TERÇA-FEIRA, 21/10/2025

Em destaque

REDE GLOBO: JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA

É algo doentio e absurdo. Uma dupla de policiais militares perseguia dois bandidos, que atiraram contra ela, próximo à favela Paraisópolis, em São Paulo.

Publicado em 

Todos já sabem o quanto é difícil ser empreendedor no Brasil. Há exemplos dos mais diversos do sucesso, mas à custa não só de muito trabalho, porque, muitas vezes, são os órgãos públicos e os governos, tanto em nível estadual quanto federal, os que atrapalham as oportunidades de expansão dos negócios e da economia. Afora todos os obstáculos que são postos no caminho da busca do desenvolvimento, da melhoria dos negócios, de proporcionar mais emprego e renda, o empreendedor tem que enfrentar uma burocracia insuportável, opor vezes um labirinto sem saída, na sua luta diária para crescer. Os negócios por aqui não são diferentes do restante do país. Há muito esforço, dedicação, investimentos, mas a contrapartida oficial nunca vem no mesmo tamanho. A situação, por vezes, e tão difícil e complexa, não só com os obstáculos impostos pelos governos quanto a falta de incentivo real ao empresariado, que há os que chegam a pensar em desistir. Não o fazem por serem obstinados, acreditarem no que fazem e acham que ainda esperança de que o Brasil mude (como está mudando, embora lentamente) e que, num futuro que espera não ser longínquo, os governos deixem de atrapalhar a produção.

O caso do calcário é apenas um exemplo e a situação dele sintetiza tudo isso que o nosso Brasil vive. Vital para melhorar a produção dos alimentos que todos os dias chegam às nossas mesas, esse mineral tem sido de grande importância para o agronegócio. Não só melhora a qualidade da terra, como da água também, ainda mais num Estado com a enorme produção de peixe como é Rondônia. Impressionante como esse país não abre os olhos e nem dá o valor devido a quem o quer torná-lo muito melhor e mais justo. Está na hora de abrir os olhos para o futuro. O calcário é vital para a produção e para o agronegócio. Os resultados positivos que o mineral tem trazido às lavouras são incontestáveis. O empresário César Cassol, por exemplo, tem trabalhado muito para que o calcário tenha o reconhecimento que merece. Tem dado duro, levando o calcário que produz não só para municípios de Rondônia e da região norte, como, ainda, está ajudando a área de fronteira com a Bolívia em tornar-se terra fértil, o que ela, absolutamente, não era. Essa batalha, muitas vezes solitária, é um exemplo concreto dessa situação, O empresário enfrenta não somente a burocracia estatal, mas, ainda, as enormes dificuldades que são impostas a todos que, como ele, produzem e fazem o Brasil crescer. O que os empresários querem, no geral, é que as autoridades estaduais e federais valorizem quem produz, seja em seus Estados de origem; seja em nível nacional.  Apoio, respeito e valorização: é só isso que os  empreendedores e rondonienses e brasileiros querem!

BOLIVIANOS E A GASOLINA A 15 REAIS

Eles atravessam com suas motos. São centenas e centenas deles. Desesperados, estão "invadindo" Guajará Mirim, em busca de gasolina. Embora em algumas regiões da Bolívia o clima de confronto tenha praticamente acabado, embora ainda haja focos aqui e aqui, no geral a situação está caminhando para a normalidade. Não na região de Beni, próximo à nossa fronteira. Ali, o desabastecimento ainda é grande e os bolivianos vêm em grande número, com suas motos, buscar combustível.

O motivo é compreensível: do lado de lá da fronteira, litro pode custar até 15 reais. Segundo informou à coluna o prefeito Cícero Noronha, de Guajará Mirim, os bolivianos estão pagando caríssimo pelo o litro de gasolina. Até recentemente, antes dos confrontos que acabaram derrubando o então presidente Evo Morales, no lado deles, se comprava o mesmo combustível por cerca de 3 reais. Agora, a história mudou! Não se sabe exatamente todas as causas do problema e nem quando ele vai acabar. Mas, no final de semana, se via, em Guajará, filas imensas de motoqueiros bolivianos buscando gasolina, porque conseguiam comprar quase quatro litros aqui com o valor que estava pagando lá. A previsão é que a situação se normalize nos próximos dias.

ALIANÇA: QUEM VAI MANDAR EM RONDÔNIA?

Sinuca de bico! Assim vão ficar alguns políticos importantes de Rondônia, a partir da criação do novo partido do presidente Jair Bolsonaro, o Aliança pelo Brasil. O assunto não é difícil de compreender. O PSL do Estado está dividido em duas forças. A principal, que detém o poder e a grande parte dos aliados bolsonaristas, tem a liderança do governador Marcos Rocha. Ao lado dele está a grande maioria dos membros do partido, muitos atuando no governo estadual. De outro, a minoria, mas também com bastante força.

À frente, o empresário Jaime Bagatolli, ex aliado de primeira hora de Rocha, com quem está rompido. Junto com ele, o deputado federal Coronel Chrisóstomo, único deputado federal eleito pela sigla. E agora, com os adversários regionais irão juntos para o Aliança? Bagatolli já assinou sua ficha no novo partido. Não tem nada a perder. Ele e Chrisóstomo têm divulgado que ambos foram convidados pelo próprio Bolsonaro para comandar o Aliança em Rondônia. Mas e Marcos Rocha, cada vez mais próximo do Presidente e sempre prestigiado por ele? Em breve se saberá qual a saída salomônica (se é que ela existe) que Bolsonaro apresentará para a situação de Rondônia e de seus aliados.

RAUPP E A VOLTA À POLÍTICA

Que não se diga que o ex senador Valdir Raupp não faz falta! Faz e faz muita! Mesmo os seus adversários sempre reconheceram nele uma liderança para abrir o diálogo entre todos, mas muito mais pela sua performance em conseguir recursos para praticamente todos os municípios rondonienses. Silente desde que foi derrotado nas urnas, depois de mais de duas décadas de passagens vitoriosas pela política, Raupp tem sido instado a voltar ao mundo que conhece bem e às lides que domina.

Por enquanto, sua presença tem sido tímida. Participou, dias atrás, de um encontro do MDB em Ji-Paraná e vai fazê-lo, novamente, nesse final de semana, quando o partido se reúne em Ariquemes. Os encontros partidários têm sido organizados por iniciativa do ex governador e atual senador Confúcio Moura, hoje a principal estrela do partido no Estado. Será que os dois – Raupp e Confúcio – estarão juntos novamente, como estiveram durante muito tempo, antes da eleição passada? Raupp voltará? Por enquanto, nas questões regionais do MDB, há mais perguntas que respostas. Mas o que se pode dizer com segurança é que o partido está se reconstruindo.     

CUSTO DA ENERGIA: SEBRAE ENTRA NA BRIGA

As questões envolvendo o grave problema do custo da energia elétrica em Rondônia, que é um dos motes principais da CPI da Energisa, se amplia e envolve outros órgãos, que, aparentemente, não têm ligação direta com a questão. Só aparentemente. Porque, ao entrar no debate sobre esse complexo tema, órgãos como o Sebrae, por exemplo, querem ir em busca de alternativas. Por que o Sebrae?

O órgão que trabalha e defende a pequena empresa considera que o alto custo da energia pode inviabilizar milhares de negócios. E quer participar da discussão, em busca de soluções e alternativas. O superintendente do órgão no Estado, o ex governador Daniel Pereira, divulgou vídeo nessa semana, pedindo que os micros, pequenos e médios ligados de alguma forma ao Sebrae, enviem ao órgão suas contas de energia dos últimos 24 meses. Uma equipe será criada para analisar todos os gastos e sua evolução e, ao final, apontar alternativas que possam amenizar o problema. O Sebrae, segundo Daniel Pereira, precisa de informações concretas para planejar suas ações. "O Sebrae quer ajudar a você e à sua empresa, mas precisa de informações para poder fazer isso", afirma, no vídeo. 

JOGANDO A POPULAÇÃO CONTRA A POLÍCIA

Lamentável o enorme esforço, espaço, equipes de jornalismo e uma superestrutura, utilizadas pela Rede Globo e algumas outras emissoras de TV, na ânsia de criminalizar a polícia, novamente. É algo doentio e absurdo. Uma dupla de policiais militares perseguia dois bandidos, que atiraram contra ela, próximo à favela Paraisópolis, em São Paulo. Houve tumulto por causa dos tiros, num baile Funk totalmente ilegal, que se realizava nas ruas do bairro e, nas cenas dantescas que se seguiram, nove pessoas foram pisoteadas e mortas. Para a Globo e outras emissoras, culpa dos policiais. Que não deveriam ter perseguido os bandidos. Que deveriam ter sido baleados e morrido quietinhos.

Que não deveriam ter chegado perto de uma festa grotesca, regada a álcool, drogas, sexo e baderna, sem qualquer controle, como se os policiais fossem obrigados a assistir tudo de braços cruzados. Lamenta-se, é claro, a perda de tantas vidas jovens, numa tragédia que ninguém queria que acontecesse.

Mas culpar a polícia por tudo o que aconteceu e fechar os olhos para que a festa é e os perigos que ela representa, com ou sem polícia, é fazer jornalismo? Ou é enganar a opinião pública com versões canalhas e mentirosas? Que cada um dê a sua resposta!

UMA DOENÇA AINDA SEM CURA

Há quem pense que a Aids não mata mais, porque há um coquetel de medicamentos que a controla e dá uma sobrevida a quem é infectado. Mas que ninguém se engane! A doença não tem cura e continua rondando a vida de milhares e milhares de brasileiros. E já atingiu pelo menos seis mil rondonienses, desde seu ápice, no início da década de 80. No Brasil, hoje, segundo o Ministério da Saúde, nada menos do que 135 mil pessoas de ambos os sexos, convivem com o vírus mortal, sobrevivendo graças aos medicamentos e ao fato de que o Brasil exerce uma liderança mundial no controle e combate à doença.

Tem notícia pior: a grande maioria dos infectados não sabe que está com Aids. Os números não são oficiais, mas nas última quatro décadas, perto de 35 mil brasileiros teriam morrido pela doença. Em Porto Velho, surgem pelo menos entre 10 e 13 casos todos os meses. E ainda tem que ache que a Aids não assusta mais!

PRECINHO DE AMIGO!

"Precinho" de amigo. Para carros, 270 reais, algo em torno de 27 por cento de um salário mínimo. As motos vão gastar um pouco menos: 170 reais. Esse é o valor que será cobrado ao otário, quer dizer, ao contribuinte, para  regularizar seu carro novo com a placa do Mercosul. É mais uma medida caça níqueis dos órgãos responsáveis pelo trânsito nesse país em que o cidadão é tratado como idiota. A nova placa, por aqui, começou a valer já nessa segunda-feira, dia 2. Nos outros Estados, começará a ser implantada em 20 de janeiro.

Ainda não há clareza do porquê o rondoniense foi homenageado com essa antecipação. A verdade é que devemos nos preparar, porque enquanto estamos trabalhando duro, suando para sobreviver e pagar todos os impostos que já nos impõem, nossas respeitadas autoridades, lá por Brasília, já estão preparando novas surpresas para nos arrancar mais uma grana. Para que eles tenham vida boa! Quem  mandou não ser "otoridade?"

PERGUNTINHA

O que você achou do aumento médio de 40 por cento na carne para o consumidor de Rondônia, sob alegação de que o consumo na China aumentou muito e abastecer aquele mercado é a grande prioridade?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Acordo com Partido da Inovação deixa Sanae Takaichi perto de ser premiê

Acordo com Partido da Inovação deixa Sanae Takaichi perto de ser premiê

A conservadora Sanae Takaichi está prestes a se tornar a primeira mulher primeira-ministra do Japão, após o Partido da Inovação (Ishin) concordar em apoiar sua candidatura e fechar um pacto de coalizão.
L

Pancadas de chuva são esperadas em todo o estado de Rondônia entre terça e quinta-feira

A previsão para terça-feira indica chuvas em várias regiões do estado, abrangendo inclusive a capital, Porto Velho.
L
Horóscopo de Terça-feira, 21 de outubro de 2025: Evite resistir ao novo — a energia do dia pede flexibilidade e mente aberta

Horóscopo de Terça-feira, 21 de outubro de 2025: Evite resistir ao novo — a energia do dia pede flexibilidade e mente aberta

O novo só chega quando abrimos espaço para ele. Renove pensamentos, hábitos e conexões.
L
STF agenda julgamentos de grande impacto fiscal nesta semana

STF agenda julgamentos de grande impacto fiscal nesta semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem na pauta desta semana pelo menos três julgamentos com significativo impacto fiscal, abordando temas como a isenção de agrotóxicos e a taxação de grandes fortunas.
L
Petrobras obtém licença do Ibama e vai explorar Margem Equatorial

Petrobras obtém licença do Ibama e vai explorar Margem Equatorial

A Petrobras recebeu a autorização do Ibama para perfurar na Margem Equatorial, área apontada como um novo pré-sal do Brasil. A estatal informou que a exploração deve começar “imediatamente” para avaliar o potencial econômico da região.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tarcísio pisa no freio: pedágios, protestos e o retorno “estratégico” às estradas

Após virar alvo de críticas por espalhar pedágios pelo interior paulista, Tarcísio de Freitas recua, tenta remendar a imagem e jura que agora vai ouvir quem realmente dirige nessas estradas: o povo.
L

UFAC lança edital para curso de Medicina com bônus regional a três distritos de Porto Velho

Ufac abre 80 vagas para Medicina no vestibular 2026 e mantém bônus regional para estudantes do Acre e dos distritos de Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho.
L

Prefeito de Guajará-Mirim, destaca a importância da construção da ponte binacional: “um marco para o município”

Ele afirma que a obra vai além de concreto e aço, simbolizando a integração e o progresso entre Brasil e Bolívia.
L

Nota de pesar: Anwar Daoud Badran

Homenagem a Anwar Daoud Badran, palestino jordaniano radicado em Porto Velho, lembrado pela bondade, fé e amor à família, inspiração para amigos e comunidade.
L

Prefeitura de Porto Velho reage a denúncia e afirma que licitação foi legal e transparente

Em nota oficial, Prefeitura e EMDUR dizem que o Pregão Eletrônico nº 027/2025 seguiu todos os trâmites legais, com edital público, parecer jurídico e documentação regular da empresa vencedora.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto - A denúncia do vereador e o dever de transparência em Porto Velho

Coluna Espaço Aberto – A denúncia do vereador e o dever de transparência em Porto Velho

Vereador Marcos Combate cita supostas fraudes no Pregão Eletrônico nº 027/2025 da EMDUR, orçado em R$ 13 milhões, e pede investigação do Ministério Público e Tribunal de Contas.
L
Lula defende América Latina como zona de paz e critica intervenções externas

Lula defende América Latina como zona de paz e critica intervenções externas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu as credenciais de 28 embaixadores e enfatizou que a soberania e a manutenção da América Latina como “zona de paz” são prioridades, alertando contra intervenções de países de fora da região.
L
Lula parabeniza Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia

Lula parabeniza Rodrigo Paz, presidente eleito da Bolívia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou carta ao presidente eleito da Bolívia, Rodrigo Paz, reforçando o compromisso do Brasil com a cooperação e a integração da América do Sul.
L
Dia do Poeta e da Poesia: Alero valoriza cultura criativa e homenageia artistas em Rondônia

Dia do Poeta e da Poesia: Alero valoriza cultura criativa e homenageia artistas em Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia celebrou o Dia do Poeta e o Dia Nacional da Poesia com homenagens a artistas locais e reflexões sobre a importância da literatura na preservação da identidade cultural.
L
Dr. Santana celebra entrega de escrituras no Residencial Pioneiros I e destaca luta de famílias por moradia digna

Dr. Santana celebra entrega de escrituras no Residencial Pioneiros I e destaca luta de famílias por moradia digna

A entrega de 269 títulos definitivos no Residencial Pioneiros I, em Porto Velho, marcou um momento histórico para famílias que aguardavam há quase 20 anos pela casa própria.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Suspeito reincidente é preso furtando ar-condicionado em loja de Porto Velho

Suspeito reincidente é preso furtando ar-condicionado em loja de Porto Velho

Homem de 20 anos foi detido em flagrante por policiais militares do 5º Batalhão na zona Leste da capital.
14
Vulgo “Capetinha” e comparsa são presos pelo DHPP em Porto Velho

Vulgo “Capetinha” e comparsa são presos pelo DHPP em Porto Velho

Dupla é acusada de envolvimento no assassinato de Madson Henrique em maio deste ano.
16
VÍDEO: Acidente com capotamento deixa duas mulheres feridas no centro de Porto Velho

VÍDEO: Acidente com capotamento deixa duas mulheres feridas no centro de Porto Velho

Colisão entre dois veículos ocorreu na noite desta segunda-feira (20), no cruzamento da Avenida Calama com Rua Rafael Vaz e Silva.
12
Adolescente é apreendido com motocicleta furtada após tentar fugir da polícia no Orgulho do Madeira

Adolescente é apreendido com motocicleta furtada após tentar fugir da polícia no Orgulho do Madeira

Os policiais deram ordem de parada, mas o adolescente desobedeceu e iniciou uma fuga pelas ruas do residencial.
10
Jovem assassinada com tiro na cabeça e corpo desovado é identificada

Jovem assassinada com tiro na cabeça e corpo desovado é identificada

A vítima, identificada como Yriane Carletto do Nascimento, de 22 anos, foi morta em um bar na Linha 21 e seu corpo foi abandonado próximo a uma ponte na Linha 35, em Candeias do Jamari.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga e Licença Ambiental (LO): RESIDENCIAL RIVIERA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA DE OPERAÇÃO e RENOVAÇÃO DO TERMO DE OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO.
L
França reforça segurança em museus após roubo audacioso no Louvre

França reforça segurança em museus após roubo audacioso no Louvre

O governo francês anunciou que fará uma avaliação nacional da proteção de locais culturais e reforçará a segurança após um audacioso roubo à luz do dia no Museu do Louvre. O famoso museu de Paris permaneceu fechado nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025).
L
Previsão de inflação do mercado financeiro cai para 4,70% em 2025

Previsão de inflação do mercado financeiro cai para 4,70% em 2025

O mercado financeiro reduziu ligeiramente a estimativa para o IPCA, a inflação oficial do país, para 4,70% neste ano, conforme o Boletim Focus, enquanto a projeção para o PIB passou a ser de 2,17%.
L
Volkswagen Taos 2026 estreia com novo design e mais tecnologia

Volkswagen Taos 2026 estreia com novo design e mais tecnologia

Produzido no México, SUV médio chega com foco em conectividade e espaço interno.
L

Foton Tunland V9 coloca novas cartas no jogo das picapes médias

Picape parte de R$ 309.900,00 e aposta em tecnologia e segurança para disputar espaço com líderes do segmento
L

Produtores de RO ganham fôlego: cinco municípios liberados para renegociar dívidas rurais

Produtores rurais de cinco municípios de Rondônia poderão renegociar dívidas agrícolas com apoio do MAPA e crédito liberado por medidas provisórias do governo federal.
L
Verstappen faz história e se aproxima de Piastri na Fórmula 1

Verstappen faz história e se aproxima de Piastri na Fórmula 1

O piloto neerlandês Max Verstappen reduziu de 104 para 40 pontos a distância para o líder Oscar Piastri, da McLaren, e pode protagonizar uma das maiores reviravoltas da história da Fórmula 1.
L

Coluna do Carlos Caldeira: Rondônia e o rodízio de vices

Xadrez eleitoral em Rondônia esquenta para 2026: negociações cruzadas projetam alianças com Hildon Chaves, Adailton Fúria, Fernando Máximo, Marcos Rogério e Léo Moraes enquanto cresce a corrida por vagas de vice.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.