QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

RONDÔNIA PODE PERDER CINCO MUNICÍPIOS. PIMENTEIRAS É UM DELE

Quase 10 por cento dos municípios de Rondônia (5 em 52) vão deixar de ser cidades e passarão a distritos.

Publicado em 

Há uma espécie de projeto orquestrado para piorar o ensino do Direito no Brasil. A campanha não começou agora, é claro, mas foi piorando cada vez mais. O primeiro e deprimente passo foi a autorização, dada pelo governo, para a criação de dezenas e dezenas de cursos para Advogados, alguns da pior qualidade. Transformou-se, a formação de causídicos, em verdadeiras arapucas caça níqueis, puxando para baixo, com toda a força, a capacidade de conhecimento dos futuros profissionais da área. Depois disso, com viés claramente ideológico, o atual governo passou a apoiar, lamentavelmente, a ideia de acabar com o Exame da OAB, uma prova que ainda dá um pouco de equilíbrio à bagunça que tentam implantar com cursos de Direito de péssima qualidade. Não fosse essa peneira, teríamos, soltos Brasil afora, milhares de péssimos profissionais, ostentando carteiras de advogados sem nenhum merecimento. Agora, mais uma tentativa de golpe contra a profissão. Inventa-se, do nada, Cursos de Direito a Distância. Como aqueles proporcionados para técnicos de conserto de eletrodomésticos. Ora, como existe clara incompatibilidade na ideia, entre a necessidade básica da prática jurídica com essa ideia estapafúrdia, a direção nacional da OAB, corretamente, recorreu ao Judiciário, pedindo que ela não se torne realidade. Pode-se não concordar em nada com o petista Felipe Santa Cruz, que preside a entidade nacional dos advogados. Mas não dessa vez. Nessa questão, ele e vários dos seus pares estão certíssimos.

Em Rondônia, a OAB já credenciou mais de 10 mil Advogados. Todos tiveram que se submeter ao Exame da Ordem, uma prova que não é fácil, para quem não se preparou para a profissão. Também nesse quesito da tentativa de implantação de cursos a distância, o presidente da regional da entidade no Estado, advogado Elton Assis, concorda com a posição do comando nacional. "Estou alinhado com o posicionamento do Conselho Federal. A qualidade do ensino jurídico no Brasil – especialmente o privado  é muito precária. Essa precariedade se agravaria mais ainda com o ensino à distância, principalmente em razão do aferimento da qualidade, que, obviamente, restaria comprometida", comentou o presidente da OAB rondoniense. A verdade é que já temos advogados demais, muitos totalmente perdidos no mercado, pelo despreparo. Atualmente, existem cerca de 990 mil advogados no país, conforme a OAB. Outro dado que chama a atenção nesse universo se refere ao número de faculdades na área jurídica: são 1.120 instituições que lecionam Direito. Trazer mais milhares delas, vindos de um sistema de ensino a distância, certamente ruim e eivado de rolos, só vai piorar ainda mais algo que já não está nada bem. Tomara que esse absurdo excesso não se torne realidade!

POLÍCIA: CRISE AINDA VAI LONGE

A crise na Polícia Civil de Rondônia, depois das gravações amplamente divulgadas pela mídia,  que teriam sido feitos por um delegado que liderou a Operação Pau Oco e dirigiu a Draco 2, do interior, está muito longe de terminar. O envolvimento de pelo menos outros  três delegados, que foram afastados de seus postos e já pediram licença para tratamento de saúde, continua sendo investigado não só pela própria Polícia, mas também pelo Ministério Público. O Judiciário já está intimando envolvidos, inclusive jornalistas que teriam atacado autoridades e feito pré julgamentos, em seus comentários e textos.

Vem muito mais por aí. O Estado Policial que se implantou em algumas operações, com acusações até agora não comprovadas, pode colocar o dedo na ferida em uma série de casos ainda em andamento, inclusive fora da Operação Pau Oco. Ouviu-se, dias atrás, mas ainda sem confirmação, que uma verdadeira perseguição imposta por importante autoridade do meio policial contra um empresário rondoniense, também estaria na alça de mira das investigações. O assunto ainda vai render…

CINCO CIDADES DE RONDÔNIA PODEM SUMIR

Rio Crespo (3.764 habitantes); Castanheiras (3.052); Primavera de Rondônia (2.956); Pimenteiras do Oeste (2.169); Teixeirópolis (4.308 habitantes). Quase 10 por cento dos municípios de Rondônia (5 em 52) vão deixar de ser cidades e passarão a distritos. Isso vai acontecer se o Congresso aprovar Medidas Provisórias encaminhadas pelo governo Bolsonaro, nessa terça, para um novo Pacto Federativo.

O outro critério para transformar municípios, que voltarão a serem  distritos de cidades maiores, revertendo as emancipações, são as localidades cuja receita própria represente menos de 10 por cento da Receita total. Ou seja, todas as cidades onde mais de 90 por cento seja de dinheiro dos Estados ou da União deixariam de existir! Segundo o Ministério da Economia, há, hoje, 1.254 municípios que seriam incorporados pelos vizinhos maiores, de acordo com as mudanças propostas. Ou seja, 22,5 por cento das cidades brasileiras, entre as 5.570 que existem hoje, simplesmente deixariam de existir, acabando com uma imensa gastança de dinheiro público para sustentar essas pequenas comunidades. Mesmo assim, é claro que vai dar uma grande chiadeira.

O CORONEL É VÍTIMA DE FAKE NEWS

Todos os dias, uma nova vítima das Fake News. Agora chegou a vez do governador Marcos Rocha. Do ar, algum débil mental inventou que o Governador tinha decidido vetar projeto do deputado Laerte Gomes, presidente da Assembleia, que impede o corte de luz pela Energisa antes de um aviso prévio de 15 dias. O projeto sequer foi encaminhado ainda para ser analisado pelo Executivo e os anormais que abundam na internet já anunciaram a decisão. Uma coisa absurda, abjeta, sem nexo algum.

Mas, como tem acontecido com cada vez mais frequências, centenas de outras pessoas, a maioria por ignorância, mas muitas por maldade mesmo, começaram a replicar a notícia falsa. O assunto tomou tal forma que o Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, foi às redes sociais para falar dele. "O projeto de Lei citado ainda tramita na Casa de Leis e sequer chegou no Executivo para apreciação. Por esse motivo, não há como o Governo ter vetado o PL de autoria da Assembleia Legislativa", explicou. Adiantou um pouco, mas não muito. Os canalhas que usam a internet para espalhar boatos e mostrarem realmente seu caráter, continuaram a replicar a Fake News. Infelizmente, essa é uma doença que parece não ter cura.

CONE SUL TAMBÉM PROTESTA NA CPI

Gente de Vilhena e de outros seis municípios que compõem o Cone Sul do Estado, chiou, protestou, xingou e reclamou contra a Energisa. Foi durante o encontro realizado na sede do Sicoob, naquela cidade, que superlotou o auditório, ao receber os deputados que compõem a CPI que está investigando denúncias contra a nova empresa de distribuição de energia no Estado, sucessora da Ceron. As maiores reclamações, é claro, foram sobre o aumento nas contas de consumo. Como ocorreu no caso levado por uma moradora de Vilhena, com três contas. A primeira teve o valor de 399 reais; a segunda de 473 reais e a terceira, que vence dentro de alguns dias, com o total de 2.673 reais. "Como explicar uma coisa dessas?", questionou o presidente da CPI, deputado Alex Redano.  Houve também várias reclamações sobre constantes faltas de energia, inclusive prejudicando a conservação de leite da região, que estão perdendo parte da produção. O relator da CPI, Jair Montes, informou que a Comissão já recebeu mais de 400 denúncias. O relatório final deve ser emitido até 15 de dezembro, afirmou Jair.

O NOVO HOSPITAL E O SISTEMA BTS

O futuro Hospital de Pronto Socorro de Porto Velho anda a passos céleres para ser construído pelo sistema Built To Serve (BTS), uma forma completamente diferente de se erguer um prédio, para utilização para algum tipo de serviço, sem que se use um só centavo dos cofres públicos. Em Porto Velho, já há um caso de construção pelo sistema BTS. Localizado na avenida Pinheiro Machado, no centro, o novo Centro de Justiça do Estado não custou nada ao Poder Judiciário, que receberá os edifícios de acordo com as exigências que fez e pagará um aluguel por pelo menos 15 anos, para utilizar o novo centro. O Hospital será construído no mesmo sistema. O deputado Marcelo Cruz promoveu uma audiência pública sobre o tema, nessa semana. Reuniu na ALE o governador Marcos Rocha; o secretário Fernando Máximo; autoridades e várias áreas e demais poderes. A série de benefícios de uma obra construída dentro do sistema BTS ficou clara no encontro. Além do custo zero para os cofres públicos e um prédio feito sob medida para o seu fim, como o caso de um hospital, a ser construído conforme a orientação do Governo,  outro benefício é o tempo da obra. Construído pelo BTS, o novo Hospital de Porto velho ficará pronto em cerca e dois anos. Pelo menos cinco anos a menos do que levaria se fosse feito pelos meios tradicionais  

O GOLPE TURÍSTICO DOS VEREADORES

Eles perderam a moral, não têm vergonha, fazem arremedo de representantes do povo. Não temem punição. Não temem nada. Querem é se dar bem e encher os bolsos, não importa a que custos. Não acreditam que estamos vivendo num novo Brasil. Infelizmente, o caso envolvendo onze dos 19 vereadores da cidade de Santa Rita, na Paraíba, não é isolado. Eles simplesmente inventaram um congresso na lindíssima cidade de Gramado, na serra gaúcha.  Foram para lá, juntos, levando acompanhantes, tudo às custas do dinheiro público. Gastaram quase 70 mil, fazendo de conta que estavam num encontro para que pudessem aprimorar seu trabalho na Câmara. Uma simples investigação em 30 hotéis da área serrana do RS, deixou claro a encenação. Quando estavam retornando  à sua cidade, os onze foram presos. Havia até um folder anunciando o falso congresso de vereadores. Agora, todos são suspeitos da roubalheira. E vão ter que se explicar não só ao Ministério Público e ao Judiciário, mas principalmente à população da cidade, que está indignada com o caso.

AS MELANCIAS NO CAMINHÃO!

Um ano antes da eleição municipal e três para o governo, as mexidas intrapartidárias são cada vez maiores. Numa linguagem popular, as melancias estão se acomodando no caminhão. Os principais partidos (menos o PT, ainda grande, que não tem um rumo definido), estão em uma espécie de briga intestina, principalmente porque há siglas que abrigam muitas lideranças importantes e que, pela batalha pelo poder, podem não estar do mesmo lado, tanto em 2020 quanto em 2022. Não há dúvida alguma que um dos partidos que mais sofrerá mudanças, a partir de agora, é o MDB. Tem liderança demais para espaço de menos. O mesmo, aliás, pode acontecer pelos lados do ninho tucano. Ali, tal qual os emedebistas, há nomes de grandes lideranças em demasia. A partir de agora, as coisas começam a acontecer. É bom a gente ficar de olho. As transformações (algumas não serão pacíficas), vão começar em breve. A coluna vai acompanhar tudo..

PERGUNTINHA

Já que o Governo Bolsonaro quer que municípios pequenos e que não se auto sustentem voltem a ser distritos, não seria justo distritos como os que têm grande população e grandeza econômica, como a Ponta do Abunã, possam ser emancipados e tornados cidades?

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho
L
Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Iniciativa solidária busca superar 12 toneladas de alimentos arrecadados em Rondônia
L
Nutrição sob medida orienta o futuro de cães e gatos

Nutrição sob medida orienta o futuro de cães e gatos

Acompanhamento veterinário e fórmulas específicas sustentam cada etapa do desenvolvimento dos animais
L
Resultado do Sorteio: Promoção Especial – Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Resultado do Sorteio: Promoção Especial – Combo Lisa em Dobro Depile-se!

É com muita alegria que anunciamos a grande vencedora da nossa promoção especial realizada em parceria com o Agenda News, o News Rondônia e a Depile-se!
L
Porto Velho ganha nova unidade do SEST SENAT para fortalecer saúde e qualificação no transporte

Porto Velho ganha nova unidade do SEST SENAT para fortalecer saúde e qualificação no transporte

Estrutura moderna terá capacidade para mais de 128 mil atendimentos anuais e amplia oferta de cursos para trabalhadores do setor
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha e Jorge Messias

CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha e Jorge Messias

A CPMI do INSS rejeitou a convocação de Fábio Lula da Silva e do ministro Jorge Messias, em uma votação que representou uma derrota para a oposição, que buscava atingir o governo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Gilmar Mendes nega pedido da AGU sobre impeachment de ministros do STF

Gilmar Mendes nega pedido da AGU sobre impeachment de ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes negou a solicitação da AGU para reconsiderar a decisão que restringe à PGR a legitimidade para apresentar pedidos de impeachment contra integrantes do Supremo Tribunal Federal.
L
CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aprovou a convocação de Romeu Zema e Daniel Vorcaro, além da quebra de sigilo do banqueiro, em investigação sobre irregularidades em empréstimos consignados do INSS.
L
Gilmar Mendes nega blindagem e diz que Lei do Impeachment "caducou"

Gilmar Mendes nega blindagem e diz que Lei do Impeachment “caducou”

Decano do STF afirma que lei que trata do impeachment de ministros perdeu a validade e estabelece que só a PGR pode denunciar ao Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Usuários relatam dificuldades para acessar serviços digitais
L
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Iniciativa plantará cerca de 2 mil mudas para regeneração urbana e fortalecimento da biodiversidade
L
Superávit da balança comercial é o pior para novembro em 4 anos

Superávit da balança comercial é o pior para novembro em 4 anos

A balança comercial brasileira registrou em novembro o menor superávit desde 2021, de US$ 5,842 bilhões; queda é explicada pelo aumento de importações e baixa nas exportações de petróleo.
L
Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Ferramenta criada para proteger a população registra maior uso em Santa Catarina e São Paulo
L

Recebimento da Licença Ambiental: PORTO LIFE SAUDE INTEGRADA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP Nº SUL 35
L
Governo do Brasil lança nova seleção para levar internet a 1,2 mil escolas do Norte e Nordeste

Governo do Brasil lança nova seleção para levar internet a 1,2 mil escolas do Norte e Nordeste

Edital de R$ 53,3 milhões promete conectar 410 mil estudantes e reforçar infraestrutura digital em cinco estados
L
Justiça do DF torna Bruno Henrique réu por estelionato

Justiça do DF torna Bruno Henrique réu por estelionato

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios acolheu recurso do MPDFT e tornou o jogador do Flamengo e mais oito pessoas rés por estelionato, após envolvimento em fraude com casas de aposta.
L
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e acumula alta de 2,4% no ano

PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e acumula alta de 2,4% no ano

Agropecuária e indústria puxam resultado do período, enquanto serviços registram estabilidade
L
Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Equipe indígena de Rondônia recebe Prêmio de Honra ao Mérito com aplicativo bilíngue que valoriza a cultura ancestral e integra tradição e tecnologia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.