à coluna o prefeito Cícero Noronha, de Guajará Mirim, os bolivianos estão pagando caríssimo pelo o litro de gasolina. Até recentemente, antes dos confrontos que acabaram derrubando o então presidente Evo Morales, no lado deles, se comprava o mesmo combustível por cerca de 3 reais. Agora, a história mudou! Não se sabe exatamente todas as causas do problema e nem quando ele vai acabar. Mas, no final de semana, se via, em Guajará, filas imensas de motoqueiros bolivianos buscando gasolina, porque conseguiam comprar quase quatro litros aqui com o valor que estava pagando lá. A previsão é que a situação se normalize nos próximos dias.

ALIANÇA: QUEM VAI MANDAR EM RONDÔNIA?

Sinuca de bico! Assim vão ficar alguns políticos importantes de Rondônia, a partir da criação do novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil. O assunto não é difícil de compreender. O PSL do Estado está dividido em duas forças. A principal, que detém o poder e a grande parte dos aliados bolsonaristas, tem a liderança do governador Marcos Rocha. Ao lado dele está a grande maioria dos membros do partido, muitos atuando no governo estadual. De outro, a minoria, mas também com bastante força.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

À frente, o empresário Jaime Bagatolli, ex aliado de primeira hora de Rocha, com quem está rompido. Junto com ele, o deputado federal Coronel Chrisóstomo, único deputado federal eleito pela sigla. E agora, com os adversários regionais irão juntos para o Aliança? Bagatolli já assinou sua ficha no novo partido. Não tem nada a perder. Ele e Chrisóstomo têm divulgado que ambos foram convidados pelo próprio Bolsonaro para comandar o Aliança em Rondônia. Mas e Marcos Rocha, cada vez mais próximo do Presidente e sempre prestigiado por ele? Em breve se saberá qual a saída salomônica (se é que ela existe) que Bolsonaro apresentará para a situação de Rondônia e de seus aliados.

RAUPP E A VOLTA À POLÍTICA

Que não se diga que o ex senador Valdir Raupp não faz falta! Faz e faz muita! Mesmo os seus adversários sempre reconheceram nele uma liderança para abrir o diálogo entre todos, mas muito mais pela sua performance em conseguir recursos para praticamente todos os municípios rondonienses. Silente desde que foi derrotado nas urnas, depois de mais de duas décadas de passagens vitoriosas pela política, Raupp tem sido instado a voltar ao mundo que conhece bem e às lides que domina.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

Por enquanto, sua presença tem sido tímida. Participou, dias atrás, de um encontro do MDB em Ji-Paraná e vai fazê-lo, novamente, nesse final de semana, quando o partido se reúne em Ariquemes. Os encontros partidários têm sido organizados por iniciativa do ex governador e atual senador Confúcio Moura, hoje a principal estrela do partido no Estado. Será que os dois – Raupp e Confúcio – estarão juntos novamente, como estiveram durante muito tempo, antes da eleição passada? Raupp voltará? Por enquanto, nas questões regionais do MDB, há mais perguntas que respostas. Mas o que se pode dizer com segurança é que o partido está se reconstruindo.     

CUSTO DA ENERGIA: SEBRAE ENTRA NA BRIGA

As questões envolvendo o grave problema do custo da energia elétrica em Rondônia, que é um dos motes principais da CPI da Energisa, se amplia e envolve outros órgãos, que, aparentemente, não têm ligação direta com a questão. Só aparentemente. Porque, ao entrar no debate sobre esse complexo tema, órgãos como o Sebrae, por exemplo, querem ir em busca de alternativas. Por que o Sebrae?

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

O órgão que trabalha e defende a pequena empresa considera que o alto custo da energia pode inviabilizar milhares de negócios. E quer participar da discussão, em busca de soluções e alternativas. O superintendente do órgão no Estado, o ex governador Daniel Pereira, divulgou vídeo nessa semana, pedindo que os micros, pequenos e médios ligados de alguma forma ao Sebrae, enviem ao órgão suas contas de energia dos últimos 24 meses. Uma equipe será criada para analisar todos os gastos e sua evolução e, ao final, apontar alternativas que possam amenizar o problema. O Sebrae, segundo Daniel Pereira, precisa de informações concretas para planejar suas ações. "O Sebrae quer ajudar a você e à sua empresa, mas precisa de informações para poder fazer isso", afirma, no vídeo. 

JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA

Lamentável o enorme esforço, espaço, equipes de jornalismo e uma superestrutura, utilizadas pela Rede Globo e algumas outras emissoras de TV, na ânsia de criminalizar a polícia, novamente. É algo doentio e absurdo. Uma dupla de policiais militares perseguia dois bandidos, que atiraram contra ela, próximo à favela Paraisópolis, em São Paulo. Houve tumulto por causa dos tiros, num baile Funk totalmente ilegal, que se realizava nas ruas do bairro e, nas cenas dantescas que se seguiram, nove pessoas foram pisoteadas e mortas. Para a Globo e outras emissoras, culpa dos policiais. Que não deveriam ter perseguido os bandidos. Que deveriam ter sido baleados e morrido quietinhos.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

Que não deveriam ter chegado perto de uma festa grotesca, regada a álcool, drogas, sexo e baderna, sem qualquer controle, como se os policiais fossem obrigados a assistir tudo de braços cruzados. Lamenta-se, é claro, a perda de tantas vidas jovens, numa tragédia que ninguém queria que acontecesse.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

Mas culpar a polícia por tudo o que aconteceu e fechar os olhos para que a festa é e os perigos que ela representa, com ou sem polícia, é fazer jornalismo? Ou é enganar a opinião pública com versões canalhas e mentirosas? Que cada um dê a sua resposta!

UMA DOENÇA AINDA SEM CURA

Há quem pense que a Aids não mata mais, porque há um coquetel de medicamentos que a controla e dá uma sobrevida a quem é infectado. Mas que ninguém se engane! A doença não tem cura e continua rondando a vida de milhares e milhares de brasileiros. E já atingiu pelo menos seis mil rondonienses, desde seu ápice, no início da década de 80. No Brasil, hoje, segundo o Ministério da Saúde, nada menos do que 135 mil pessoas de ambos os sexos, convivem com o vírus mortal, sobrevivendo graças aos medicamentos e ao fato de que o Brasil exerce uma liderança mundial no controle e combate à doença.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

Tem notícia pior: a grande maioria dos infectados não sabe que está com Aids. Os números não são oficiais, mas nas última quatro décadas, perto de 35 mil brasileiros teriam morrido pela doença. Em Porto Velho, surgem pelo menos entre 10 e 13 casos todos os meses. E ainda tem que ache que a Aids não assusta mais!

PRECINHO DE AMIGO!

"Precinho" de amigo. Para carros, 270 reais, algo em torno de 27 por cento de um salário mínimo. As motos vão gastar um pouco menos: 170 reais. Esse é o valor que será cobrado ao otário, quer dizer, ao contribuinte, para  regularizar seu carro novo com a placa do Mercosul. É mais uma medida caça níqueis dos órgãos responsáveis pelo trânsito nesse país em que o cidadão é tratado como idiota. A nova placa, por aqui, começou a valer já nessa segunda-feira, dia 2. Nos outros Estados, começará a ser implantada em 20 de janeiro.

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA - News Rondônia

Ainda não há clareza do porquê o rondoniense foi homenageado com essa antecipação. A verdade é que devemos nos preparar, porque enquanto estamos trabalhando duro, suando para sobreviver e pagar todos os impostos que já nos impõem, nossas respeitadas autoridades, lá por Brasília, já estão preparando novas surpresas para nos arrancar mais uma grana. Para que eles tenham vida boa! Quem  mandou não ser "otoridade?"

PERGUNTINHA

O que você achou do aumento médio de 40 por cento na carne para o consumidor de Rondônia, sob alegação de que o consumo na China aumentou muito e abastecer aquele mercado é a grande prioridade?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Ministro Marcelo Marotta Viegas confirma que o Brasil ainda aguarda a liberação de vistos para a ONU por parte dos EUA, a uma semana do início da Assembleia Geral.
L
Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Institutos nacionais de saúde de países do Brics se reúnem no Rio de Janeiro para propor novas ações conjuntas em saúde, buscando enfrentar desafios e fortalecer a preparação para futuras emergências.
L
Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

O presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York com foco na questão palestina, crise climática e defesa da democracia.
L
Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
lixo-comunista-filha-do-ministro-do-stf-edson-fachin-sofre-cusparada-e-insultos-em-ataque-de-odio-na-ufpr

“Lixo comunista”: filha do ministro do STF Edson Fachin sofre cusparada e insultos em ataque de ódio na UFPR

Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, foi agredida ao deixar o campus em Curitiba
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18

Casal é preso por torturar crianças e forçá-las a comer como cachorros

As vítimas eram submetidas a diversas violências, como comer comida do chão e ajoelhar sobre tampinhas de garrafa
16

Jovem mantida em cárcere por 7 dias foi estuprada e resgatada no Distrito Federal

A jovem relatou ter sido estuprada por um dos criminosos e foi encontrada com outras três pessoas, incluindo um homem de 64 anos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Sondagem do Mercado de Trabalho da FGV mostra que mais da metade dos brasileiros não teme a perda de emprego nos próximos seis meses, refletindo o cenário de mercado aquecido.
L
Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou explicações à Polícia Penal do DF sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital, com retorno imediato à sua prisão domiciliar.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Interessados podem se inscrever até 23 de setembro para cargos em escolas municipais da zona urbana e rural
L
Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

Condenação 8 de janeiro tem pena iniciada em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início da execução da pena de Débora Rodrigues dos Santos, condenada a 14 anos por participação nos atos de 8 de janeiro.
L

Requerimento de Outorga: RIGOBERTO DUARTE BAPTISTA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Adolescente é espancado pelo pai na Asa Norte ao tentar defender a mãe

A violência ocorreu quando o jovem tentou defender a mãe de uma agressão, no sábado (13)
16

Secretário de Estado dos EUA promete reação à condenação de Bolsonaro no Brasil

A declaração ocorre após a condenação do ex-presidente a 27 anos de prisão por crimes na Trama Golpista, gerando críticas de autoridades americanas ao Judiciário brasileiro
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.